Pesquisar este blog

13 novembro 2025

ÓTICAS GOMES: NESTA SEXTA TEM ATENDIMENTOS EM APODI E SEVERIANO MELO!!!

LEMBRETE IMPORTANTE!!!
Lembrando a todos que nesta SEXTA-FEIRA, dia 14/11/2025 é dia de atendimento.

APODI

De 8:00 às 12:00 horas.
SEVERIANO MELO


De 8:00 às 12:00 horas.
Cuide da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes

Gabarito oficial do Enem 2025 é divulgado pelo Inep; confira as respostas do 1º domingo

Exame Nacional do Ensino Médio,Enem. Foto: Reprodução
Os gabaritos oficiais do 1º dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foram divulgados nesta quinta-feira (13). É possível acessá-los clicando neste link.

É a primeira vez que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) separa em duas datas a disponibilização das respostas corretas. Até 2024, o gabarito de todas as provas (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) era publicado junto, dias após o segundo domingo de Enem.
PROVA VERDE🟢 Baixe AQUI o caderno de questões da prova VERDE do 1º dia do Enem 2025
PROVA BRANCA

Baixe AQUI o caderno de questões da prova BRANCA do 1º dia do Enem 2025
PROVA AZUL

🔵 Baixe AQUI o caderno de questões da prova AZUL do 1º dia do Enem 2025

PROVA AMARELA🟡 Baixe AQUI o caderno de questões da prova AMARELA do 1º dia do Enem 2025
Número de acertos não determina nota final

Apesar da divulgação do gabarito, que permite ao candidato saber a quantidade de questões que acertou no Enem, ele só terá acesso à sua nota final em janeiro de 2025.

Isso acontece por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de correção utilizado no Enem que prioriza a coerência no desempenho dos alunos.

Se alguém acertar as questões muito difíceis, mas errar as fáceis, será “incoerente” — o sistema já detectará um possível “chute” e atribuirá menos pontos à pessoa.

Portanto, dois candidatos que acertarem exatamente o mesmo número de perguntas podem tirar notas diferentes (veja ilustração abaixo).
Para que existe a TRI?

A TRI apresenta as seguintes vantagens em relação ao método clássico de correção:ao detectar os famosos “chutes”, ela premia o aluno que, de fato, se preparou para a prova;
possibilita a comparação entre candidatos que tenham feito diferentes edições do exame;
torna mais improvável que dois concorrentes tirem exatamente a mesma nota, já que o resultado final é divulgado com duas casas decimais (816,48 pontos, por exemplo).

*Fonte: G1

João Gomes leva bordado potiguar ao Grammy Latino em Las Vegas

Foto: Reprodução
O cantor João Gomes representará a música brasileira e o artesanato potiguar na 26ª edição do Grammy Latino, que será realizada nesta quinta-feira 13, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Para a cerimônia, o artista vestirá um conjunto de alfaiataria em linho desenvolvido pela Riachuelo, com styling assinado por Pedro Sales e bordados idealizados pela estilista Helô Rocha.

O trabalho artesanal foi executado pela Casa das Bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, no interior do Rio Grande do Norte, coletivo que reúne cerca de 300 profissionais e mantém a tradição do bordado potiguar.

Além de participar da cerimônia, João Gomes se apresenta no Grammy Latino ao lado de Jota.Pê e Mestrinho. O trio concorre ao prêmio de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com o projeto “Dominguinhos”, lançado em abril deste ano, em homenagem ao músico Dominguinhos.

*Agora RN 

MOSSORÓ/RN: Mulher é autuada em flagrante com quase 100 gatos em situação de maus-tratos

Na tarde desta quarta-feira (12), uma operação conjunta entre a Polícia Ambiental, Polícia Civil, Polícia Científica e a Vigilância Sanitária de Mossoró atendeu a uma denúncia de maus-tratos a animais em uma casa na Rua Frei Miguelinho, no Bairro Doze Anos. No local, foi encontrada uma idosa convivendo com quase 100 gatos em condições insalubres, sem alimentação adequada e em ambiente tomado por fezes e sujeira.

