Pesquisar este blog

06 outubro 2025

Intoxicação por metanol: Brasil tem 16 casos confirmados e 209 suspeitos, diz novo boletim

Foto (ilustrativa): Reproduçã
o
O número de notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica subiu para 225 no Brasil, segundo novo balanço do Ministério da Saúde divulgado na noite deste domingo (5).O metanol é um álcool usado industrialmente em solventes e outros produtos químicos, é altamente perigoso quando ingerido. Inicialmente, ataca o fígado, que o transforma em substâncias tóxicas que comprometem a medula, o cérebro e o nervo óptico, podendo causar cegueira, coma e até morte. Também pode provocar insuficiência pulmonar e renal.

São 16 casos confirmados e 209 em investigação. A lista de estados com ocorrência dos casos caiu de para 13, após Bahia e Espírito Santo terem seus casos descartados. O Ceará notificou seu primeiro caso suspeito.

Desses 225 casos, 15 foram mortes, das quais 13 estão em investigação.

A maior parte dos casos é no estado de São Paulo, com 14 confirmações e 178 suspeitas sob investigação.

Ministério começa a distribuir antídotos
O Ministério da Saúde informou, também, que começou a distribuir etanol farmacêutico, um dos antídotos usados no tratamento de intoxicações por metanol, a estados que pediram reforços de estoque.

Na primeira remessa foram enviadas 580 ampolas a cinco estados: 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul.

Além do etanol farmacêutico, o ministério fechou um contrato para comprar 2,5 mil unidades de fomepizol, um medicamento que também é usado como antídoto para intoxicações. Elas serão compradas de um fornecedor do Japão e devem chegar na próxima semana ao Brasil.

*Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário