Pesquisar este blog

16 janeiro 2020

UFERSA: PROFESSOR É RECONHECIDO COMO PESQUISADOR DO MAIS ALTO NÍVEL DO CNPq

Foto: Professor Nildo Dias - Cedida 
O professor doutor Nildo da Silva Dias, do Centro de Ciências Agrárias da Ufersa, foi reconhecido como pesquisador do mais alto nível do CNPq (PQ 1A). No resultado, divulgado esta semana na página oficial do CNPq, o Comitê de Assessoramento de Engenharia Agrícola recomendou e a Diretoria Executiva do CNPq aprovou a concessão da bolsa PQ/1A ao professor da Ufersa. Com esta indicação, Nildo passa a integrar o grupo de pesquisadores com maior produção e relevância científica na área de Engenharia Agrícola do Brasil.
As bolsas de produtividade são concedidas anualmente pelo CNPq a pesquisadores doutores de todo o País como forma de valorizar aqueles profissionais que tiveram maior produção e contribuição científica em suas áreas de conhecimento e que demonstre capacidade de formação contínua de recursos humanos.
Atualmente, Nildo Dias é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Ufersa e atua na área de manejo e conservação dos solos e da água. De acordo com o CNPq, o nível A é reservado a pesquisadores que demostram excelência continuada na produção científica e na formação de recursos humanos, e que liderem grupos de pesquisa consolidados.
O perfil deste nível de pesquisador deve, na maior parte dos casos, extrapolar os aspectos unicamente de produtividade para incluir aspectos adicionais que mostrem uma significativa liderança dentro da sua área de pesquisa no Brasil e capacidade de explorar novas fronteiras cientificas em projetos de risco.
Para Nildo, este reconhecimento é algo importante na sua carreira profissional e de qualquer cientista, mas ele explica que ainda há muitos desafios a serem vencidos em termos de mudança de concepção da ciência. “Na universidade pública, a implicação da pesquisa científica não se deve resumir apenas na valorização de publicações de artigos científicos em revistas internacionais com alto fator de impacto, mas em ações de pesquisas que interessem ao povo com a reciprocidade entre o mundo acadêmico e mundo das comunidades”, destacou.
Ainda segundo Nildo, essa concepção de ciência tem que mudar e, para isso, é necessário obter condições institucionais favoráveis para a prática do ensino, da pesquisa e da extensão universitária que busquem ações para a transformação de uma realidade social.


*Assessoria da UFERSA.

CURRAIS NOVOS-RN: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA BR-226

Carro modelo Corolla parou dentro de matagal às margens da BR-226 no RN, na madrugada desta quinta (16) — Foto: Redes sociais
Um homem morreu e outros dois ficaram feridos após o carro em que eles estavam sair da pista e capotar na BR-226, na região Seridó potiguar. O caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira (16), na altura do município de Currais Novos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro era roubado.
Ainda de acordo com a PRF, o caso aconteceu por volta das 3h no quilômetro 168 da rodovia. Um das pessoas que estava no carro morreu no local, enquanto outra foi socorrida em estado grave. Um terceiro ocupante que estava no carro e também ficou ferido, mas fugiu antes da chegada da polícia.
O carro modelo Corolla tinha registro de furto em João Pessoa, no último domingo (12), segundo a PRF. Equipes da PRF e da Polícia Civil atenderam a ocorrência e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado para recolher o corpo da vítima fatal.

*Erivan Morais, do G1 RN.

IPANGUAÇU-RN: IDENTIFICADO CORPO DE HOMEM CRIVADO DE NA ENTRADA DE PATAXÓ

Foi identificado o corpo que foi encontrado na entrada comunidade de Pataxó, na zona rural da cidade de Ipanguaçu, trata-se de Edklinter Wemerson de Andrade, 22 anos de idade, natural de Parnamirim no Rio Grande do Norte.
O corpo foi encontrado na manhã de ontem, 15 de janeiro de 2020.
A polícia também recebeu a informação de que um veículo que foi encontrado queimado no dia de ontem, 15, no município de Riachuelo seria de Edklinter. A policia investiga o caso.


*Passando na Hora. 

APODI-RN: CONVITE MISSA DE 7º DIA DO PADRE TERCÍSIO


APODI-RN: CRIME DE HOMICÍDIO É REGISTRADO NA FEIRA LIVRE DA CIDADE

Foto: Grupos de WhattSapp
Mais um crime de homicídio é registrado na região Oeste Potiguar, desta feita da cidade de Apodi-RN.
Um homem identificado por Michael Jonatas Cizenando, de 23 anos, conhecido por "Maiquinho" foi morto a tiros na manhã desta quinta-feira(16) na feira livre da cidade.
Segundo informações, Maiquinho estava trabalhando, quando foi atingido por vários disparos de arma de fogo efetuados por dois elementos que chegaram de moto praticaram o crime. Depois do crime, os atiradores fugiram com destino ignorado.
O SAMU ainda foi acionado para prestar socorro à vítima, mas ao chegar no locar constatou-se que Maiquinho já estava sem vida.
A Polícia Militar faz o trabalho de isolamento no local e aguarda a equipe do ITEP, que deve recolher o corpo para a sede do órgão em Mossoró, onde deve ser necropisiado e liberado para o sepultamento.
O crime será mais um investigado pela Polícia Civil da cidade.
Ainda de acordo com informações, a Polícia já tem pistas dos atiradores.

CAMPO GRANDE-RN: CONVITE MISSA DE 7º DIA DO PADRE TERCÍSIO