Pesquisar este blog

01 maio 2020

Emery Costa será sepultado em Mossoró ainda hoje

Emery Costa será sepultado em Mossoró (Foto: redes sociais)
O jornalista Emery Costa, falecido hoje vítima do covid-19, será sepultado ainda hoje, 1º de maio, no Cemitério São Sebastião, no Centro da Cidade.
A previsão de chegada do corpo é para 21h30.
Por causa das medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus não haverá velório.
Saiba mais sobre a trajetória de Emery Costa AQUI.


*Blog do Barreto

Confira a trajetória jornalística de Emery Costa

Emery fez história no jornalismo mossoroense (Foto: reprodução)
Emery Costa, falecido hoje em decorrência da covid-19, marcou época no jornalismo mossoroense. Foram 55 anos trabalhando em rádio e jornal impresso.
Nascido em 13 de fevereiro de 1946, Emery iniciou a carreira radiofônica aos as 17 anos na recém-inaugurada Rádio Rural.
O rádio estava no sangue de Emery.
Antes de iniciar na atividade profissionalmente, ele costumava ouvir os grandes nomes da radiofonia local e visitava os estúdios da Rádio Tapuyo onde pegava as laudas descartadas pelos locutores para treinar.
Nesse período ele apresentou a “Voz do Estudante”, programa do Centro Estudantil Mossoroense (CEM), na Radio Tapuyo que depois se transferiu para a Rádio Rural. Foi nesta emissora que ele passou a atuar profissionalmente aos 17 anos, primeiro como redator do programa “Flagrantes da Cidade”. Lá ele trabalho também como locutor e fez história apresentando o programa Ponto por Ponto. Por muitos anos ele foi o diretor da emissora.
Em 1970 estreou no jornalismo impresso nas páginas de O Mossoroense. Lá ficou até 1975. Seu sucesso profissional o empurrou para a política de forma inesperada. Foi o vice de Lauro da Escóssia Filho pelo MDB nas eleições de 1972 contra a chapa Dix-huit Rosado/Canindé Queiroz pela Arena.
Após 20 anos, Emery ainda foi secretário de comunicação da Prefeitura de Mossoró na última passagem de Dix-huit Rosado pelo Palácio da Resistência.
Aquela eleição foi definida por 16.194 x 11.995, maioria de 4.199 para Dix-huit/Canindé. Emery dizia, e cumpriu a palavra, que aquela seria sua única experiência como candidato.
Após 12 anos, Emery retornou ao Jornal O Mossoroense exercendo a função de diretor entre os anos de 1987 e 88. Foi neste jornal que ele escreveu por quase 30 anos a principal coluna do veículo.
Emery ainda trabalhou no Diário de Natal atuando como colunista além de colaborar como correspondendo do Diário do Nordeste, Rádio e TV Verdes Mares de Fortaleza.
Em 2018, após 55 anos atuando como jornalista ele decidiu se aposentar. Seu último trabalho foi apresentando o programa Ponto por Ponto.


*Blog do Barreto

APODI-RN: ACÔMULO DE CHUVAS EM 2020


O período chuvoso de 2020 vem ocorrendo de forma bem distribuída. 
No bairro Bacurau I, no pluviômetro do CEAP Cursos:
MÊS
QUANTIDADE DE MILÍMETROS
JANEIRO
110mm
FEVEREIRO
154mm
MARÇO
209mm
ABRIL
245mm
TOTAL
718mm

De acordo com a EMPARN, as chuvas registradas em Apodi no ano de 2020 foram:
NA PREFEITURA
718.5mm
NA BASE FÍSICA DA EMPARN
665.2mm

APODI-RN: CHOVEU 25 MILÍMETROS NA NOITE DE ONTEM (30)

Na noite de ontem, 30 de abril de 2020 a chuva registrada no bairro Bacurau I foi de 25 milímetros.
Durante todo o mês de abril foram registrados 245 milímetros em Apodi. 
Um volume razoável, que ainda deve ser aumentado, pois estamos iniciando o mês de maio e deve chover até o mês de junho.

