A audiência, proposta pelo deputado Maurício Carvalho e conduzida pelo deputado Capitão Alberto Neto, reuniu representantes de universidades estaduais e municipais, do MEC, do Andes e da UNE.
A presidente da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), e reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Cicília Maia, apresentou dados da Associação composta por 46 universidades, que juntas, atendem mais de 700 mil estudantes e ofertam mais de 2 mil cursos de graduação e 1.756 de pós-graduação. A reitora destacou a forte interiorização e o papel estratégico dessas instituições no cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação, especialmente na ampliação das matrículas e na formação de professores.
Cicília Maia reforçou a urgência de financiamento federal para as universidades estaduais e municipais. Segundo ela, “o que a gente precisa é garantir que os recursos cheguem às universidades estaduais e municipais. Não existe ação das universidades sem orçamento. Este é o momento de colocarmos nossas potencialidades e de pautarmos a educação como eixo estratégico do desenvolvimento do Brasil.”
*Fonte: Gláucia Lima

Nenhum comentário:
Postar um comentário