Segundo as autoridades, a mulher já vinha sendo monitorada há algum tempo e costumava mudar de endereço para evitar o flagrante. Desta vez, foi localizada após nova denúncia feita por vizinhos e encaminhada à delegacia.

A coordenadora de Saúde e Bem-Estar Animal do município, Ana Liza, classificou a cena como “totalmente insalubre”. “Os animais estavam com água suja, sem comida, e o ambiente completamente tomado por fezes. Muitos gatos estavam com o pelo opaco, sinal de doença, e alguns espirrando, possivelmente gripados”, descreveu. Ela explica que não foi possível contar os gatos no momento, mas acredita que tenha em torno de 100 bichos.

Ela informou que a prefeitura deve acionar ONGs e voluntários para ajudar no resgate e na castração dos animais. “Vamos continuar acompanhando junto à delegacia para garantir que os gatos recebam o tratamento adequado”, afirmou.

Gleicy Barbosa, do Abrigo Mossoró, acompanhou a ação e disse que esta foi a terceira tentativa de resgatar os animais. “Ela se mudava e a gente não sabia pra onde tinha ido. É claramente uma situação de maus-tratos, e essa pessoa precisa ser responsabilizada”, pontuou.

A protetora também alertou para a dificuldade em abrigar tantos animais de uma só vez. “Não temos espaço suficiente”, afirma, e diz que está estudando a possibilidade de limpar a casa e deixá-los lá provisoriamente, em melhores condições, até ser encontrada outra solução mais contundente.

Foi disponibilizado um Pix da instituição para quem puder ajudar: abrigomossoro@gmail.com

*Fonte: Fim da Linha 

Revista Essência é pioneira na Amazon e reverte vendas para a Casa Durval Paiva

Primeira revista comercial do Rio Grande do Norte a ser distribuída na plataforma global, publicação firmada por José Patrício Neto transforma leitura em solidariedade.
Nesta sexta-feira, 14 de novembro, a Revista Essência escreve um novo capítulo na história da comunicação potiguar. Pioneira ao ser a primeira revista comercial do Rio Grande do Norte a chegar à Amazon, a publicação idealizada pelo comunicador José Patrício Neto une propósito, emoção e impacto social. Todo o valor arrecadado com as vendas da publicação será integralmente doado à Casa Durval Paiva, instituição referência no acolhimento de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas.

Mais do que uma revista, a Essência é um manifesto sobre o poder da palavra e da empatia. A publicação propõe uma forma de comunicar sensível, humana e transformadora que mergulha nas histórias e valoriza o que realmente importa: as conexões entre pessoas. “Desde o início, a proposta da Essência foi comunicar com alma. E essa parceria com a Casa Durval Paiva é a expressão mais genuína disso: transformar conteúdo em cuidado, palavra em ação”, afirma José Patrício Neto.

Com subedição e branding assinados por Tainan Cruz, a Essência destaca o talento potiguar e amplia o alcance da comunicação produzida no estado. A chegada da revista à Amazon representa não apenas uma conquista editorial, mas também um passo simbólico de esperança e solidariedade — mostrando que é possível comunicar e, ao mesmo tempo, fazer o bem.

Parceira dessa iniciativa, a Casa Durval Paiva atua há 30 anos oferecendo apoio multidisciplinar a pacientes e familiares, promovendo dignidade, acolhimento e qualidade de vida durante o tratamento oncológico e hematológico. Cada exemplar adquirido representa uma doação direta para essa causa.

Neste 14 de novembro, cada leitura será um gesto de amor e solidariedade. A Revista Essência será disponibilizada pela versão digital e pode ser adquirida pela Amazon, *o link de compra estará disponível pelo o Instagram:* @revistaessenciaoficial | https://www.instagram.com/revistaessenciaoficial

*Mais informações:*

Telefone/WhatsApp: (84) 99230-8448 - José Patrício Neto

E-mail: revistaessenciaoficial@gmail.com

Concurso Nacional Unificado: resultados das provas objetivas estão disponíveis

Os resultados das provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) já estão disponíveis para consulta. Além do resultado, as pessoas candidatas também podem acessar um extrato que contém todos os detalhes das notas da prova, o que permite a cada um entender a composição de sua avaliação.

Seguem para a segunda etapa – a prova discursiva – aqueles que obtiverem as notas mínimas necessárias para cada cargo e modalidade de concorrência.

Como acessar?

1 – Na Área do Candidato, disponível no endereço eletrônico, https://inscricao-cpnu.conhecimento.fgv.br/ , você acessará o menu, com opções conforme a imagem abaixo:

2 – Clique na opção “Minhas Inscrições”, localize o card referente à sua inscrição do CPNU 2 e clique no botão “Ver Resultado”:
Foto divulgação.

3 – Após clicar em “Ver Resultado”, você será direcionado para a tela abaixo. Nela será possível visualizar o resultado da prova objetiva e o espelho do seu cartão-resposta:
Fotos: Divulgação.

VAGAS — As provas objetivas do CPNU 2 foram realizadas no dia 5 de outubro em 228 cidades brasileiras. Ao todo, serão preenchidas 3.652 vagas na Administração Pública Federal.

PRÓXIMAS FASES — A prova discursiva, que marca a segunda fase do concurso, será aplicada no dia 7 de dezembro nas mesmas cidades da fase anterior. Os candidatos aprovados podem ainda passar por uma terceira fase nos cargos necessários de avaliação de títulos. Uma quarta e última fase envolve os procedimentos de verificação para vagas reservadas para pessoas com deficiência (PCD), pessoas negras, quilombolas e indígenas.

BANCA — O modelo inovador de seleção pública foi criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a banca responsável pela execução do concurso.

*Fonte: Gláucia Lima 

Ministério destina R$ 65 milhões em incentivo-permanência a residentes da área profissional da saúde

Para apoiar a permanência e a conclusão dos residentes em área profissional da saúde – uniprofissional e multiprofissional – e contribuir para a formação de especialistas para o Sistema Único de Saúde (SUS) , foi publicada a portaria interministerial MEC/MS nº 10/ 2025 que institui as normas para a concessão do incentivo-permanência.

O benefício será concedido para casos de inexistência de oferta de moradia ou de auxílio-moradia. O investimento previsto para 2025 e 2026 somam mais de R$ 65 milhões somente do Ministério da Saúde, sem contar os recursos da Educação.

Este ano, referente aos meses de novembro e dezembro, os valores somam R$ 12,2 milhões, sendo R$ 8,9 milhões custeados pelo Ministério da Saúde e R$ 3,2 milhões pelo Ministério da Educação. Para 2026, ano cheio, o investimento previsto será de R$ 75,8 milhões, sendo R$ 56,2 milhões custeados pelo Ministério da Saúde e R$ 19,6 milhões pelo Ministério da Educação. Para receber os recursos, os residentes precisam estar vinculados a instituições credenciadas à Comissão Nacional de Residência Multiprofissional (CNRMS) .

O secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na saúde, Felipe Proenço, destacou que a ação contribui para a fixação dos profissionais nos territórios, garantindo a ampliação da cobertura de especialistas no país. “A medida garante condições dignas para aqueles profissionais que tem se dedicado ao Sistema Único de Saúde, além de ser mais uma iniciativa que fortalece os programas de residências como etapa estratégica de formação em saúde”, frisou.

O incentivo será pago mensalmente, a partir do mês seguinte ao do seu deferimento, e corresponderá a 10% do valor bruto da bolsa de residência. Para solicitar o benefício, o residente deve requerer a concessão de pagamento, que será concedido nos mesmos procedimentos utilizados para o pagamento da bolsa de residência, conforme normativas vigentes.
Auxílio-moradia para médicos residentes

Em outubro deste ano, o Governo Federal reforçou o compromisso com a valorização da residência e a fixação de profissionais no SUS, a partir do Decreto Presidencial nº 12.681/2025 . A ação vai atuar diretamente na diminuição das desigualdades regionais e sociais, possibilitando moradia digna a médicos residentes durante todo o período da formação.

Nádia Conceição
Ministério da Saúde