Pesquisar este blog

25 junho 2026

MOSSORÓ/RN: 76º HOMICÍDIO EM 2026 - ADOLESCENTE DE 17 ANOS É MORTO A TIROS NO DOM JAIME CÂMARA

A cidade de Mossoró voltou a registrar mais um crime de homicídio, elevando para 76 o número de assassinatos contabilizados em 2026. O crime ocorreu por volta das 23h desta quarta-feira (24), na Rua Ouricuri, no Bairro Dom Jaime Câmara.

A vítima foi identificada como Kleber Lucas da Silva Fonseca, de 17 anos de idade. O adolescente foi morto em via pública após ser atingido por pelo menos quatro disparos de arma de fogo.

Equipes da Polícia Militar realizaram o isolamento da área até a chegada da Polícia Civil e da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN), que realizou os procedimentos periciais no local.

De acordo com os primeiros levantamentos da perícia, não foram encontradas cápsulas deflagradas na cena do crime, o que levanta a suspeita técnica de que os disparos tenham sido efetuados com o uso de um revólver.

Em entrevista à equipe policial, o padrasto da vítima informou que Kleber havia saído de casa de bicicleta após assistir ao jogo da Seleção Brasileira pela Copa. Pouco tempo depois, foram ouvidos os disparos de arma de fogo.


Ainda não há informações sobre a motivação do crime nem sobre a identidade dos autores. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró.

Após os procedimentos periciais, o corpo do adolescente foi recolhido para exames no Instituto de Medicina Legal (IML), da Polícia Científica do RN.

*Fim da Linha 

Motorista acusado de crime de trânsito com morte, pega 7 anos e 9 meses de prisão


O motorista Lucas Vinicius do Vale Lopes, de 24 anos, foi condenado a 7 anos e 9 meses de prisão, em regime semiaberto, pelo atropelamento e morte do servidor público José Martins Veras Neto, conhecido como “Netão Veras” que tinha 58 anos.

crime ocorreu no dia 22 de março de 2025, na Avenida Coelho Neto no Conjunto Abolição III em Mossoró (RN). Lucas Lopes foi a júri popular na manhã desta quarta-feira (24), no Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins.

Após os debates em plenário, envolvendo defesa e acusação, o Conselho de Sentença decidiu pela condenação do réu nos termos propostos pela acusação. Com base na decisão dos jurados, o juiz Vagnos Kelly fixou a pena definitiva em 7 anos e 9 meses de reclusão.

A defesa do réu tem o prazo legal de 5 dias para recorrer da decisão. O promotor Ítalo Moreira, representante do MPRN e os assistentes de acusação, sinalizaram não haver intenção de recorrer da decisão, embora o resultado não traga a vítima de volta, pois o veredito atende aos anseios de justiça da família e da sociedade.

*Fim da Linha

DE APODI, WEB RÁDIO NAVIRE, 24 HORAS NO AR!!

Ouça todos os dias, WEB RÁDIO NAVIRE! A nova rádio de Apodi! Baixe o aplicativo Rádios Net e ouça!

https://www.radios.com.br/aovivo/radio-navire/240739
Navire, o tempo todo com você!!

Ex-secretário de Fátima assume direção Administrativa e Financeira da Codern

Foto: reprodução
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) empossou, na tarde desta terça-feira (23), o novo Diretor Administrativo e Financeiro, Hugo Alexandre Menezes Fonseca. A nomeação foi aprovada durante Assembleia Extraordinária do Conselho de Administração (CONSAD), presidido por Luiza de Amorim Motta Deusdará.

A reunião foi realizada de forma híbrida e contou com a participação dos demais membros do CONSAD, além dos diretores Paulo Henrique Macedo, Diretor-Presidente da CODERN, e Paulo Sidney, Diretor Técnico e Comercial.

Graduado em Ciências Biológicas, Hugo Fonseca possui MBI em Perícia, Auditoria e Gestão, mestrado em Ciência, Tecnologia e Inovação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), formação profissional em Comércio Internacional Brasil-China pelo Centro de Formação e Educação do Comércio de Xangai e pelo Ministério do Comércio da China. Atualmente, é doutorando em Petróleo e Gás pela UFRN.

Com ampla experiência na gestão pública e no desenvolvimento econômico, Hugo integrou, desde 2016, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC/RN), exercendo funções como Secretário, Secretário Adjunto e Coordenador de Desenvolvimento Energético. Entre 2024 e 2026, também atuou como Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) e do Conselho Consultor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

*Saulo Vale 

Governo corrige MP que viabiliza empréstimos a caminhoneiros e MEI

O governo federal publicou nesta quarta-feira (24) medida provisória que corrige a nomenclatura do crédito extraordinário que facilita empréstimos a caminhoneiros e microempreendedores individuais (MEIs) para a compra de veículos.

A MP 1.371/2026 altera trecho de medida provisória anterior (a MP 1.354/2026, editada em maio) cuja redação limitava a pequenas e médias empresas o reforço de R$ 2 bilhões ao Fundo Garantidor de Investimentos (FGI).

Na justificativa da MP 1.371, o governo informa que a nova redação é apenas descritiva, sem alterar valores ou outro atributo do crédito extraordinário. O documento explica que a redação anterior “não estava devidamente coerente com a própria lógica” da MP 1.354, que ampliou a aplicabilidade do uso do FGI para financiamentos concedidos a trabalhadores autônomos rodoviários de cargas.

Além disso, transportadores autônomos e MEIs sempre foram foco do programa de crédito, mas ficaram de fora da descrição, diz o Executivo, que espera mais segurança jurídica com a atualização do texto.

O FGI garante aos bancos que os casos de inadimplência serão pagos pelo fundo, o que resulta em juros mais baixos para o tomador de empréstimo.

A medida provisória será examinada pelo Congresso Nacional. O texto já está em vigor, mas precisa ser aprovado por senadores e deputados para ser convertido em lei e não perder a validade.

*Fonte: Agência Senado

24 junho 2026

[VÍDEO] PROCISSÃO DE SÃO JOÃO BATISTA, PADROEIRO DE APODI

Procissão de São João Batista, padroeiro de Apodi na tarde desta quarta-feira, 24 de junho de 2026.
Fiéis acompanharam a imagem do padroeiro por várias ruas da cidade demonstrando fé e devoção a São João.
Vídeos do grupo Altas Horas.  

MOSSORÓ/RN: POLÍCIA CIVIL PRENDE TERCEIRO ENVOLVIDO EM ATENTADO CONTRA VEREADOR E HOMICÍDIO DE ASSESSOR

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu, nesta quarta-feira (24), um homem de 26 anos suspeito de participação no atentado ocorrido no município de Mossoró, que resultou na morte do assessor Alyson Dyego de Oliveira Morais e deixou ferido o vereador Cabo Deyvison.

No decorrer das investigações, foi possível reunir elementos que apontaram o envolvimento Wilson Mariano da Silva Filho, 26 anos na ação criminosa.

Diante das evidências colhidas, a Polícia Civil representou pela prisão preventiva do investigado, medida que foi deferida pelo Poder Judiciário.

