Pesquisar este blog

21 setembro 2020

21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE, DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E DIA DO RADIALISTA

Dia da árvore, deve ser comemorado e mais respeitado, pois ela libera o oxigênio, que significa vida!

 

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, que na verdade esse dia é constante! Todos os dias, as pessoas portadoras de qualquer deficiência lutam com muita garra e determinação!

 

Hoje, 21 de setembro também se comemora o Dia do Radialista. O radialista, é aquele amigo que não precisa ser visto, apenas ouvido! É o amigo imaginário, que lhe faz companhia, falando aquilo que você gosta de ouvir.

MOSSORÓ-RN: FEIRA DO LIVRO NÃO TERÁ EDIÇÃO 2020 EM RAZÃO DA PANDEMIA

Jornalista Rilder Medeiros, coordenador da Feira do Livro de Mossoró
Pela primeira vez, desde que foi criada há 16 anos, a Feira do Livro de Mossoró não será realizada. A pandemia do novo coronavírus não permitirá, não apenas sob o ponto de vista da recomendação de evitar aglomeração, mas também de apoio financeiro.

O anunciou foi feito pelo jornalista Rilder Medeiros, coordenador da Feira do Livro, em nome à população mossoronse. Ele garante que o evento será retomado em 2021.

Leia na íntegra:

É com tristeza, mas também com esperança, que comunicamos o adiamento da 16ª Feira do Livro de Mossoró para 2021. Depois de realizar 15 edições ininterruptas do evento, e enfrentando os mais diferentes desafios ao longo desses anos, sentimos-nos com a obrigação - diante da pandemia de Covid-19 - de suspender a realização da feira que aconteceria já no próximo mês.

Nesses dezesseis anos, a Feira do Livro de Mossoró mudou de lugar, mudou de formato, mudaram os expositores, a gente mudou, mas ela continua sendo o maior evento literário do Rio Grande do Norte e uma referência para a literatura produzida no Nordeste.

Não será com números que iremos dimensionar o impacto da Feira do Livro de Mossoró na vida das pessoas e na cultura do nosso estado. O maior impacto da Feira é sentido com a valorização da nossa literatura e dos nossos talentos. Não e à toa que nos enchemos de orgulho ao ver os poetas mirins seguindo os passos do nosso poeta maior Antônio Francisco, recitando e declamando poesias pelos quatro cantos do Rio Grande do Norte e para o mundo. Também não foi por acaso que as escolas potiguares (públicas e privadas) passaram a reconhecer e a adotar os livros de autores norte-rio-grandenses na s suas bibliografias.

A Feira do Livro, que nasceu na mesma terra de Vingt-un Rosado, o maior editor de livros do Rio Grande do Norte, estará sempre viva na memória das milhares de crianças e adultos que passaram pelos seus corredores frenéticos, se encantaram com o mundo mágico dos livros e estão escrevendo sua própria história de vida. Estamos esperançosos que, desse caos que atravessamos em 2020, surja um 2021 diferente e renovado.

Rilder Medeiros - Coordenador da Feira do Livro de Mossoró/De Fato

CORREIOS: TST DETERMINA FIM DA GREVE E TRABALHADORES DEVEM RETORNAR NESTA TERÇA

Agências dos Correios devem voltar a funcionar normalmente nesta terça-feira, 22
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu determinar o fim da greve dos funcionários dos Correios e o retorno ao trabalho a partir de amanhã (22). O tribunal julgou nesta tarde o dissídio de greve dos trabalhadores da estatal, que estão parados desde 17 de agosto, diante das discussões do novo acordo coletivo. 

Por maioria de votos, os ministros da Seção de Dissídios Coletivos consideraram que a greve não foi abusiva. No entanto, haverá desconto de metade dos dias parados e o restante deverá ser compensado. Além disso, somente 20 cláusulas que estavam previstas no acordo anterior deverão prevalecer. O reajuste de 2,6% previsto em uma das cláusulas foi mantido. 

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), a greve foi deflagrada em protesto contra a proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas. Segundo a entidade, foram retiradas 70 cláusulas de direitos em relação ao acordo anterior, como questões envolvendo adicional de risco, licença-maternidade, indenização por morte, auxílio-creche, entre outros benefícios. 

Durante a audiência, os advogados dos sindicatos afirmaram que a empresa não está passando por dificuldades financeiras e que a estatal atua para retirar direitos conquistados pela categoria, inclusive os sociais, que não têm impacto financeiro. 

Os representantes dos Correios no julgamento afirmaram que a manutenção das cláusulas do acordo anterior podem ter impacto negativo de R$ 294 milhões nas contas da empresa. Dessa forma, a estatal não tem como suportar essas despesas porque teve seu caixa afetado pela pandemia. 

A empresa também sustentou que não pode cumprir cláusulas de acordos que expiraram, sob forma de “conquista histórica” da categoria.

*André Richter - Repórter da Agência Brasil

CATINGUEIRA-PB: POLÍCIA DIVULGA IDENTIDADE DE ASSALTANTE PRESO NO DOMINGO(20)

Lucas Soares já tinha passagens pela polícia por assaltos – (FOTO: Divulgação/PM)
A Polícia da Paraíba, divulgou na tarde desta segunda-feira (21), a identificação do homem que foi preso na noite deste domingo (20), pelo BOPE, na zona rural de Catingueira. Trata-se de Lucas Soares Pereira, o “Madruga”, de 29 anos, que também participou do roubo ao banco em Coremas/RN, no dia 16 de setembro, passado.

O homem, encontrado com ferimentos nas pernas, foi encaminhado para o Hospital em Patos, aonde teve atendimento médico e, depois para a Penitenciária.

Os policiais encontraram em poder de Lucas, quase 15 mil reais em dinheiro, além de munições de escopeta 12.

As buscas pelos demais membros da quadrilha de assaltantes continua na região do Sertão Paraibano.

*Blog Sidney Silva

BRASILEIRÃO 2020: PLACAR E CLASSIFICAÇÃO

Mais uma rodada foi realizada no final de semana e aqui você confere o placar e a classificação do Brasileirão 2020. Jogos válidos pela 11ª rodada.
 
Placar:
Corinthians 3 x 2 Bahia
Fortaleza 1 x 0 Internacional
Bragantino 4 x 3 Ceará SC
Atlético-GO 3 x 4 Atlético-MG
Grêmio 1 x 1 Palmeiras
Coritiba 1 x 0 Vasco da Gama
Botafogo 0 x 0 Santos 
Sport Recife 1 x 0 Fluminense
 
Classificação:

MOSSORÓ-RN: DENARC apreende cocaína, celulares e dinheiro escondidos em carro comprado em leilão

A Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC) de Mossoró RN, apreendeu no final de semana, 2Kg de cocaína, 7 celulares lanterninhas e uma certa quantia em dinheiro, que estavam escondidos dentro do painel de um veículo comprado em leilão em Fortaleza Ceará.

O homem que comprou o carro no leilão a cerda de um ano atrás, trouxe o veículo para Mossoró e na semana passada vendeu o automóvel, para uma mulher. Após passar alguns dias com o carro, ela foi reclamar ao antigo dono, que o ar condicionado do veículo não estava funcionando. O senhor que não teve o nome divulgado pela Polícia Civil, levou o carro para uma oficina de consertos de ar condicionado.

Quando o mecânico desmontou o painel se deparou com o material ilícito que estava no núcleo do ar condicionado. Os objetos foram apresentados ao delegado Alex Wagner que confeccionou o auto de exibição e apreensão da droga e do restante do material. Os dois pacotes da cocaína estão pedrados e o dinheiro praticamente danificado.

De acordo com a autoridade policial, o senhor que apresentou o material, não sofrerá nenhuma punição devido a sua boa fé de levar o material até a delegacia. Ele também apresentou todos os documentos comprovando a compra do carro em Leilão na capital cearense. A DENARC vai dar sequência as investigações para tentar chegar a origem do ilícito.

*Fim da Linha

BRASIL TEM MAIS DE 100 CONCURSOS PÚBLICOS COM INSCRIÇÕES ABERTAS

Pelo menos 107 concursos públicos no país estão com inscrições abertas nesta segunda-feira (21) e reúnem 8,7 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 18.384,39 na Prefeitura de Quatro Barras (PR).
Além das vagas abertas, há concursos para formação de cadastro de reserva – ou seja, os candidatos aprovados são chamados conforme a abertura de postos durante a validade do concurso.
No Rio Grande do Norte estão abertas as inscrições para a Câmara Municipal de Cerro Corá.
 
 
*Fonte: G1

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


Primavera começa nesta terça-feira com influência da La Niña

Webdesigner/EMPARN
A estação primavera 2020 chega, nesta terça-feira (22) às 10h31, no hemisfério sul do planeta. De acordo com as análises da equipe da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), o potiguar vai sentir, com o passar dos dias, a elevação da temperatura que deve variar entre 29°C a 31°C, a partir do mês de outubro e possibilidade de ocorrência de chuvas durante as madrugadas na faixa litorânea leste.

As análises apontam a ocorrência de resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Tropical, indicando a presença do Fenômeno La Niña. “A estação da primavera neste ano terá a circulação dos ventos mais intensificada, o que poderá manter as temperaturas com valores um pouco abaixo do normal e com mais possibilidades de ocorrência de pancadas de chuvas durante as madrugadas na faixa litorânea leste do RN devido a influência do sistema de brisa”, explicou o chefe da Unidade, Gilmar Bristot.

