quarta-feira, 17 de outubro de 2012

PROFESSOR LUIZ CARLOS VOLTA A CÂMARA MUNICIPAL DE MOSSORÓ

Luiz Carlos é Professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.
Parabéns pela vitória!

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE WATHA NORONHA


Que neste dia tão especial o Senhor esteja na tua frente para te mostrar o caminho certo...
Parabens Watha, pelo seu aniversário!

Brasileira tem um terço dos filhos da década de 1940

Média nacional é de 1,9 filho por casal, mas Nordeste, Norte e Centro-Oeste superam marca.
A população brasileira está cada vez mais envelhecida por causa da diminuição do número de nascimentos no País. Os casais brasileiros têm, em média, 1,9 filho agora, enquanto essa marca superava os 6,1 filhos 70 anos atrás, na década de 1940. Os dados estão em um estudo divulgado nesta quarta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O levantamento, que leva em conta os dados do censo demográfico 2010, mostra que o número de filhos por casal está em declínio desde 1940, com uma leve alta em 1950, período que coincide com um notório processo de modernização e industrialização do País.

Enquete: quantos filhos você tem ou quer ter?
Em apenas duas regiões brasileiras, as mulheres têm menos filhos que a média nacional. A média de nascimentos por mulher na região Sudeste chega a 1,7 filho, enquanto no Sul a marca sobe para 1,78. Em 1940, as médias eram 5,69 e 5,65, respectivamente.
De acordo com o estudo, a “região Sudeste, que era então a mais urbanizada do Brasil [em 1970], foi a primeira a experimentar maior redução no nível da fecundidade, uma vez que já apresentava alguns dos fatores socioeconômicos e comportamentais que futuramente teriam influência na generalização da queda da fecundidade no País”.
No Centro-Oeste, as mulheres têm, em média, 1,92 filho, enquanto no Nordeste, a marca supera 2,06 filhos por casal em 2010. Setenta anos atrás, porém, havia 6,36 filhos por mulher no Centro-Oeste e 7,15 no Nordeste.
A liderança, porém, pertence à região Norte, onde cada mulher tem, em média, 2,47 filhos. Em 1940, a quantidade de descendentes por mulher chegou a 7,17 por mulher. A queda no número de filhos por mulher tem tudo a ver com o bolso, segundo o IBGE.
— Tais mudanças na sociedade parecem estar associadas à questão do custo de se manter um filho, o que contribui para definir o tamanho da família.

PLATAFORMA FREIRE

Se você é professor regente, atua na rede pública de educação básica, não tem formação superior na etapa ou disciplina em que atua em sala de aula e deseja concorrer à uma vaga nos cursos do PARFOR PRESENCIAL, procure informações na secretaria de educação do seu estado ou município. Para saber o período de pré-inscrição acesse em "Calendário".
O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR visa induzir e fomentar a oferta emergencial de vagas em cursos de educação superior, gratuitos e de qualidade, nas modalidades presencial e a distância, para professores em exercício na rede pública de educação básica, a fim de que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
O acesso dos docentes aos cursos do Parfor é realizado por intermédio da oferta de turmas em cursos de licenciatura, programas de segunda licenciatura - ofertados somente na modalidade a presencial - e formação pedagógica das Instituições de Educação Superior - IES.
Podem se pré-inscrever nos cursos de licenciatura, docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior, ou que, mesmo tendo essa formação, se disponham a realizar o curso de licenciatura na área em que atua em sala de aula.
Nos Programas de Segunda Licenciatura, podem se pré-inscrever docentes que já possuam formação em licenciatura, mas que atuem em área distinta dessa formação. Nesse caso os docentes deverão comprovar ter pelos menos três anos de exercício no magistério na educação básica e realizar sua pré-inscrição no curso correspondente à disciplina que ministra em sala de aula.
Nos Programas de Formação pedagógica, podem se pré-inscrever docentes graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.
Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os docentes devem: a) realizar seu cadastro e pré- inscrição na Plataforma Freire; b) estar cadastrado no Educacenso na função docente da rede pública de educação básica; e ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.
A pré-inscrição não garante a matrícula. A efetivação da matricula está condicionada à comprovação dos requisitos para a participação e às normas e procedimentos acadêmicas da Instituição de Educação Superior - IES ofertante do curso.
Mais informações na Secretaria Municipal de Educação.

Ultrapassagem perigosa provoca acidente envolvendo três carros na BR-304

Jornalistas Sayonara Amorim/Wilson Moreno - Especial-O Câmera.
Uma ultrapassagem irregular feita por um motorista, identidade preservada, que conduzia um veículo tipo Corola de cor bege e placa OJV 0239 Mossoró, na altura do KM 54 da BR 304, provocou um acidente envolvendo mais dois carros, um Celta de cor preta e placa OJV 4235 Assu e um Prisma de cor prata e placa NNT 7769 Upanema.
Segundo informações do inspetor Iatany da Polícia Rodoviária Federal (PRF) o condutor do Corola que seguia no sentido Assu/Mossoró foi fazer uma ultrapassagem e bateu na traseira do carro tipo Celta que ao perder o controle bateu na lateral do Prisma que seguia no sentido contrário. Segundo o patrulheiro, não houve ferido grave.
Todos os ocupantes dos veículos tiveram apenas ferimentos leves e foram socorridos. Todos os danos foram de natureza material. No trecho onde o acidente aconteceu está acontecendo uma obra de duplicação e existem várias placas de sinalização indicando a necessidade de redução da velocidade e mais atenção.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO