Pesquisar este blog

22 maio 2020

APODI-RN: SAIU MAIS UM BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS

Saiu mais um Boletim sobre o novo Coronavírus (COVID-19) em Apodi.
Até essa sexta-feira (22), são 774 notificações, sendo 30 suspeitos que ainda estão aguardando o resultado dos exames (3,9%), 543 descartados (70,2%), e 201 confirmados (25,9%).
Dos pacientes confirmados 130 estão curados (64,7%), 68 em tratamento (33,8%) e 3 chegaram a óbitos (1,5%).
O aumento de casos notificados é devido a quantidade de exames que o município adquiriu e está usando, quase 250 exames realizados essa semana, só hoje foram realizados 40 exames e saiu 42 resultados.

RESULTADO DEFINITIVO - IX EXAME DE SELEÇÃO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

Confira o resultado definitivo do IX Exame de Seleção de Estagiários de Graduação em Direito da PGE-RN, conforme a Portaria Nº 046/2020, publicada no Diário Oficial do RN do dia 22 de Maio de 2020.

RESULTADO DEFINITIVO


*PGE/ASSECOM

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 21/05/2020 as 7:00hs de 22/05/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 108
No. de Postos com Chuva: 37 No. de Postos sem Chuva: 29

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Mossoro(Prefeitura) 17,2
Areia Branca(Emater) 12,0
Riacho Da Cruz(Emater) 8,0
Venha Ver(Emater) 8,0
Campo Grande(Particular 2) 7,5
Upanema(Prefeitura) 6,9
Joao Dias(Emater) 6,0
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 5,2
Major Sales(Prefeitura) 5,0
Pau Dos Ferros(Particular) 4,0
Janduis(Emater) 3,0
Barauna(Emater) 2,9
Martins(Particular) 2,4
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 2,2
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 1,4
Severiano Melo(Prefeitura) 1,4
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 1,3
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 1,3
Parana(Emater) 0,5
Sao Rafael(Emater) 0,5
Sao Rafael(Particular Ii) 0,2

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Guamare(Lagoa Doce) 9,4
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 5,6
Caico(Acude Itans) 5,0
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 4,0
Caico(Acude Mundo Novo-emparn) 2,0
Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn) 1,4

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Santa Maria(Sind.trab.rurais) 12,0
Jacana(Emater) 9,0
Monte Alegre(Emater) 7,0
Vera Cruz(Emater) 6,0
Sao Paulo Do Potengi(Emater) 3,0
Joao Camara(Centro Saude) 2,1
Tangara(Emater) 2,0

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Natal 3,0
Montanhas(Prefeitura) 2,4
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 1,5

APODI-RN: SIDNEY RICARDO É A 3ª VÍTIMA FATAL DA COVID-19 NO MUNICÍPIO

O Novo Coronavírus (COVID-19) faz mais uma vítima em Apodi. Sidney Ricardo, 45 anos, estava internado na UTI em Mossoró lutando pela vida. O mesmo foi bravo, mas foi vencido pelo vírus. Teve duas paradas cardíacas e não resistiu na segunda no final da tarde início da noite dessa sexta-feira(22). 
A cidade de Apodi tem índices alarmantes, apesar de toda luta da equipe técnica contra a Covid-19.
Aos familiares e amigos do Sidney, deixamos aqui os nossos pêsames.

“Eu quero todo mundo armado. Povo armado jamais será escravizado”

Outras declarações polêmicas foram feitas pelo presidente
No momento em que dizia que aqueles que não seguissem sua concepção político-ideológica deveriam deixar o governo, Jair Bolsonaro criticou abertamente o desarmamento.
“É escancarar a questão do armamento aqui. Eu quero todo mundo armado. Povo armado jamais será escravizado.”


*Carlos Skarlack

“Eu não vou meter o rabo no meio das pernas” para pedidos de impeachment baseados em “frescura” e “babaquice”, afirma Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, em um trecho da reunião ministerial do dia 22 de abril, que as possíveis decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) não o farão “meter o rabo no meio das pernas”. ‘Então não é o ministro ir de peito aberto, enfrentar, entrar no covil dos leões, mas não pode, né? Por exemplo, quando se fala em possível impeachment, ação no Supremo, baseado em filigranas, eu vou em qualquer lugar do território nacional e ponto final!”, disse.

“O dia que for proibido de ir pra qualquer lugar do Brasil, pelo Supremo, acabou o mandato. E, espero que eles não decidam, ou ele, né? Monocraticamente, querer tomar certas medidas porque daí nós vamos ter uma crise política de verdade. E eu não vou meter o rabo no meio das pernas. Isso daí zero, zero. Tá certo?” O presidente também afirmou que os pedidos de impeachment contra ele são baseados em “frescura” e “babaquice”.

“Porque se eu errar, se achar um dia ligação minha com empreiteiro, dinheiro na conta na Suíça, porrada sem problema nenhum. Vai pro impeachment, vai embora. Agora, com frescura, com babaquice, não!”, comentou.

*UOL/JBelmont

‘Tem que vender essa porra logo’, diz Paulo Guedes sobre Banco do Brasil na reunião ministerial

Foto: Marcos Correa / Divulgação
Na reunião ministerial de 22 de abril, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo faz “o que quer” com a Caixa Econômica Federal e o BNDES. Já no Banco do Brasil, “a gente não consegue fazer nada” e “tem um liberal lá”, o presidente Rubem Novaes.

– O Banco do Brasil não é tatu nem cobra. Porque ele não é privado, nem público. Então se for apertar o Rubem (Novaes, presidente do banco), coitado. Ele é super liberal, mas se apertar ele e falar: “bota o juro baixo”, ele: “não posso, senão a turma, os privados, meus minoritários, me apertam”. Aí se falar assim: “bota o juro alto”, ele: “não posso, porque senão o governo me aperta”. O Banco do Brasil é um caso pronto de privatização.

O presidente Jair Bolsonaro reage dando risadas.

– É um caso pronto e a gente não tá dando esse passo. Senhor já notou que o BNDE e o…. e o… e a Caixa que são nossos, públicos, a gente faz o que a gente quer. Banco do Brasil a gente não consegue fazer nada e tem um liberal lá. Então tem que vender essa porra logo.

Jair Bolsonaro diz então:

– Vamos dispensar o Rubem da próxima reunião aí, pô.

Rubem, então, diz que o povo vê o Banco do Brasil como um “porto seguro” e que estão em uma situação confortável. Paulo Guedes o interrompe:

– Mas só confessa o seu sonho.

– Hein?, replica Rubem.

– Confessa o sonho.

– Deixa para lá, confessa não – intervém Bolsonaro.

– Privati… em… em relação a privatização… – tenta prosseguir Rubem.

– Faz assim: só em vinte e três cê confessa, agora não – diz Bolsonaro.

Rubem Novaes propõe, então, que o assunto seja debatido com mais profundidade em um seminário.

*O Globo/JBelmont

DESASTRE: Avião com mais de 100 pessoas cai no Paquistão

Foto: Reprodução/Twitter / Ansa
Um avião comercial com mais de 100 pessoas a bordo caiu nesta sexta-feira (22) em uma área residencial da cidade de Karachi, no sul do Paquistão. A informação foi confirmada por um porta-voz da companhia aérea Pakistan International Airlines (PIA).

O prefeito de Karachi, Waseem Akhtar, disse que não deve haver sobreviventes, mas não citou um número exato de vítimas. Segundo o médico Seemin Jamali, do hospital Jinnah, próximo ao local do aciente, ao menos cinco pessoas morreram.

O Ministério da Aviação do país informou que a aeronave tinha 99 passageiros e 8 tripulantes. O voo PK8303 decolou da cidade de Lahore e estava programado para aterrissar em Karachi às 14h30 (6h30 em Brasília), mas desapareceu do radar, de acordo com o porta-voz da PIA, Abdullah Khan.