MOSSORÓ-RN: JORNALISTA EMERY COSTA MORRE VÍTIMA DO CORONAVÍRUS

Emery Costa tinha 74 anos (Foto: reprodução)
Mossoró e a imprensa perde o Jornalista
Emery Jussier Costa.
É mais uma vítima da covid-19, que deixa todos perplexos, sem ação. A tristeza toma conta de muitos nesse momento.
Emery Costa faleceu por volta das 13h30min desta sexta-feira, 1º de maio na UTI do Hospital São Lucas em Natal, onde estava internado desde o dia 18 de abril. Ele tinha 74 anos e estava no grupo de risco, não resistiu. Devido ser paciente e vítima da covid-19  não haverá velório.
Emery Costa, Jornalista que muita gente o admirava pelo seu comportamento perante a imprensa mossoroense.
Emery era casado e deixa dois filhos. 

Ouvia muito Emery Costa apresentando o noticiário na Rádio Rural de Mossoró. Depois nos tornamos amigos aqui na página do facebook.
Descanse em paz amigo! Que Deus conforte todos os familiares e amigos!

Justiça Federal determina que MEC nomeie reitor eleito do IFRN em 24 horas

A Justiça Federal do RN determinou que o Ministério da Educação nomeie em 24 horas o reitor eleito do IFRN, professor José Arnóbio De Araújo Filho (foto), eleito em processo democrático da instituição. O ministro Abraham Weintraub havia nomeado reitor pro-tempore o professor Josué Oliveira que nem havia se candidatado ao pleito.
Confira a matéria completa no site Justiça Potiguar.


*BG

PROFESSOR LUIS CARLOS MANDA RECADO!

Bom tarde, conterrâneos!
Estou reenviando nosso cartão digital, agora com o acesso direto aos nossos dois canais de aulas. Uma forma de facilitar o e ncontro dessas aulas pelos estudantes do ensino médio ou pelos estudantes que estão se preparando para concursos.
Sabemos que nessa época de distanciamento social, essas aulas prontas e disponíveis, além de gratuitas, servirão demais para eles.
Quem puder me ajudar na divulgação, compartilhando, agradeço.
Prof Luis Carlos Noronha

PARNAMIRIM-RN: Jovem de 19 anos é executado a tiros em Nova Parnamirim

Segundo a Sesed, manter o giroflex ligado aumenta a visibilidade e também aumenta a percepção e a sensação de segurança pública — Foto: Marcelino Neto/O Câmera
Um jovem de 19 anos foi assassinado a tiros na madrugada desta sexta-feira (1º) no bairro Nova Parnamirim, em Parnamirim, na região metropolitana de Natal. Testemunhas ouviram pelo menos 10 tiros e viram os criminosos fugirem em um carro escuro no sentido à BR-101, segundo a Polícia Militar.
O crime foi registrado às 0h51 na rua Jardim do Seridó, que faz esquina com a avenida Maria Lacerda Montenegro, porém, no outro extremo, na esquina com a rua Pedro Avelino. Segundo a PM, a vítima foi identificada como João Lucas Ferreira da Silva, de 19 anos.
Ele teria sido perseguido e tentou se esconder em um bar, mas foi atingido com vários tiros e morreu antes de qualquer socorro. A motivação do crime ainda será investigada. Após o crime, os assassinos fugiram em um carro modelo Siena de cor escura. Nenhum suspeito foi preso.


*Do G1 RN

RN tem 56 mortes por coronavírus e 1.177 pessoas com a doença

O Rio Grande do Norte registrou 91 novos casos de Covid-19 e confirmou mais duas mortes pela doença em apenas 24 horas, de acordo com dados atualizados pela Secretaria Estadual de Saúde nesta quarta-feira (30). Dessa forma, o estado tem 1.177 pacientes confirmados e 56 óbitos. Outras 12 mortes estão sendo investigadas.
Os dados foram informados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) em boletim epidemiológico. Até a quarta-feira (29), o RN tinha 1.086 casos e 54 mortes pelo novo coronavírus.

Situação do coronavírus no RN

  • 56 mortes
  • 1.177 casos confirmados
  • 4.792 suspeitos
  • 3.869 descartados
  • 381 recuperados
  • 151 internados (51 em leitos de UTI) 
Os novos casos de falecimento foram registrados em Mossoró e Parnamirim.

