Pesquisar este blog

30 março 2020

PM FARÁ USO DE ALTO FALANTE PARA ORIENTAR POPULAÇÃO SOBRE ISOLAMENTO

Com a situação de emergência de saúde pública em âmbito nacional e internacional, a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte vem adotando uma série de medidas para conter a propagação do Coronavírus (COVID-19) no âmbito da instituição e para a sociedade potiguar.
Desde meados do mês de março, o Comando da Polícia Militar e suas diretorias publicou diversas portarias suspendendo desde as instruções nos cursos de formação até orientando medidas de higiene sanitárias a serem adotadas pelos agentes de segurança pública.
No atendimento à população, o Comando da Polícia Militar está orientando que os policiais de serviço no policiamento ostensivo façam a utilização de alto-falantes para orientar a população da importância do isolamento social estipulado pelos Decretos Estaduais publicados no órgão de imprensa oficial do Estado.
Durante o patrulhamento, os policiais deverão fazer uso do alto-falante divulgando a seguinte mensagem: Atenção! Atenção! A Polícia Militar orienta que evitem aglomerações. O isolamento social é muito importante para o enfrentamento ao novo Coronavírus. Voltem para casa! Está suspenso o funcionamento de bares, restaurantes e similares. A utilização de áreas de praias está limitada. Contem sempre com a Polícia Militar. Vigilantes Sempre!
Dessa forma, o Comando da Polícia Militar visa conscientizar a população da importância do isolamento social e garantir a segurança à saúde dos policiais militares e de toda a sociedade.
A Polícia Militar lembra, ainda, que há diversos crimes que podem ser autuados aqueles que desobedecem a determinação do Poder Público quanto ao isolamento, entre eles encontra-se o art. 268 do Código Penal que prevê a detenção de um mês a um ano, e multa.


*Passando na Hora. 

CORONAVÍRUS: 77 CASOS CONFIRMADOS NO RN

Um óbito foi confirmado oficialmente e outras duas mortes estão sendo investigadas.
O Rio Grande do Norte passa a ter 77 casos de pessoas com o novo coronavírus. As cidades com casos confirmados são Natal (37), Mossoró (16), Parnamirim (10), Assú (1), Apodi (1), Caicó (1), Carnaubais (1), Luís Gomes (1), Macaíba (1), Monte Alegre (1), Passa e Fica (1), São Gonçalo do Amarante (2), São José de Mipibu (1), Tibau (1).
Os casos suspeitos ultrapassaram a marca de 1490 casos, enquanto que descartados somam 379. Um óbito foi confirmado oficialmente e outras duas mortes estão sendo investigadas.
Há ainda dois casos confirmados de pessoas residente, respectivamente, na cidade de Recife e de Fortaleza, que foram atendidas no RN.

*RN Hoje. 

PORTALEGRE-RN: HOMEM MATA NAMORADA A FACADAS E EM SEGUIDA COMETE SUICÍDIO

A manhã desta segunda feira, 30 de março de 2020, começou de forma trágica na cidade na cidade serrana de Portalegre no interior do Rio Grande do Norte.
De acordo com as primeiras informações, um homem conhecido até o momento como Adalberto do frango frito matou a namorada que é da cidade de Viçosa a facadas e em seguida cometeu suicídio, tirando a sua própria vida.
A polícia isolou o local e acionou a equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), de Pau dos Ferros para recolhimento dos corpos.
A qualquer momento mais informações...


*Passando na Hora. 

DOMINGO DE BOAS CHUVAS NO SERIDÓ

Choveu em vários pontos de Caicó (RN) neste domingo (29) com precipitações de até 35 mm na Zona Urbana e 41 mm na Zona Rural. 
Relatos de chuvas também em:
São João do Sabugi: 20 mm;  
Ipueira: 08 mm;  
Timbaúba dos Batistas: 35 mm;  
Serra Negra do Norte (Sítio Arapuá): 60 mm; Serra Negra do Norte (Zona Urbana): 42 mm;
São Fernando (Zona Rural): 45 mm;  
Jardim de Piranhas: 51 mm; e  
Jucurutu (Zona Rural): 55 mmChuvas menores em outras comunidades rurais e cidades da região. Tempo amanheceu nublado em Caicó, sujeito a chuva a qualquer momento.

*Do Xerife.