“A última coisa que ouvimos do piloto foi que ele estava com problemas técnicos”, disse Khan, que afirmou à CNN que o piloto do Airbus A320 fez uma chamada de emergência relatando algumas dificuldades. “Ele foi informado de que as duas pistas de pouso estavam disponíveis para uso, mas preferiu usar a rota de pouso. Estamos analisando a questão técnica. Nossas orações pelas vidas perdidas.” Veja mais AQUI.

*CNN BRASIL

Celso de Mello envia à PGR pedidos de depoimento e de apreensão do celular de Bolsonaro

Foto - República de Curitiba
O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou para a Procuradoria Geral da República (PGR) três notícias-crimes apresentadas por partidos e parlamentares que pedem novos desdobramentos na investigação sobre a suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

Entre as medidas solicitadas estão o depoimento do presidente, e a busca e apreensão do celular dele e de seu filho, Carlos Bolsonaro, para perícia.

Em despachos enviados nesta quinta-feira (21) à PGR, o ministro ressaltou ser dever jurídico do Estado promover a apuração da "autoria e da materialidade dos fatos delituosos narrados por ‘qualquer pessoa do povo’”.


A indisponibilidade da pretensão investigatória do Estado impede, pois, que os órgãos públicos competentes ignorem aquilo que se aponta na “notitia criminis”, motivo pelo qual se torna imprescindível a apuração dos fatos delatados, quaisquer que possam ser as pessoas alegadamente envolvidas, ainda que se trate de alguém investido de autoridade na hierarquia da República, independentemente do Poder (Legislativo, Executivo ou Judiciário) a que tal agente se ache vinculado”, escreveu o ministro do STF.

Os pedidos chegaram ao STF logo após o ex-ministro da Justiça Sergio Moro deixar o governo afirmando que o presidente tentou interferir na PF e que Bolsonaro buscou informações de investigações em andamento na Corte (veja no vídeo abaixo).

É praxe que ministros do STF enviem esse tipo de ação para manifestação da PGR, que é responsável por propor investigação do presidente perante o STF. Celso de Mello é relator do inquérito proposto pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, que investiga os fatos narrados por Moro.

Aras já defendeu em outros pedidos feitos no mesmo inquérito por deputados que a competência para esse tipo de linha investigação cabe ao MPF.

Celso de Mello enviou os casos para análise da PGR e ressaltou que compete ao PGR analisar os fatos colocados. Não há prazo para Aras decidir sobre os pedidos. 


*Por Márcio Falcão e Fernanda Vivas, TV Globo — Brasília

MONTE ALEGRE-RN: Mulher é assassinada a tiros na casa da mãe

Crime ocorreu na noite de quinta (21) — Foto: Reprodução
Uma mulher foi assassinada a tiros na porta da casa da mãe, no município de Monte Alegre, região Agreste do Rio Grande do Norte. O crime que tem características de execução ocorreu próximo a orla da lagoa da cidade, na quinta-feira (21).
De acordo com a Polícia Militar, os dois atiradores chegaram ao local em uma moto e fizeram dois disparos contra a vítima, que caiu na calçada. Ela morreu na hora, sem tempo para socorro. Os criminosos fugiram em seguida e ainda não foram localizados pela polícia. Ao ver a filha no chão, a mãe da vítima precisou de atendimento médico no hospital. Ainda de acordo com a polícia, havia pessoas caminhando na orla da lagoa, mas nenhuma soube informar detalhes que poderiam esclarecer o caso aos policiais. O corpo foi removido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia e a Polícia Civil investiga o crime.


*Do G1 RN

MACAÍBA-RN: HOMEM É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA

Polícia isolou o local do crime — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Um homem foi morto com diversos tiros dentro de casa em Macaíba, cidade da Região Metropolitana de Natal, na quinta-feira (21). O homicídio ocorreu no distrito de Canabrava e moradores da região ouviram latidos de cachorro e em seguida disparos de armas de fogo.
De acordo com a polícia, os atiradores entraram na casa da vítima pela parte dos fundos e abordaram Francisco Amaro de Oliveira, de 37 anos. Ele foi atingido e tentou fugir para o quintal, mas foi alcançado e assassinado com disparos de armas de fogo. A companheira de Francisco presenciou o crime e foi poupada pelos criminosos.
Os suspeitos fugiram depois do crime e não foram encontrados pela Polícia Militar. O caso será investigado pela delegacia de homicídios da Polícia Civil. 


