Pesquisar este blog

13 maio 2020

APODI TEM DADOS CRESCENTES DA COVID-19

O dado crescente em número de casos confirmados em Apodi mostram a tendência ao agravamento da crise sanitária.
Oficialmente temos 79 pessoas com a doença, mas o número de infectados pode ser ainda maior.
Mas a responsabilidade na contenção do avanço do COVID é de todos nós.
Ficar em casa é uma necessidade.
Sair apenas para serviços inadiáveis e essenciais.


*Dr Diassis Oliveira

APODI-RN: SAIU MAIS UM BOLETIM DO CORONAVÍRUS

Na noite desta quarta-feira(13/05) foi divulgado mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19). 
Até hoje(13), são 409 notificações, sendo 44 suspeitos que ainda estão aguardando o resultado do exame (10,8%), 276 descartados (67,5%) e 89 confirmados (21,7%). 
Dos pacientes confirmados 49 estão curados (55,1%), 38 em tratamento (42,7%) e 2 chegaram a óbito (2,2%). 
A explicação do aumento de notificados é devido a quantidade de testes rápidos que o município adquiriu e está usando, além da parceria com o IMT-RN/UFRN, onde estão sendo realizados 20 testes (swab) por dia, ou seja, uma média de 100 exames por semana, mais os testes rápidos.

VÍDEO: Marco Aurélio e Alexandre Moraes trocam acusações em sessão do STF sobre “falar em off” para imprensa


Os ministros Marco Aurélio e Alexandre de Moraes protagonizaram uma discussão durante a plenária do STF realizada por videoconferência nesta quarta-feira, 13.
O caso em debate era o referendo de medida cautelar, concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, que afastou exigências da LRF e da LDO para viabilizar programas de combate ao coronavírus. Os ministros decidiam se ratificavam a liminar ou se julgavam a ação prejudicada, por perda superveniente de objeto.
Para Alexandre de Moraes, o plenário decidia um caso com duas opções: uma pela vida e outra pela morte (se não deixassem os entes federados gastarem verba para combater a crise do coronavírus, votando pelo não referendo da liminar).
Foi quando Marco Aurélio, que se manifestou pelo não referendo, falou sobre a incongruência do julgado. Daí as trocas de farpas começaram:
“Marco Aurélio: V.Exa. gosta muito de falar, mas não gosta de ouvir.
Alexandre de Moraes: Nem V. Exa. Que gosta muito de falar, inclusive para a imprensa(…)
Marco Aurélio: Quando eu falo a imprensa, eu não falo em off.” 


*Justiça Potiguar/BG

Ex-reitor afirma que reitor da Ufersa "pisa" legislação para realizar eleição on-line

A decisão do Conselho Universitário de marcar eleições virtuais para reitor e vice-reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) está sendo questionada pelo ex-reitor da instituição, professor doutor Josivan Barbosa, que vê desrespeito ao regimento interno da instituição e a uma Medida Provisória que determina que processo de eleição digital deve ser normatizado pelo Ministério da Educação.

Barbosa, que vai colocar o nome à consulta da comunidade acadêmica, diz que o atual reitor José Arimatea Matos está manobrando nos bastidores para emplacar o seu sucessor. Só que, no entendimento de Barbosa, se o processo for conduzido “pisando” na legislação interna e na MP editada pelo Governo Federal, dificilmente o Ministério da Educação acatará o resultado das eleições.

Em entrevista ao JORNAL DE FATO, nesta terça-feira, 12, Josivan Barbosa disse que o atual reitor “quer atropelar todo mundo (ética, democracia interna e transparência, e Estatuto e Regimento) e meter de goela abaixo uma eleição on-line.” Em sua opinião, sem qualquer segurança no sigilo do voto, e impedindo a participação de muitos discentes que não têm facilidade de acessar os sistemas com a internet a rádio.

“O reitor quer colocar os três candidatos dele na lista de qualquer forma. Quer fazer a eleição pisando na legislação interna sobre a escolha de reitor. Também quer atropelar porque a MP publicada em 25 de dezembro está prestes a caducar. Se isso ocorrer, a eleição passa a ser paritária”, denunciou.

Josivan Barbosa ressaltou que o Regimento da Ufersa é muito claro: “a eleição para reitor prevê 30 dias de campanha, inclusive, debates tradicionais com todos os segmentos e nos quatro campi. O reitor está propondo atropelar o regimento da Ufersa e estabelecer 10 dias ao invés dos 30 do Regimento.”

O atropelo também pode ocorrer nas Normas da eleição que precisam ser aprovadas com 90 dias de antecedência. O Conselho Universitário ainda não fez as normas e quer fazer a eleição daqui a 30 dias por meio virtual. “Dessa forma a Consultoria Jurídica do Ministério da Educação não vai aceitar uma lista tríplice com todos esses problemas”, afirma Josivan Barbosa.

A Medida Provisória diz que o processo de eleição digital será normatizada pelo MEC, o que ainda não ocorreu. Ou seja, sem normatizar não pode usar eleição digital. “Seria a mesma coisa de mudar a data da eleição sem levar a um colegiado para decidir”, explica.

CALENDÁRIO
O Conselho Universitário, reunido na segunda-feira, 11, chegou a definir o calendário eleitoral. As inscrições para as chapas seriam feitas nos dias 19 a 20 deste mês; a campanha eleitoral será no período de 27 de maio a 14 de junho, e a votação on-line no dia 15 de junho.

Essas alterações do edital de eleição serão publicadas na próxima segunda-feira, 18.

Os nomes dos três mais votados - lista tríplice - seguirão para escolha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que poderá - ou não - escolher o mais votado. Da forma como o processo está sendo definido, é muito provável que ocorra interferência do Ministério da Educação na Ufersa, a exemplo do que está acontecendo no Instituto Técnico Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).


*DeFato.com

Ex-superintendente da PF do Rio contradiz Bolsonaro e confirma que filho dele era investigado

Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, era investigado em um inquérito em curso na Superintendência da Polícia Federal do Rio de Janeiro. Disse, porém, que nunca recebeu cobranças do presidente a respeito de investigações em andamento.
Veja: Bolsonaro insiste que não falou em PF no vídeo de reunião, apesar de ministros dizerem o contrário. 'Ramos se equivocou'
A confirmação da existência desse inquérito contra o filho do presidente é um fato considerado relevante para os investigadores, porque pode ser a prova de um interesse concreto de Bolsonaro na PF do Rio de Janeiro, e contradiz o discurso que vinha sendo adotado pelo presidente. Ontem, após vir a público informações sobre o teor do vídeo da reunião ministerial em que vincularia trocas na PF à necessidade de proteger familiares, Bolsonaro havia afirmado em entrevista: "A Polícia Federal nunca investigou ninguém da minha família".

TEM MAIS CLIQUE AQUI


*JBelmont

CORONAVÍRUS: BOLETIM DO RIO GRANDE DO NORTE, NORDESTE E BRASIL


SERRA DO MEL-RN: HOMENAGEM DO VEREADOR THIAGO FREITAS PELOS 32 ANOS!!!!

Serra do Mel, terra querida e amada por muitos. Hoje, aos 32 anos esbanjando muita beleza e riquezas parabenizo-a e tenho orgulho imenso de fazer parte desta história tanto como cidadão quanto legislador
#MandatoAServiçoDoPovo

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 12/05/2020 as 7:00hs de 13/05/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 95
No. de Postos com Chuva: 21 No. de Postos sem Chuva: 58

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Apodi(Prefeitura) 30,0
Upanema(Prefeitura) 10,3
Rafael Fernandes(Emater) 7,0
Patu(Particular) 6,4
Caraubas(Particular) 3,1
Martins(Particular) 2,3
Agua Nova(Prefeitura) 1,7
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 1,7
Joao Dias(Emater) 0,5
Parana(Emater) 0,5
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 0,4
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 0,1

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 1,2
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 1,2
Currais Novos(Sec Meio Amb. Ex Cersel) 1,0
Timbauba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 1,0
Cerro Cora(Emater) 0,8

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura) 1,5

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Montanhas(Prefeitura) 4,6
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 4,1
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 2,5

PARAÚ-RN: AÇUDE TRANSBORDA E AGRICULTORES COMEMORAM ARMAZENAMENTO DE ÁGUA

FOTO: ASSECOM
Açude sangrando, é festa na casa do sertanejo. Foi assim que os moradores do sítio Bom Lugar, em Paraú, comemoraram a sangria do açude da comunidade, que chegou até a barragem submersa construída pelo Governo do Estado por meio do projeto Governo Cidadão e Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas). O tesoureiro da associação comunitária, Antônio Evandro da Silva, fez questão de registrar a parede transbordando de água.
É uma alegria muito grande ver esse açude sangrar e saber que agora a gente vai ter água pro ano inteiro”, comemora. Por meio do investimento de R$ 197 mil feito com recursos do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, foi construída uma barragem subterrânea, que com a sangria do açude poderá armazenar água no subsolo e fomentar o plantio de diversas culturas para subsistência das 30 famílias moradoras do local.
A barragem subterrânea é uma alternativa de captação e armazenamento de água da chuva, visando o cultivo agrícola, capineira, produção de frutíferas e também para assegurar o abastecimento de água para os animais. O solo fica umedecido durante todo o ano, tornando-se apto para o cultivo. Com a sangria do açude próximo, a água adicional também ficará acumulada a jusante da barragem.

Exames de Bolsonaro entregues ao STF deram negativo para coronavírus, atestam laudos

Foto: Adriano Machadfo/Reuters
Laudos recebidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e tornados públicos nesta quarta-feira (13) atestam que o presidente Jair Bolsonaro teve resultado negativo nos exames para o novo coronavírus.

Os documentos só foram divulgados após o jornal “O Estado de S. Paulo” entrar na Justiça pedindo acesso. Os laudos foram registrados com nomes falsos, por questão de segurança. O CPF e a data de nascimento nos papéis são, de fato, de Bolsonaro.

Antes, o presidente já tinha anunciado os resultados negativos em redes sociais, mas se recusava a mostrar os laudos em si.

“Para a realização dos exames foram utilizados no cadastro junto ao laboratório conveniado Sabin os nomes fictícios Airton Guedes e Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz, sendo preservados todos dados pessoais de registro civil junto aos órgãos oficiais”, afirma o ofício do Comandante Logístico do Hospital das Forças Armadas, Rui Yutaka Matsuda.

Laudo de um dos exames entregues pelo governo ao STF; presidente usou codinome ao enviar amostra — Foto: STF/Reprodução
O processo chegou ao Supremo Tribunal Federal e, na noite desta terça (13), a Advocacia-Geral da União (AGU) forneceu os laudos ao ministro relator, Ricardo Lewandowski. Os papéis foram mantidos em envelope lacrado e, no início da tarde, Lewandowski determinou a inclusão nos autos, sem sigilo.

“Determino a juntada aos autos eletrônicos de todos os laudos e documentos entregues pela União em meu gabinete, aos quais se dará ampla publicidade”, afirmou o ministro na decisão.

A ação movida pelo “Estadão” foi marcada por idas e vindas. O jornal chegou a receber decisões favoráveis, com a determinação de que o exame fosse entregue em 48 horas, mas o governo conseguiu reverter a ordem no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).

O jornal recorreu, então, ao Supremo. Nesta terça, a AGU decidiu entregar os laudos antes mesmo de uma decisão do ministro Lewandowski.

Sequência de testes
O primeiro exame foi feito por Jair Bolsonaro logo após o retorno de uma viagem oficial aos Estados Unidos, em março. Naquele momento, uma TV americana chegou a afirmar que o presidente tinha sido contaminado, sem apresentar documentos.

Ao longo daquele mês, pelo menos 23 pessoas que participaram da viagem oficial testaram positivo para a Covid-19. O primeiro diagnóstico foi do secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten, que já voltou ao Brasil isolado no avião e fez o teste após o desembarque.

Dias depois, Bolsonaro repetiu o teste como parte do protocolo de segurança, para evitar um falso negativo motivado pela chamada “janela imunológica”. O presidente voltou a anunciar resultado negativo, sem apresentar qualquer comprovação.

O terceiro exame não foi divulgado pelo presidente em rede social, mas consta na lista de documentos entregues pela AGU. 


*Do G1

APODI-RN: Preso de justiça em liberdade monitorado por tornozeleira eletrônica volta pra prisão após tentar matar desafeto e arma falhar

A ocorrência foi registrada na noite desta terça feira 12 de maio na cidade de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte. o preso de justiça em liberdade monitorada por tornozeleira eletrônica, Carlos Eduardo Alves, de 28 anos, conhecido como "Pilato", acabou sendo capturado pela Polícia Militar, após tentar matar um desafeto naquela cidade.
De acordo com a PM, o assassinato só não foi consumado, por a arma de fabricação caseira, usada pelo apenado, falhou e não disparou.
A vítima reagiu e conseguiu tomar a arma, mas o preso de justiça fugiu do local. A Polícia Militar ao ser avisada sobre a ocorrência, passou a diligenciar e depois de buscas localizou e prendeu o acusado.
Carlos Eduardo foi conduzido à delegacia da Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio e encaminhado de volta ao Sistema Prisional onde ficará a disposição da justiça. A arma de fogo artesanal, foi apreendida e será encaminhada à justiça.



*Santana Noticia. 

MOSSORÓ-RN: PM RECUPERA DUAS MOTOS COM QUEIXA DE ROUBO EM MATAGAL

Os Policiais Militares Rodoviários Sgt Ismar e o Sgt Madson, conseguiram recuperar uma motocicleta Honda Biz de cor Prata com placa GGJ-2170, e uma Honda Fan vermelha com placa QGJ-6948.
Os PMs receberam a informação que as motocicletas estavam escondidas em uma região de matagal, ao lado do loteamento Campos do Conde, e após averiguação, conseguiram encontrar as motocicletas e conduziram para a DEFUR, onde após os procedimentos, foram entregues a seus proprietários.
*2°DPRE(CPRE)/Passando na Hora

APODI-RN: SAIU MAIS UM BOLETIM DO CORONAVÍRUS

Na noite de terça-feira(12/05) foi divulgado mais um Boletim sobre o Novo Coronavírus (COVID-19) na cidade de Apodi.
O Boletim mostrou, que são 373 notificações, 53 suspeitos (14,2%), 241 descartados (64,6%), e 79 confirmados (21,2%). 
Dos pacientes confirmados 48 estão curados (60,8%), 29 em tratamento (36,7%) e 2 óbito chegaram a óbito(2,5%). 
O aumento de casos notificados é devido a quantidade de testes rápidos que o município adquiriu e está usando, além da parceria com a IMT-RN/UFRN, onde estão sendo realizados 20 testes (swab) por dia, ou seja, uma média de 100 exames por semana, mais os testes rápidos.

Fisco Estadual apreende carga irregular de vinhos e ração pet

A Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN) realizou mais uma apreensão de carga devido à operação de combate ao fluxo de mercadorias ilegais nas rodovias do Rio Grande do Norte. Na madrugada desta terça-feira (12), os auditores fiscais interceptaram, na região do Alto Oeste, um caminhão que transportava 10 toneladas de ração para gatos e 2,4 mil garrafas de vinho, que estavam sendo transportadas sem documentos fiscais. Juntos, os produtos foram avaliados em R$ 124 mil e tinham como destino Fortaleza (CE).
A apreensão ocorreu durante a madrugada, quando os auditores inspecionaram o caminhão que cruzava o Rio Grande do Norte pela rodovia RN-405, na altura do povoado de Major Felipe, distrito do município de José da Pena, distante 421 quilômetros de Natal. Com a ação dos auditores, o motorista informou que os mil fardos da ração, assim como os vinhos, estavam sem notas fiscais. Toda a mercadoria havia sido adquirida na cidade de Souza, na Paraíba, e entraria no Ceará passando pelo Rio Grande do Norte. Após a contagem e pesagem do material, a mercadoria ficou retida na 7ª Unidade Regional de Tributação (URT), instalada no município de Pau dos Ferros até o fim da manhã, quando o proprietário pagou a multa aplicada e o imposto devido e a carga foi liberada. O fluxo de mercadorias sem notas é considerado sonegação fiscal, que é um crime contra a ordem tributária.

Governo do RN convoca 293 profissionais de saúde

Profissionais da Saúde, Foto - Blog da Gláucia Lima
O Governo do RN convocou, por meio do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (12), 293 profissionais de saúde, conforme previsto no Decreto nº 29.581, de 31 de março de 2020 e Edital n° 001/2020, publicado no DOE de 02 de abril de 2020, que trata do Recrutamento para Contratação Temporária de Excepcional Interesse Público, em atendimento ao Plano de Contingência Hospitalar para o enfrentamento ao Covid-19.

