Pesquisar este blog

08 setembro 2020

8 DE SETEMBRO, DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO

Com o propósito de fomentar a alfabetização nos vários países, a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) instituíram esta data em 1967.
O processo da aprendizagem de ler e escrever (alfabetização) está diretamente relacionado com o desenvolvimento de um país, conforme indicam pesquisas na área. Quanto mais pessoas analfabetas, menor é o índice de desenvolvimento.
Por esse motivo, nas últimas décadas vários países têm assumido o compromisso de combater o analfabetismo. Atualmente, a alfabetização atinge cerca de 85% da população mundial, de acordo com dados da ONU.
No entanto, estima-se que ainda existem quase 800 milhões de adultos no mundo que não sabem ler, escrever ou contar, e aproximadamente 250 milhões de crianças consideradas analfabetas funcionais (não conseguem interpretar os textos).
O objetivo não é apenas alfabetizar, mas fazer com que os jovens e adultos saibam interpretar um texto criticamente e que desenvolvam prazer com a leitura.

Dia Nacional da Alfabetização
O Brasil ainda celebra o Dia Nacional da Alfabetização em 14 de novembro. Esta data foi criada por iniciativa do Ministério da Educação e Ciência (MEC), a partir da lei nº 19.402/1930.

*Fonte: https://www.s1noticias.com/8-de-setembro-dia-mundial-da-alfabetizacao/#ixzz6XV53Thq6
 

Pelo quarto dia seguido, RN registra a maior queda na média diária de óbitos por Covid-19 no Brasil

Imagem: reprodução/TV Globo
Pelo quarto dia seguido, o Rio Grande do Norte é o estado que apresenta a maior queda na média diária de mortes por Covid-19. Nesta terça-feira (8), a redução registrada foi de 66%, de acordo com o Consórcio de Veículos de Imprensa que reúne dados das secretarias estaduais de Saúde.
No Brasil, a queda registrada foi de 26% na média móvel de mortes em comparação com o dado de 14 dias atrás. Já a média de registro de novos casos no país caiu 19%.
Apenas o Amazonas apresenta crescimento, mas é devido a uma revisão no número de mortes feita na semana passada pelo governo e isso impacta na média móvel.


*BG

APODI-RN: CONVENÇÃO DO MDB SERÁ NA PRÓXIMA SEXTA (11)

Está marcada para a próxima sexta-feira, dia 11 de setembro a convenção do MDB de Apodi. No evento será homologada a chapa dos pré-candidatos a prefeito e a vice, Alan Silveira e Neilton Diógenes, além dos pré-candidatos a vereadores também.
A convenção acontecerá às 17 horas e não será aberto ao público. A participação será apenas dos pré-candidatos e sua base aliada.
A chapa da situação conta com a união dos partidos: MDB, PL e PSDB.

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO HOJE


Coronavírus: Brasil registra 504 óbitos e 14 mil casos nas últimas 24h; São 127 mil mortes e 4,1 milhões de infectados

Foto: reprodução
O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil nesta terça-feira (8):
– Registro de 504 óbitos nas últimas 24h, totalizando 127.464 mortes;
– Foram 14.279 novos casos de coronavírus registrados, no total 4.162.073 pessoas já foram infectadas.
– O número total de recuperados do coronavírus é 3.397.234, com o registro de mais 41.670 pacientes curados. Outros 637.375 pacientes estão em acompanhamento.


*BG

PM-RN EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO GENERAL BRIGADA SYDRIÃO

"Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos." Frase atribuída a Sócrates que retrata o General de Brigada Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira, do Exército Brasileiro que faleceu nesta terça-feira (08), em decorrência do novo Coronavírus.
General Sydrião comandou até o ano de 2019 a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada (7ª BIMtz), sediada em Natal/RN, onde colaborou muito com a segurança pública potiguar e, atualmente, comandava o Centro de Inteligência do Exército (CIE), em Brasília.
Dessa forma, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte externa o sentimento de mais profundo pesar. Perdemos um Grande General, um Líder e um grande amigo. O seu legado ficará marcado na nossa Corporação, como um exemplo de profissionalismo e atenção a segurança pública.
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte sente a perda irreparável do General Sydrião e solidariza-se ao Exército Brasileiro, aos seus amigos e a sua família neste momento de profunda tristeza.


*PM/ASSECOM - Cb Ricardo

GOVERNADORA DECIDE VOLTA ÀS AULAS DA REDE ESTADUAL SÓ EM 2021

Governadora Fátima Bezerra
A governadora Fátima Bezerra anunciou na manhã desta terça-feira, 08, a continuidade da suspensão das aulas presenciais na rede pública estadual de ensino até o final de 2020 em função da continuidade da pandemia da Covid-19.
Para tomar a decisão a Governadora citou a posição do Comitê setorial da Educação no RN, a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), a opinião expressa pela população em recente pesquisa do Ibope que atesta que mais de 70% dos brasileiros querem a volta das aulas presencias só após a disponibilidade de vacina e enquetes feitas pela Secretaria Estadual de Educação e por veículos de comunicação.
“Diante destes fatos e considerações informo que as atividades presenciais da Educação no RN só serão retomadas em 2021. Isto estará normatizado no próximo decreto que vamos publicar nos próximos dia para a rede de educação pública do Estado”, afirmou a chefe do Executivo.

MOSSORÓ-RN: APÓS PERSEGUIÇÃO PM PRENDE SUSPEITO DE ARRASTÃO NA CIDADE DE UPANEMA-RN

Bandidos fizeram arrastão em Upanema na noite desta segunda (7) usando carro roubado — Foto: Hugo Andrade / Intertv Costa Branca
Após uma perseguição policial, na madrugada desta terça-feira (8), em Mossoró, um homem foi preso suspeito de ter participado de um arrastão na cidade de Upanema, também na região Oeste potiguar. Outras três pessoas conseguiram fugir. Segundo a polícia, o grupo assaltou uma lanchonete e uma venda de espetinhos e fugiu levando objetos dos proprietários e clientes, além da comida dos estabelecimentos.
Os assaltos aconteceram por volta das 23h30 da noite de segunda-feira (7). Quatro homens armados e encapuzados chegaram em uma caminhonete modelo S-10, branca, em uma lanchonete localiza na BR-110, na entrada do município de Upanema, e anunciaram o assalto. Segundo o proprietário do estabelecimento, no momento só havia um cliente no local.
Depois de fazerem o assalto na lanchonete, eles atravessaram a rua e roubaram um espetinho do outro lado da via. Os bandidos levaram quatro botijões de gás, uma televisão, celulares dos clientes e funcionários dos dois estabelecimentos, comida e até perfumes. Depois do arrastão, os criminosos fugiram no sentido a Mossoró.
A PM realizou buscas e pouco depois da meia-noite os criminosos foram localizados, no mesmo carro, no bairro Malvinas, em Mossoró. Houve perseguição e a polícia conseguiu prender um dos suspeitos que estava no carro com todo material roubado. Os outros três homens conseguiram fugir. De acordo com a polícia, o carro usado nos assaltos também era roubado. O suspeito preso foi encaminhado à delegacia de plantão. O crime será investigado pela delegacia de Upanema.


*Do G1 RN

BRASÍLIA: GENERAL SYDRIÃO, CHEFE DO CENTRO DE INTELIGÊNCIA DO EXÉRCITO MORRE DE COVIF-19

Foto: Eduardo Maia/Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte
Morreu, nesta terça-feira (8), o chefe do Centro do Inteligência do Exército (CIE), general de brigada Carlos Augusto Fecury Sydrião Ferreira. Ele estava no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília. Fontes do Ministério da Defesa confirmaram à reportagem que a causa da morte foi a Covid-19.
Natural de Fortaleza, no Ceará, ele foi nomeado para a chefia do CIE em julho de 2019. No mês passado, representou o Exército na delegação, liderada pelo ex-presidente Michel Temer, que foi ao Líbano e missão de apoio depois que uma explosão deixou quase 200 vítimas, mais de 6 mil feridos e cerca de 300 mil desabrigados.
Acionado pela reportagem, o Exército Brasileiro confirmou o óbito do militar e se limitou a dizer que “o corpo será cremado em cerimônia restrita aos familiares”.
O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília publicou nota de pesar afirmando que o general deixa mulher e três filhos, e “um grande legado de amor, amizade, camaradagem e profissionalismo”.

Veja íntegra abaixo:
“O Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, com muito pesar, lamenta informar o falecimento do General de Brigada CARLOS AUGUSTO FECURY SYDRIÃO FERREIRA, nosso ETERNO COMANDANTE, ocorrido na manhã do dia 08 de setembro de 2020, em Brasília.
Atualmente ele ocupava o cargo de Chefe do Centro de Inteligência do Exército e comandou o BPEB no período de 2011 a 2013.
Os integrantes do Batalhão Brasília prestam sua continência ao General SYDRIÃO e se solidarizam com os amigos e familiares deste oficial.
O Gen Sydrião deixa esposa e três filhos e um grande legado de amor, amizade, camaradagem e profissionalismo.

'UMA VEZ PE, SEMPRE PE'

*Do G1

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


MOSSORÓ-RN: DUPLA EM MOTO ROUBADA É PRESA APÓS PRATICAR ASSALTO

Policiais Militares da Rocam 01 se encontravam em patrulhamento de rotina, na manhã desta segunda (07), quando se depararam com um cidadão que tinha acabado de ser assaltado, no bairro Planalto 13 de maio em Mossoró no Rio Grande do Norte.
Após fazer buscas pelo bairro com as características informadas, a guarnição avistou os suspeitos, e após acompanhamento tático conseguiu prender os dois indivíduos, Lucas Ednaldo da Silva, conhecido como "Escorpião" e seu comparsa, Nícolas Jure Maximínio, ambos com 19 anos de idade e residentes nas Malvinas. Com eles foi encontrado o celular da vítima, e um revólver calibre 38 Taurus e uma moto roubada a dois meses.
A dupla e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Plantão, onde foram autuados em flagrante nos crimes de roubo majorado (artigo 157) e receptação.
Lucas Ednaldo já respondia processo na justiça pelo mesmo crime, mas estava em liberdade. Já Nícolas Jure foi preso no dia 25 de setembro de 2019, suspeito de tráfico de drogas. (RELEMBRE)
Após os procedimentos, a dupla foi encaminhada para sistema prisional, onde ficarão a disposição da justiça.


 *Passando na Hora