Após diligências, o homem foi localizado e preso pelas equipes policiais no Conjunto Nova Mossoró. Em seguida, foi conduzido à delegacia para os procedimentos cabíveis e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
As investigações seguem em andamento com o objetivo de esclarecer integralmente os fatos, identificar todos os envolvidos e responsabilizar autores, coautores e eventuais mandantes do crime.

*Fim da Linha 

Reservatórios do RN estão com mais de 53% de sua capacidade de armazenamento

O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN) divulgou nesta quarta-feira (24) o Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do estado. Juntos, os mananciais monitorados acumulam 2.808.708.102 metros cúbicos de água, o equivalente a 53,04% da capacidade total de armazenamento, que é de 5.295.422.524 metros cúbicos.

Entre os maiores reservatórios do estado, a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, maior reserva hídrica superficial do Rio Grande do Norte, acumula 1.027.294.183 metros cúbicos, correspondentes a 43,29% de sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 metros cúbicos.

A Barragem Oiticica, localizada em Jucurutu, segundo maior reservatório do estado, registra 560.823.966 metros cúbicos armazenados, o que representa 75,52% de sua capacidade total de 742.632.840 metros cúbicos.

Já a Barragem Santa Cruz do Apodi acumula 445.707.850 metros cúbicos de água, correspondentes a 74,32% de sua capacidade máxima, que é de 599.712.000 metros cúbicos.

O reservatório Umari, em Upanema, apresenta volume atual de 190.589.363 metros cúbicos, equivalente a 65,09% da sua capacidade total de 292.813.650 metros cúbicos.

Atualmente, três reservatórios monitorados pelo IGARN encontram-se com 100% da capacidade: Encanto, no município de Encanto; Lagoa de Pium, em Nísia Floresta; e Lagoa do Jiqui, em Parnamirim. Outros mananciais também apresentam volumes elevados, com destaque para Rodeador, em Umarizal (98,77%); Passagem, em Rodolfo Fernandes (98,60%); o açude público de Marcelino Vieira (98,44%), Riacho da Cruz II, no município de Riacho da Cruz (97,98%); Corredor, em Antônio Martins (97,63%); Lagoa de Boqueirão, em Touros (97,64%) e barragem Campo Grande, em São Paulo do Potengi (97,29%).

Por outro lado, 13 reservatórios permanecem em situação de alerta, com volumes inferiores a 10% da capacidade. Os menores percentuais observados são os da Barragem Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com apenas 0,08% da capacidade; Itans, em Caicó, com 0,63%; Totoró, em Currais Novos, com 1,42%; Jesus Maria José, em Tenente Ananias, com 1,91%; Dourado, em Currais Novos, com 3,05%; Alecrim, em Santana do Matos, com 3,59%; e Mundo Novo, em Caicó, com 4,33%.

O levantamento aponta ainda que 29 reservatórios estão com volumes entre 70% e 99,9% da capacidade, 10 entre 50% e 70%, cinco entre 30% e 50%, nove entre 10% e 30% e 13 abaixo de 10%. Os dados integram o monitoramento contínuo realizado pelo IGARN para acompanhar a situação hídrica do estado e subsidiar a gestão dos recursos hídricos potiguares.

Veja o relatório completo clicando aqui.

*Gláucia Lima 

Moraes manda PGR opinar sobre prisão domiciliar de Bolsonaro após arma registrada em seu nome ser apreendida

Foto: Rosinei Coutinho/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Procuradoria-Geral da República opine sobre a manutenção da prisão domiciliar de Jair Bolsonaro após uma arma registrada em seu nome ser apreendida com um militar em blitz no Distrito Federal. A informação é d’O Globo.

Moraes quer saber se a apreensão configura falta grave capaz de interromper o benefício da prisão domiciliar humanitária concedida ao ex-presidente.

Os advogados de Bolsonaro pediram nesta quinta-feira a prorrogação da domiciliar, citando um quadro de multicomorbidade com ao menos doze doenças crônicas e sequelas permanentes, entre elas apneia grave, hipertensão, doença coronariana e episódios recorrentes de obstrução intestinal.

A defesa também listou cirurgias abdominais com sequelas funcionais, instabilidade postural, traumatismo cranioencefálico por queda recente e cirurgia ortopédica no ombro direito realizada recentemente.

Os advogados argumentam que o STF já firmou entendimento de que a domiciliar humanitária não exige quadro terminal, mas apenas a necessidade de tratamento contínuo e ambiente que reduza riscos de agravamento da saúde do réu.

A defesa citou como precedentes a domiciliar concedida ao ex-presidente Fernando Collor de Mello e a um idoso condenado a 14 anos de prisão pelos atos do 8 de janeiro que teve o mesmo benefício autorizado pelo tribunal.

Em 15 de junho, médicos de Bolsonaro solicitaram tomografias, manometria esofágica e endoscopia para acompanhar a evolução de pneumonia broncoaspirativa, diante de alterações identificadas em exame clínico de ausculta.

Relatório médico emitido na segunda-feira afirma que persistem elementos clínicos que justificam a manutenção da domiciliar e que o regime permite adotar medidas assistenciais e controles periódicos para reduzir riscos de descompensação.

*98 FM de Natal 

CONVITE DE CANTORIA!!!


APODI/RN: IBGE ABRE 8 VAGAS COM REMUNERAÇÃO DE ATÉ R$ 5,2 MIL; INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 1º DE JULHO

Encerram no dia 1º de julho as inscrições para o processo seletivo simplificado aberto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para contratar profissionais temporários para atuar no 12º Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola. Em Apodi, são 8 vagas oferecidas. Com o auxílio alimentação, a remuneração pode chegar a R$ 5,2 mil a depender da função exercida.

Em todo o Rio Grande do Norte, são 95 vagas distribuídas em cinco funções: Agente Censitário Administrativo (16); Agente Censitário de Informática (12); Agente Operacional Regional (10); Agente Censitário Regional (10); e Agente Censitário Supervisor (47). As remunerações variam de R$ 2.128,00 a R$ 4.008,00.

Além dos salários, os contratados terão direito a benefícios como auxílio-alimentação de R$ 1.192,00, auxílio-transporte, auxílio pré-escolar, férias proporcionais e 13º salário proporcional, conforme a legislação vigente.

Todas as funções têm requisito de ensino médio completo. As vagas para AOR, ACR e ACS demandam Carteira Nacional de Habilitação definitiva ou provisória, no mínimo categoria B, com prazo de validade vigente.

As vagas são destinadas a atividades administrativas, operacionais, de supervisão e de suporte tecnológico relacionadas à realização do censo. Entre as atribuições previstas estão o acompanhamento da coleta de dados em campo, a gestão de equipes de recenseadores, o suporte em tecnologia da informação, além da organização administrativa dos postos de coleta.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site do IBFC, responsável pela organização do certame: https://concursos.ibfc.org.br/informacoes/496/. O prazo segue até as 23h do dia 1º de julho de 2026, no horário de Brasília. A taxa de inscrição é de R$ 53,00.

*Jornalista Eryka Silva - IBGE

Janja vem a Natal na sexta para ato de enfrentamento à violência contra a mulher

A primeira-dama do País, Janja da Silva, desembarca em Natal na próxima sexta-feira 26 para participar de um ato voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher. A atividade integra uma mobilização nacional do Governo Federal para fortalecer nos estados as ações do Pacto Brasil Contra o Feminicídio, iniciativa lançada em fevereiro deste ano pelos Três Poderes para ampliar políticas de prevenção, proteção e combate à violência de gênero.