No início da estação, que segue até 21 de dezembro, as temperaturas não serão muito elevadas pois as condições climáticas não apresentarão mudanças significativas aqui no RN. “Em todas as regiões do estado, a variável que define o clima, a chuva, praticamente estará ausente, uma vez, que esta época do ano é o período de estiagem”, explicou o chefe da Unidade, Gilmar Bristot.

Como é característico da estação, os dias ficarão mais longos do que as noites, as temperaturas vão aumentar e o vento na costa leste do Nordeste tende a diminuir com o enfraquecimento do centro de Alta Pressão do Atlântico Sul.

Bristot, alerta que a umidade relativa do ar, nas regiões do interior apresentarão queda ficando em média abaixo de 50%. “Em determinados horários do dia, a umidade vai atingir concentrações ainda menores, por exemplo no interior do Estado, no período da tarde, onde a temperatura atinge valores máximos- sendo muito quente e seco durante o dia e a umidade do ar com valores mínimos”, completou.

*EMPARN/ASSECOM

NATAL-RN: IDOSO DE 76 ANOS É PRESO APÓS ATIRAR COM ARMA ARTESANAL EM VIZINHO DURANTE DISCUSSÃO

Arma de fogo artesanal foi utilizada por idoso — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Um idoso de 76 anos foi preso em flagrante na madrugada deste domingo (20) após atirar em um vizinho de 35 anos com uma arma de fogo artesanal. O caso aconteceu na comunidade Vila Paraíso, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal. A vítima do disparo foi socorrida para o Pronto Socorro Clóvis Sarinho, onde segue internado.

De acordo com a Polícia Militar, o idoso disse que os dois haviam discutido e alegou que o vizinho sacou uma arma contra ele, o que o fez reagir e atirar. A arma que o suspeito alegou estar com a vítima, no entanto, não foi encontrada.

Dessa forma, o idoso foi preso em flagrante e o delegado de plantão entendeu que não houve legítima defesa. O suspeito, assim, vai responder pelo crime de tentativa de homicídio. A arma de fogo artesanal utilizada pelo idoso é conhecida como "garruncha". 

*Do G1 RN

MACAU-RN: GTO PRENDE HOMEM COM MANDATO DE PRISÃO EM ABERTO NA PRAIA DE CAMAPUM

Por volta das 16hs; a tarde de Domingo (20), foi bastante movimentada na cidade de Macau. Policiais militares, GTO Macau fazia um patrulhamento de rotina na praia de camapum quando se depararam com um cidadão em atitude suspeita, e ao verificar sua documentação, perceberam que havia um mandato de prisão em aberto contra o mesmo e que ele era foragido da justiça.

Trata-se de Francisco das chagas Martins Silva Junior, conhecido como "Júnior", que recebeu voz de prisão e foi conduzido para a 5DRP de Macau.

*Focoelho.com

CAICÓ-RN: VEÍCULO CAPOTOU NA MADRUGADA DE HOJE

Um veículo tipo Gol capotou na madrugada desta segunda feira, 21 de setembro, nas imediações do Estádio Marizão, em Caicó.

O condutor do veículo recebeu voz de prisão por apresentar sinais físicos de embriaguez. No carro foi encontrado vasilhames de cervejas.

CARAÚBAS-RN: ALUNO CARAUBENSE É ESCOLHIDO PARA REPRENSENTA A 13ª DIREC NO FÓRUM POTIGUAR DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

O estudante Raul Pablo de Figueiredo Souza, da Escola Estadual Agrícola Professor Almiro de França Silva, localizada no Assentamento Primeiro de Maio, zona rural de Caraúbas/RN, foi escolhido pela 13ª Direc de Apodi, para participar da realização do Fórum Potiguar de Estudantes da Educação Básica.

O aluno fará parte de “Jovens Protagonistas” por meio das indicações das escolas de Ensino Médio. Os “Jovens Protagonistas” terão o papel de representar a sua Regional e escola no Fórum, como também de mobilizar a participação de outros estudantes nesse evento que traz o tema "Novo Ensino Médio". 

O primeiro Webinário formativo será no próximo dia 23, às 9h. O acesso será pelo canal de YouTube da Secretaria de Educação do RN (Seecrnoficial).

*Caraúbas Ontem e Hoje

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

QUANDO a dúvida o assaltar, mantenha firme seu coração, no desejo sincero de preservar até o fim.

Se a mágoa e a calúnia o ferirem, não fique a lamentar-se inutilmente: gaste seu tempo em trabalhos construtivos, auxiliando a todos os que necessitam de seu apoio.

Não se deixe desfalecer pelas dores!

Ao contrário: eleve seu pensamento confiante, pedindo o socorro do alto.