*Do G1 RN

Catador de latinhas é atropelado e morre em rua que liga Natal a Parnamirim

Acidente ocorreu entre Ponta Negra e Cidade Verde — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Um homem foi atropelado por um carro e morreu, na noite de quarta-feira (20). O acidente ocorreu na Rua Alfredo Dias de Figueiredo, que liga os bairros de Cidade Verde, em Parnamirim, e de Ponta Negra, em Natal. A vítima é um catador de latinhas, que foi atingido pelo veículo quando tentava atravessar a rua.
O motorista, que não se feriu, permaneceu no local e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE). Chovia no momento da colisão. A pista molhada, sem acostamento e pouco iluminada pode ter contribuído para o acidente, segundo o condutor.
"O motorista disse que trafegava normalmente quando viu um cidadão tentando atravessar a via. Ele falou que tentou frear e desviar da vítima, mas não conseguiu. O condutor fez todos os procedimentos e também foi submetido ao teste de bafômetro, que deu zero. Se todos fizessem isso seria bem melhor a questão do nosso trânsito", detalhou o sargento da PRE Stênio Varella. Os profissionais do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foram acionados e removeram o corpo da vítima, ainda sem identificação.


*Do BG RN

Comitê Científico do Nordeste sugere lockdown em Natal e Mossoró

O comitê de cientistas do Consórcio Nordeste, que envolve os nove estados da região, sugeriu a implantação do lockdown - que engloba medidas mais restritivas à circulação de pessoas - em Natal e Mossoró, as duas maiores cidades do Rio Grande do Norte, por causa do avanço do novo coronavírus. O parecer está em um boletim publicado nesta quinta-feira (21) e também abrange outras capitais e cidades nordestinas.
"O Comitê Científico se sente na obrigação profissional de alertar que em vários estados, capitais emunicípios específicos da região Nordeste, todos oscritérios (curva ascendente de casos e óbitos e ocupação de leitos de UTIs e/ou enfermarias superior a 80%) para adoção do isolamento mais restritivo (conhecido pelo termo em inglês lockdown), aprovados e publicados por este Comitê, já foram preenchidos. Portanto, a partir de hoje estas localidades podem ter que utilizar esta medida paradiminuir as curvas de expansão da pandemia eevitar uma velocidade aindamaior nonúmero deóbitos", afirma o relatório.

Entenda o que é lockdown
Além das cidades potiguares, os cientistas listaram JoãoPessoa eCampinaGrande, na Paraíba, além de Arapiraca e SãoMiguel dos Campos, em Alagoas; e Salvador. Foi levada em conta principalmente a ocupação dos leitos para atendimento a pacientes de coronavírus. "Esta é uma recomendação científica paraos governadores eprefeitosdosestados e cidades supracitados, cabendo a esses gestores decidir pela sua implementação ou não", aponta o parecer.
Na manhã desta sexta-feira (22), por volta das 8h50, a taxa de ocupação de leitos de UTI estava em 97,5% na região metropolitana de Natal e 87% em Mossoró, sendo que havia mais de 70 pessoas na fila de espera por leitos. Do total, 13 eram prioridade 1, ou seja, estavam em situação mais grave. 

O Rio Grande do Norte está há uma semana sem representante no comitê de cientistas do Nordeste, desde a saída de Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN, por divergências com o comitê, inclusive ser contrário à implantação de lockdown. Valentim continua integrando um comitê estadual. Os pesquisadores recomendaram ainda o aumento de testes para coronavírus e para dengue, considerando que o aumento dos casos dessa doença também deverá contribuir para a sobrecarga dos sistemas de saúde da região Nordeste nas próximas semanas.
“No que tange ao Coronavírus, o Brasil continua sendo um dos países do G20 que menos testa sua população sua população. Sem o uso de testes confiáveis, o combate à pandemia fica extremamente prejudicado”, afirmaram.
O documento sugeriu a criação de "brigadas emergências de saúde", formadas por médicos, enfermeiros e agentes de saúde para "combater" a epidemia nas casas das pessoas, nos bairros e periferias das cidades. Também se posicionou contrário ao uso da hidroxicloroquina no tratamento aos pacientes da Covid-19. "Renovamos, também, a nossa recomendação anterior de que os governosestaduais incluam em seus decretos a necessidade de recrutar médicos brasileiros diplomados noexterior, através dacriação de programas estaduais de revalidação de diplomas, comofaculta alei, seguindo o exemplo do Maranhão".


