Pesquisar este blog
22 junho 2026
BARAÚNA/RN: HOMEM NATURAL DE FORTALEZA/CE É MORTO A TIROS EM PROJETO DE ASSENTAMENTO NA ZONA RURAL
Na noite deste domingo, 21 de junho de 2026, um crime de homicídio por disparos de arma de fogo foi registrado nno Projeto de Assentamento Angicos, na zona rural de Baraúna no Oeste do Rio Grande do Norte.
Segundo informações preliminares, a vítima, identificada como Jony Silva das Neves, de 33 anos, natural de Fortaleza/CE, estava em uma esquina na companhia de amigos quando foi surpreendida por um homem que teria pulado um muro e efetuado vários disparos de arma de fogo.
Após o crime, o suspeito fugiu pelo mesmo local por onde entrou. Amigos da vítima prestaram socorro e a levaram para o Hospital Francisco Bezerra Sobrinho, em Baraúna. De acordo com informações, Jone ainda chegou à unidade hospitalar com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no hospital.
A Polícia Científica realizar os procedimentos de perícia no local do crime. A motivação do crime e a identidade do autor ainda são desconhecidas. O caso deverá ser investigado pelas autoridades policiais.
Após o crime, o suspeito fugiu pelo mesmo local por onde entrou. Amigos da vítima prestaram socorro e a levaram para o Hospital Francisco Bezerra Sobrinho, em Baraúna. De acordo com informações, Jone ainda chegou à unidade hospitalar com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no hospital.
A Polícia Científica realizar os procedimentos de perícia no local do crime. A motivação do crime e a identidade do autor ainda são desconhecidas. O caso deverá ser investigado pelas autoridades policiais.
*Fim da Linha
Monitorado por tornozeleira eletrônica sofre atentado a tiros no Conjunto Integração em Mossoró
Um homem identificado como Aldecir Avelino da Fonseca Júnior, de 33 anos, conhecido como “Júnior Pardal”, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite deste domingo (21), no Conjunto Integração, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com as informações iniciais, a vítima foi atingida por três disparos de arma de fogo. Após o atentado, populares socorreram Júnior Pardal para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio.
Em seguida, ele foi transferido por uma equipe do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Segundo o socorrista Daniel, que participou do atendimento, a vítima estava consciente e orientada durante o socorro médico.
Júnior Pardal é preso de justiça e atualmente é monitorado por tornozeleira eletrônica. Ele foi condenado a 29 anos de prisão por participação em uma dupla tentativa de homicídio ocorrida em 2016, no bairro Santa Júlia, em Mossoró, quando mãe e filha foram queimadas dentro de uma residência.
A motivação do atentado e a identidade dos autores ainda são desconhecidas. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.
De acordo com as informações iniciais, a vítima foi atingida por três disparos de arma de fogo. Após o atentado, populares socorreram Júnior Pardal para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio.
Em seguida, ele foi transferido por uma equipe do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Segundo o socorrista Daniel, que participou do atendimento, a vítima estava consciente e orientada durante o socorro médico.
Júnior Pardal é preso de justiça e atualmente é monitorado por tornozeleira eletrônica. Ele foi condenado a 29 anos de prisão por participação em uma dupla tentativa de homicídio ocorrida em 2016, no bairro Santa Júlia, em Mossoró, quando mãe e filha foram queimadas dentro de uma residência.
A motivação do atentado e a identidade dos autores ainda são desconhecidas. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.
*Fim da Linha
Uern define homenageados com Medalha da Abolição 2026
A Comissão Especial da Medalha da Abolição definiu, na quinta-feira (18), o tema e os homenageados da edição 2026 da honraria concedida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e pela Prefeitura Municipal de Mossoró. Neste ano, o tema escolhido foi “Essa é nossa universidade”, destacando a contribuição de pessoas que ajudaram a construir e fortalecer a instituição ao longo de sua história. A Medalha da Abolição é entregue anualmente durante a Assembleia Universitária, realizada em comemoração ao aniversário da Uern.
Serão agraciados com a Medalha da Abolição 2026 a professora Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia, o professor e promotor de Justiça Armando Lúcio Ribeiro e o servidor aposentado Almir da Silva de Castro, personalidades que mantêm trajetórias diretamente ligadas ao desenvolvimento da educação, da cultura, da gestão pública e da própria Universidade.
Durante a reunião da comissão, a reitora da Uern e presidente do colegiado, Cicília Maia, destacou que o tema escolhido representa o sentimento de pertencimento e compromisso das pessoas que contribuíram para o crescimento da instituição ao longo das décadas.
A proposta recebeu contribuições dos integrantes da comissão. O professor Frank Felisardo sugeriu a inclusão da ideia de liberdade na discussão do tema, enquanto a professora Maria Ivonete Soares Coelho ressaltou que a universidade é, antes de tudo, uma comunidade construída por diferentes gerações e segmentos da sociedade. Ao final do debate, foi aprovado o tema “Essa é nossa universidade”.
Trajetórias
A professora Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia é licenciada em Ciências Sociais pela Uern, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Sociologia da Educação pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Ao longo de sua trajetória, ocupou importantes cargos públicos e se destacou pela atuação nas áreas da educação, cultura, ciência e tecnologia, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
O professor Armando Lúcio Ribeiro construiu uma das mais respeitadas carreiras jurídicas do estado. Promotor de Justiça por mais de três décadas, atuou em diversas comarcas potiguares e participou de mais de 1.400 julgamentos do Tribunal do Júri. Paralelamente à carreira ministerial, dedicou-se à docência na Faculdade de Direito da Uern, formando gerações de profissionais e participando de momentos importantes da vida institucional da Universidade.
Já Almir da Silva de Castro dedicou 35 anos de sua vida profissional à Uern. Servidor técnico-administrativo entre 1987 e 2022, atuou em diferentes setores da administração universitária e integrou órgãos colegiados e comissões estratégicas da instituição. Reconhecido pelo compromisso com a universidade pública, continuou contribuindo com a Uern mesmo após a aposentadoria, participando do Conselho Diretor como representante da sociedade civil.
Serão agraciados com a Medalha da Abolição 2026 a professora Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia, o professor e promotor de Justiça Armando Lúcio Ribeiro e o servidor aposentado Almir da Silva de Castro, personalidades que mantêm trajetórias diretamente ligadas ao desenvolvimento da educação, da cultura, da gestão pública e da própria Universidade.
Durante a reunião da comissão, a reitora da Uern e presidente do colegiado, Cicília Maia, destacou que o tema escolhido representa o sentimento de pertencimento e compromisso das pessoas que contribuíram para o crescimento da instituição ao longo das décadas.
A proposta recebeu contribuições dos integrantes da comissão. O professor Frank Felisardo sugeriu a inclusão da ideia de liberdade na discussão do tema, enquanto a professora Maria Ivonete Soares Coelho ressaltou que a universidade é, antes de tudo, uma comunidade construída por diferentes gerações e segmentos da sociedade. Ao final do debate, foi aprovado o tema “Essa é nossa universidade”.
Trajetórias
A professora Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia é licenciada em Ciências Sociais pela Uern, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Sociologia da Educação pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Ao longo de sua trajetória, ocupou importantes cargos públicos e se destacou pela atuação nas áreas da educação, cultura, ciência e tecnologia, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte.
O professor Armando Lúcio Ribeiro construiu uma das mais respeitadas carreiras jurídicas do estado. Promotor de Justiça por mais de três décadas, atuou em diversas comarcas potiguares e participou de mais de 1.400 julgamentos do Tribunal do Júri. Paralelamente à carreira ministerial, dedicou-se à docência na Faculdade de Direito da Uern, formando gerações de profissionais e participando de momentos importantes da vida institucional da Universidade.
Já Almir da Silva de Castro dedicou 35 anos de sua vida profissional à Uern. Servidor técnico-administrativo entre 1987 e 2022, atuou em diferentes setores da administração universitária e integrou órgãos colegiados e comissões estratégicas da instituição. Reconhecido pelo compromisso com a universidade pública, continuou contribuindo com a Uern mesmo após a aposentadoria, participando do Conselho Diretor como representante da sociedade civil.
*Saulo Vale
HOJE TEM ATENDIMENTOS EM APODI!!!
Lembrando a todos que nesta SEGUNDA-FEIRA, dia 22/06/2026 é dia de atendimento.
*APODI*
De 8:00 às 12:00 horas.
Cuide bem da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!
*APODI*
De 8:00 às 12:00 horas.
Cuide bem da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!
RN atribui queda do analfabetismo a políticas de alfabetização e EJA
![]() |
| Foto: José Aldenir |
O índice representa uma redução de 4,6 pontos percentuais em relação a 2016, quando a taxa era de 13,9%, e de 1,2 ponto percentual na comparação com 2024, quando o percentual foi de 10,5%. Ao comentar o resultado, a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que os números refletem investimentos realizados em diferentes etapas da educação pública.
“Pela primeira vez, o Rio Grande do Norte reduz sua taxa de analfabetismo para menos de 10%, um marco que demonstra que investir em educação pública, com planejamento, compromisso e parceria com os municípios, produz resultados concretos na vida das pessoas. Esses números refletem o trabalho diário de professores, gestores, servidores, estudantes e famílias, além dos investimentos que estamos realizando desde a alfabetização das crianças até a Educação de Jovens e Adultos. Avançamos na permanência dos estudantes na escola, ampliamos o acesso à educação e fortalecemos políticas que garantem o direito de aprender em todas as etapas da vida. Ainda temos desafios importantes pela frente, mas os dados do IBGE confirmam que o RN está no caminho certo: construindo uma educação mais inclusiva, democrática e transformadora”, declarou.
A secretária estadual da Educação, Socorro Batista, também relacionou a queda do analfabetismo à continuidade das políticas públicas e ao trabalho desenvolvido em parceria com os municípios. “Os resultados divulgados pelo IBGE refletem um trabalho permanente realizado em todo o território potiguar. Estamos investindo na alfabetização das crianças, mas também garantindo oportunidades para jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação em etapas anteriores da vida”, afirmou.
Entre as principais iniciativas destacadas pelo governo está a Política Territorial de Alfabetização de Crianças (Pró-Alfa RN), desenvolvida em regime de colaboração entre Estado, municípios e Governo Federal. Um dos marcos da política foi a adesão de 100% dos municípios potiguares ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Foto: José Aldenir
A estratégia conta com uma rede de articuladores estaduais, regionais e municipais responsáveis pelo acompanhamento das ações pedagógicas. Entre as medidas implementadas estão a distribuição de materiais complementares para mais de 190 mil estudantes, a implantação de Cantinhos de Leitura nas escolas e a concessão de bolsas voltadas à formação continuada de profissionais da educação e à mobilização educacional nos municípios.Outro instrumento citado pela Secretaria de Educação é o Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (SIMAIS), utilizado para acompanhar o desempenho dos estudantes e subsidiar intervenções pedagógicas. Além da alfabetização infantil, o enfrentamento ao analfabetismo tem sido realizado por meio da Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, a modalidade atende cerca de 24 mil estudantes em 202 escolas da rede estadual.
