Pesquisar este blog

29 julho 2025

DEPUTADA CARLA ZAMBELLI FOI PRESA NA ITÁLIA

Hoje (29), a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa na Itália, afirmou o Ministério da Justiça. A parlamentar havia fugido para a Itália após ter sido condenada pelo STF a 10 anos de prisão por invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O deputado italiano Angelo Bonelli afirmou ontem (28), em sua conta no X, que passou o endereço de Zambelli para a política italiana.

“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, postou o parlamentar.

O Ministério da Justiça brasileiro já havia solicitado oficialmente a extradição da deputada. Foragida, seu nome foi colocado na Interpol em junho, por determinação do ministro do STF Alexandre de Moraes.

👇🏽 Cenário político

No plano jurídico, Zambelli acumula outros dissabores. Em janeiro deste ano, por exemplo, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu cassar a deputada por desinformação eleitoral, processo que está em fase de apresentação de recursos.

Em março, o STF formou maioria para condenar a bolsonarista por conta do episódio em que Zambelli se envolveu em um bate-boca seguido de perseguição armada a um homem em São Paulo (SP), na véspera do 2º turno da eleição presidencial de 2022.

A maioria da Corte se decidiu pela condenação da parlamentar a 5 anos de prisão, em regime semiaberto, por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal. O processo também ainda não se encerrou porque cabe apresentação de recurso.

*Brasil de Fato

CONVITE DE CANTORIA!!!


MOSSORÓ/RN: [VÍDEO] TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM ALAGOINHA

O agricultor Leodecio Pereira de Melo, de 55 anos, sofreu tiros nas pernas no final da manhã desta terça-feira, 29 de julho de 2025, na Comunidade de Quatro Bocas, em Alagoinha, zona rural de Mossoró-RN. 🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨

*Fonte: Mossoró Hoje

Eduardo Bolsonaro afirma que trabalha para impedir diálogo de comitiva brasileira nos EUA

Eduardo Bolsonaro afirma que trabalha para impedir diálogo de comitiva brasileira nos EUA - foto: Reprodução/Redes sociais
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que tem atuado para que a comitiva de senadores brasileiros que viajou aos Estados Unidos “não encontre diálogo”. A declaração foi dada em entrevista ao SBT News, nesta segunda-feira 28, em que o parlamentar também comentou sobre o tarifaço anunciado pelo ex-presidente americano Donald Trump.

Segundo Eduardo Bolsonaro, as novas tarifas não têm origem apenas em questões comerciais, mas refletem uma crise institucional no Brasil. “Eles estão vindo com essa visão estritamente comercial da coisa (tarifaço), quando o Trump já deixou claro em declarações, posts nas redes sociais e até mesmo em uma carta que o problema não é estritamente comercial, mas sim institucional. Eles dão esperança a essas autoridades, principalmente do Judiciário, de que existe meio-termo, um caminho em que não seja necessário o Alexandre de Moraes se mover. Assim, eles prolongam o sacrifício dos brasileiros”, disse.

Na mesma entrevista, o parlamentar afirmou: “Eu trabalho para que eles não encontrem diálogo”.

Desde o anúncio da viagem aos Estados Unidos, Eduardo tem se posicionado contra a comitiva, classificando a iniciativa como “desrespeito” e dizendo que estaria “fadada ao fracasso”. O grupo, no entanto, conta com ex-ministros do governo Bolsonaro, como Tereza Cristina (PP-MS), que chefiou o Ministério da Agricultura, e Marcos Pontes (PL-SP), ex-ministro da Ciência e Tecnologia.

Criticado por Eduardo, Marcos Pontes tem publicado registros das reuniões realizadas nos EUA e ressaltado os objetivos dos encontros. Em uma publicação feita ontem em suas redes sociais, o senador afirmou: “Considero legítimas as ações políticas e diplomáticas anunciadas por Trump para pressionar autoridades brasileiras que atentam contra princípios democráticos”.

No mesmo texto, Pontes se posicionou contra as tarifas impostas pelo governo norte-americano. “Essa medida é tecnicamente injustificável, prejudica diretamente setores como o agroindustrial e o metalúrgico, e coloca em risco mais de 200 mil empregos só em São Paulo”, escreveu.