No Rio Grande do Norte, o encontro está previsto para ocorrer a partir das 17h em um auditório da Arena das Dunas. Convocado pelo PT potiguar com o tema “Mulheres do Time de Lula pelo Fim da Violência”, o evento deve reunir lideranças políticas, representantes de movimentos sociais, juventudes e organizações ligadas à defesa dos direitos das mulheres.

Em publicação nas redes sociais, o partido destacou que o objetivo é fortalecer a mobilização em torno da pauta. “Mulheres com Lula, unidas pelo fim da violência. Nesta quinta-feira, vamos nos reunir para fortalecer uma luta que mobiliza e transforma vidas: o enfrentamento à violência contra as mulheres”, diz a convocação divulgada pela legenda. O texto acrescenta que o encontro servirá para reafirmar compromissos com mais direitos, proteção, respeito e igualdade para as mulheres.

A agenda em Natal faz parte de uma série de compromissos que Janja cumprirá no Norte e no Nordeste ao longo da semana. Antes de chegar ao Rio Grande do Norte, a primeira-dama participa de atividades no Pará, nesta quarta-feira 24, e no Ceará, na quinta-feira 25. A estratégia do Governo Federal é ampliar a articulação com estados e municípios, aprofundar o debate sobre as causas da violência de gênero e incentivar a implementação de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres.

Segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mais de 630 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil somente neste ano. O Governo Federal afirma que houve redução de 11% nos registros dos meses de abril e maio em comparação com o mesmo período do ano passado. A avaliação do Executivo é que os números coincidem com a implementação do pacto nacional lançado em fevereiro e que a ampliação das ações nos estados pode acelerar ainda mais a queda dos índices.
Eleições

Além do caráter institucional voltado ao enfrentamento da violência contra a mulher, a visita também tem potencial impacto político-eleitoral. A presença da primeira-dama ocorre em um momento de intensificação das articulações eleitorais para 2026. O grupo político alinhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Rio Grande do Norte trabalha atualmente com a pré-candidatura de Cadu Xavier (PT) ao Governo do Estado e com as pré-candidaturas de Samanda Alves (PT) e Rafael Motta (PDT) ao Senado Federal.

A convocação do PT para o ato de sexta-feira destaca, além das imagens de Janja e de Samanda, as fotos da governadora Fátima Bezerra (PT) e de outras lideranças de esquerda no RN, como a deputada federal Natália Bonavides (PT), as deputadas estaduais Divaneide Basílio (PT), Isolda Dantas (PT) e Eudiane Macedo (PV), as vereadoras de Natal Brisa Bracchi (PT) e Thabatta Pimenta (PV) e a vereadora de Mossoró Marleide Cunha (PT). Todas deverão ser candidatas no pleito deste ano.

*Agora RN 

PF faz operação contra fraudes no sistema financeiro e bloqueia até R$ 670 milhões em bens ligados ao banco de Edir Macedo

Foto: Reprodução Facebook
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem para investigar um suposto esquema de fraudes contra o Sistema Financeiro Nacional envolvendo a gestão do Banco Digimais. A ação ocorre em São Paulo e cumpre nove mandados de busca e apreensão autorizados pela Justiça Federal. Entre os investigados está o bispo Edir Macedo, controlador da instituição financeira.

Mais de 50 policiais federais participam da operação. Além das buscas, a Justiça determinou o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e autorizou o sequestro e bloqueio de bens e valores de até R$ 670,3 milhões.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram como base relatórios do Banco Central que apontaram irregularidades na administração do banco. As apurações indicam que os responsáveis pela instituição teriam manipulado balanços e resultados contábeis para ocultar a real situação financeira da empresa e demonstrar uma solvência incompatível com sua condição econômica.

Segundo os investigadores, o esquema também teria permitido a supervalorização de ativos e a geração artificial de receitas que somam centenas de milhões de reais. A PF apura ainda operações financeiras supostamente ilegais realizadas em benefício da empresa controladora do banco.

Outra linha de investigação envolve a possível falsificação e manipulação de informações inseridas em sistemas oficiais de registro do órgão regulador. A suspeita é de que os dados tenham sido alterados para mascarar a situação financeira da instituição perante os órgãos de fiscalização.

Os investigados poderão responder, conforme o grau de participação de cada um, por crimes como gestão fraudulenta, inserção de informações falsas em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas pela legislação que regula o Sistema Financeiro Nacional.

*Com informações do G1

MOSSORÓ/RN: 75º HOMICÍDIO EM 2026 - HOMEM É EXECUTADO A TIROS NO PIRRICHIL

A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou na madrugada desta quarta-feira, 24 de junho de 2026, mais um homicídio e eleva para 75 o número de assassinatos no ano.

O crime aconteceu por volta da 1h20min, na Rua General Péricles, na comunidade do Pirrichil, localizada no Bairro Alto de São Manoel. A vítima foi identificada como Francisco Bernardo de Oliveira Filho, de 26 anos, natural do município de Assú.

De acordo com informações preliminares, ele foi morto a tiros em via pública e não teve qualquer chance de defesa. Equipes da Polícia Militar foram acionadas para isolar a área até a chegada da Polícia Civil e da perícia criminal da Polícia Científica do Rio Grande do Norte (PCI-RN).

Durante os procedimentos periciais, os peritos encontraram com a vítima uma marica (cachimbo de PVC), porção de cocaína, pedras de crack e dinheiro fracionado, material que foi recolhido para análise e investigação.
Após a conclusão da perícia no local, o corpo foi removido para a sede do Instituto de Medicina Legal (IML), onde passará por exames de necropsia.

A motivação do crime e a identidade dos autores ainda são desconhecidas. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró.

*Fim da Linha 

COPA DO MUNDO: SELEÇÃO BRASILEIRA COM DEVER DE VENCER A ESCÓCIA


ÓTICAS GOMES AVISA!!!


MOSSORÓ/RN: “Boca da Noite” terá Cláudia Leitte, Chicabana e grandes atrações no próximo sábado

Foto: divulgação
No próximo sábado (27), acontecerá o tradicional “Boca da Noite”, evento que marca o encerramento do “Mossoró Cidade Junina” (MCJ) 2026. Neste ano, a festa traz em sua programação atrações nacionais como a cantora Cláudia Leitte e a banda Chicabana, além de outros artistas da cena local e regional que prometem agitar o grande público.

Neste ano, nove atrações em trios elétricos animarão o evento.

Será a segunda participação da cantora Cláudia Leitte no “Boca da Noite”. A artista é uma das principais vozes do axé nacional e promete mais uma vez agitar o grande público que deve lotar a avenida Rio Branco e vias no entorno, no fechamento do São João que dá orgulho.

A música de Chicabana também vai embalar mossoroenses e turistas no encerramento da maior festa junina do Rio Grande do Norte e uma das principais do país. A banda está entre as mais de 50 grandes atrações nacionais que compõem a programação do “Mossoró Cidade Junina” 2026.

A programação do “Boca da Noite” 2026 ainda traz nomes como: Mozão, Muny Santos, Davson Davis, Nataly Vox, Maxson Comando e Forró Com Ella, Lucas Lima, Banda Bakulejo.

A festa começa pontualmente às 18h, na avenida Rio Branco, no Corredor Cultural. A cada ano que passa, o evento ganha mais força, atraindo o público mossoroense e turistas, movimentando a economia de toda a região.

A exemplo de edições anteriores, o evento seguirá com percurso ampliado, segurança e organização, em estruturas modernas e adequadas para receber o público. No ano passado, o “Boca” reuniu cerca de 150 mil pessoas, consolidando a grande festa na programação do MCJ.

ATRAÇÕES DO “BOCA DA NOITE”:

Chicabana

Cláudia Leitte

Mozão

Muny Santos

Davson Davis

Nataly Vox

Maxson Comando e Forró Com Ella

Lucas Lima

Banda Bakulejo.

*Saulo Vale 

Timbaúba dos Batistas conquista 1º lugar no RN em ranking de qualidade contábil do Tesouro Nacional

A Prefeitura de Timbaúba dos Batistas alcançou um importante reconhecimento na gestão pública ao conquistar o 1º lugar no Rio Grande do Norte no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Setor Público Brasileiro (SICONFI), elaborado pelo Tesouro Nacional.

De acordo com o Relatório de Desempenho Municipal referente ao ciclo de 2025, o município obteve a Nota A, atingindo 188,26 pontos, o equivalente a 96,54% de acertos, o melhor resultado entre os 167 municípios potiguares avaliados.

O desempenho reforça a evolução da gestão municipal, que já havia alcançado um excelente índice em 2024, quando registrou 91,60% de acertos. Com o novo resultado, Timbaúba dos Batistas avançou 4,94 pontos percentuais, consolidando-se como referência estadual em transparência, responsabilidade fiscal e qualidade das informações contábeis.

Outro dado que evidencia a relevância da conquista é que apenas seis municípios do Rio Grande do Norte conseguiram atingir a Nota A no ranking do Tesouro Nacional. No cenário brasileiro, Timbaúba dos Batistas aparece na 480ª colocação nacional, resultado expressivo diante do universo de municípios avaliados.

O ranking do SICONFI mede a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes públicos ao Tesouro Nacional. Uma boa avaliação demonstra compromisso com a transparência, a correta aplicação dos recursos públicos e o cumprimento das normas de gestão fiscal.

Além de fortalecer a credibilidade institucional do município, o reconhecimento facilita a celebração de convênios, a captação de recursos e a realização de investimentos que contribuem para o desenvolvimento local.

Para a gestão municipal, o resultado reflete o compromisso permanente com a responsabilidade na administração dos recursos públicos. A conquista é atribuída ao trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria Municipal de Finanças e Contabilidade, sob a liderança do prefeito Ivanildinho Filho, reafirmando o compromisso da administração com a eficiência, a transparência e o respeito ao cidadão timbaubense.

23 junho 2026

Viva São João 🔥🔥🔥

A tradição continua! Noite de fogueira, viva São João!!! 🔥🔥🔥

CAMPO GRANDE/RN: ADOLESCENTE DE 17 ANOS É MORTO A TIROS DE ESCOPETA 12 NO BAIRRO PADRE PEDRO

Um crime brutal ocorreu no fim da noite desta segunda-feira (22), no município de Campo Grande na região oeste do Rio Grande do Norte. Criminosos invadiram uma residência, no Conjunto Padre Pedro e executaram um menor de 17 anos.

De acordo com informações da Polícia Militar, Thallyson Tauam da Silva Oliveira, estava em casa, quando os suspeitos armados com armas de grosso calibre, chegaram ao local dizendo ser policiais e invadiram a residência e efetuaram tiros de escopeta calibre 12 contra a vítima.

Foram dois disparos contra Thallyson, sendo que um atingiu o rosto e outro a região do joelho. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. A área foi isolada pela Polícia Militar até a chegada das equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica do Rio Grande do Norte.

Após os procedimentos periciais, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Pau dos Ferros, onde passará por exames de necropsia. A Polícia Civil de plantão da regional de Patu esteve presente e iniciou os levantamentos preliminares.

O caso ficará sob responsabilidade da Delegacia de Polícia Civil de Campo Grande, que dará continuidade às investigações para identificar os autores e esclarecer a motivação do homicídio.

*Fim da Linha 

PILÕES/RN: CRIANÇA DE 7 ANOS MORRE APÓS SE AFOGAR EM RIO NA ZONA RURAL

Uma tragédia foi registrada no município de Pilões, no Alto Oeste do Rio Grande do Norte, na tarde desta segunda-feira (22). O menino Arthur Moreira Ferreira, de apenas 7 anos, morreu afogado em um rio localizado no Sítio Almas, comunidade rural da cidade.

De acordo com informações da Polícia Militar, o acidente ocorreu enquanto quatro crianças brincavam de caçar e pescar, em um rio temporário da região, que acumula água durante o período chuvoso. No momento do afogamento, uma das crianças correu para pedir ajuda ao pai, mas já era tarde.

Arthur chegou a receber os primeiros socorros ainda no local, com atendimento de um médico, antes de ser levado em ambulância ao hospital municipal. Apesar das tentativas de reanimação, o menino não resistiu.

A área foi isolada pela Polícia Militar até a chegada da equipe da Polícia Científica do Rio Grande do Norte, responsável pela perícia. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML) de Pau dos Ferros, onde passará por exames complementares.

As circunstâncias do afogamento ainda serão investigadas pelas autoridades competentes. O caso gera comoção em Pilões e acende um alerta sobre os riscos de açudes, poços e reservatórios sem proteção adequada em áreas residenciais e rurais.

*Fim da Linha
 

CONVITE DE CANTORIA!!!



Lula destaca sucesso da Olimpíada de Matemática na premiação da 20ª edição da competição

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (22/6), da Cerimônia Nacional de Premiação da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizada no Rio de Janeiro.

Durante o evento, 682 estudantes de todas as regiões do Brasil foram premiados com medalhas de ouro. A competição é organizada, desde 2005, pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e reconhece o potencial da educação em abrir caminhos e transformar vidas.

“A Olimpíada de Matemática, hoje, é um sucesso extraordinário. Quase 99% das prefeituras se inscrevem e quase 99% das escolas participam. Então o que vocês estão dizendo para mim é que eu realizei um sonho”, destacou o presidente.

Lula pontuou que, ao longo de seus três mandatos como presidente, buscou combater os impactos do descaso histórico que o Brasil viveu na área da educação. “Achava-se que o povo mais humilde, mais simples, não precisava estudar, tinha que trabalhar. O que nós queremos é que todos tenham um tratamento igual para disputar as melhores vagas em qualquer universidade deste país e aprender as melhores profissões. É isso que nós queremos fazer, para que vocês possam ter certeza que o sonho de vocês pode se realizar se o Estado criar oportunidade e se vocês forem motivados a estudar”, afirmou.

O ministro da Educação, Leonardo Barchini, reforçou a importância da competição. “A Obmep é uma das maiores provas de que quando o Brasil distribui oportunidades, o povo responde. Hoje nós estamos completando 20 anos. E é com muita emoção que a gente pode dizer que aquilo que a gente plantou, aquela teimosia do presidente em fazer a gente trabalhar, virar noite lá no Ministério, tudo aquilo que a gente fez, hoje em dia, é indestrutível. Não existe governo que vai destruir a Obmep neste país. A Obmep é uma realidade e vocês estarão protegidos por aquilo que vocês conquistaram”, disse.

PREMIADOS — Ao todo, nesta edição, serão premiados 682 alunos com a medalha de ouro, 2.046 com a de prata e 5.888 com a de bronze. Dos primeiros colocados, 523 são estudantes de escolas públicas, enquanto 159 vêm de instituições privadas. Na categoria de prata, 1.560 são da rede pública e 485 da rede privada. Já entre os medalhistas de bronze, 4.508 são de instituições públicas e 1.380 de escolas privadas. São Paulo foi o estado com mais medalhas de ouro, com 180, seguido por Minas Gerais (74), Rio Grande do Sul (64), Santa Catarina (44) e Ceará (43). Além deles, outros 51 mil alunos receberam menção honrosa.

A Obmep reúne anualmente mais de 18,3 milhões de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio e acontece em 99,9% dos municípios brasileiros. A iniciativa é uma das principais políticas públicas de identificação e desenvolvimento de talentos científicos do país, contribuindo para que muitos dos premiados sejam convidados a integrar o Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que oferece aulas avançadas de matemática e uma bolsa de iniciação científica de R$ 300 concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aos estudantes de escolas públicas.

Além disso, ao longo de duas décadas, a olimpíada também ajudou a aproximar jovens talentos de universidades e centros de excelência. Hoje, diversas instituições de ensino superior consideram o desempenho em olimpíadas científicas em seus processos seletivos, e muitos ex-medalhistas da OBMEP seguem carreira em áreas como ciência, tecnologia, engenharia, educação e pesquisa.

OLIMPÍADA INTERNACIONAL – Durante a solenidade, o presidente Lula e o ministro Barchini receberam os alunos que representarão o Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática, que será realizada em Tóquio, no Japão, entre 10 e 14 de julho. O Ministério da Educação (MEC) investiu R$ 570 mil para custear a viagem de 17 estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ) e de sete alunos do Colégio Pedro II, além de professores que acompanharão a comitiva.

Para serem selecionados, os discentes tinham que ser medalhistas de ouro ou prata na etapa nacional da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2025 (OIMSF), competição que busca estimular o interesse pela disciplina e a melhoria do seu aprendizado; promover o intercâmbio científico juvenil; e fortalecer a imagem das instituições federais de educação no cenário educacional internacional. Também era necessário apresentar desempenho acadêmico elevadíssimo em matemática; estar vinculado a projetos de ensino e atividades pedagógicas complementares institucionais.

“O talento não tem endereço. Você pode morar na periferia, você pode morar na capital, você pode morar no interior, você pode morar em qualquer lugar deste país. O talento não tem endereço. O que a gente precisa é que novas frestas sejam abertas em todo o tempo para que vocês possam conseguir os objetivos e o sucesso de vocês”, ressaltou Barchini.

CIÊNCIA — Na cerimônia, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, assinou o Termo de Execução Descentralizada (TED) do plano de trabalho para estruturação de um Sistema Nacional de Popularização da Ciência. O termo autoriza o chamamento de R$ 300 milhões para fundações de amparo à pesquisa, a fim de fomentar ações de popularização da ciência e divulgação científica em todo o país.

“Ao olhar para essa plateia, vejo muito mais que estudantes premiados, vejo a geração que vai ajudar a crescer os próximos capítulos da história da ciência brasileira. Parabéns a cada medalhista, às famílias, às professoras e aos e a todos que ajudam a construir essa extraordinária história de oportunidades, conhecimento e esperança”, declarou Luciana Santos.

PROFESSORES — Ainda durante o evento, o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, apresentou duas novidades da organização. Uma é a primeira Olimpíada de Matemática para professores dos anos iniciais — iniciativa que faz parte do Compromisso Toda Matemática, do Ministério da Educação. “Eu tenho o orgulho e a satisfação de informar que já nessa primeira edição o número de inscritos ultrapassou 10 mil professores dos anos iniciais, do primeiro ao quinto ano do ensino básico”, disse.

“Outra novidade de 2026, mais uma vez com o apoio do presidente Lula: a criação de uma unidade do Impa Tech na região Nordeste, que deverá iniciar suas atividades em Teresina, em março do ano que vem, com o apoio, dessa vez, do governo estadual do Piauí, e, mais uma vez, dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação”, completou Viana.

TODA MATEMÁTICA – A premiação ocorre em um contexto de fortalecimento das políticas públicas voltadas à matemática na educação básica. Além do apoio à Obmep, o Ministério da Educação coordena o Compromisso Nacional Toda Matemática, estratégia desenvolvida em regime de colaboração com estados e municípios para promover avanços na aprendizagem da matemática. O Compromisso atua por meio de ações voltadas à formação de professores, ao fortalecimento curricular e ao apoio técnico às redes de ensino para assegurar o direito de todos os estudantes ao desenvolvimento desse conhecimento essencial para suas trajetórias educacionais e para o futuro do país.

IMPA — Fundado em 1952, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada é um centro de pesquisa matemática e de pós-graduação, que tem como missão desenvolver pesquisa avançada em matemática pura e aplicada, dar continuidade à formação acadêmica com cursos de pós-graduação e promover a disseminação da matemática. A instituição atua, principalmente, nas áreas de sistemas dinâmicos, probabilidade, computação gráfica, dinâmica dos fluidos, entre outras, e conta com um corpo científico com mais de 45 pesquisadores.

O Impa oferece cursos de pós-graduação em mestrado, doutorado e mestrado profissionalizante, além de programas de formação continuada para professores de matemática. Desde 2024, oferece também o curso de graduação, o Impa Tech, bacharelado em matemática da tecnologia e inovação, que tem o objetivo de capacitar os estudantes para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O programa reserva até 80% das vagas para medalhistas de olimpíadas do conhecimento, entre elas a OBMEP.

OBMEP — Criada em 2005, a Obmep é um projeto nacional realizado pelo Impa e promovido com recursos do MEC e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e possibilitando que maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

A olimpíada também busca identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, além de contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas. O incentivo ao aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas de forma a contribuir para a sua valorização profissional também é objetivo da OBMEP.

PSICÓLOGA, LARISSA FERREIRA!!

A Psicóloga Larissa Ferreira de Catolé do Rocha também é seguidora do Blog do Erivan Morais!
Ela atende diariamente no CER II !!!

Acidente deixa um morto e três feridos na RN 078 em Patu; Prefeito de Umarizal está entre os feridos

Um acidente de grandes proporções foi registrado na noite desta segunda-feira (22) na RN-078, município de Patu, região Oeste do Rio Grande do Norte. Uma colisão envolvendo dois veículos e resultou em uma vítima fatal e três pessoas feridas, entre elas o prefeito de Umarizal, Raimundo Pezão.