Desde 2021, o Estado desenvolve a Política de Superação do Analfabetismo (PSA/RN), financiada com recursos próprios e articulada com programas federais. Segundo o governo, a iniciativa já alfabetizou mais de 10 mil pessoas em 113 municípios potiguares. A experiência levou o Ministério da Educação a escolher o Rio Grande do Norte como sede do lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo no Nordeste, realizado em 2025.
Os dados da Pnad Contínua também apontam avanços em outros indicadores educacionais. Entre as crianças de 6 a 14 anos, a taxa de frequência escolar chegou a 99,3%. Já o percentual de estudantes dessa faixa etária matriculados no ensino fundamental adequado à idade alcançou 96,3%, acima da meta de 95% prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).
A pesquisa também registrou redução no percentual de jovens de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham. O índice caiu para 21,4%, o menor da série recente, representando redução de 2,5 pontos percentuais em relação a 2024. Entre as mulheres, o percentual passou para 25,2%.
Como parte das ações voltadas à educação de jovens e adultos, o Governo do Estado lançou nesta semana a Comissão Permanente de Avaliação Digital (CPA Digital), plataforma destinada à certificação da EJA. A ferramenta envolve aproximadamente 150 unidades da rede estadual, entre Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs), escolas certificadoras e escolas aplicadoras.
Com a implantação da plataforma, pessoas a partir dos 15 anos que não concluíram a educação básica poderão realizar avaliações para certificação em formato digital. Segundo o governo, a medida busca ampliar o acesso aos processos de certificação e tornar os procedimentos mais ágeis.
A pesquisa também registrou redução no percentual de jovens de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham. O índice caiu para 21,4%, o menor da série recente, representando redução de 2,5 pontos percentuais em relação a 2024. Entre as mulheres, o percentual passou para 25,2%.
Como parte das ações voltadas à educação de jovens e adultos, o Governo do Estado lançou nesta semana a Comissão Permanente de Avaliação Digital (CPA Digital), plataforma destinada à certificação da EJA. A ferramenta envolve aproximadamente 150 unidades da rede estadual, entre Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs), escolas certificadoras e escolas aplicadoras.
Com a implantação da plataforma, pessoas a partir dos 15 anos que não concluíram a educação básica poderão realizar avaliações para certificação em formato digital. Segundo o governo, a medida busca ampliar o acesso aos processos de certificação e tornar os procedimentos mais ágeis.
*Agora RN
Campanha de Lula aciona TSE 63 vezes em seis meses e intensifica combate a conteúdos com IA
Foto: Ricardo Stuckert / PR
A campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acionou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo menos 63 vezes nos primeiros seis meses de 2026. As ações incluem representações por propaganda antecipada, pedidos de remoção de conteúdo e solicitações de direito de resposta.Além do volume de processos, chama atenção o foco crescente no uso de Inteligência Artificial (IA) durante a pré-campanha. Em 17 representações, a equipe jurídica do PT questiona publicações produzidas ou alteradas com o uso da tecnologia. A apuração é da Folha de S.Paulo.
IA se torna alvo frequente das ações
Os pedidos protocolados pela campanha, assinados pelo advogado Ângelo Ferraro, citam vídeos e conteúdos divulgados por adversários políticos que utilizariam inteligência artificial para criar ou manipular situações.
Entre os temas contestados estão publicações relacionadas ao desfile de Carnaval que homenageou Lula, ao escândalo dos descontos indevidos no INSS, ao caso Banco Master e a acusações de suposta ligação do PT e do presidente com organizações criminosas.
Em uma das representações apresentadas contra o PL, a campanha afirma que vídeos teriam criado fatos inexistentes para associar o governo federal a facções criminosas.
Flávio Bolsonaro concentra maior número de ações
Das 63 ações protocoladas neste ano, 18 foram direcionadas contra a campanha de Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
O PT também apresentou representações contra o ex-governador Romeu Zema (Novo) e outros pré-candidatos ligados ao campo bolsonarista.
Segundo os registros, a maior parte das ações está relacionada a supostos casos de propaganda eleitoral antecipada.
Judicialização cresce antes do início oficial da campanha
O aumento das disputas judiciais ocorre mesmo antes do início oficial da campanha eleitoral, previsto para agosto.
De acordo com dados citados pela equipe petista, o número de ações protocoladas neste período é cerca de seis vezes maior do que o registrado no mesmo estágio das eleições anteriores.
PT cria monitoramento permanente das redes sociais
Para acompanhar a circulação de conteúdos considerados falsos ou enganosos, a campanha de Lula estruturou uma central de monitoramento digital em tempo real.
A equipe jurídica acompanha publicações nas redes sociais e avalia eventuais medidas judiciais sempre que identifica conteúdos considerados desinformativos ou potencialmente irregulares.
A estratégia busca ampliar a fiscalização sobre o uso de inteligência artificial e combater a disseminação de informações falsas durante o processo eleitoral de 2026.
*98 FM de Natal
21 junho 2026
APODI/RN: DUPLA É PRESA PELA PM COM MAIS DE 1 Kg DE MACONHA
Policiais militares de Rádio Patrulha da 6ª Companhia Independente de Polícia Militar (6ªCIPM) de Apodi prenderam, no fim da tarde deste sábado (20), dois jovens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas no município. Os presos foram identificados como Jonata Gabriel Souza Martins, de 18 anos, natural de Apodi, e Hives Emanuel Barreto de Souza, de 19 anos, natural de Mossoró, mas residente em Apodi.De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 17h, a guarnição da viatura C06-07 recebeu uma denúncia, via COPOM, informando que dois indivíduos ocupando uma motocicleta preta estariam se deslocando da comunidade de Soledade em direção a Apodi, possivelmente transportando entorpecentes.
Diante da informação, os policiais iniciaram um patrulhamento intensivo na região e localizaram os suspeitos nas proximidades da rotatória da Serra. Após a ordem de parada, foi realizada a abordagem pessoal e a vistoria na motocicleta.
Durante a ação, os militares encontraram aproximadamente 1,120 kg de maconha, além de uma balança de precisão, material comumente utilizado para o fracionamento e comercialização de drogas. A motocicleta utilizada pelos suspeitos, bem como dois capacetes, também foram apreendidos e encaminhados à Companhia da Polícia Militar.
Os dois homens receberam voz de prisão e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de plantão, em Pau dos Ferros, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis. A Polícia Militar reforça a importância da participação da população por meio de denúncias anônimas, que contribuem diretamente para o combate ao tráfico de drogas e para o fortalecimento da segurança pública na região Oeste do Rio Grande do Norte.
*Fonte: Fim da Linha
ELEIÇÕES SUPLEMENTARES: ELEITORES DO ESTADO DE RORAIMA E DE CINCO MUNICÍPIOS VOLTAM ÀS URNAS NESTE DOMINGO
Eleitores do estado de RR a e de cinco municípios brasileiros estão voltando às urnas neste domingo (21) para escolher novos representantes do Poder Executivo.
Os novos pleitos ocorrem em virtude de decisões da Justiça Eleitoral que resultaram na perda de mandatos ou diplomas de gestores eleitos em pleito anterior.
Além da eleição para governador e vice-governador de RR, há eleições suplementares para as prefeituras de Reginópolis (SP), Tuiuti (SP), Joviânia (GO), Amparo da Serra (MG) e Bonito de Minas (MG), diz nota da página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os novos pleitos ocorrem em virtude de decisões da Justiça Eleitoral que resultaram na perda de mandatos ou diplomas de gestores eleitos em pleito anterior.
Além da eleição para governador e vice-governador de RR, há eleições suplementares para as prefeituras de Reginópolis (SP), Tuiuti (SP), Joviânia (GO), Amparo da Serra (MG) e Bonito de Minas (MG), diz nota da página eletrônica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
LEMBRETE IMPORTANTE!!! AMANHÃ TEM ATENDIMENTOS EM APODI!!!
Lembrando a todos que nesta SEGUNDA-FEIRA, dia 22/06/2026 é dia de atendimento.*APODI*
De 8:00 às 12:00 horas.
Cuide bem da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!
Lei de Isolda cria Política Estadual de combate à intolerância religiosa
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta terça-feira o projeto de lei da deputada estadual Isolda Dantas (PT) que cria a Política Estadual de Combate à Intolerância Religiosa. A proposta busca fortalecer a liberdade de crença e combater a discriminação motivada por religião, crença ou prática espiritual em todo o estado.
A nova legislação estabelece diretrizes para garantir a liberdade de consciência, de culto e de expressão religiosa, além de promover o respeito à diversidade e o enfrentamento à intolerância em ambientes familiares, escolares, profissionais e institucionais. Também prevê ações educativas voltadas à conscientização sobre o direito à liberdade religiosa.
Entre as medidas previstas estão campanhas de combate à intolerância religiosa, produção de materiais educativos, incentivo à pesquisa acadêmica sobre o tema e capacitação de profissionais da educação e da segurança pública para atuar com base no respeito aos direitos individuais.
A lei reafirma o caráter laico do Estado, proibindo privilégios ou discriminações a qualquer religião e garantindo tratamento igualitário às diferentes manifestações religiosas e às pessoas sem religião. O texto também prevê multas e outras formas de responsabilização para casos de discriminação religiosa.
A matéria segue agora para sanção da governadora Fátima Bezerra (PT) e posterior regulamentação.
A nova legislação estabelece diretrizes para garantir a liberdade de consciência, de culto e de expressão religiosa, além de promover o respeito à diversidade e o enfrentamento à intolerância em ambientes familiares, escolares, profissionais e institucionais. Também prevê ações educativas voltadas à conscientização sobre o direito à liberdade religiosa.
Entre as medidas previstas estão campanhas de combate à intolerância religiosa, produção de materiais educativos, incentivo à pesquisa acadêmica sobre o tema e capacitação de profissionais da educação e da segurança pública para atuar com base no respeito aos direitos individuais.
A lei reafirma o caráter laico do Estado, proibindo privilégios ou discriminações a qualquer religião e garantindo tratamento igualitário às diferentes manifestações religiosas e às pessoas sem religião. O texto também prevê multas e outras formas de responsabilização para casos de discriminação religiosa.
A matéria segue agora para sanção da governadora Fátima Bezerra (PT) e posterior regulamentação.
*Saulo Vale
Ministério inicia aplicação da vacina que amplia proteção contra pneumonia e meningite em crianças
Crianças menores de 5 anos que não completaram o esquema vacinal já podem ser vacinadas pelo SUS com a vacina Pneumo 20, que protege contra 20 sorotipos da bactéria pneumococo, causadora de doenças graves como pneumonia e meningite.
A estratégia nacional será lançada neste sábado (20/6), em São Paulo, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Novidade na rede pública, a vacina passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação — esse é o quarto imunobiológico incorporado para crianças durante a atual gestão. Na rede privada, pode custar mais de R$ 500.
O diferencial da vacina é a ampliação da proteção contra sorotipos que mais causam doença pneumocócica invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, oferecendo cobertura mais abrangente que as formulações anteriores. Também protege contra otite média, que pode causar perda auditiva e evoluir para infecções mais graves. Desde maio, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 570 mil doses para todos os estados, garantindo o início da vacinação. Até o fim do ano, a previsão é de distribuição de mais de 6,1 milhões de doses.
Ao acompanhar o início da estratégia nacional de vacinação, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da ampliação da proteção oferecida pelo imunizante:
Eu pude ver as primeiras bebezinhas, com dois meses de idade, já sendo protegidas com essa vacina, que é uma vacina que protege contra 20 tipos dessa bactéria, que é o pneumococcus. E como essa vacina é muito mais ampla do que a que a gente utilizava, ela vai proteger ainda, contra pneumonia grave e contra meningite”, disse
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é a principal causa de mortalidade infantil por doença prevenível. No Brasil, entre 2023 e 2025, foram registrados 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil óbitos, com taxa de letalidade superior a 30%. Entre crianças menores de 5 anos, foram 616 casos e 188 mortes no mesmo período.
Além de reduzir casos e mortes, a vacinação em larga escala vai ajudar a reduzir os custos do SUS com internações, UTIs, reabilitação e tratamento de sequelas. Padilha também ressaltou os avanços recentes da vacinação no país e o papel dos profissionais do SUS na recuperação das coberturas vacinais.
O Brasil voltou a ser campeão mundial da vacinação no país e isso se deve, também, ao esforço dos agentes comunitários de saúde, dos profissionais de saúde, dos enfermeiros e enfermeiras, auxiliares de enfermagem, vacinadores e vacinadoras. Em 2019 perdemos o título de País livre do Sarampo e recuperamos esse título agora em 2024. E todos os profissionais de saúde do SUS nos ajudaram a chegar em 2025 com a maior cobertura vacinal dos últimos 9 anos no Brasil”, afirmou Padilha
Quem pode receber a nova vacina?
A vacina Pneumo 20 é destinada às crianças menores de 5 anos que ainda não completaram o esquema vacinal recomendado. Até agora, as vacinas ofertadas são a Pneumo 10, Pneumo 13 e a polissacarídica 23.
Com a incorporação da Pneumo 20, o Ministério da Saúde inicia uma transição gradual para substituição dos imunizantes, ampliando a proteção contra mais sorotipos da bactéria pneumococo com potencial de prevenção de casos graves.
Além das crianças, a vacina também será destinada a povos indígenas com mais de 5 anos sem histórico de vacinação pneumocócica conjugada, idosos com 60 anos ou mais que estejam acamados ou institucionalizados e pessoas com condições clínicas especiais atendidas na Rede de Imunobiológicos para Pessoas em Situações Especiais (RIE).
Durante a transição, o esquema vacinal infantil será de uma dose da Pneumo 20 aos 2 meses, uma dose da vacina Pneumo 10 aos 4 meses de idade e um reforço da Pneumo 20 aos 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre a segunda dose e o reforço. As vacinas 13 e 23 seguem em uso em estratégias específicas até o fim dos estoques.
Após o esgotamento dos estoques da vacina Pneumo 10, o esquema passará a ser exclusivamente com a Pneumo 20. O histórico de vacinação pode ser acompanhado pela Caderneta Digital de Saúde da Criança, no aplicativo Meu SUS Digital.
A estratégia nacional será lançada neste sábado (20/6), em São Paulo, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Novidade na rede pública, a vacina passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação — esse é o quarto imunobiológico incorporado para crianças durante a atual gestão. Na rede privada, pode custar mais de R$ 500.
O diferencial da vacina é a ampliação da proteção contra sorotipos que mais causam doença pneumocócica invasiva, especialmente os tipos 3, 6A e 19A, oferecendo cobertura mais abrangente que as formulações anteriores. Também protege contra otite média, que pode causar perda auditiva e evoluir para infecções mais graves. Desde maio, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 570 mil doses para todos os estados, garantindo o início da vacinação. Até o fim do ano, a previsão é de distribuição de mais de 6,1 milhões de doses.
Ao acompanhar o início da estratégia nacional de vacinação, o ministro da saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da ampliação da proteção oferecida pelo imunizante:
Eu pude ver as primeiras bebezinhas, com dois meses de idade, já sendo protegidas com essa vacina, que é uma vacina que protege contra 20 tipos dessa bactéria, que é o pneumococcus. E como essa vacina é muito mais ampla do que a que a gente utilizava, ela vai proteger ainda, contra pneumonia grave e contra meningite”, disse
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença pneumocócica é a principal causa de mortalidade infantil por doença prevenível. No Brasil, entre 2023 e 2025, foram registrados 4,6 mil casos de meningite pneumocócica e 1,4 mil óbitos, com taxa de letalidade superior a 30%. Entre crianças menores de 5 anos, foram 616 casos e 188 mortes no mesmo período.
Além de reduzir casos e mortes, a vacinação em larga escala vai ajudar a reduzir os custos do SUS com internações, UTIs, reabilitação e tratamento de sequelas. Padilha também ressaltou os avanços recentes da vacinação no país e o papel dos profissionais do SUS na recuperação das coberturas vacinais.
O Brasil voltou a ser campeão mundial da vacinação no país e isso se deve, também, ao esforço dos agentes comunitários de saúde, dos profissionais de saúde, dos enfermeiros e enfermeiras, auxiliares de enfermagem, vacinadores e vacinadoras. Em 2019 perdemos o título de País livre do Sarampo e recuperamos esse título agora em 2024. E todos os profissionais de saúde do SUS nos ajudaram a chegar em 2025 com a maior cobertura vacinal dos últimos 9 anos no Brasil”, afirmou Padilha
Quem pode receber a nova vacina?
A vacina Pneumo 20 é destinada às crianças menores de 5 anos que ainda não completaram o esquema vacinal recomendado. Até agora, as vacinas ofertadas são a Pneumo 10, Pneumo 13 e a polissacarídica 23.
Com a incorporação da Pneumo 20, o Ministério da Saúde inicia uma transição gradual para substituição dos imunizantes, ampliando a proteção contra mais sorotipos da bactéria pneumococo com potencial de prevenção de casos graves.
Além das crianças, a vacina também será destinada a povos indígenas com mais de 5 anos sem histórico de vacinação pneumocócica conjugada, idosos com 60 anos ou mais que estejam acamados ou institucionalizados e pessoas com condições clínicas especiais atendidas na Rede de Imunobiológicos para Pessoas em Situações Especiais (RIE).
Durante a transição, o esquema vacinal infantil será de uma dose da Pneumo 20 aos 2 meses, uma dose da vacina Pneumo 10 aos 4 meses de idade e um reforço da Pneumo 20 aos 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre a segunda dose e o reforço. As vacinas 13 e 23 seguem em uso em estratégias específicas até o fim dos estoques.
Após o esgotamento dos estoques da vacina Pneumo 10, o esquema passará a ser exclusivamente com a Pneumo 20. O histórico de vacinação pode ser acompanhado pela Caderneta Digital de Saúde da Criança, no aplicativo Meu SUS Digital.
20 junho 2026
GOVERNO DO RN NOMEIA 80 PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARA ATUAÇÃO EM NATAL E MOSSORÓ
Foto: Freepik
O Governo do Rio Grande do Norte publicou, em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (19), a nomeação de 80 profissionais da área da saúde para atuação nas regionais de Natal e Mossoró.As nomeações contemplam candidatos aprovados no concurso público regido pelos Editais nº 01 e 02/2025 da Secretaria de Estado da Administração (SEAD) e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP).
Nomeações para duas regionais
Os profissionais atuarão na 7ª Unidade Regional de Saúde Pública (Usarp), sediada em Natal e responsável por cinco municípios, e na 2ª Usarp, em Mossoró, que atende 14 municípios da região Oeste.
Foram convocados técnicos de enfermagem, enfermeiros e fisioterapeutas, reforçando as equipes da rede estadual de saúde.
Posse e documentação
A publicação no Diário Oficial traz a relação dos nomeados e a lista de documentos e exames exigidos para a posse nos cargos.
Os convocados terão prazo de 30 dias para tomar posse, contado a partir da publicação da nomeação. O período poderá ser prorrogado por mais 30 dias, conforme previsto na legislação estadual.
A medida faz parte do processo de reforço do quadro de servidores da saúde pública estadual por meio do concurso realizado em 2025.
MOSSORÓ/RN: Investigação aponta retaliação de organização criminosa em ataque ao vereador Cabo Deyvison
A Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) realizou, nesta sexta-feira (19), uma coletiva de imprensa para apresentar atualizações sobre as investigações do atentado contra o vereador de Mossoró, Cabo Deyvison, e do homicídio do assessor parlamentar Alyson Dyego de Oliveira Morais.
Durante a coletiva, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica destacaram os avanços obtidos pela força-tarefa integrada formada por órgãos de segurança do Rio Grande do Norte e do Ceará.
Os dois suspeitos de envolvimento direto no atentado tiveram as prisões em flagrante convertidas em preventivas pela Justiça durante audiência de custódia realizada nessa quinta-feira (18). Os investigados respondem por homicídio qualificado, tentativa de homicídio qualificada, sequestro e cárcere privado.
O delegado Márcio Lemos, diretor da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), afirmou que a principal linha de investigação aponta para uma retaliação por parte de facções criminosas.
“Nenhuma hipótese é descartada, mas todo o conjunto probatório que até então foi alicerçado para comprovar e decretar a prisão preventiva dos suspeitos apontam que a motivação foi a retaliação da organização criminosa que o vereador combate, então bem em função da atuação política dele de combater essa organização criminosa. As forças de segurança reforçaram que as diligências seguem em andamento para esclarecer completamente o caso, identificar possíveis envolvidos e responsabilizar todos os autores do crime.
Durante a coletiva, representantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Científica destacaram os avanços obtidos pela força-tarefa integrada formada por órgãos de segurança do Rio Grande do Norte e do Ceará.
Os dois suspeitos de envolvimento direto no atentado tiveram as prisões em flagrante convertidas em preventivas pela Justiça durante audiência de custódia realizada nessa quinta-feira (18). Os investigados respondem por homicídio qualificado, tentativa de homicídio qualificada, sequestro e cárcere privado.
O delegado Márcio Lemos, diretor da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), afirmou que a principal linha de investigação aponta para uma retaliação por parte de facções criminosas.
“Nenhuma hipótese é descartada, mas todo o conjunto probatório que até então foi alicerçado para comprovar e decretar a prisão preventiva dos suspeitos apontam que a motivação foi a retaliação da organização criminosa que o vereador combate, então bem em função da atuação política dele de combater essa organização criminosa. As forças de segurança reforçaram que as diligências seguem em andamento para esclarecer completamente o caso, identificar possíveis envolvidos e responsabilizar todos os autores do crime.
*Fim da Linha
ÓTICAS GOMES: HOJE TEM ATENDIMENTOS EM FELIPE GUERRA!!!
Lembrando a todos que neste SÁBADO, dia 20/06/2026 é dia de atendimento.FELIPE GUERRA
De 8:00 às 12:00 horas.
Cuide da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!
Taxa de analfabetismo do RN cai para menos de 10% pela primeira vez
A taxa de analfabetismo do Rio Grande do Norte caiu para 9,3% em 2025. É a primeira vez na série histórica, iniciada em 2016, que o indicador fica abaixo dos 10%. Em 2016, a taxa era de 13,9%. Em 2024, ficou em 10,5%. As informações são do módulo sobre Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgado hoje (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o levantamento, são consideradas analfabetas as pessoas que não conseguem ler e escrever um bilhete simples. O IBGE estima que havia 265 mil analfabetos no RN no último ano. Quase metade delas tinham 60 anos ou mais idade (139 mil). Quando considerada apenas essa faixa etária, a taxa ficou em 23,2% em 2025.
O analista da pesquisa, William Kratochwill, explica que o analfabetismo no Brasil está concentrado entre os grupos etários mais velhos. “Quando retiramos as pessoas com 60 anos de idade ou mais do cálculo, a taxa de analfabetismo cai para 5,6% no Rio Grande do Norte. No Brasil, o número reduz para 2,6%”, aponta.
Apesar da melhoria na taxa de analfabetismo do Rio Grande do Norte, o desempenho do estado ainda está abaixo da média nacional (4,9%).
A pesquisa mostra também que a desigualdade de raça persiste no indicador. Entre a população preta e parda, a taxa de analfabetismo está acima da média estadual (11,1%), enquanto a população branca ficou com taxa abaixo da média potiguar (6,1%).
Taxa de escolarização
Em 2025, 528 mil crianças de 0 a 14 anos de idade cursavam escola ou creche em todo o Rio Grande do Norte. No estado, a taxa de escolarização entre as crianças de 0 a 3 anos alcançou 36,6%, abaixo dos 50% previstos pela Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE).
Já entre as crianças de 4 a 5 anos, a taxa de escolarização foi de 95,7%, abaixo da universalização preconizada na mesma Meta, que previa cobertura total até 2016. Na faixa etária de 6 a 14 anos de idade, a escolarização atingiu 99,3%, mantendo-se praticamente estável desde 2018 (99,2%) e evidenciando a virtual universalização do acesso à escola nessa faixa.
RN tem a maior proporção de pessoas com ensino superior completo do Nordeste
Em 2025, o Rio Grande do Norte permaneceu pelo segundo ano seguido na liderança nordestina como o estado com a maior proporção de pessoas com ensino “Superior completo” (18,2%). Os números consideram as pessoas com 25 anos ou mais de idade, faixa etária adequada para conclusão do ensino superior.
É terceira vez na série histórica que o RN fica com a liderança. A primeira vez ocorreu em 2019 (15,2%). O estado também ficou com o menor percentual de pessoas “Sem instrução” da região em 2025 (7,4%).
Ao todo, 61,8% da população pesquisada concluiu ao menos o ensino básico obrigatório no RN. No início da série, em 2016, o número era 51,9% Apesar dos resultados, a maioria da população potiguar permaneceu concentrada nos níveis de instrução de “Ensino fundamental incompleto ou equivalente” (30,8%) e de “Ensino médio completo ou equivalente” (29,1%).
Quase metade dos potiguares frequentou até o ensino médio
O ensino médio foi o curso mais elevado de 41,4% dos moradores do Rio Grande do Norte em 2025. O número considera as pessoas de 15 anos ou mais de idade que já frequentaram a escola. O percentual também inclui pessoas que cursaram “EJA do Ensino Médio ou curso equivalente”.
No RN, o índice permanece estável na faixa dos 40% desde 2022, com uma redução de 1,2 p.p. em 2025 em relação a 2024. Outros 39,7% dos potiguares que frequentaram a escola cursaram até a “Classe de alfabetização, AJA, Ensino Fundamental, EJA do Ensino Fundamental ou curso equivalente”.
Por outro lado, o percentual de pessoas nessa faixa etária que tinha “Superior – graduação” como curso mais elevado avançou para 13,2% no estado, um aumento de 0,7 p.p. entre 2024 e 2025.
RN reduz atraso escolar no ensino fundamental, mas segue abaixo da meta no ensino médio
Em 2025, 96,3% das crianças de 6 a 14 anos do Rio Grande do Norte frequentavam o ensino fundamental, que é a etapa escolar idealmente estabelecida para essa faixa etária. Com o desempenho, o estado volta a superar a meta de 95,0% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para até 2024. No ano anterior, o número havia recuado para 94,8%.
Já no grupo de 15 a 17 anos de idade, 70,5% frequentavam ou concluíram o ensino médio (etapa adequada para esse grupo etário) em 2025, uma alta de 0,9
p.p. ante 2024. Apesar do avanço, o indicador permanece 14,5 p.p. abaixo da meta de 85% do PNE.
Cai para 21,4% proporção de jovens potiguares que não trabalham e nem estudam
Em 2025, 21,4% dos jovens de 15 a 29 anos de idade do Rio Grande do Norte não trabalhavam e nem estudavam no Rio Grande do Norte. O resultado traz uma redução de 2,5 p.p. em relação ao piso histórico alcançado em 2024 (23,9%).
Em número absolutos, o IBGE estima que 162 mil potiguares nessa faixa etária estavam “não ocupados e não frequentando escola, nem cursos pré-vestibular, técnico de nível médio, normal (magistério) ou qualificação profissional” no ano passado.
Os dados também mostram a redução na proporção de mulheres que não trabalhavam e nem estudavam, que caiu para 25,2% no RN (-5,2 p.p). Entre os homens, o índice ficou em 17,8%.
No RN, a maioria dos jovens de 15 a 29 anos trabalhavam, mas não estudavam (35,2%), grupo seguido de perto por aqueles que não trabalhavam, mas estudavam (31,3%). Por outro lado, apenas 12,1% dos jovens potiguares acumulavam trabalho e estudo no período.
Mulheres têm mais anos de estudo que homens no RN, mas diferença diminui
Em média, as mulheres acumulam 10 anos de estudo no Rio Grande do Norte, 0,6 ano a mais que a população masculina do estado (9,4 anos). O tempo de estudo médio da população feminina também é maior que média geral do estado (9,7 anos). Os dados consideram as pessoas de 15 anos ou mais de idade.
Em Natal (10,6 anos) e na Região Metropolitana (10,8 anos), o tempo de estudo ficou equilibrado na média entre homens e mulheres no último ano. Quando se considera apenas a população potiguar com 25 anos ou mais de idade, as mulheres acumulam 0,8 anos a mais de estudo.
Apesar disso, o levantamento mostra que a diferença de anos de estudo entre homens e mulheres do RN vem reduzindo ao longo do tempo. No início da série histórica, em 2016, as mulheres com 15 anos ou mais estudavam em média 0,9 anos a mais que os homens no RN. Atualmente, a diferença é de 0,6 anos.
Conforme o levantamento, são consideradas analfabetas as pessoas que não conseguem ler e escrever um bilhete simples. O IBGE estima que havia 265 mil analfabetos no RN no último ano. Quase metade delas tinham 60 anos ou mais idade (139 mil). Quando considerada apenas essa faixa etária, a taxa ficou em 23,2% em 2025.
O analista da pesquisa, William Kratochwill, explica que o analfabetismo no Brasil está concentrado entre os grupos etários mais velhos. “Quando retiramos as pessoas com 60 anos de idade ou mais do cálculo, a taxa de analfabetismo cai para 5,6% no Rio Grande do Norte. No Brasil, o número reduz para 2,6%”, aponta.
Apesar da melhoria na taxa de analfabetismo do Rio Grande do Norte, o desempenho do estado ainda está abaixo da média nacional (4,9%).
A pesquisa mostra também que a desigualdade de raça persiste no indicador. Entre a população preta e parda, a taxa de analfabetismo está acima da média estadual (11,1%), enquanto a população branca ficou com taxa abaixo da média potiguar (6,1%).
Taxa de escolarização
Em 2025, 528 mil crianças de 0 a 14 anos de idade cursavam escola ou creche em todo o Rio Grande do Norte. No estado, a taxa de escolarização entre as crianças de 0 a 3 anos alcançou 36,6%, abaixo dos 50% previstos pela Meta 1 do Plano Nacional de Educação (PNE).
Já entre as crianças de 4 a 5 anos, a taxa de escolarização foi de 95,7%, abaixo da universalização preconizada na mesma Meta, que previa cobertura total até 2016. Na faixa etária de 6 a 14 anos de idade, a escolarização atingiu 99,3%, mantendo-se praticamente estável desde 2018 (99,2%) e evidenciando a virtual universalização do acesso à escola nessa faixa.
RN tem a maior proporção de pessoas com ensino superior completo do Nordeste
Em 2025, o Rio Grande do Norte permaneceu pelo segundo ano seguido na liderança nordestina como o estado com a maior proporção de pessoas com ensino “Superior completo” (18,2%). Os números consideram as pessoas com 25 anos ou mais de idade, faixa etária adequada para conclusão do ensino superior.
É terceira vez na série histórica que o RN fica com a liderança. A primeira vez ocorreu em 2019 (15,2%). O estado também ficou com o menor percentual de pessoas “Sem instrução” da região em 2025 (7,4%).
Ao todo, 61,8% da população pesquisada concluiu ao menos o ensino básico obrigatório no RN. No início da série, em 2016, o número era 51,9% Apesar dos resultados, a maioria da população potiguar permaneceu concentrada nos níveis de instrução de “Ensino fundamental incompleto ou equivalente” (30,8%) e de “Ensino médio completo ou equivalente” (29,1%).
Quase metade dos potiguares frequentou até o ensino médio
O ensino médio foi o curso mais elevado de 41,4% dos moradores do Rio Grande do Norte em 2025. O número considera as pessoas de 15 anos ou mais de idade que já frequentaram a escola. O percentual também inclui pessoas que cursaram “EJA do Ensino Médio ou curso equivalente”.
No RN, o índice permanece estável na faixa dos 40% desde 2022, com uma redução de 1,2 p.p. em 2025 em relação a 2024. Outros 39,7% dos potiguares que frequentaram a escola cursaram até a “Classe de alfabetização, AJA, Ensino Fundamental, EJA do Ensino Fundamental ou curso equivalente”.
Por outro lado, o percentual de pessoas nessa faixa etária que tinha “Superior – graduação” como curso mais elevado avançou para 13,2% no estado, um aumento de 0,7 p.p. entre 2024 e 2025.
RN reduz atraso escolar no ensino fundamental, mas segue abaixo da meta no ensino médio
Em 2025, 96,3% das crianças de 6 a 14 anos do Rio Grande do Norte frequentavam o ensino fundamental, que é a etapa escolar idealmente estabelecida para essa faixa etária. Com o desempenho, o estado volta a superar a meta de 95,0% estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE) para até 2024. No ano anterior, o número havia recuado para 94,8%.
Já no grupo de 15 a 17 anos de idade, 70,5% frequentavam ou concluíram o ensino médio (etapa adequada para esse grupo etário) em 2025, uma alta de 0,9
p.p. ante 2024. Apesar do avanço, o indicador permanece 14,5 p.p. abaixo da meta de 85% do PNE.
Cai para 21,4% proporção de jovens potiguares que não trabalham e nem estudam
Em 2025, 21,4% dos jovens de 15 a 29 anos de idade do Rio Grande do Norte não trabalhavam e nem estudavam no Rio Grande do Norte. O resultado traz uma redução de 2,5 p.p. em relação ao piso histórico alcançado em 2024 (23,9%).
Em número absolutos, o IBGE estima que 162 mil potiguares nessa faixa etária estavam “não ocupados e não frequentando escola, nem cursos pré-vestibular, técnico de nível médio, normal (magistério) ou qualificação profissional” no ano passado.
Os dados também mostram a redução na proporção de mulheres que não trabalhavam e nem estudavam, que caiu para 25,2% no RN (-5,2 p.p). Entre os homens, o índice ficou em 17,8%.
No RN, a maioria dos jovens de 15 a 29 anos trabalhavam, mas não estudavam (35,2%), grupo seguido de perto por aqueles que não trabalhavam, mas estudavam (31,3%). Por outro lado, apenas 12,1% dos jovens potiguares acumulavam trabalho e estudo no período.
Mulheres têm mais anos de estudo que homens no RN, mas diferença diminui
Em média, as mulheres acumulam 10 anos de estudo no Rio Grande do Norte, 0,6 ano a mais que a população masculina do estado (9,4 anos). O tempo de estudo médio da população feminina também é maior que média geral do estado (9,7 anos). Os dados consideram as pessoas de 15 anos ou mais de idade.
Em Natal (10,6 anos) e na Região Metropolitana (10,8 anos), o tempo de estudo ficou equilibrado na média entre homens e mulheres no último ano. Quando se considera apenas a população potiguar com 25 anos ou mais de idade, as mulheres acumulam 0,8 anos a mais de estudo.
Apesar disso, o levantamento mostra que a diferença de anos de estudo entre homens e mulheres do RN vem reduzindo ao longo do tempo. No início da série histórica, em 2016, as mulheres com 15 anos ou mais estudavam em média 0,9 anos a mais que os homens no RN. Atualmente, a diferença é de 0,6 anos.
Emater-RN abre credenciamento de laticínios para PAA Leite
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater-RN) anunciou a abertura do edital de credenciamento público destinado a indústrias de laticínios interessadas em operar no Programa de Aquisição de Alimentos — modalidade Leite (PAA-Leite).
O certame, realizado sob a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), prevê um investimento global estimado em R$ 13.233.309,25 para impulsionar a economia rural, com foco na agricultura familiar, e garantir a segurança alimentar no estado. Os recursos são oriundos do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
As inscrições começaram no dia 15 de junho de 2026 e ocorrem de forma inteiramente digital por meio do e-mail oficial paaleite.rn@gmail.com. Por se tratar de um modelo de contratação paralela e não excludente, o credenciamento continuará aberto para novos interessados até o dia 30 de novembro de 2027.
As empresas credenciadas serão responsáveis pelas etapas de captação do leite in natura diretamente nas propriedades de agricultores familiares, além do beneficiamento (filtragem e pasteurização), envasamento e distribuição refrigerada até as unidades recebedoras do programa.
A estimativa é que sejam processados 2.940.735 litros de leite bovino integral no período. Essa produção será integralmente destinada ao abastecimento de mais de 10.905 famílias potiguares que enfrentam vulnerabilidade social e insegurança alimentar, com metas logísticas traçadas para atingir todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte.
PREÇO JUSTO – Com foco na sustentabilidade econômica dos produtores e usinas de beneficiamento, o valor pago pelo litro do leite pasteurizado foi fixado em R$ 4,50. O preço foi calculado levando em consideração a realidade e as altas de insumos do mercado agroindustrial local, garantindo um equilíbrio financeiro atrativo capaz de blindar o programa contra a evasão de fornecedores.
Os contratos decorrentes do credenciamento terão duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação contínua pela administração pública. Podem participar do processo pessoas jurídicas que comprovem regularidade fiscal e técnica, além de possuírem registro nos órgãos de inspeção sanitária oficial (SIF, SIE ou SIM).
O certame, realizado sob a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), prevê um investimento global estimado em R$ 13.233.309,25 para impulsionar a economia rural, com foco na agricultura familiar, e garantir a segurança alimentar no estado. Os recursos são oriundos do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
As inscrições começaram no dia 15 de junho de 2026 e ocorrem de forma inteiramente digital por meio do e-mail oficial paaleite.rn@gmail.com. Por se tratar de um modelo de contratação paralela e não excludente, o credenciamento continuará aberto para novos interessados até o dia 30 de novembro de 2027.
As empresas credenciadas serão responsáveis pelas etapas de captação do leite in natura diretamente nas propriedades de agricultores familiares, além do beneficiamento (filtragem e pasteurização), envasamento e distribuição refrigerada até as unidades recebedoras do programa.
A estimativa é que sejam processados 2.940.735 litros de leite bovino integral no período. Essa produção será integralmente destinada ao abastecimento de mais de 10.905 famílias potiguares que enfrentam vulnerabilidade social e insegurança alimentar, com metas logísticas traçadas para atingir todos os 167 municípios do Rio Grande do Norte.
PREÇO JUSTO – Com foco na sustentabilidade econômica dos produtores e usinas de beneficiamento, o valor pago pelo litro do leite pasteurizado foi fixado em R$ 4,50. O preço foi calculado levando em consideração a realidade e as altas de insumos do mercado agroindustrial local, garantindo um equilíbrio financeiro atrativo capaz de blindar o programa contra a evasão de fornecedores.
Os contratos decorrentes do credenciamento terão duração inicial de 12 meses, com possibilidade de prorrogação contínua pela administração pública. Podem participar do processo pessoas jurídicas que comprovem regularidade fiscal e técnica, além de possuírem registro nos órgãos de inspeção sanitária oficial (SIF, SIE ou SIM).
*Gláucia Lima
19 junho 2026
AGNALDO FERNANDES EM BRASÍLIA
Por Brasília, também tivemos a grata satisfação de trocar ideias com o querido companheiro *Gilberto Carvalho* na sede nacional do *Partido dos Trabalhadores.*
Gilberto que já ocupou a função de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, sempre nos traz excelentes reflexões sobre o projeto de país que estamos construindo sobe a liderança do nosso líder maior *LULA* ⭐️.
Seguimos firmes luta a favor da soberania do nosso povo! 🇧🇷
_Curta, comente e compartilhe:_ https://www.instagram.com/p/DZySuTYEbf5/?img_index=1&igsh=MW84dXpsM3RodzJkbw==
Gilberto que já ocupou a função de ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, sempre nos traz excelentes reflexões sobre o projeto de país que estamos construindo sobe a liderança do nosso líder maior *LULA* ⭐️.
Seguimos firmes luta a favor da soberania do nosso povo! 🇧🇷
_Curta, comente e compartilhe:_ https://www.instagram.com/p/DZySuTYEbf5/?img_index=1&igsh=MW84dXpsM3RodzJkbw==
Mossoroense é assassinado a tiros dentro de casa em Caraúbas no Oeste Potiguar
Um crime de extrema violência foi registrado na noite desta quinta-feira 18 de junho de 2026, Por volta das 22h10min, na rua Plínio Fernandes, no conjunto Nicó Fernandes, em Caraúbas no Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi identificada como Glenio Kauan de Oliveira Santos, de 20 anos, natural de Mossoró, foi executado dentro do quarto da casa. Dois homens vestidos de preto invadiram a casa após arrombar a porta da frente, anunciando falsamente que eram policiais.
Eles seguiram até o quarto e abriram fogo contra o jovem, que não teve chance de reagir. O tio de Klenio, que também estava na residência, relatou que acordou assustado com os gritos e disparos, mas não conseguiu impedir a ação. Após o crime, os atiradores fugiram correndo a pé pela rua, possivelmente tinha um carro aguardando na rua próximo à casarão de Química Saldanha.
No dia 23 de março de 2024, um homem identificado como João Paulo Lino de Oliveira, de 29 anos, foi executado na mesma residência, hoje, a vítima foi Klenio Kauan. A área foi isolada pela Polícia Militar até a chegada da equipe técnica da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI).
Após os procedimentos periciais, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) em Pau dos Ferros, onde passará por exames de necropsia. O caso agora está sob responsabilidade da Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que dará início às investigações para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime.
*Fim da Linha
De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi identificada como Glenio Kauan de Oliveira Santos, de 20 anos, natural de Mossoró, foi executado dentro do quarto da casa. Dois homens vestidos de preto invadiram a casa após arrombar a porta da frente, anunciando falsamente que eram policiais.