A governadora Fátima Bezerra ressaltou a importância de acolher mais profissionais da saúde neste momento crítico em que o Rio Grande do Norte e o mundo todo passam com a pandemia do coronavírus. "O mundo, o Brasil e o Rio Grande do Norte vivem um momento muito preocupante. E em que pese todas as dificuldades financeiras desde que assumimos o Governo, estamos trabalhando diuturnamente para encontrar alternativas que minimizem os impactos para a população. A contratação de novos abnegados profissionais da saúde é uma delas”, disse a governadora.

Os convocados deverão apresentar-se no período de cinco dias úteis contados da data da publicação da convocação, prazo que pode ser prorrogado por três dias úteis, caso o candidato apresente pendências em sua documentação.

Para ser atendido na sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o candidato deve fazer o agendamento prévio, através do link: http://centraldocidadao.rn.gov.br. Além disso, precisa antes entrar no link http://portalsei.rn.gov.br/ e, na aba de acesso ao SEI, criar seu usuário externo e senha, na opção ''clique aqui se você ainda não está cadastrado" ou usando o link direto de https://sei.rn.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_enviar_cadastro&acao_origem=usuario_externo_avisar_cadastro&id_orgao_acesso_externo=0.

Após a criação do usuário externo, o candidato deve enviar e-mail para sei.sesap@gmail.com , informando nome e CPF com o título "LIBERAÇÃO CONCURSO SESAP", para que seu usuário seja liberado. Na data e horário agendados, o candidato deve comparecer primeiramente à sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), na Avenida Deodoro, 730, Cidade Alta, Natal/RN, para abertura de processo eletrônico.

NOSSO VIZINHO CEARÁ: COM REGISTRO DE MAIS 91 MORTES EM UM DIA, CEARÁ CHEGA A 1.289 ÓBITOS POR COVID-19 E MAIS DE 18,4 MIL CASOS

Ao todo, já foram realizados mais de 46 mil exames para detecção da Covid-19 no Ceará — Foto: Foto: AFP
Com um acréscimo de 91 mortes registradas no intervalo de um dia, o Ceará já chega a 1.280 pessoas que não resistiram à Covid-19. Além disso, o estado também ultrapassou os 18 mil contaminados pela doença nesta terça-feira (12), somando agora 18.412. Os números foram atualizados às 17h08 na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde.
Contabiliza-se, entretanto, 9.231 pessoas que conseguiram se recuperar da enfermidade no Ceará.
Fortaleza, por sua vez, confirmou 950 óbitos causados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e 12.484 diagnósticos positivos.

*G1 CE/JBelmont

FELIPE GUERRA-RN: Governo Municipal começa os trabalhos de recuperação de passagens molhadas

A Prefeitura de Felipe Guerra na região oeste do estado do Rio Grande do Norte, começou desde a semana passada os trabalhos de recuperação de Estradas e Passagens molhadas no município, na semana passada o Governo esteve recuperando a estrada que liga a comunidade de Santana a sede do Município.
Nesta segunda-feira (11), a prefeitura de Felipe Guerra esteve fazendo o trabalho de recuperação da passagem no Rio que liga as comunidades de Boqueirão, Tabuleiros e outras comunidades, a prefeitura esteve recebendo o apoio da empresa Vita+ para a recuperação desta passagem.

Na manhã de terça-feira (12) os trabalhos aconteceram na passagem do Rio da comunidade de Passagem Funda, todos os trabalhos têm sido acompanhados de perto pelo próprio Prefeito da cidade, Haroldo Ferreira, o mesmo destinou logo após as cheias no município, que a equipe da Secretária de Obras do Município começasse os trabalhos de Recuperação das passagens como também de trechos de estradas Vicinais.
Parabéns Prefeito, pelo zelo que tem com o povo de Felipe Guerra!

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

TRATE com afabilidade a todos.
O vizinho que senta a seu lado na condução não é seu inimigo, nem seu concorrente.
Trata-se, sempre, de seu irmão, a quem você precisa acolher com simpatia.
Não procure brigar com ele, para conquistar maior conforto: dê você mais conforto a ele.
Mesmo insensivelmente, você receberá de volta as vibrações de gratidão de seu coração.