De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima fatal foi identificada como José Pereira, conhecido como “Dedé”, natural de Mossoró. Ele conduzia um veículo Fiat Fiorino e seguia no sentido Olho d’Água do Borges/Patu, com destino à cidade de Almino Afonso, onde entregaria frutas a um policial militar que produz polpas.

O policial relatou que vinha logo à frente em outro carro e percebeu quando o veículo Strada, conduzido pelo motorista do prefeito, ultrapassou. Pouco depois, ao olhar pelo retrovisor, não viu mais as luzes da Fiorino. Ao retornar, encontrou o cenário da tragédia.

José Pereira não resistiu aos ferimentos e morreu ainda dentro do veículo. No carro do prefeito, que seguia no sentido Patu a Olho d’Água do Borges, estavam três ocupantes: o próprio gestor, o motorista e outro passageiro. Todos foram socorridos para o hospital de Umarizal. Segundo relatos iniciais, nenhum deles sofreu ferimentos graves.

A Polícia Militar isolou a área até a chegada das equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica do Rio Grande do Norte, que realizaram os procedimentos de perícia. O corpo da vítima foi removido para exames de necropsia no Instituto de Medicina Legal (IML) em Pau dos Ferros.
Apesar das informações preliminares, a dinâmica exata de como ocorreu o acidente ainda é incerta. As autoridades competentes irão conduzir as investigações para esclarecer as circunstâncias da colisão e apontar responsabilidades.

*Fim da Linha 

HOJE TEM ATENDIMENTOS EM SOLEDADE!!

Lembrando a todos que nesta *TERÇA-FEIRA*, dia *23/06/2026* é dia de atendimento.

*SOLEDADE*

De *14:00 às 17:30* horas.
Cuide bem da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!

Diocese e prefeitura alinham ações para festa de Santa Luzia 2026

Foto: assessoria
A preparação para a Festa de Santa Luzia 2026 foi tema de um importante encontro realizado nesta sexta-feira (19), reunindo representantes da Diocese de Mossoró e da Prefeitura Municipal.

Participaram da agenda o Bispo Diocesano, Dom Francisco de Sales, o pároco da Catedral de Santa Luzia e vigário geral da Diocese, Padre Antoniel Alves, o prefeito Marcos Medeiros (Republicanos), o vereador Thiago Marques (Solidariedade), além de membros da Diocese, da Paróquia de Santa Luzia e da administração municipal.

Na ocasião, Padre Antoniel entregou ao prefeito o folder com os resultados da recente pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que evidencia, por meio de dados científicos, a dimensão da Festa de Santa Luzia e seu impacto nos diversos setores da sociedade mossoroense.

Durante o encontro, Dom Francisco e Padre Antoniel destacaram a importância de fortalecer cada vez mais a parceria entre a Diocese de Mossoró e a Prefeitura Municipal, buscando aperfeiçoar aspectos estruturais e organizacionais da maior festa religiosa do Rio Grande do Norte.

O momento também reforçou o compromisso de colaboração entre as instituições para a realização da Festa de Santa Luzia 2026, que anualmente reúne milhares de fiéis, peregrinos e visitantes. Entre os temas abordados estiveram logística, estrutura e apoio institucional, visando garantir o êxito da programação da festa da padroeira de Mossoró e da Diocese.

Também participaram do encontro a secretária municipal de Governo, Isabela Freitas; Alexandre Fernandes, assessor jurídico da Diocese; Rodrigo Vale, representante do Setor de Juventude da Paróquia de Santa Luzia; e Glauber Soares, coordenador da Pascom.

*Saulo Vale 

Bolsa Família: beneficiários têm até 30 de junho para atualizar uma das condicionalidades e manter o benefício

Os beneficiários do Bolsa Família têm até o dia 30 de junho para realizar o acompanhamento obrigatório de saúde nas unidades básicas de saúde.

O comparecimento é fundamental para manter o direito ao benefício, pois a avaliação semestral faz parte das condicionalidades exigidas pelo programa em 2026.
Quem precisa comparecer às unidades de saúde?

Devem realizar o acompanhamento obrigatório crianças de até sete anos, gestantes e mulheres entre 14 e 44 anos. Para as crianças, é necessário apresentar a caderneta de vacinação.

O acompanhamento inclui a avaliação do calendário de vacinas, da nutrição (verificação de peso e altura), além do registro de consultas de pré-natal para gestantes.

Mulheres dessa faixa etária também devem passar por avaliação com as equipes de saúde, podendo ser consultas regulares, atividades em grupo ou acompanhamento de peso e altura.
Por que a atualização é obrigatória para o Bolsa Família?

O cumprimento das condicionalidades de saúde foi criado para garantir o acompanhamento regular dos grupos mais sensíveis. O objetivo é fomentar a prevenção de doenças e promover mais qualidade de vida.

Caso a atualização não seja realizada dentro do prazo, o benefício do Bolsa Família pode ser suspenso temporariamente até que a situação seja regularizada na unidade de saúde de referência.
Procedimentos necessários para a atualização

Para realizar o procedimento de atualização, os beneficiários precisam levar um documento de identificação, o cartão do Bolsa Família e o cartão do SUS.

Para crianças, a apresentação da caderneta de vacinação é indispensável, assim como o cartão da gestante quando aplicável.

O acompanhamento ocorre nas unidades básicas de saúde (UBS) e equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Como funciona o acompanhamento de saúde?

Durante o processo, profissionais vão conferir vacinas, medir peso e altura das crianças e verificar o acompanhamento do pré-natal das gestantes.

No caso de mulheres entre 14 e 44 anos, é feita a checagem de saúde geral, podendo incluir consultas e avaliações físicas básicas.
Quais as consequências para quem não realiza o acompanhamento?

O não comparecimento até a data limite pode resultar na suspensão temporária do benefício. É uma exigência nacional e visa garantir que as famílias mantenham o vínculo com a rede de atenção básica de saúde.

Com isso, busca-se melhorar indicadores de proteção social e promover o desenvolvimento saudável das crianças acompanhadas pelo programa.
Importância da participação das famílias

Além de ser um requisito do programa, o acompanhamento oferece oportunidades para as famílias acompanharem de perto a saúde das crianças e gestantes.

O contato frequente com profissionais contribui para identificar rapidamente qualquer situação que exija atenção, além de fortalecer o acesso aos serviços públicos.
O que levar ao fazer o acompanhamento?Documento de identificação
Cartão do Bolsa Família
Cartão do SUS
Caderneta de vacinação (para crianças)
Cartão da gestante (quando necessário)
Fique atento ao prazo e mantenha o benefício

A orientação é para que as famílias procurem a unidade de saúde mais próxima antes do fim do prazo. Mesmo quem já compareceu em ciclos anteriores deve renovar o acompanhamento semestralmente.

Além da manutenção do Bolsa Família, essa atualização contribui para o fortalecimento dos cuidados preventivos entre os públicos mais vulneráveis.

22 junho 2026

IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR DE APODI PRECISA SER CONCLUÍDA!

A Igreja do Evangelho Quadrangular fica localizada na rua Luiz Jacinto de Oliveira, Apodi/RN, em frente à praça do ginásio Vilson Custódio.

A igreja vem realizando ao longo desses 43 anos de existência no Apodi, um trabalho social importantíssimo.