Eles seguiram até o quarto e abriram fogo contra o jovem, que não teve chance de reagir. O tio de Klenio, que também estava na residência, relatou que acordou assustado com os gritos e disparos, mas não conseguiu impedir a ação. Após o crime, os atiradores fugiram correndo a pé pela rua, possivelmente tinha um carro aguardando na rua próximo à casarão de Química Saldanha.
No dia 23 de março de 2024, um homem identificado como João Paulo Lino de Oliveira, de 29 anos, foi executado na mesma residência, hoje, a vítima foi Klenio Kauan. A área foi isolada pela Polícia Militar até a chegada da equipe técnica da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI).
Após os procedimentos periciais, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) em Pau dos Ferros, onde passará por exames de necropsia. O caso agora está sob responsabilidade da Divisão Especializada em Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que dará início às investigações para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime.
*Fim da Linha
MOSSORÓ/RN: 74ª MORTE VIOLENTA EM 2026 - SUSPEITO MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA MILITAR NO BAIRRO BELO HORIZONTE
Um homem, que ainda não teve a identidade oficialmente confirmada, morreu após ser baleado durante uma operação da Polícia Militar realizada no final da noite de quinta-feira (18), no Bairro Belo Horizonte, em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com informações repassadas pela PM, equipes realizavam diligências na área, quando tentaram abordar um grupo de indivíduos. Ainda segundo a corporação, os suspeitos teriam reagido à ação policial efetuando disparos de arma de fogo contra as guarnições.
Os policiais revidaram à injusta agressão e, durante o confronto, um dos suspeitos acabou sendo atingido. Ele foi socorrido pelos próprios militares para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar.
Após a ocorrência, a Polícia Militar apresentou na Delegacia de Plantão da Polícia Civil uma pistola que estaria em posse do suspeito durante o confronto.
O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil, enquanto os procedimentos de perícia e identificação do homem ficarão sob responsabilidade da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN).
De acordo com informações repassadas pela PM, equipes realizavam diligências na área, quando tentaram abordar um grupo de indivíduos. Ainda segundo a corporação, os suspeitos teriam reagido à ação policial efetuando disparos de arma de fogo contra as guarnições.
Os policiais revidaram à injusta agressão e, durante o confronto, um dos suspeitos acabou sendo atingido. Ele foi socorrido pelos próprios militares para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), mas não resistiu aos ferimentos e morreu na unidade hospitalar.
Após a ocorrência, a Polícia Militar apresentou na Delegacia de Plantão da Polícia Civil uma pistola que estaria em posse do suspeito durante o confronto.
O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil, enquanto os procedimentos de perícia e identificação do homem ficarão sob responsabilidade da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN).
*Fim da Linha
Entra em vigor lei que regulamenta a profissão de arteterapeuta
Já está em vigor a Lei 15.435, de 2026, que regulamenta a profissão de arteterapeuta. A norma foi sancionada com veto parcial pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (18).
De acordo com a lei, arteterapeuta é o profissional que se utiliza dos recursos expressivos de artes visuais, música, dança, canto, teatro e literatura como elementos capazes de favorecer o processo terapêutico das pessoas, em busca do autoconhecimento, da autoexpressão, do desenvolvimento humano, da criatividade e da prevenção, e da reabilitação de doenças mentais e psicossomáticas.
Entre outras atribuições, compete ao arteterapeuta:
. orientar pacientes, familiares e cuidadores no atendimento arteterapêutico;
. participar do planejamento, da execução e da avaliação dos programas de saúde pública;
. atuar em associação e colaboração com os demais profissionais da área de saúde;
. exercer a docência nas disciplinas de formação específica em arteterapia e outras disciplinas que com ela tenham interface;
. coordenar a área de arteterapia integrante da estrutura básica das instituições, das empresas e das organizações afins.
A norma teve origem no projeto de lei (PL) 4.815/2024, do deputado Giovani Cherini (PL-RS). O texto (PL 3.416/2015, na origem) foi aprovado em decisão final da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em maio, sob a relatoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Em seguida, a proposta seguiu a Câmara dos Deputados, que a encaminhou à sanção presidencial.
Veto parcial
A lei foi sancionada com três dispositivos vetados. O Executivo alegou que os itens contrariam o interesse público ao impor restrição excessiva à liberdade de exercício profissional e ao reduzir a oferta e a disponibilidade de profissionais habilitados ao exercício da arteterapia, o que poderia comprometer práticas assistenciais já consolidadas nos serviços de saúde.
*Fonte: Agência Senado
De acordo com a lei, arteterapeuta é o profissional que se utiliza dos recursos expressivos de artes visuais, música, dança, canto, teatro e literatura como elementos capazes de favorecer o processo terapêutico das pessoas, em busca do autoconhecimento, da autoexpressão, do desenvolvimento humano, da criatividade e da prevenção, e da reabilitação de doenças mentais e psicossomáticas.
Entre outras atribuições, compete ao arteterapeuta:
. orientar pacientes, familiares e cuidadores no atendimento arteterapêutico;
. participar do planejamento, da execução e da avaliação dos programas de saúde pública;
. atuar em associação e colaboração com os demais profissionais da área de saúde;
. exercer a docência nas disciplinas de formação específica em arteterapia e outras disciplinas que com ela tenham interface;
. coordenar a área de arteterapia integrante da estrutura básica das instituições, das empresas e das organizações afins.
A norma teve origem no projeto de lei (PL) 4.815/2024, do deputado Giovani Cherini (PL-RS). O texto (PL 3.416/2015, na origem) foi aprovado em decisão final da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em maio, sob a relatoria do senador Nelsinho Trad (PSD-MS). Em seguida, a proposta seguiu a Câmara dos Deputados, que a encaminhou à sanção presidencial.
Veto parcial
A lei foi sancionada com três dispositivos vetados. O Executivo alegou que os itens contrariam o interesse público ao impor restrição excessiva à liberdade de exercício profissional e ao reduzir a oferta e a disponibilidade de profissionais habilitados ao exercício da arteterapia, o que poderia comprometer práticas assistenciais já consolidadas nos serviços de saúde.
*Fonte: Agência Senado
LEMBRETE IMPORTANTE!!!
Lembrando a todos que nesta SEGUNDA-FEIRA, dia 22/06/2026 é dia de atendimento.
*APODI*
De 8:00 às 12:00 horas.
Cuide bem da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!
*APODI*
De 8:00 às 12:00 horas.
Cuide bem da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!
Música Popular Potiguar será destaque no Beco dos Artistas neste sábado
O movimento Ocupe o Beco realiza, neste sábado, 20 de junho, a partir das 19h30, mais uma edição de sua programação cultural no Beco dos Artistas, em Mossoró.
Encerrando o calendário junino, o evento Música Popular Potiguar reúne os artistas Àlex-Zé, RaggaNorte e Eva em uma noite dedicada à valorização da música autoral produzida no Rio Grande do Norte, com destaque para os talentos mossoroenses.
Mais do que um palco para apresentações, o Beco dos Artistas é um espaço que integra a memória cultural da cidade. Ao longo de sua história, o local acolheu músicos, poetas e diversas manifestações artísticas, contribuindo para a formação de público e para o reconhecimento de artistas locais dentro e fora de Mossoró.
A proposta do Música Popular Potiguar é fortalecer essa tradição, promovendo o encontro entre artistas e comunidade, incentivando a circulação da produção musical independente e reafirmando a importância da cultura local como elemento de identidade e pertencimento.
Com entrada gratuita, o evento convida a população a celebrar a riqueza da música potiguar em uma noite de arte, convivência e ocupação cultural de um dos espaços mais simbólicos de Mossoró.
Encerrando o calendário junino, o evento Música Popular Potiguar reúne os artistas Àlex-Zé, RaggaNorte e Eva em uma noite dedicada à valorização da música autoral produzida no Rio Grande do Norte, com destaque para os talentos mossoroenses.
Mais do que um palco para apresentações, o Beco dos Artistas é um espaço que integra a memória cultural da cidade. Ao longo de sua história, o local acolheu músicos, poetas e diversas manifestações artísticas, contribuindo para a formação de público e para o reconhecimento de artistas locais dentro e fora de Mossoró.
A proposta do Música Popular Potiguar é fortalecer essa tradição, promovendo o encontro entre artistas e comunidade, incentivando a circulação da produção musical independente e reafirmando a importância da cultura local como elemento de identidade e pertencimento.
Com entrada gratuita, o evento convida a população a celebrar a riqueza da música potiguar em uma noite de arte, convivência e ocupação cultural de um dos espaços mais simbólicos de Mossoró.
*Saulo Vale
INSS já fez mais de 15 mil atendimentos nas ações do Governo do Brasil na Rua
A presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ana Cristina Silveira, participou da edição do Governo do Brasil na Rua em Florianópolis (SC) nesta quinta-feira (18). A iniciativa é liderada pelo ministro Guilherme Boulos da Secretaria-Geral da Presidência da República.
A ação busca aproximar o Estado da população em territórios vulnerabilizados. O INSS ofereceu perícias médicas, avaliações sociais para o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e atendimentos do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) sem necessidade de agendamento prévio.
Durante o evento, a presidente destacou o compromisso dos servidores com o atendimento à população. “Nossos servidores atendem com muita humanidade e dedicação, muitas vezes ultrapassando o horário previsto para garantir que ninguém saia daqui sem atendimento. É assim que transformamos direitos em realidade. Estamos comprometidos em entregar uma Previdência mais eficiente, mais rápida e cada vez mais próxima da população”, disse a presidente do INSS.
Em parceria com o Ministério da Previdência Social (MPS), o INSS é protagonista no programa Governo do Brasil na Rua. Em seis meses, o INSS já percorreu 21 capitais e realizou mais de 15 mil atendimentos nas edições. Ao todo, cerca de 10 mil pessoas já foram beneficiadas na ação.
O público atendido reflete o foco estratégico da política: 55% dos atendidos são mulheres, 76,4% autodeclaram-se pretos ou pardos e 22,6% são idosos (60+). Segundo o ministro Boulos, o estande do INSS sempre é o com maior procura e em números de atendimento. “É isso que o Governo na Rua representa: fazer com que as políticas públicas cheguem, de fato, às pessoas para as quais foram pensadas”, declara o ministro Boulos.
Confira o balanço de atendimentos 21 edições já realizadas:5.930 atendimentos gerais e administrativos;
3.091 perícias médicas;
2.207 avaliações sociais para o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS);
1.115 atendimentos do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
O cronograma segue ativo, com mais quatro edições previstas até o final de junho de 2026, contemplando as cidades de Porto Alegre, São Paulo, Manaus e Porto Velho.
Atendimento em Florianópolis
A agilidade do atendimento prestado pelo INSS foi elogiada por seguradas como a intérprete de Libras Karizy Fernandes. Apenas 3 dias após realizar cirurgia para a retirada da visícula, ela já estava passando por perícia médica para receber seu benefício por incapacidade: “Fiquei impressionada com a rapidez. E todos que me atenderam foram incríveis, desde a triagem até a perícia. Não tenho nem palavras para descrever a minha satisfação com a experiência de hoje”.
A imigrante japonesa Kayano Tanaka, de 70 anos, também se surpreendeu positivamente. Seguindo os passos da mãe, Michyo, que se aposentou com a mesma idade, ela voltou para casa com a certeza do direito reconhecido: “Meus pais deixaram o Japão há 68 anos, quando eu tinha somente 2, para construir uma nova vida no Brasil. E hoje eu saio daqui com a maravilhosa notícia de que faltam só duas contribuições para eu me aposentar. Basta pagar a guia que a gentil servidora imprimiu para mim que mês que vem já recebo o primeiro pagamento”, comemora.
Kayano diz ter muito orgulho de viver aqui. “Em nenhum outro lugar do , eu cuido da minha mãe, e a qualidade de vida que ela tem, aos 91 anos, só é possível graças à sua aposentadoria e a pensão por morte que recebe pelo falecimento do meu país. Eu só tenho a dizer muito obrigada à Previdência Social”, conclui.
A ação busca aproximar o Estado da população em territórios vulnerabilizados. O INSS ofereceu perícias médicas, avaliações sociais para o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e atendimentos do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS) sem necessidade de agendamento prévio.
Durante o evento, a presidente destacou o compromisso dos servidores com o atendimento à população. “Nossos servidores atendem com muita humanidade e dedicação, muitas vezes ultrapassando o horário previsto para garantir que ninguém saia daqui sem atendimento. É assim que transformamos direitos em realidade. Estamos comprometidos em entregar uma Previdência mais eficiente, mais rápida e cada vez mais próxima da população”, disse a presidente do INSS.
Em parceria com o Ministério da Previdência Social (MPS), o INSS é protagonista no programa Governo do Brasil na Rua. Em seis meses, o INSS já percorreu 21 capitais e realizou mais de 15 mil atendimentos nas edições. Ao todo, cerca de 10 mil pessoas já foram beneficiadas na ação.
O público atendido reflete o foco estratégico da política: 55% dos atendidos são mulheres, 76,4% autodeclaram-se pretos ou pardos e 22,6% são idosos (60+). Segundo o ministro Boulos, o estande do INSS sempre é o com maior procura e em números de atendimento. “É isso que o Governo na Rua representa: fazer com que as políticas públicas cheguem, de fato, às pessoas para as quais foram pensadas”, declara o ministro Boulos.
Confira o balanço de atendimentos 21 edições já realizadas:5.930 atendimentos gerais e administrativos;
3.091 perícias médicas;
2.207 avaliações sociais para o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS);
1.115 atendimentos do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
O cronograma segue ativo, com mais quatro edições previstas até o final de junho de 2026, contemplando as cidades de Porto Alegre, São Paulo, Manaus e Porto Velho.
Atendimento em Florianópolis
A agilidade do atendimento prestado pelo INSS foi elogiada por seguradas como a intérprete de Libras Karizy Fernandes. Apenas 3 dias após realizar cirurgia para a retirada da visícula, ela já estava passando por perícia médica para receber seu benefício por incapacidade: “Fiquei impressionada com a rapidez. E todos que me atenderam foram incríveis, desde a triagem até a perícia. Não tenho nem palavras para descrever a minha satisfação com a experiência de hoje”.
A imigrante japonesa Kayano Tanaka, de 70 anos, também se surpreendeu positivamente. Seguindo os passos da mãe, Michyo, que se aposentou com a mesma idade, ela voltou para casa com a certeza do direito reconhecido: “Meus pais deixaram o Japão há 68 anos, quando eu tinha somente 2, para construir uma nova vida no Brasil. E hoje eu saio daqui com a maravilhosa notícia de que faltam só duas contribuições para eu me aposentar. Basta pagar a guia que a gentil servidora imprimiu para mim que mês que vem já recebo o primeiro pagamento”, comemora.
Kayano diz ter muito orgulho de viver aqui. “Em nenhum outro lugar do , eu cuido da minha mãe, e a qualidade de vida que ela tem, aos 91 anos, só é possível graças à sua aposentadoria e a pensão por morte que recebe pelo falecimento do meu país. Eu só tenho a dizer muito obrigada à Previdência Social”, conclui.
*Gláucia Lima
18 junho 2026
AREIA BRANCA/RN: HOMEM É ENCONTRADO MORTO NA PRAIA DE UPANEMA
Um homem identificado preliminarmente apenas como Nairton foi encontrado morto na tarde desta quarta-feira (17) na Praia de Upanema, no município de Areia Branca, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.
De acordo com informações apuradas no local, moradores perceberam a presença de um corpo boiando nas águas da praia e acionaram imediatamente a Polícia Militar.
Ao chegarem à área, os policiais realizaram o isolamento do local para preservar a cena e aguardaram a chegada das equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Polícia Civil, responsáveis pelos procedimentos periciais e pela remoção do corpo.
As informações preliminares apontam que a vítima não apresentava sinais aparentes de violência, o que reforça a hipótese inicial de morte por afogamento. No entanto, somente os exames realizados pelo ITEP poderão confirmar oficialmente a causa da morte.
O caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes para esclarecer as circunstâncias em que ocorreu o afogamento.
De acordo com informações apuradas no local, moradores perceberam a presença de um corpo boiando nas águas da praia e acionaram imediatamente a Polícia Militar.
Ao chegarem à área, os policiais realizaram o isolamento do local para preservar a cena e aguardaram a chegada das equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Polícia Civil, responsáveis pelos procedimentos periciais e pela remoção do corpo.
As informações preliminares apontam que a vítima não apresentava sinais aparentes de violência, o que reforça a hipótese inicial de morte por afogamento. No entanto, somente os exames realizados pelo ITEP poderão confirmar oficialmente a causa da morte.
O caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes para esclarecer as circunstâncias em que ocorreu o afogamento.
*Fonte: Mossoró Patrulha
ÓTICAS GOMES: SÁBADO TEM ATENDIMENTOS EM FELIPE GUERRA!!!
Lembrando a todos que neste SÁBADO, dia 20/06/2026 é dia de atendimento.
FELIPE GUERRA
De 8:00 às 12:00 horas.
Cuide da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!
De 8:00 às 12:00 horas.
Cuide da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!
PARREIRA ESTÁ INTERNADO E RESPIRA COM AJUDA DE APARELHOS
O ex-técnico da Seleção Brasileira Carlos Alberto Parreira, de 83 anos, está internado na UTI do Hospital Samaritano Barra, no Rio de Janeiro, tratando uma inflamação pulmonar. Segundo boletim médico divulgado nesta quinta-feira (18), ele respira com auxílio de aparelhos e segue sob cuidados intensivos, mas apresenta quadro clínico estável.
Parreira enfrenta um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Após entrar em remissão, o treinador precisou retomar o tratamento oncológico em 2025 devido ao retorno da doença.
Um dos nomes mais vitoriosos da história do futebol brasileiro, Parreira comandou a Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, além de ter participado de seis edições do Mundial como técnico ou membro de comissão técnica. Até o momento, não há previsão de alta hospitalar.
Parreira enfrenta um linfoma de Hodgkin, tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Após entrar em remissão, o treinador precisou retomar o tratamento oncológico em 2025 devido ao retorno da doença.
Um dos nomes mais vitoriosos da história do futebol brasileiro, Parreira comandou a Seleção Brasileira na conquista da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos, além de ter participado de seis edições do Mundial como técnico ou membro de comissão técnica. Até o momento, não há previsão de alta hospitalar.
RN: MAIS DE 1,1 MILHÃO DE PESSOAS JÁ POSSUEM A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE
No Rio Grande do Norte, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já chegou às mãos de 1,1 milhão de pessoas até o dia 12 de junho, o que representa 33% da população do estado. Em todo o Brasil, mais de 55,8 milhões de brasileiros já emitiram o documento, segundo dados consolidados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
A primeira via da CIN é gratuita e pode ser emitida em todos os estados. Para solicitar o documento, basta apresentar a certidão de nascimento ou de casamento. Em âmbito nacional, são emitidas, em média, 39,6 mil carteiras por dia e 1,13 milhão por mês. Nos primeiros dias de junho de 2026 já foram emitidas 782,6 mil novas identidades.
A CIN substitui o antigo Registro Geral (RG) e adota o CPF como número único de identificação do cidadão. A medida elimina a possibilidade de uma mesma pessoa possuir diferentes números de identidade em estados diferentes e reduz duplicidades e aumenta a confiabilidade dos registros públicos. O documento tem validade em todo o território nacional.
A nova carteira incorpora mecanismos modernos de segurança, como o QR Code, que permite a verificação rápida da autenticidade do documento por meio do aplicativo de leitura da CIN, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos. Com a ferramenta, também é possível consultar as informações constantes na versão física do documento.
Biometria
Outra inovação é a integração da CIN aos sistemas biométricos de identificação, fortalecendo a segurança do cidadão e do Estado e contribuindo para o acesso mais seguro a serviços e benefícios públicos.
Além de funcionar como documento de identificação em todo o território nacional, a CIN também amplia o acesso aos serviços digitais do Governo do Brasil. Integrada à plataforma GOV.BR, a nova identidade permite a obtenção da conta nível Ouro, o mais alto grau de segurança disponível, e pode ser utilizada para recuperar o acesso à conta em casos de perda ou troca de celular.
Para utilizar essa funcionalidade, o cidadão deve manter o aplicativo GOV.BR atualizado e estar com a versão física da CIN em mãos. O processo inclui a realização do reconhecimento facial e a leitura do QR Code presente no documento. Após a validação da identidade, um código de confirmação é enviado por e-mail ou SMS, permitindo a recuperação da conta de forma ágil e segura.
A primeira via da CIN é gratuita e pode ser emitida em todos os estados. Para solicitar o documento, basta apresentar a certidão de nascimento ou de casamento. Em âmbito nacional, são emitidas, em média, 39,6 mil carteiras por dia e 1,13 milhão por mês. Nos primeiros dias de junho de 2026 já foram emitidas 782,6 mil novas identidades.