A comitiva segue com encontros nos Estados Unidos voltados a discutir os efeitos das novas tarifas anunciadas por Trump e seus impactos para o comércio exterior brasileiro.

*Agora RN 

Uern terá assento na Diretoria da Sociedade Brasileira de Computação pelos próximos dois anos

Durante solenidade realizada nesta quinta-feira, 24, o vice-reitor da Uern, professor Chico Dantas, tomou posse como Diretor de Finanças da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A cerimônia integrou a programação da Assembleia Geral da SBC, ocorrida no âmbito do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2025), o maior evento da área na América Latina, sediado no Centro de Convenções de Maceió, em Alagoas.

Fundada em 1978, a SBC é a principal entidade científica da área de computação no país. Com atuação nacional, a SBC promove o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da inovação tecnológica, articulando universidades, centros de pesquisa, setor produtivo e sociedade civil. Suas ações abrangem desde a realização de eventos científicos até a formulação de políticas públicas para o fortalecimento da computação no Brasil.

“A recondução da professora Thaís Batista e do professor Cristiano Maciel à presidência e vice-presidência da SBC reflete uma gestão marcada pelo compromisso, dedicação e competência em prol da nossa comunidade científica. Sinto-me profundamente honrado por voltar a integrar a Diretoria da Sociedade Brasileira de Computação. É a Uern junto às principais universidades do país, contribuindo ativamente para o debate e a construção do futuro da computação brasileira”, destacou o vice-reitor Chico Dantas.

Para a professora Thais Batista, reeleita para a presidência da SBC no biênio 2025–2027, este é um momento de consolidar e dar continuidade às ações iniciadas na gestão anterior. “Temos uma diretoria muito atuante e engajada. O professor Chico, que recentemente assumiu a Diretoria de Finanças, tem se destacado pelo excelente trabalho e seguirá conosco nesse novo ciclo”, afirmou.
A nova composição da Diretoria da SBC reforça o compromisso da entidade com a diversidade regional, acadêmica e institucional. A participação da Uern representa não apenas o fortalecimento do protagonismo das universidades do Nordeste, mas também a ampliação do diálogo nacional sobre os rumos da computação, incluindo perspectivas que valorizam a inclusão, a inovação e o desenvolvimento científico em diferentes contextos. A atuação conjunta entre instituições públicas, setor produtivo e sociedade civil tem sido um dos pilares da SBC para enfrentar os desafios contemporâneos da área.

“Vivenciamos uma programação rica e diversa, que reuniu estudantes da graduação e pós-graduação, profissionais técnicos e representantes da indústria em torno de debates fundamentais sobre ciência, tecnologia e inovação. Seguimos contando com o apoio de toda a sociedade para fortalecer, cada vez mais, a computação no Brasil”, afirmou o vice-presidente da SBC, Cristiano Maciel.

A presença do professor Chico Dantas na Diretoria da SBC representa um importante reconhecimento à sua trajetória como docente na área de Computação e à sua atuação como gestor na Uern. “Quero agradecer à Uern por contribuir com a presença do professor Chico em nossa diretoria e, também, por estar representada no congresso com um grupo de estudantes que enriqueceu e deu ainda mais brilho ao nosso evento”, destacou Thais Batista.

Uern no CSBC 2025

O CSBC, realizado anualmente desde 1978, é um dos principais eventos da área no país, reunindo especialistas, estudantes e representantes do setor produtivo para debater avanços e desafios da computação. Em sua 45ª edição, ocorrida de 20 a 24 de julho de 2025, o congresso teve como tema “Governança Digital para uma Sociedade Sustentável”, com foco em transparência, participação cidadã e inovação em serviços voltados à sustentabilidade.
O Congresso contou com a inscrição de quase 2 mil participantes, entre eles mais de 50 estudantes da Uern, dos cursos de Computação dos campi de Mossoró e Natal. Representando ambos os departamentos, os estudantes apresentaram trabalhos no CSBC 2025, reforçando a presença acadêmica da universidade no evento
.

*Gláucia Lima