Pessoas depressivas, ansiosas, com problemas de vícios, desempregadas, pessoas doentes, casamentos destruídos e famílias despedaçadas, são alguns dos problemas encarados diariamente.
Agora chegou a nossa vez de ajudarmos...

Junte-se a nós...

🪏🪚🧱🪜🙏

LEMBRETE IMPORTANTE!!!

Lembrando a todos que nesta *TERÇA-FEIRA*, dia *23/06/2026* é dia de atendimento.

*SOLEDADE*

De *14:00 às 17:30* horas.
Cuide bem da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!

MOSSORÓ/RN: CRIMINOSOS ARROMBAM LOJA DE VEÍCULOS E FURTAM HILUX SW4 DURANTE A MADRUGADA

Uma loja de veículos localizada nas proximidades da UPA do Alto de São Manoel, em Mossoró, foi alvo da ação de criminosos durante a madrugada desta segunda-feira (22). O estabelecimento, conhecido como Felipe Veículos, foi arrombado e teve um veículo furtado.

De acordo com as informações iniciais, os suspeitos invadiram a loja pelos fundos do imóvel. Após acessar o estabelecimento, eles quebraram os cadeados do portão e conseguiram levar uma caminhonete Toyota Hilux SW4 que estava no local.

O furto só foi percebido nas primeiras horas da manhã, quando os proprietários chegaram para abrir a loja. A Polícia Militar foi acionada e realizou os procedimentos de praxe. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil, que buscará identificar os autores do crime e localizar o veículo furtado.
Imagens de câmeras de segurança da região poderão auxiliar nas investigações. Até o momento, a Hilux SW4 não havia sido recuperada.

*Fim da Linha 

Saída de Gilmar Mendes de presidência da Turma no STF complica investigados do caso Master

Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro Luiz Fux assume a presidência da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) em agosto, substituindo Gilmar Mendes, que deixa o cargo por rodízio regimental após um ano no comando. A apuração é de Malu Gaspar, d’O Globo.

A mudança interessa ao relator das investigações do caso Master, André Mendonça, pois Fux acompanha os votos do relator no colegiado, ao contrário de Gilmar, que votou contra as prisões preventivas de Henrique e Felipe Vorcaro.

O controle da pauta das sessões presenciais passa de Gilmar para Fux, o que reduz a possibilidade de julgamentos inseridos de última hora, como ocorreu na semana passada com as prisões do pai e do primo do banqueiro Daniel Vorcaro.

Na sessão, Gilmar argumentou que a investigação apresenta semelhanças com os métodos da Operação Lava-Jato. Mendonça rebateu, afirmando tratar-se da maior fraude financeira da história do país, com elementos de crime organizado, incluindo fuzis e infiltração policial.

O ministro Dias Toffoli permanece afastado do caso desde fevereiro, quando a Polícia Federal entregou ao presidente do STF um documento com indícios de conexões entre ele e Vorcaro. Seu afastamento deixa a Turma com quatro votantes, abrindo margem para empates, que favorecem os investigados.

Daniel Vorcaro também teve sua segunda proposta de delação rejeitada pela Polícia Federal e pela PGR. O STF manteve o pai do banqueiro preso, mas Mendonça deve mantê-lo em sala especial na superintendência da PF, contrariando pressão da corporação.

*98 FM de Natal

AREIA BRANCA/RN: HOMEM É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA NO BAIRRO NAVEGANTES

Um homem identificado como Jeckson Felipe dos Santos, conhecido por “Dedezinho”, de 38 anos, foi morto a tiros na noite deste domingo 21 de junho de 2016, dentro de uma residência localizada na Rua Laureano Couto, no bairro Navegantes, em Areia Branca, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.

Segundo as primeiras informações Dedezinho estava no interior da casa quando foi surpreendido por criminosos armados. Os suspeitos efetuaram vários disparos contra a vítima e fugiram logo em seguida, tomando destino ignorado.

A Polícia Militar foi acionada e realiza o isolamento da área para preservar a cena do crime até a chegada das equipes da Polícia Civil e da Polícia Científica, responsáveis pelos procedimentos periciais e pela remoção do corpo.

A Polícia informou que Jeckson Felipe dos Santos já havia sido vítima de uma tentativa de homicídio no ano de 2023, onde na ocasião, sobreviveu ao atentado.
Até o momento não há informações sobre a motivação do homicídio e a identidade dos autores ainda são desconhecidas. O caso será investigado pela 42ª Delegacia de Polícia Civil de Areia Branca, que deverá apurar todas as circunstâncias do crime.

*Fim da Linha 

CONVITE DE CANTORIA!!!


BARAÚNA/RN: HOMEM NATURAL DE FORTALEZA/CE É MORTO A TIROS EM PROJETO DE ASSENTAMENTO NA ZONA RURAL

Na noite deste domingo, 21 de junho de 2026, um crime de homicídio por disparos de arma de fogo foi registrado nno Projeto de Assentamento Angicos, na zona rural de Baraúna no Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações preliminares, a vítima, identificada como Jony Silva das Neves, de 33 anos, natural de Fortaleza/CE, estava em uma esquina na companhia de amigos quando foi surpreendida por um homem que teria pulado um muro e efetuado vários disparos de arma de fogo.

Após o crime, o suspeito fugiu pelo mesmo local por onde entrou. Amigos da vítima prestaram socorro e a levaram para o Hospital Francisco Bezerra Sobrinho, em Baraúna. De acordo com informações, Jone ainda chegou à unidade hospitalar com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu após dar entrada no hospital.

A Polícia Científica realizar os procedimentos de perícia no local do crime. A motivação do crime e a identidade do autor ainda são desconhecidas. O caso deverá ser investigado pelas autoridades policiais.

*Fim da Linha 

Monitorado por tornozeleira eletrônica sofre atentado a tiros no Conjunto Integração em Mossoró

Um homem identificado como Aldecir Avelino da Fonseca Júnior, de 33 anos, conhecido como “Júnior Pardal”, foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite deste domingo (21), no Conjunto Integração, em Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com as informações iniciais, a vítima foi atingida por três disparos de arma de fogo. Após o atentado, populares socorreram Júnior Pardal para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santo Antônio.

Em seguida, ele foi transferido por uma equipe do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Segundo o socorrista Daniel, que participou do atendimento, a vítima estava consciente e orientada durante o socorro médico.
Júnior Pardal é preso de justiça e atualmente é monitorado por tornozeleira eletrônica. Ele foi condenado a 29 anos de prisão por participação em uma dupla tentativa de homicídio ocorrida em 2016, no bairro Santa Júlia, em Mossoró, quando mãe e filha foram queimadas dentro de uma residência.

A motivação do atentado e a identidade dos autores ainda são desconhecidas. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

*Fim da Linha 

Uern define homenageados com Medalha da Abolição 2026

A Comissão Especial da Medalha da Abolição definiu, na quinta-feira (18), o tema e os homenageados da edição 2026 da honraria concedida pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e pela Prefeitura Municipal de Mossoró. Neste ano, o tema escolhido foi “Essa é nossa universidade”, destacando a contribuição de pessoas que ajudaram a construir e fortalecer a instituição ao longo de sua história. A Medalha da Abolição é entregue anualmente durante a Assembleia Universitária, realizada em comemoração ao aniversário da Uern.