A CIN substitui o antigo Registro Geral (RG) e adota o CPF como número único de identificação do cidadão. A medida elimina a possibilidade de uma mesma pessoa possuir diferentes números de identidade em estados diferentes e reduz duplicidades e aumenta a confiabilidade dos registros públicos. O documento tem validade em todo o território nacional.
A nova carteira incorpora mecanismos modernos de segurança, como o QR Code, que permite a verificação rápida da autenticidade do documento por meio do aplicativo de leitura da CIN, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos. Com a ferramenta, também é possível consultar as informações constantes na versão física do documento.
Biometria
Outra inovação é a integração da CIN aos sistemas biométricos de identificação, fortalecendo a segurança do cidadão e do Estado e contribuindo para o acesso mais seguro a serviços e benefícios públicos.
Além de funcionar como documento de identificação em todo o território nacional, a CIN também amplia o acesso aos serviços digitais do Governo do Brasil. Integrada à plataforma GOV.BR, a nova identidade permite a obtenção da conta nível Ouro, o mais alto grau de segurança disponível, e pode ser utilizada para recuperar o acesso à conta em casos de perda ou troca de celular.
Para utilizar essa funcionalidade, o cidadão deve manter o aplicativo GOV.BR atualizado e estar com a versão física da CIN em mãos. O processo inclui a realização do reconhecimento facial e a leitura do QR Code presente no documento. Após a validação da identidade, um código de confirmação é enviado por e-mail ou SMS, permitindo a recuperação da conta de forma ágil e segura.
17 junho 2026
TIBAU/RN: CRIANÇA DE 3 ANOS, MORRE APÓS SE AFOGAR EM PISCINA DE ESCOLA
Uma tragédia abalou e entristeceu a cidade de Tibau, na Costa Branca Potiguar, na manhã desta terça-feira (16). A pequena Lorena Giovana Silva Luz, de apenas 3 anos de idade, morreu após se afogar ocorrido na piscina de uma escola particular do município.
De acordo com as informações apuradas, a criança foi socorrida rapidamente e levada para a Unidade Mista de Saúde Santa Terezinha, onde recebeu atendimento médico de urgência e depois transferida para o Hospital Wilson Rosado em Mossoró e apesar de todos os esforços da equipe médica, Lorena não resistiu e teve o óbito confirmado.
A notícia causou profunda comoção entre familiares, amigos, colegas e moradores da cidade, que lamentam a partida precoce da menina. Em sinal de respeito e solidariedade à família enlutada, a Câmara Municipal de Tibau divulgou uma nota de pesar e anunciou o cancelamento da sessão ordinária que estava prevista para esta quarta-feira (17).
A prefeita do município Lidiane Marques decretou luto oficial por três dias. Lorena era sobrinha do vereador Otávio Neto. Nas redes sociais, inúmeras mensagens de carinho e apoio foram publicadas ao longo do dia, refletindo o sentimento de tristeza que tomou conta da população. A morte da criança deixa um vazio irreparável e provoca dor em todos que acompanham o caso.
Neste momento de luto, familiares e amigos recebem as mais sinceras condolências e manifestações de solidariedade diante de uma perda tão dolorosa e precoce.
De acordo com as informações apuradas, a criança foi socorrida rapidamente e levada para a Unidade Mista de Saúde Santa Terezinha, onde recebeu atendimento médico de urgência e depois transferida para o Hospital Wilson Rosado em Mossoró e apesar de todos os esforços da equipe médica, Lorena não resistiu e teve o óbito confirmado.
A notícia causou profunda comoção entre familiares, amigos, colegas e moradores da cidade, que lamentam a partida precoce da menina. Em sinal de respeito e solidariedade à família enlutada, a Câmara Municipal de Tibau divulgou uma nota de pesar e anunciou o cancelamento da sessão ordinária que estava prevista para esta quarta-feira (17).
A prefeita do município Lidiane Marques decretou luto oficial por três dias. Lorena era sobrinha do vereador Otávio Neto. Nas redes sociais, inúmeras mensagens de carinho e apoio foram publicadas ao longo do dia, refletindo o sentimento de tristeza que tomou conta da população. A morte da criança deixa um vazio irreparável e provoca dor em todos que acompanham o caso.
Neste momento de luto, familiares e amigos recebem as mais sinceras condolências e manifestações de solidariedade diante de uma perda tão dolorosa e precoce.
*Fim da Linha
Lula diz que não pediu reunião com Trump no G7 e manda recado: “Não se meta nas eleições do Brasil”
![]() |
| Foto: Ricardo Stuckert / PR |
Em meio a negociações sobre tarifas dos EUA, presidente afirmou que não havia “o que conversar” com o americano no encontro e criticou interferências no processo eleitoral brasileiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não solicitou uma reunião bilateral com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a Cúpula do G7, realizada em Évian, na França. Segundo ele, não havia necessidade de encontro formal no momento, já que os dois países estão em meio a negociações comerciais.
Em entrevista coletiva após o evento, Lula disse que a ausência de reunião não representa distanciamento diplomático, mas uma etapa do diálogo em andamento sobre tarifas impostas pelos EUA a produtos brasileiros.
“Então eu não tinha o que conversar com ele. Não tinha por que pedir bilateral, nós estamos negociando. Quando terminar a negociação, se não der em nada, não tenho problema em pegar o telefone e ligar para ele”, afirmou.
O presidente também criticou a política tarifária do governo norte-americano, classificando a medida como “desaforada” e acusando Trump de manter uma postura de pressão sobre o Brasil.
Lula ainda reagiu a declarações do líder americano sobre o cenário político brasileiro. Ele afirmou que Trump “desconhece o Brasil” e reforçou que o país tem um sistema eleitoral estável.
“Só espero que ele não fira o código de ética que tem que ter entre as nações. Ele pode continuar gostando do Bolsonaro, do pai, do filho, do neto, é um problema dele. Gosto não se discute. Agora, não se meta nas eleições do Brasil”, disse.
Durante o G7, Lula e Trump tiveram apenas breves cumprimentos em encontros informais, sem agenda bilateral.
*Fonte: Agora RN
FICCO/RN deflagra operação contra organização criminosa em Mossoró e mais 11 cidades do RN
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio Grande do Norte (FICCO/RN), mediante unidade em Mossoró/RN, deflagrou, nesta quarta-feira (17/6), a Operação Recovery, com o objetivo de reprimir a atuação de organização criminosa na região Oeste potiguar.
Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 7 de prisão preventiva nos municípios seguintes municípios: Mossoró/RN, Natal/RN, Baraúna/RN, Areia Branca/RN, Assú/RN, Caicó/RN, São Gonçalo do Amarante/RN, Macaíba/RN; Fortaleza/CE; Eusébio/CE, Icapuí/CE; e Itajaí/SC, expedidos pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Norte.
Durante cumprimento das medidas judiciais, foi realizada uma prisão em flagrante, com apreensão de arma de fogo, de munições, bem como de peças de armas. Também foram arrecadados materiais de interesse para o prosseguimento das investigações, incluindo dinheiro em espécie.
Cerca de 200 policiais de diversas forças participam da operação, entre integrantes da Polícia Federal, da Polícia Penal Federal, da Polícia Penal Estadual, de Delegacias Regionais e Especializadas da região Oeste e Metropolitana, a exemplo das unidades de Furtos e Roubos, Homicídios e Proteção à Pessoa, Narcóticos, Defraudações e Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas, além da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), do Batalhão de Polícia de Choque, dos Grupos Táticos Operacionais e de diversas unidades do 2º e 12º Batalhão e da 6ª Companhia, bem como dos Comandos de Policiamento Metropolitano e da Capital.
As investigações prosseguem para apurar a prática de tráfico de drogas, de organização criminosa, além de outros delitos correlatos identificados ao longo da apuração.
A FICCO/RN é composta por integrantes da Polícia Federal, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Penal, da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, as quais atuam de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado.
Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 7 de prisão preventiva nos municípios seguintes municípios: Mossoró/RN, Natal/RN, Baraúna/RN, Areia Branca/RN, Assú/RN, Caicó/RN, São Gonçalo do Amarante/RN, Macaíba/RN; Fortaleza/CE; Eusébio/CE, Icapuí/CE; e Itajaí/SC, expedidos pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Norte.
Durante cumprimento das medidas judiciais, foi realizada uma prisão em flagrante, com apreensão de arma de fogo, de munições, bem como de peças de armas. Também foram arrecadados materiais de interesse para o prosseguimento das investigações, incluindo dinheiro em espécie.
Cerca de 200 policiais de diversas forças participam da operação, entre integrantes da Polícia Federal, da Polícia Penal Federal, da Polícia Penal Estadual, de Delegacias Regionais e Especializadas da região Oeste e Metropolitana, a exemplo das unidades de Furtos e Roubos, Homicídios e Proteção à Pessoa, Narcóticos, Defraudações e Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas, além da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE), do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), do Batalhão de Polícia de Choque, dos Grupos Táticos Operacionais e de diversas unidades do 2º e 12º Batalhão e da 6ª Companhia, bem como dos Comandos de Policiamento Metropolitano e da Capital.
As investigações prosseguem para apurar a prática de tráfico de drogas, de organização criminosa, além de outros delitos correlatos identificados ao longo da apuração.
A FICCO/RN é composta por integrantes da Polícia Federal, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Penal, da Polícia Rodoviária Federal e da Secretaria Nacional de Políticas Penais, as quais atuam de forma integrada no enfrentamento ao crime organizado.
*Fim da Linha
FELIPE GUERRA/RN: LEMBRETE IMPORTANTE!!!
Lembrando a todos que neste SÁBADO, dia 20/06/2026 é dia de atendimento.
FELIPE GUERRA
De 8:00 às 12:00 horas.
Cuide da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!
FELIPE GUERRA
De 8:00 às 12:00 horas.
Cuide da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!
ARRAIÁ DO CER II É REALIZADO COM SUCESSO
O Arraiá do CER II em Catolé do Rocha foi realizado com sucesso. Na tarde de terça-feira muita gente se reuniu na sede da instituição para comemorar o São João 2026.
A animação ficou por conta do sanfoneiro Assis Rosa. Muita animação, comidas típicas e uma quadrilha imprisada.
No final, a diretora administrativa, Soraya Nunes agradeceu o empenho de todos. A coordenadora, Zilar Gomes também ficou muito satisfeita com o sucesso do evento e a participação de todos.
Assinar:
Postagens (Atom)


































































