Pesquisar este blog

17 setembro 2020

CORONAVÍRUS: RN contabiliza 66.322 casos de coronavírus e registra 2.333 mortes; 01 óbito nas últimas 24 horas

A Secretaria Estadual de Saúde Pública atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira(17). A Sesap confirmou 66.322 casos confirmados com o novo coronavírus, enquanto o número de suspeitos é de 31.024 e descartados 129.595. Em relação aos óbitos decorrentes da Covid-19, foram registrados 2.333 (um nas últimas 24 horas) e há 282 óbitos em investigação.

“De forma geral, verificamos tendência de queda de novos casos e redução de mortalidade. Mas isso não significa que é momento de relaxar, continuamos a alertar a população, instituições e municípios para continuar observando os protocolos e medidas de biossegurança, buscando o serviço de saúde em caso de sintomas”, reforça o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia.

TRANSMISSIBILIDADE

O índice R(t) – que determina o potencial de propagação do vírus – segundo os dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está em 0,93 para o RN como um todo. Porém, essa taxa de transmissibilidade está acima de 1 nas regiões do Alto Oeste (1,05), Vale do Açu (1,06) e Agreste (1,15). No Seridó e Oeste, regiões nas quais era possível observar a taxa acima de 1 ao longo das últimas semanas, é registrada uma transmissibilidade de 0,93 e 0,95, respectivamente; no Mato Grande, o índice é de 0,83, na Região Metropolitana de 0,86, e no Trairi/Potengi de 0,96.

*JBelmont

RN tem 168 gestores com contas reprovadas no TCU e que podem ser declarados inelegíveis

O Rio Grande do Norte tem 168 gestores públicos entre os que tiveram contas reprovadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que poderão ser declarados inelegíveis pelo Tribunal Regional Eleitoral no estado. A corte entregou na segunda-feira (14), ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a lista com nomes de 7.354 gestores de todo o país que tiveram contas julgadas irregulares nos últimos oito anos.
Os casos julgados pelo TCU são especificamente os que envolvem aplicação de verbas federais. No Rio Grande do Norte, foram 247 processos, envolvendo 168 pessoas. Somente na capital potiguar, há 70 pessoas com contas julgadas irregulares.
Entre os nomes, há ex-prefeitos de várias cidades do Rio Grande do Norte, ex-vereadores, diretores de associações que receberam recursos federais, além de gestores de empresas e companhias estatais.
Segundo o Tribunal de Contas, a inclusão do nome do gestor na lista não o torna inelegível automaticamente. Isso porque cabe à Justiça Eleitoral declarar a inelegibilidade de um candidato. Ainda segundo o TSE, quando uma candidatura é registrada, o juiz eleitoral analisa se o ato é válido ou não, e um dos critérios usados é justamente a lista do TCU. A partir da divulgação da lista, Ministério Público Eleitoral, candidatos, coligações e partidos podem solicitar ao TSE a análise das candidaturas.

Acesse a lista entregue pelo TCU ao TSE

*São Miguel News

ALMINO AFONSO-RN: PROFESSORA MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NA RN-074

A professora Vanda Maria de Melo, 64 anos morreu em um acidente de trânsito, ocorrido nesta quarta-feira na rodovia estadual RN 074 de acesso ao município de Almino Afonso, na região Oeste Potiguar. 

A educadora viajava em uma caminhonete Hillux, quando o veículo capotou na pista de rolamento. A professora ficou presa às ferragens e não resistiu. Uma segunda pessoa, possivelmente o motorista foi resgatado e socorrido para o hospital. 

Ainda não há informações sobre as causas do acidente. A equipe do Itep unidade de Pau dos Ferros realizou os procedimentos de perícia no local e recolheu o corpo para sua base, onde será examinado.

Vanda Maria de Melo era professora e supervisora de educação especial da 12ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (12ª DIREC) com sede em Mossoró.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

COM os nossos pensamentos e palavras, construímos o verdadeiro mundo em que vivemos.
Por isso, nossa vida e nossa felicidade dependem exclusivamente de nossos pensamentos e de nossas palavras.
Vigie o momento presente, para que seu futuro seja feliz.
Plante sementes de otimismo e de amor, para colher amanhã os frutos da alegria e da felicidade.