A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do RN (SBEM-RN) destaca que grande parte dessas amputações poderia ter sido evitada com ações de prevenção e controle adequado da doença. Por isso, ao longo do mês de novembro, a entidade realiza uma campanha de conscientização voltada para o diagnóstico precoce e o tratamento contínuo do diabetes.
O diabetes está entre as principais doenças crônicas do Brasil, afetando mais de 16 milhões de pessoas, o que representa cerca de 7% da população. O acompanhamento pode ser feito gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que oferecem consultas, orientações e insumos para o controle da glicemia fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Sem tratamento adequado, a doença pode provocar sérias complicações metabólicas e circulatórias, elevando o risco de doenças cardiovasculares, demência e amputações, além de poder levar à morte.
“O cuidado constante, aliado à informação, é a melhor forma de prevenir”, destaca a endocrinologista Anna Karina Medeiros, presidente da SBEM-RN.
Dentro da programação especial desenvolvida pela SBEM-RN neste mês de novembro que inclui ações de conscientização e massificação de entrevistas na imprensa local está também o evento em celebração ao Dia Mundial do Diabetes, oficialmente lembrado em 14 de novembro. A atividade será realizada no dia 15 de novembro, no Partage Norte Shopping (Zona Norte).
*Gláucia Lima

Nenhum comentário:
Postar um comentário