*Do G1 RN

HEMOCENTRO DE MOSSORÓ: PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA SE UNEM EM CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

Nesse momento de dificuldades mais do que nunca precisamos de ações de solidariedade, ainda mais quando nosso Hemocentro se encontra com estoque em colapso e comprometendo o salvamento de muitas vidas. Pensando nisso a Associação de Praças da Polícia Militar de Mossoró convida policiais, bombeiros, guardas e demais operadores da segurança pública e privada a participarem da campanha de doação de sangue coletiva (qualquer tipo sanguíneo).
Para fazer a doação basta que o interessado apresente RG e cartão do SUS. Ele deve estar saudável, bem alimentado e ter entre 18 e 60 anos. Gestantes não podem realizar a doação de sangue, nem pessoas que utilizam medicamentos controlados. O Hemocentro funciona ao lado do Hospital Tarcísio Maia e devido às restrições de controle epidemiológico é necessário agendar o atendimento no número 986313640 (Whatsapp) de segunda a sábado das 07 às 18hs.
Você é a esperança de muitos. Sua doação pode salvar até quatro vidas. Participe!!!

RECIFE-PE: PAIS E ALUNOS AJUDARAM A "BARROADA", QUE ELE DISSE PRÁ PARAREM

Na frente do Colégio Salesiano em Recife tem um ambulante que vende cachorro-quente há muitos anos. Seu apelido é “Barroada”.
Seu nome?
Ninguém ou quase ninguém sabe.

Vamos revelar: é o senhor Joaquim Antônio da Silva, um brasileiro muito digno, trabalhador e honesto.
Querido por pais e alunos, de uma geração para outra, ele passava por carências básicas em sua casa, depois que o colégio teve que fechar devido restrições impostas pela pandemia.
Mas aí, pais e alunos (ex-alunos) mobilizaram-se e fizeram doações pulverizadas em sua conta bancária.
Ao olhar, Barroada constatou que havia cerca de oito mil reais para lhe dar suporte nesse período de inatividade.
- Vamos parar, por favor, vamos parar – pediu ele. Segundo sua justificativa, o montante já era o suficiente para “vencer a batalha”.
Ah, que gesto anônimo, de firme compaixão, gratidão e amizade!
E que homem digno o senhor Barroada.


*Blog do Carlos Santos

TIBAU-RN: PELOTÃO PRENDE INDIVÍDUO COM VEÍCULO ROUBADO NA COMUNIDADE DA GANGORRA

Por volta das 02 horas da madrugada desta sexta policiais militares do Pelotão de Tibau, sob o comando do Sargento Miguel, realizavam patrulhamento preventivo na Comunidade da Gangorra quando localizaram um veículo Chevrolet Onix roubado e nas imediações a pessoa de Márcio Marciel da Silva Marques, 33 anos, residente no Bairro Barrocas em Mossoró/RN. Diante do ilícito os policiais deram voz de prisão ao acusado, conduzindo-o para procedimentos na Delegacia de Plantão em Mossoró. A polícia militar através do comando do 12ºBPM reforça que continuará com patrulhamentos e abordagens em locais previamente definidos e horários inopinados com o fim de prender quem tentar contra a paz pública em sua jurisdição.

*P5/12ºBPM/Passando na Hora

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

ACATE com respeito todas as religiões.
Cada homem tem o direito de escolher o caminho que prefere.
Respeite a liberdade de crença dos outros, tanto quanto aprecia que respeitem a sua.
Não discuta nem procure tirar ninguém do caminho em que se acha, a não ser que seja procurado para isso.
Respeite, para ser respeitado.