EMPARN: REGISTROS DE CHUVAS NO FINAL DE SEMANA EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 29/03/2020 as 7:00hs de 30/03/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 71
No. de Postos com Chuva: 82 No. de Postos sem Chuva: 21

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Felipe Guerra(Prefeitura) 45,0
Sao Rafael(Particular Ii) 43,0
Sao Rafael(Emater) 39,5
Mossoro(Prefeitura) 23,4
Ipanguacu(Emater) 21,4
Grossos 17,9
Caraubas(Particular) 17,2
Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 16,0
Apodi(Prefeitura) 15,0
Carnaubais(Umbuzeiro) 14,5
Janduis(Emater) 12,8
Severiano Melo(Prefeitura) 12,0
Itau(Particular) 10,0
Vicosa(Prefeitura) 10,0
Upanema(Prefeitura) 9,6
Martins(Particular) 9,2
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 9,0
Jose Da Penha(Emater) 8,8
Apodi(Base Fisica Emparn) 8,4
Tibau(Prefeitura) 8,4
Major Sales(Prefeitura) 8,0
Lucrecia(Emater) 7,9
Pendencias(Ana) 7,5
Pau Dos Ferros(Particular) 6,0
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 6,0
Areia Branca(Emater) 5,7
Portalegre(Particular) 5,7
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 5,0
Campo Grande(Particular 2) 4,8
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 4,7
Riacho Da Cruz(Emater) 4,2
Rafael Godeiro(Emater) 4,0
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 3,9
Piloes(Prefeitura) 3,8
Assu(Emater/st. Casa Forte) 3,6
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 3,3
Agua Nova(Prefeitura) 2,0
Barauna(Emater) 1,9
Joao Dias(Emater) 0,4

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Serra Negra Do Norte(Emater) 36,5
Caico(Emater) 27,8
Timbauba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 27,0
Santana Do Matos(Emater) 24,0
Currais Novos(Sec Meio Amb. Ex Cersel) 22,8
Caico(Acude Itans) 21,5
Pedro Avelino(Particular) 19,2
Florania(Sitio Jucuri) 18,6
Acari(Particular) 12,0
Sao Bento Do Norte(Prefeitura) 10,0
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 6,8
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 6,3
Santana Do Serido(Emater) 5,5
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 4,5
Jardim De Angicos(Emater) 4,2
Lajes(Olho Dagua Dois Irmaos) 3,4
Sao Joao Do Sabugi(Emater) 2,5
Cerro Cora(Emater) 2,2
Parelhas(Emater) 2,0
Sao Vicente(Emater(ex-particular)) 1,7

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Sitio Novo(Prefeitura) 17,0
Monte Alegre(Emater) 15,0
Santa Maria(Sind.trab.rurais) 15,0
Ielmo Marinho(Prefeitura) 14,9
Bom Jesus(Particular) 14,3
Campo Redondo(Policia Rodoviaria) 13,5
Santo Antonio(Emater) 12,5
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura) 12,0
Serrinha(Emater) 11,9
Vera Cruz(Emater) 11,6
Monte Das Gameleiras(Emater) 11,0
Sao Paulo Do Potengi(Emater) 10,0
Joao Camara(Centro Saude) 6,1
Boa Saude(Emater) 5,7
Rui Barbosa(Emater) 4,0

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Extremoz(Emater) 67,1
Baia Formosa(Destilaria Vale Verde) 45,0
Natal 24,8
Goianinha(Emater) 22,4
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 16,5
Ceara Mirim 15,0
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 12,7
Montanhas(Prefeitura) 11,8

Corpo de professor universitário vítima do coronavírus no RN é enterrado sem velório e com caixão lacrado

Professor Luiz Di Souza — Foto: Aduern
O corpo do professor universitário Luiz Di Souza, vítima do novo coronavírus, foi enterrado em caixão lacrado, sem velório e com a presença de cinco familiares na noite deste domingo (29). Luiz morreu na noite de sábado após passar uma semana internado. Essa foi a primeira morte por Covid-19 no Rio Grande do Norte. Luiz tinha 61 anos e era diabético.
O sepultamento aconteceu no cemitério São Sebastião, em Mossoró. A esposa de Luiz, Margareth Souza, conta que a orientação foi para que os familiares ficassem a pelo menos três metros do caixão. "Não podíamos nem chegar muito perto", disse. Somente ela, os três filhos e um genro puderam ir ao sepultamento. "Não permitem mais pessoas por causa do vírus", disse Margareth.
De acordo com o último boletim da Sesap, divulgado neste domingo (29), o RN tem 68 casos confirmados no novo coronavírus.

Atendimento médico

Segundo ela, o marido teve febre e tosse e procurou o hospital no dia 18 de março. Ele foi medicado e voltou para casa. Sem melhora, Luiz voltou ao hospital no dia 21 e pediu para fazer o teste de coronavírus. "O médico pediu uma tomografia do pulmão e quando saiu o resultado ele internou o Luiz direto na UTI", conta Margareth.
"No domingo ele foi para o quarto. Ele estava se recuperando, cada dia era uma melhora maior. Aí no sábado a noite ele foi colocar um shorts e isso deu um cansaço muito grande, uma falta de ar. Os médicos levaram ele pra UTI, e lá ele teve uma parada cardiorrespiratória e não voltou", conta Margareth.
A família só foi informada do resultado positivo do teste de coronavírus após o óbito. "O resultado saiu no dia 27, mas a gente só foi comunicado depois da morte dele", explica a esposa.
Luiz Di Souza era lotado no Departamento de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). As aulas na instituição estão suspensas desde o dia 15 de março, justamente para conter o avanço da doença no estado. A Universidade emitiu nota onde lamenta a morte do professor.

Amigos lamentam a perda

Márcio Cleivo Souza, professor de química do IFRN Apodi e ex-aluno de Luiz di Souza

"Foi um choque, fiquei sem chão quando recebi a notícia. Dr. Luiz não era só um professor de química, ele era um pai para muita gente. Ele era o tipo de pessoa que tirava do próprio bolso para ajudar pessoas carentes a viajarem a congressos e em outras situações. Sou muito grato a tudo que ele me ensinou, era um cara com um coração gigante. Isso serve de alerta, vamos ficar em casa porque esse vírus é devastador, não é brincadeira".

Anne Gabriella Dias Santos, professora da UERN e ex-aluna de Luiz, que conheceu em 2004 

 
"Ele é meu pai científico. Foi ele quem fez toda minha iniciação na ciência, que fez com que eu me apaixonasse por pesquisa, trabalhar com isso, me tornar uma professora universitária. Dividi a sala com ele e desenvolvemos vários projetos de pesquisa. Luiz é minha referência. Ele foi meu co-orientador de mestrado, doutorado, meu parceiro fiel, uma pessoa que fez com que eu aprendesse a pesquisar com ética, a valorizar, a me apaixonar por ciência, a querer sempre dar meu melhor para que os alunos pudessem também aprender e se comprometer. Ele é um exemplo de profissional, de ser humano. Um amigo de todas as horas.
Ele tinha um lado humano inigualável, ajudava demais os alunos. Levou várias vezes alunos carentes para almoçar na própria casa. Ajudava financeiramente os alunos falando que era projeto quando via que os alunos estavam passando necessidade. Além de um profissional maravilhoso e de uma competência inquestionável, também era um ser humano maravilhoso. Tudo isso que ele foi na minha vida, ele foi na vida de muitos alunos".

Vasco Lima, professor de química e ex-aluno de Luiz

"Virei aluno de iniciação científica no laboratório dele. Foi a partir desse momento que particularmente ele me adotou como filho e eu o tinha como pai. Luiz me pegou aluno de graduação e me transformou em mestre. O caminho que estou trilhando agora é pra me tornar doutor e esperava muito que ele estivesse lá no dia da minha defesa de tese e que ele me ajudasse a alcançar esse sonho. Infelizmente a Covid-19 me tirou isso.
Ele abriu as portas da casa dele pra todos os alunos. Ele era muito além de um professor pra gente. Era amigo, mestre, pai. Ele era incrível, dono de um coração enorme. Ele era um norte pra muita gente. Ele transformou a vida de muitos alunos. Era um exemplo de ser humano. Uma verdadeira inspiração pra mim. Nossa bússola se foi e o pior disso foi a gente não poder se despedir".


Vasco Lima e o professor Luiz di Souza — Foto: Arquivo pessoal

Luana Paula da Cunha Silva, aluna e participante de um projeto de extensão de Luiz

"Não se pode falar de Luiz sem falar de sua família ser nossa família. Ou sem ter tido um dia de agonia e ele nos encher de alegria. Nem sem falar das histórias, das inúmeras aventuras, das viagens, das idas e das vindas, das ajudas e das lições. Do sorriso tímido ou da gargalhada frouxa. Da seriedade e da palavra solta. Não se pode falar em Luiz sem ter tido a sorte de conviver nem que seja um dia e ter presenciado sua enorme alegria de viver, vontade de aprender e dedicação em ensinar.
Não se pode falar de Luiz sem falar da sorte de ter vivido no mesmo tempo que ele, ter aprendido que humildade caminha ao lado da grandiosidade e que ser vai muito além de parecer ou de ter. A luz de Luiz nos guia. Ele era um ser único".

Professor Anne Gabriella e aluna Luana Paula ao lado da turma com o professor Luiz — Foto: Arquivo pessoal

*Do G1 RN.

CARAÚBAS-RN: JOVEM É PRESO POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO E DISPAROS EM VIA PÚBLICA

Por volta das 00h30minutos do dia 30/03, a polícia militar de Caraúbas através da RP e GTO, prendeu em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e disparos em via pública, a pessoa de Gabriel Santos de Paula, natural de Caraúbas, de 22 anos de idade, morador do Leandro Bezerra. Com o mesmo foi apreendido um revólver calibre 38, com quatro cartuchos deflagrado e um intacto.
  
Texto: PM de Caraúbas.
Via: João Marcolino.

256 UNIDADES DO SESC E SENAC PODEM FECHAR POR CORTE DE VERBAS

Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) alertou que o corte de 50% na arrecadação compulsória de três meses destinada ao Serviço Social do Comércio (Sesc) e ao Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac) pode resultar no fechamento de 265 unidades em todo o país.
Ainda de acordo com a entidade, a extinção das agências pode resultar na demissão de 10 mil pessoas.