Pesquisar este blog

24 outubro 2020

BRASÍLIA: JOÃO DE DEUS ESTÁ INTERNADO EM ESTADO GRAVE, DIZ ADVOGADO

Em prisão domiciliar desde abril por causa da pandemia do coronavírus, João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, saiu de sua mansão em Anápolis e foi encaminhado ao Hospital Sírio Libanês de Brasília nesta sexta-feira (23). Segundo o advogado de defesa Anderson Van Gualberto, o estado de João Teixeira, de 79 anos, é considerado grave, e ele não tem previsão de alta. 

Antes de viajar a Brasília em uma UTI móvel, ele foi atendido em um hospital de Anápolis (GO), onde passou por bateria de exames após sentir fortes dores no peito e muita fadiga, afirmou a defesa. 

João Teixeira de Faria foi condenado a mais de 60 anos de prisão por estupro de vulnerável, violação sexual mediante fraude e posse ilegal de armas de fogo, crimes que ele nega ter cometido. 

— O que se sabe é que esse mal súbito está relacionado a problemas cardíacos e problemas gástricos. João está atualmente com 79 anos e 5 meses. Além dos problemas cardíacos, está fazendo tratamento de remissão do câncer que redundou na retirada de 60% do estômago — disse Van Gualberto. 

Até a manhã deste sábado, nem o Ministério Público de Goiás nem o Tribunal de Justiça do estado haviam sido comunicados sobre a internação de João Teixeira, que usa tornozeleira eletrônica e, por determinação judicial, não pode deixar sua residência em Anápolis.

*O Globo

NATAL-RN: Família procura menino de 8 anos desaparecido; garoto foi visto pela última vez na Zona Norte da capital

Um menino de 8 anos de idade está desaparecido desde a última quarta-feira (21). José Carlos foi visto pela última vez próximo ao Rio Doce, no bairro da Redinha, Zona Norte de Natal. 

De acordo com a família, a pedido da mãe, a criança foi levar um suco para o irmão que estava trabalhando no semáforo do cruzamento da Avenida João Medeiros Filho com a Avenida Moema Tinoco. Testemunhas que viram José Carlos afirmaram que ele estava andando por um caminho com mato. A família registrou boletim de ocorrência na quinta (22). 

Ainda de acordo com a família, José Carlos tem problemas cardíacos. Quem tiver alguma informação, pode ligar para o (84) 99610 7922.

UERN: Dia C da Ciência é celebrado com apresentação do FANATicos da Química

Ciência é algo complicado, difícil de compreender e muito distante da realidade. Certo? Errado! A ciência está presente no nosso dia a dia desde a ferver a água para o café-da-manhã a descoberta de novas soluções para questões do cotidiano. E é justamente essa popularização do conhecimento científico que o movimento nacional do Dia C da Ciência pretende propagar. 

Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), a data foi celebrada nesta quarta-feira, 21, em grande estilo, contando um pouco da história do grupo que é o carro-chefe na missão de levar a ciência de forma simples aos quatro cantos: o FANATicos da Química. A programação ocorreu de forma virtual, devido à pandemia de COVID. 

Durante a atividade, a Profª. Drª. Anne Gabriella destacou que o grupo FANATicos da Química tem o intuito de divulgar a ciência de forma lúdica e diferente. “O objetivo é fazer com que a ciência seja de acesso a todos”, declara. De forma simples, leve e divertida, o grupo ensina sobre a arte da ciência aos mais variados públicos, desde a criança até a pessoa da terceira idade. “Nós trabalhamos de forma colaborativa, com professores e alunos, para elaborar nossas peças, adaptando-as aos mais diferente públicos”, informa o professor Keurison. 

Para o aluno Lucas Souza, participante do grupo, as apresentações do FANATicos da Química trazem benefícios mútuos. Além de propagar a ciência em uma linguagem simples, os espetáculos contribuem com o aprendizado dos formandos. “Na preparação dos espetáculos, participamos de oficinas. O grupo contribui para o desenvolvimento dos graduandos de diversas formas, tanto em questões da academia quanto na própria vida pessoal”, afirma. 

Na programação do Dia C da Ciência, o FANATicos da Química fez uma breve apresentação de um espetáculo, além de exibir um vídeo contando um pouco da trajetória do grupo. A atividade foi mediada pela radialista Aline Linhares, da Agência de Comunicação (Agecom) da Uern. 

FANÁTICOS DA QUÍMICA – No final do ano 2000, integrantes do Departamento de Química da Uern perceberam a necessidade de promover uma maior divulgação do curso nas escolas dos ensinos fundamental e médio. A ideia era realizar essa tarefa de forma lúdica, fugindo da linguagem academicista e complicada. Surgia o grupo FANATicos da Química. 

O grupo utiliza a linguagem teatral para montar peças, desde adaptações de obras literárias ou de filmes, a obras autorais. Os experimentos são utilizados de forma lúdica e visual e através deles os alunos e professores explicam os conceitos científicos. Para conhecer mais sobre o projeto, acompanhe as atividades nas redes sociais: @fanaticosdaquimica.

*Adriana Morais - Portal UERN

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA PRENDE FORAGIDO DA JUSTIÇA NO BAIRRO BOM JARDIM

Segundo registro, Leonardo Tomaz de Aquino, de 29 anos de idade, tem passagem pelo sistema prisional de Mossoró, acusado pelos crimes de homicídio, assalto e tráfico de drogas, mas era considerado foragido da justiça, com dois mandados em aberto. 

Ele foi detido por Policiais Penais da Secretaria da Administração Penitenciária, por volta das 15 horas de hoje, 23 de outubro, quando tentava entrar num veículo tipo Uber, próximo ao mercado do bairro de Bom Jardim. 

Na revista foi encontrado com ele, um revólver com seis munições intactas. Leonardo Tomaz foi encaminhado à Delegacia e depois dos procedimentos deverá ficar na Cadeia Pública a disposição da Justiça.

*O Câmera

NATAL-RN: MOTORISTA PERDE CONTROLE DO CARRO, DERRUBA ÁRVORE E CAPOTA EM AVENIDA NA ZONA SUL

Carro captou no Prolongamento da Prudente de Morais, em Natal — Foto: Sérgio Henrique Santros/Inter TV Cabugi

Um carro capotou na noite de sexta-feira (23) após o motorista perder o controle e sair da pista num trecho da Avenida Prefeito Omar O'grady, conhecido como Prolongamento da Prudente, na Zona Sul de Natal. 

O veículo por pouco não atravessou para o outro lado da pista, correndo o risco de atingir carros no sentido contrário. Após sair da via, ele subiu no canteiro central, bateu e derrubou uma árvore e em seguida capotou. 

O caso aconteceu em uma curva próxima ao Parque da Cidade, no sentido da via em direção ao conjunto Cidade Satélite. 

De acordo com o que relataram testemunhas aos policiais do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), o motorista apresentava sinais de embriaguez. Segundo o CPRE, ele se recusou a fazer o teste do bafômetro. 

Testemunhas disseram ainda que o homem já havia batido em outro veículo ao tentar manobrar o carro em uma rua do bairro Candelária. Em seguida, ele saiu em alta velocidade. 

Após capotar, o motorista, que segundo o CPRE tem 37 anos e é corretor de imóveis, foi ajudado por pessoas que passavam pelo local a sair do carro. Ele estava sozinho e teve apenas escoriações leves.

O caso foi registrado na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal.

Acidente aconteceu no Prolongamento da Prudente de Morais — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

*Do G1 RN

PARNAMIRIM-RN: HOMEM É BALEADO DENTRO DE CASA EM CONDOMÍNIO DE LUXO

Tiroteio aconteceu dentro de casa em condomínio de luxo na Grande Natal. — Foto: Redes sociais

Um homem de 36 anos foi baleado dentro de casa, em um condomínio de luxo localizado na praia de Pium, em Parnamirim, região metropolitana de Natal, na noite desta sexta-feira (23). A vítima foi socorrida ao Hospital Walfredo Gurgel com um tiro na altura das nádegas. As informações estão no Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, ao qual o G1 teve acesso. 

Ainda de acordo com o documento, o caso aconteceu por volta das 20h no Alphaville. Policiais militares relataram que encontraram marcas de sangue na sala, na escada, nos dois quartos e no banheiro do quarto do casal, além de várias capsulas de bala espalhadas pelo imóvel. 

À polícia, o irmão da vítima, que tem 26 anos e também estava no imóvel, afirmou que dois criminosos teriam entrado na casa e atirado contra seu irmão. Na ação, ele teria reagido. 

No entanto, ainda de acordo com a polícia, a equipe de vigilância do condomínio não registrou qualquer invasão ou entrada de pessoas estranhas no condomínio. 

O homem baleado foi socorrido ao hospital por um policial militar. A esposa da vítima, que também estava na casa na hora do tiroteio, também acompanhou o marido.

Armas 

Os policiais levaram à delegacia duas pistolas e carregadores das armas que estavam no imóvel e que o irmão da vítima confirmou serem dele. Ele ainda afirmou que tinha o registro e a posse das duas armas, o que a polícia confirmou. Ainda assim, elas ficaram apreendidas. 

A Polícia Civil começou uma investigação sobre o caso e ainda deverá apontar a motivação e a autoria do crime.

Armas apreendidas em casa de condomínio de luxo onde homem foi baleado, na Grande Natal. — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi

*Do G1 RN

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


UERN: PROFESSOR DO DECOM LANÇA LIVRO

O professor da Uern e doutor em Jornalismo pela UFSC, William Robson Cordeiro, lança o seu livro “Hiperinfografia – A Visualização da Informação Jornalística Mais Sofisticada”, na edição 2020 do Congresso da SBPJOR. A obra destaca as transformações passadas pela visualização sintética no jornalismo, especialmente os infográficos, e propõe nova categoria de formato totalmente inédita. É o resultado de sua tese defendida em outubro de 2019, que passa a compor a nova coleção da Editora Insular, e já pode ser adquirida através do site no link https://bit.ly/2SXuuVl.
William é egresso do curso de Comunicação Social da Uern e agora é professor contratado pela instituição no curso de Jornalismo. “Para mim é uma grande honra poder de volta à Uern e poder defender o nome da nossa instituição em outros lugares através de publicações como esta”, explicou o professor.
O livro tem 414 páginas e faz parte do segundo volume da série Novas Diretrizes, da Insular. “Hiperinfografia – A Visualização da Informação Jornalística Mais Sofisticada” tem prefácio da pesquisadora do PPGJOR, Raquel Ritter Longhi, que também foi a orientadora do William Cordeiro no doutorado, e também integra o Selo Nephi-Jor, publicações do grupo Hipermídia e Linguagem/CNPq.
Neste livro, o hiperinfográfico é apresentado, definido e analisado de forma minuciosa, num trabalho de investigação que se vale de uma metodologia reunindo levantamento teórico, estudo de casos múltiplos e ainda um esquema de análise construído pelo próprio autor, a Matriz de Análise Hiperinfográfica, além de trazer entrevistas com importantes profissionais da área de visualização da informação tanto do Brasil, quanto da Europa e dos Estados Unidos.

“A rigor, a infografia não para de evoluir (e, talvez, nunca vai parar). Ao acompanharmos o seu ciclo de desenvolvimento retratado em estágios evolutivos, percebemos que a constatação quase unânime dos pesquisadores volta-se à dinamicidade do formato, ou seja, as mudanças ocorridas no gênero ao longo dos tempos. Da mesma maneira que o jornalismo enfrenta importantes transformações, sobretudo no contexto da internet, seus gêneros, a exemplo dos infográficos, não ficaram incólumes, mas também acompanharam o ritmo da evolução”, diz o autor da obra.
A orientadora e pesquisador Raquel Longhi ressalta a importância deste estudo para o campo: “Com este livro que o leitor tem em mãos, Cordeiro traz avanços. E o faz especialmente considerando o cenário contemporâneo de evolução e utilização das tecnologias que permitem maior imersão nos conteúdos jornalísticos, aí incluídas a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada”.
 

*Bruno Barreto - Portal UERN

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA PRENDE MULHER E APREENDE DROGAS NO PARQUE DAS ROSAS

Fazendo patrulhamento no Parque das Rosas, policiais da Fora Tática do 2ºBPM(Batalhão de Polícia Militar de Mossoró), prenderam Micarla Jaqueline da Silva Dantas, de 19 anos, acusada de tráfico de drogas.

Com a acusada a Polícia também fez a apreensão de 46 trouxinhas de maconha, 26 papelotes de cocaína e um pouco de dinheiro fracionado.

A mulher foi detida e conduzida à Delegacia de Narcóticos e depois dos procedimentos, foi encaminhada a ala feminina da Penitenciária Agrícola Mário Negócio, onde ficará a disposição da justiça.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

NÃO se queixe do mundo.

O mundo não é mau.

Os homens é que ainda não conseguiram ser bons.

Mas da lama imunda nasce a pureza dos lírios.

E também daquilo que nos parece mau e impuro pode surgir a luz mais sublime.

Repare que a luz não se suja, mesmo quando é refletida pelo pânico.

Procure ter apenas pensamentos bons, porque eles não serão maculados, nem mesmo quando refletidos em ambientes menos puros.