Serão agraciados com a Medalha da Abolição 2026 a professora Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia, o professor e promotor de Justiça Armando Lúcio Ribeiro e o servidor aposentado Almir da Silva de Castro, personalidades que mantêm trajetórias diretamente ligadas ao desenvolvimento da educação, da cultura, da gestão pública e da própria Universidade.

Durante a reunião da comissão, a reitora da Uern e presidente do colegiado, Cicília Maia, destacou que o tema escolhido representa o sentimento de pertencimento e compromisso das pessoas que contribuíram para o crescimento da instituição ao longo das décadas.

A proposta recebeu contribuições dos integrantes da comissão. O professor Frank Felisardo sugeriu a inclusão da ideia de liberdade na discussão do tema, enquanto a professora Maria Ivonete Soares Coelho ressaltou que a universidade é, antes de tudo, uma comunidade construída por diferentes gerações e segmentos da sociedade. Ao final do debate, foi aprovado o tema “Essa é nossa universidade”.

Trajetórias

A professora Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia é licenciada em Ciências Sociais pela Uern, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Sociologia da Educação pela Universidade de Salamanca, na Espanha. Ao longo de sua trajetória, ocupou importantes cargos públicos e se destacou pela atuação nas áreas da educação, cultura, ciência e tecnologia, contribuindo para o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

O professor Armando Lúcio Ribeiro construiu uma das mais respeitadas carreiras jurídicas do estado. Promotor de Justiça por mais de três décadas, atuou em diversas comarcas potiguares e participou de mais de 1.400 julgamentos do Tribunal do Júri. Paralelamente à carreira ministerial, dedicou-se à docência na Faculdade de Direito da Uern, formando gerações de profissionais e participando de momentos importantes da vida institucional da Universidade.

Já Almir da Silva de Castro dedicou 35 anos de sua vida profissional à Uern. Servidor técnico-administrativo entre 1987 e 2022, atuou em diferentes setores da administração universitária e integrou órgãos colegiados e comissões estratégicas da instituição. Reconhecido pelo compromisso com a universidade pública, continuou contribuindo com a Uern mesmo após a aposentadoria, participando do Conselho Diretor como representante da sociedade civil.

*Saulo Vale 

HOJE TEM ATENDIMENTOS EM APODI!!!

Lembrando a todos que nesta SEGUNDA-FEIRA, dia 22/06/2026 é dia de atendimento.

*APODI*
De 8:00 às 12:00 horas.
Cuide bem da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!!!

RN atribui queda do analfabetismo a políticas de alfabetização e EJA

Foto: José Aldenir
A redução da taxa de analfabetismo do Rio Grande do Norte para 9,3% em 2025 — a primeira vez que o indicador fica abaixo de 10% na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE — é resultado de políticas de alfabetização desenvolvidas nos últimos anos, segundo o Governo do Estado. Entre as ações apontadas estão programas voltados à alfabetização infantil, a ampliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a articulação entre Estado, municípios e Governo Federal.

O índice representa uma redução de 4,6 pontos percentuais em relação a 2016, quando a taxa era de 13,9%, e de 1,2 ponto percentual na comparação com 2024, quando o percentual foi de 10,5%. Ao comentar o resultado, a governadora Fátima Bezerra (PT) afirmou que os números refletem investimentos realizados em diferentes etapas da educação pública.

“Pela primeira vez, o Rio Grande do Norte reduz sua taxa de analfabetismo para menos de 10%, um marco que demonstra que investir em educação pública, com planejamento, compromisso e parceria com os municípios, produz resultados concretos na vida das pessoas. Esses números refletem o trabalho diário de professores, gestores, servidores, estudantes e famílias, além dos investimentos que estamos realizando desde a alfabetização das crianças até a Educação de Jovens e Adultos. Avançamos na permanência dos estudantes na escola, ampliamos o acesso à educação e fortalecemos políticas que garantem o direito de aprender em todas as etapas da vida. Ainda temos desafios importantes pela frente, mas os dados do IBGE confirmam que o RN está no caminho certo: construindo uma educação mais inclusiva, democrática e transformadora”, declarou.

A secretária estadual da Educação, Socorro Batista, também relacionou a queda do analfabetismo à continuidade das políticas públicas e ao trabalho desenvolvido em parceria com os municípios. “Os resultados divulgados pelo IBGE refletem um trabalho permanente realizado em todo o território potiguar. Estamos investindo na alfabetização das crianças, mas também garantindo oportunidades para jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação em etapas anteriores da vida”, afirmou.

Entre as principais iniciativas destacadas pelo governo está a Política Territorial de Alfabetização de Crianças (Pró-Alfa RN), desenvolvida em regime de colaboração entre Estado, municípios e Governo Federal. Um dos marcos da política foi a adesão de 100% dos municípios potiguares ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
Foto: José Aldenir
A estratégia conta com uma rede de articuladores estaduais, regionais e municipais responsáveis pelo acompanhamento das ações pedagógicas. Entre as medidas implementadas estão a distribuição de materiais complementares para mais de 190 mil estudantes, a implantação de Cantinhos de Leitura nas escolas e a concessão de bolsas voltadas à formação continuada de profissionais da educação e à mobilização educacional nos municípios.

Outro instrumento citado pela Secretaria de Educação é o Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação Institucional (SIMAIS), utilizado para acompanhar o desempenho dos estudantes e subsidiar intervenções pedagógicas. Além da alfabetização infantil, o enfrentamento ao analfabetismo tem sido realizado por meio da Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, a modalidade atende cerca de 24 mil estudantes em 202 escolas da rede estadual.

Desde 2021, o Estado desenvolve a Política de Superação do Analfabetismo (PSA/RN), financiada com recursos próprios e articulada com programas federais. Segundo o governo, a iniciativa já alfabetizou mais de 10 mil pessoas em 113 municípios potiguares. A experiência levou o Ministério da Educação a escolher o Rio Grande do Norte como sede do lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo no Nordeste, realizado em 2025.
Foto: José Aldenir
Os dados da Pnad Contínua também apontam avanços em outros indicadores educacionais. Entre as crianças de 6 a 14 anos, a taxa de frequência escolar chegou a 99,3%. Já o percentual de estudantes dessa faixa etária matriculados no ensino fundamental adequado à idade alcançou 96,3%, acima da meta de 95% prevista no Plano Nacional de Educação (PNE).

A pesquisa também registrou redução no percentual de jovens de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham. O índice caiu para 21,4%, o menor da série recente, representando redução de 2,5 pontos percentuais em relação a 2024. Entre as mulheres, o percentual passou para 25,2%.

Como parte das ações voltadas à educação de jovens e adultos, o Governo do Estado lançou nesta semana a Comissão Permanente de Avaliação Digital (CPA Digital), plataforma destinada à certificação da EJA. A ferramenta envolve aproximadamente 150 unidades da rede estadual, entre Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs), escolas certificadoras e escolas aplicadoras.

Com a implantação da plataforma, pessoas a partir dos 15 anos que não concluíram a educação básica poderão realizar avaliações para certificação em formato digital. Segundo o governo, a medida busca ampliar o acesso aos processos de certificação e tornar os procedimentos mais ágeis.

*Agora RN