As famílias inscritas no CadÚnico com consumo de até 80 kWh serão isentas da conta de energia, ficando livres de pagar tanto a tarifa, quanto o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Bens e Serviços). A medida foi anunciada na tarde desta quinta (26) pelo Secretário da Fazenda do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier.
“Nesta nova fase do programa Tarifa Social estamos instituindo a isenção no pagamento da conta de energia para 105 mil famílias, mais de 400 mil pessoas, em nosso Estado. Isto é exercício da cidadania e da justiça social”, comentou a governadora Fátima Bezerra (PT).
A isenção será possível porque o Governo do Estado aderiu ao Programa “Luz para o Povo”, elevando o limite de consumo mensal para gratuidade na conta de luz de 50 para até 80 quilowatts por hora (KWh). O desconto será automático, o cadastro pode ser feito de forma simples e digital por meio do WhatsApp (84 3215-6001), pelo 116 ou presencialmente nas lojas da Neoenergia Cosern.
“Estamos com nossos sistemas preparados para que os benefícios cheguem a estas famílias. Estamos, inclusive, fazendo busca ativa para encontrar estes consumidores que também estejam inscritos no CadÚnico para assegurar o direito”, explicou a diretora-presidente da Neoenergia/Cosern, Fabiana Lopes.
A isenção começa a valer no dia 5 de junho e representará renúncia fiscal do ICMS no valor de R$ 260 mil por mês.
“Verificamos que a medida tem grande impacto do ponto de vista social. As pessoas vão gastar menos com energia e gastar mais em outros setores, melhorando a qualidade de vida”, secretário de Estado da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier.
O ato de adesão ao “Luz para todos” aconteceu na sala de reuniões da Governadoria e também contou com a presença dos secretários de Estado Gustavo Coelho (Sin), secretários executivo do tesouro da Sefaz, Álvaro Bezerra, adjuntos Ivanilson Maia (Gac), Adriano Bezerra (Sethas), diretora geral do DER, Natécia Nunes e representantes da Neoenergia Priscila Simonetti, gestora de relações institucionais, Dimitri Barros, gestor de regulação, Angela Barreto, gerente de receitas, Paulo Araújo, assessor de imprensa, Rodrigo Bruno, especialista em cadastro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário