Pesquisar este blog

25 julho 2025

Gilberto Gil se despede da filha Preta Gil em cerimônia no Theatro Municipal do Rio

Homenagem passa por trajeto do circuito de carnaval criado em nome da cantora, símbolo da diversidade e da música brasileira. | Foto: Lia Maciel/MKT Cemitério da Penitência
O cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, de 83 anos, chegou ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira 25, para se despedir da filha, a cantora Preta Gil, que morreu aos 50 anos em decorrência de um câncer no intestino.

A cerimônia, que foi aberta ao público durante a manhã, tornou-se restrita a familiares e amigos mais próximos no início da tarde. A mãe de Preta, Sandra Gadelha, de 74 anos, e a neta da artista, Sol de Maria, de 9 anos, também compareceram.

“Sempre tive orgulho de você, filha, e vou ter pra sempre”, escreveu Gil em homenagem nas redes sociais, ao lado de uma foto com Preta Gil.

A despedida contou com a presença de artistas e personalidades como Cláudia Abreu, Malu Mader, Taís Araújo, Tiago Abravanel, Thiaguinho, Xanddy Harmonia, Carla Perez e Péricles. Fran Gil, filho da cantora e integrante da banda Gilsons, também participou da homenagem ao lado da namorada, Alane Dias.

Após o velório, o corpo de Preta Gil será conduzido em cortejo pelo Corpo de Bombeiros até o Cemitério da Penitência, no Caju. O trajeto seguirá parte do novo Circuito de Blocos de Carnaval de Rua “Preta Gil”, criado pela Prefeitura do Rio em homenagem à artista, que comandava o tradicional Bloco da Preta durante o Carnaval carioca.
Gilberto Gil chega ao velório da filha Preta Gil. | Foto: Marcelo Sá Barretto/AgNews
Diagnosticada com câncer no intestino em janeiro de 2023, Preta enfrentou a doença com coragem durante um ano e meio. Compartilhou com o público momentos de sua luta, recuperação parcial e, mais recentemente, a piora do quadro clínico, que a levou a buscar tratamento em Nova York.

Filha de Gilberto Gil, Preta construiu uma carreira própria ao longo de mais de duas décadas. Lançou discos de sucesso, apresentou programas de TV e tornou-se uma referência na defesa da diversidade, dos direitos das mulheres e da liberdade de expressão. Sua presença marcante e seu ativismo ajudaram a transformar o cenário cultural brasileiro.

*Agora RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário