Pesquisar este blog

20 abril 2020

APODI-RN: UM MÊS APÓS MORTE DA MÃE, FILHOS AGUARDAM RESULTADO DE EXAME DE CORONAVÍRUS: 'INDIGNADOS'

Roberlândia Carvalho morreu no dia 19 de março por complicações respiratórias na UPA Nova Esperança, em Parnamirim.
Maria Roberlândia com os filhos, João Paulo e Jéssica — Foto: Arquivo da família
Mais de um mês após a morte de Maria Roberlândia de Carvalho Gomes, os familiares dela ainda não sabem o que provocou o óbito. A suspeita de morte por Covid-19 está sendo investigada pelos órgãos de saúde do Rio Grande do Norte, mas o resultado do exame ainda não saiu.
Desde então, os parentes não têm qualquer informação sobre esse processo, nem foi dado prazo para o resultado do exame realizado no corpo. “Estamos indignados”, diz Jéssica Carvalho, filha de Roberlândia.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) afirmou que aguarda o resultado do teste para coronavírus que foi colhido e enviado para o Instituto Evandro Chagas, no Pará. A Sesap também disse que pediu prioridade para esse exame.
Roberlândia tinha 47 anos de idade e era faxineira de uma loja de venda de carros seminovos. Ela não havia sido sequer identificada como paciente suspeita do novo coronavírus quando morreu, no dia 19 de março. O exame para identificação da doença não foi realizado antes da morte dela.
A filha dela, Jéssica Carvalho, alega que, aos parentes, foi dito extraoficialmente que seria realizada uma viscerotomia, para saber ela havia morrido de Covid-19. Trata-se de uma técnica de retirada de pedaços dos órgãos para a realização de diagnósticos. “Como não tinham feito o exame para identificar a doença em vida, precisaram fazer esse”, justifica a filha.
Porém, Jéssica conta que entrou em contato com a Sesap e a Secretaria de Saúde de Parnamirim, e que nenhuma das pastas deu detalhes ou confirmou o procedimento. “Eles não nos dão informações. Por que escondem isso da gente? Nós temos o direito de saber”, reclama.
Ela afirma que já tentou saber detalhes sobre o exame da mãe várias vezes e em nenhuma delas obteve informações conclusivas. “Nós queremos saber o que houve”, reforça. Ainda segundo a filha de Roberlândia, os familiares que conviviam com ela não tiveram sintomas da doença, contudo não foram realizados exames nos parentes para saber se eles contraíram Covid-19.
O caso
Maria Roberlândia morreu em uma quinta-feira, dia 19 de março, na UPA Nova Esperança, em Parnamirim, Grande Natal. Na época, o G1 conversou com o filho dela, João Paulo Gomes, que disse que a mãe começou a sentir os sintomas no fim de semana anterior ao óbito. “Todos nós gripamos aqui em casa e ficamos bem depois. Ela não melhorou”, relatou na ocasião.
Maria Roberlândia morava com o marido, o filho, a nora e uma neta de quatro anos de idade no bairro de Nova Parnamirim. De acordo com o filho, ela procurou o médico na rede particular quando os sintomas se agravaram, no dia 17 de março.
João Paulo Gomes conta que o médico que a atendeu identificou que ela estava com sintomas do novo coronavírus: falta de ar, tosse e febre. Foi aí que orientou que Maria Roberlândia procurasse a rede pública de saúde, para realizar os testes e confirmar ou não a suspeita.
O encaminhamento dado à paciente, ao qual o G1 teve acesso, orientou que fosse realizado um “exame de imagem” (raio-x), para que se investigasse a possibilidade de Covid-19. Ainda segundo João Paulo, a mãe dele seguiu direto para a Unidade de Ponto Atendimento (UPA) Nova Esperança, em Parnamirim.
Raio-x não foi realizado
Jéssica Carvalho afirma que o raio-x não foi realizado na UPA. Além disso, apesar de apresentar os sintomas, ao ser questionada se havia tido contato com algum estrangeiro e responder que não, Maria Roberlândia não se enquadrou como caso suspeito do novo coronavírus, e o exame para a detecção da doença também não foi feito.
Na época, a orientação do Ministério da Saúde determinava que, para fazer o teste, era necessário preencher alguns requisitos. Ter tido contato com pessoas de fora do país, ou infectadas era um deles.
João Paulo Gomes contou que na época que Roberlândia foi medicada e liberada. A faxineira voltou para casa, mas o quadro de saúde não apresentou evolução. Já na manhã do dia 19, com muita falta de ar, foi levada novamente à UPA, desta vez pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Ele disse que a mãe foi entubada e, às 11h do mesmo dia.
De acordo com nota enviada pela Secretaria de Saúde de Parnamirim à imprensa no dia da morte, os médicos que atenderam Maria Roberlândia na UPA afirmam que ela apresentava situação compatível com quadro bacteriano e não com Covid-19. Contudo a secretaria admite a possibilidade de ela ter se contaminado pelo vírus depois.
Jéssica Carvalho lembra que, para o sepultamento, não houve orientação. A família por si só que tomou as providências para que o enterro ocorresse de acordo com as determinações para casos de Covid-19. “Não tínhamos a confirmação, não sabíamos se era suspeita oficialmente. Mas ficou o preconceito das pessoas. Para todos é como se ela tivesse falecido disso”.
O enterro aconteceu com caixão lacrado, com 10 pessoas presentes e durou 10 minutos. “Nós precisamos saber o que aconteceu, se minha mãe faleceu por causa dessa doença. Nós não sabemos de nada”.

Maria Roberlândia tinha 47 anos e morreu com problemas respiratórios em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Arquivo da família

*Do G1 RN/Passando na Hora

REFLEXÃO DE BOA VONTADE: JESUS VENCE AS PROCELAS DO MUNDO

Por pior que seja a tormenta, Jesus sempre conduzirá e fortalecerá os que, amando-O e perseverando além do fim, encontrarão as soluções para as dores dos povos, pois Ele calará os ventos, acalmará os mares e estabelecerá uma duradoura bonança. Vamos à extraordinária passagem bíblica que motiva essas nossas reflexões:

Jesus aplaca a tempestade
(Evangelho, consoante Mateus, 8:23 a 27; Marcos, 4:35 a 41; e Lucas, 8:22 a 25)

“Aconteceu que, num daqueles dias, Jesus tomou uma barca, acompanhado pelos Seus discípulos. E eis que se levantou no mar tão grande tempestade de vento que as ondas cobriam a barca, enquanto Jesus dormia na popa, sobre um travesseiro. Os discípulos O acordaram aos brados, dizendo: Salva-nos, Senhor, porque nós vamos morrer! E Jesus lhes respondeu: Por que temeis, homens de pequena fé? Então, erguendo-se, repreendeu os ventos e o mar; e se fez grande bonança. Aterrados e cheios de admiração, os discípulos diziam uns aos outros: Afinal, quem é este, que até o vento e o mar Lhe obedecem?”

Jamais desistir do Bem
A Esperança não morre nunca! Essa inspiração me veio à mente, no início da década de 1980, ao assistir, na televisão, a um moço dizer ter perdido a fé no futuro. Não me considero poeta. Mas tomei da caneta e ousei estes simples e despretensiosos versos, depois musicados pelo maestro legionário Vanderlei Pereira:

A Esperança não morre nunca!
A Esperança
não morre nunca!
Nunca!
Não morre, não!
Pois, como a Vida,
que é eterna,
mãe tão fraterna,
pode morrer?!
Não, não morre
nunca!
Não morre, não,
a Esperança no coração!
A Esperança é Jesus!

Combater a apatia
Pelas veredas da existência espiritual-humana, quantas vezes nos deparamos com dificuldades, das quais — pensávamos todos — não haveríamos de restar? “Ah, meu Deus, que situação! Se eu vou nessa direção, crio problemas aqui; se vou em frente, crio problemas na direção oposta; se viro pra cá, aborreço esse ou aquele”.

Aí você vai dormir, toma um bom banho quente ou frio (conforme o gosto) e, no outro dia, descobre uma solução ou aparecem outras demandas para resolver e, então, se surpreende: “Ih, até havia esquecido: aquilo que me parecia uma enormidade já passou! Aquela outra situação teve um bom desfecho! Já sei como superar tal percalço!”

Não se trata de um passe de mágica, tampouco incentivo a quem quer que seja a desviar a cara dos desafios reais que se apresentam. Todavia, quando estamos decididamente empenhados em defrontar os embates diários, os Amigos Espirituais — conhecidos ainda por Almas Benditas, Espíritos Guias, Numes Tutelares... — também operam os seus feitos e se aproximam de nós com elevadas sugestões, intuindo-nos a enxergar caminhos antes despercebidos. Basta acreditar nesse apoio invisível e estabelecer uma sintonia sublime com nossos Anjos Guardiães para, de fato, contar com eles.

No entanto, ainda há alguns — e respeitamos os seus motivos — que acidamente retrucam: “Eu não creio nessa coisa de Esperança”.

Porém, qual o contraponto em suas propostas? Com frequência, recorre-se a um vazio existencial. Contudo, não podemos aceitar o desalento, o derrotismo, a apatia, o desprezo da criatura por si própria e por seus pares como saídas para quaisquer crises. Sempre tem de haver Esperança! E, acima de tudo, a firme vontade de sobrepujar as intempéries da vida. A questão é querer fazer o Bem, fazer, mas fazer certo!

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA LOCALIZA CARRO ROUBADO EM ARRASTÃO NO SUMARÉ. CÂMERAS FLAGRARAM AÇÃO CRIMINOSA

A polícia militar foi acionada para o bairro Dom Jaime Câmara(Malvinas), na manhã desta segunda feira 20 de abril de 2020, onde informações que em uma área de mata um veículo tipo gol de cor vermelha, placa MYQ 7074 estava abandonado.
O veículo em questão foi tomado de assalto na noite deste domingo 19, onde cerca de seis elementos renderam uma família, trancaram dentro do banheiro e fizeram um verdadeiro arrastão. A ação criminosa foi flagrada por câmeras de seguranças. (Veja vídeo)
O carro foi levado para a DEFUR (Delegacia de Furtos e Roubos de Mossoró), para os procedimentos legais.


*Passando na Hora.

Mandado de segurança para limitar os poderes do presidente Bolsonaro está no gabinete de Celso de Mello

O mandado de segurança protocolado ontem à noite para limitar os poderes de Jair Bolsonaro foi distribuído para gabinete do decano Celso de Mello.
Na peça, os advogados Thiago Santos Aguiar de Pádua e José Rossini Campos do Couto Correa acusam o presidente de crime de responsabilidade, por quebra de decoro, ataques contra jornalistas, contrariedade às orientações da OMS e apoio a atos contra o Congresso e o STF.
Os advogados pedem ainda que Bolsonaro seja impedido de promover ou participar de aglomerações, obrigado a impedir atos contra o Congresso e o STF, e apresente seu exame de Covid-19 e até um suposto relatório de inteligência que teria contra Maia.
No MS, eles querem que o STF determine ainda a transferência para o vice-presidente das competências do presidente da República descritas nos incisos I a III, VI a X, XIII a XVI, XIX, XXII e XXVI do artigo 84 da Constituição.
Na prática, caso o pedido seja aceito, Bolsonaro viraria um ‘presidente decorativo’.

Confira aqui íntegra do Mandado de Segurança.

O Antagonista

SESAP DIVULGA NOVO BOLETIM DO CORONAVÍRUS: 595 CASOS CONFIRMADOS, 34 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS, 2.785 SUSPEITOS E 27 ÓBITOS

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) atualizou os dados do coronavírus no RN nesta segunda-feira (20), divulgando novo boletim epidemiológico. Ao todo, são 595 casos confirmados de Covid-19 no estado, 34 a mais que o dia anterior. No boletim epidemiológico desse domingo(19) eram 561
O número de suspeitos são 2785,enquanto eram no dia anterior 2.146. Os casos descartados somam 2541 e pacientes curados 161. Com a nova atualização, o RN agora tem 27 mortes provocadas pelo Covid-19. Mossoró lidera, com 8 óbitos, enquanto Natal registra seis.

UMARIZAL-RN: HOMEM É PERSEGUIDO MORTO DENTRO DE CASA NO BAIRRO CARAÍBAS

A cidade de Umarizal contabilizou na noite de ontem (19/04/20) seu 9°crime de homicídio neste ano. Desta vez, a vítima trata-se de Francisco Jakson Marinho Cardoso, 31 anos, que foi perseguido em morto dentro de sua casa, por homens até o momento não identificados.
Informações de populares dão conta de que por volta das 21h50min desse domingo, Jakson vinha da casa de uma ex-namorada conhecida como Kaliane, e ao se aproximar de sua própria residência, localizada na Rua Zefinha Fidélis, nº 20, no bairro Caraíbas, foi perseguido e morto na cozinha sua casa. Ninguém sabe ao certo se era apenas um ou mais atiradores. Os pais da vítima que estavam no quarto no momento da ação, alegam ter ouvido apenas barulhos e depois vários disparos vindos da cozinha.
Jackson não tem antecedentes criminais e trabalhava como pedreiro. Até o momento não se sabe a motivação do crime. A polícia civil irá investigar o caso. 


*Umarizal News

MOSSORÓ-RN: JORNALISTA 'EMERY COSTA' É INTERNADO COM SUSPEITA DE CORONAVÍRUS

Emery está bem, apesar do internamento (Foto: Arquivo)
O jornalista mossoroense Emery Costa foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Lucas em Natal com suspeita de covid-19.
Na sexta-feira ele apresentou quadro de febre e passou por uma bateria de exames após apresentar quadro de febre na sexta-feira, mas está consciente e se alimentando normalmente.
Conforme o Blog apurou com familiares a internação tem caráter de precaução porque Emery é diabético e renal crônico.


*Blog Do Barreto. 

LINO PRAXEDES E SEU PENSAMENTO

O pensamento de Lino Praxedes (Esquerdinha), primeiro suplente de vereador em Felipe Guerra está igual ao de muita gente neste Brasil.
Veja o vídeo:

Drauzio Varella: “Vai acontecer uma tragédia nacional na saúde e na economia e ninguem sabe de nada”

Drauzio Varella recrimina-se por ter sido otimista a respeito do novo coronavírus.
Ele disse para a BBC:
“Eu, sinceramente, eu já fui otimista, sabe? Acho que no início todos nós fomos, o mundo foi otimista. E eu participei desse otimismo e me recrimino por isso hoje. Porque nós recebíamos as notícias da China e essas notícias eram muito ocasionais, e não davam ideia de como eram realmente a epidemia.”

Seu otimismo desapareceu:

“Eu acho que vai acontecer uma tragédia nacional, eu não tenho dúvida disso. Eu acho que nós vamos ter um número muito grande de mortes, vamos ter um impacto na economia enorme, vamos ter uma duração prolongada. Você vê que até hoje a gente não conseguiu definir a partir de quanto tempo nós podemos relaxar. Quanto tempo? Dois meses? Três meses? Seis meses? Ninguém sabe. Ninguém arrisca dizer por ter responsabilidade. Nós não sabemos. Isso é um vírus novo, nunca existiu uma situação como essa.”

*O ANTAGONISTA/JBelmont

PARAÚ-RN: Polícia prende suspeito após arrombamento na loja Dário Móveis

Na madrugada desta segunda feira, 20 de abril de 2020, policiais da cidade de Paraú foram acionados com a informação de que uma loja teria sido arrombada.
De imediato a guarnição saiu em diligências que ao avistar os suspeitos, que correram, os policiais conseguiram capturá-lo, trata-se de José Egídio da Silva, 32 anos de idade, mais conhecido por "Guri", onde o mesmo foi conduzindo para Delegacia de Polícia civil de Patu para procedimentos. Já um outro elemento conseguiu fugir, mas a policia já sabe de quem se trata, indivíduo bastante conhecido na cidade pela alcuma de "Nandinho".
Segundo informações, a dupla conseguiu levar da loja uma quantia em dinheiro, um pouco mais de 600 reais, entre outros objetos que ainda não contabilizados ainda pelo proprietário da loja que está toda revirada.
Vale salientar que esse “Guri”, já tinha sido preso em Paraú, pela mesma prática criminosa, no caso arrombamento no dia 30 de março de 2020. RELEMBRE AQUI.
Mais uma ação rápida da PM de Paraú, sob o comando do Sgt Silva. Na guarnição composta pelos guerreiros; Filho, Fernandes e Ítalo.


*Focoelho.com

MARCELINO VIEIRA-RN: HOMEM É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO

Um homem foi preso ao portar um revólver calibre 38 de cabo madrepérola e seis munições no sítio Panati, zona rural da cidade de Marcelino Vieira, interior do RN.
O homem de nome Francisco de Assis estava na garupa de uma moto guiada pelo irmão, ao avistarem a viatura da Polícia Militar, fizeram uma manobra brusca e suspeita em direção contrária por uma estrada carroçal. A polícia então fez a abordagem.
O acusado foi conduzido ao Hospital Municipal de Alexandria-RN para confecção do Laudo de Exame de Corpo de Delito e posteriormente conduzido à 8ª DRP da Cidade junto com a arma e munições apreendidas para as medidas cabíveis.


*Informações: Foco Pé Na Cova.

UMARIZAL-RN: MAIS UM CRIME É REGISTRADO NA CIDADE

Um jovem foi assassinado nesta noite no bairro Caraíbas em Umarizal-RN.
A vítima foi identificada por Jakson Cardoso, 32 anos. O mesmo foi morto a tiros e não se sabe o motivo do crime nem os autores. 
Umarizal já conta 9 assassinatos no ano de 2020.
As investigações ficarão a cargo da Polícia Civil.

CORONAVÍRUS: Morre o médico Jayme Júnior

Após lutar contra o COVID-19 durante 20 dias, o Médico Jayme de Oliveira Junior, veio a óbito no hospital Rio Grande na noite deste domingo aos 52 anos.
Foi um luta inglória contra essa peste desse vírus.
Jayme de Oliveira Júnior era cirurgião vascular.

*BG