*Do G1 RN

CAMPANHA EM PROL DA SAÚDE DO GAROTO KAIO CONTINUA

Pessoal passando mais uma vez para pedir sua ajuda, para nosso guerreiro Kaio Geovani, ontem realizou uma Ressônancia, adquirida por um amigo, pois as doações não alcançaram o valor de nenhum exame, a qual apresentou duas lesões, mais não foi fechado diagnóstico total, continua internado, precisando da nossa ajuda, pois irá realizar novos exames até fechar o diagnóstico. 
Conta da Mãe Maria Jordânia P. O. Silva, Ag-5870_0, CC-7564_7 Bradesco, quem optar p outro banco falar no PV da postagem original, obg á todos...

APODI-RN: NOVO BOLETIM DO CORONAVÍRUS

Saiu mais um Boletim sobre o Novo Coronavírus (COVID-19). 
Até ontem (30.04.2020) Apodi teve 207 notificações, sendo 53 suspeitos, 118 descartados e 36 confirmados. 
Dos casos confirmados 21 estão curados, 14 estão em tratamento e houve 1 óbito. 
Lembrar que o aumento de casos notificados é devido aos 100 testes rápidos que o município adquiriu, além da parceria com a UFRN, onde estão sendo realizandos mais 20 exames por dia, ou seja, 100 exames por semana.

TIBAU-RN: MULHER É PRESA PELA PM MINUTOS APÓS ASSALTAR FARMÁCIA

De acordo com informações do Sargento |Miguel, comandante do policiamento local, a VTR/ 1122 composta pelo Sargento Alex e o Cabo Francerli, realizavam patrulhamento ostensivo no centro da Cidade de Tibau localizada na região oeste do Rio Grande do Norte, quando visualizaram uma aglomeração de pessoas em frente a uma farmácia.
Os militares de dirigiram ao local, onde foram informados do roubo ao estabelecimento comercial e as características da acusada.
Os militares saíram em diligência, conseguindo localizá-la, mas quando a acusada viu a aproximação da guarnição policial, saiu em fuga pulando muros das residências.
Os militares foram rápidos conseguindo detê-la ainda com o celular roubado e R$ 259,00 em espécie, produto do roubo da farmácia.
Identificada apenas como Jordana, ela confessou o roubo e disse ter utilizado uma faca peixeira, que se desfez após o roubo jogando a arma branca no telhado de uma residência.
Também disse aos policias que roubou porque estava precisando de dinheiro e ainda não tinha recebido o auxilio do Governo Federal.
Diante da situação foi dada voz de prisão a acusado e apresentada a DRC. Liana Carneiro Aragão na Delegacia Especializada em Furtos e Roubos “DEFUR” de Mossoró, onde foi feito os procedimentos de flagrantes cabíveis e legais na forma da lei, por infração ao artigo 157 do Código Penal Brasileiro, por roubo em desfavor de Jordana, que ficara presa na ala feminina da Penitenciaria Mario Negocio à disposição da justiça.


*Passando na Hora

POLÍCIA CIVIL DEFLAGRA OPERAÇÃO E PRENDE QUATRO HOMENS NA REGIÃO OESTE POTIGUAR

Policiais civis da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHM) de Mossoró, com apoio da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR), da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC), da 2ª Delegacia Regional (DRP) de Mossoró e da Delegacia de Plantão (DP) de Assu, deflagraram uma operação, na manhã desta quinta-feira (30). A ação contou ainda com o apoio investigativo e operacional da Polícia Federal, por meio do SEOPI/MJ/PF-Mossoró. Foram presos quatro homens e um adolescente foi apreendido.
A operação ocorreu no bairro Jardim das Palmeiras, conhecido como “Malvinas”, no município de Mossoró, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, e teve como principais objetivos obter elementos de investigações relativos a suspeitos da prática do crime homicídio e combater uma organização criminosa que atuava na região.
Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão preventiva, além de um mandado de busca e apreensão em desfavor de um adolescente que foi encaminhado ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (CASEP).
David Gabriel Dantas Avelino e Adeilson Pereira Bezerra foram presos em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e munições. Foram apreendidos com David Gabriel um revólver calibre .38, munições calibre .38 e calibre .12. Já com Adeilson Pereira foram apreendidos uma pistola calibre .22, um revólver calibre .32 e munições. Contra ele também foi dado cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 17º Vara da Comarca de Natal, pelo crime de roubo majorado.
Francisco Alisson Germiniano Carlos foi preso em flagrante pelo crime de receptação dolosa, e, com ele, foram apreendidos um aparelho celular roubado e uma bolsa de couro, os quais devolvidos à vítima. Contra Francisco Alisson, foi cumprido um mandado de prisão preventiva, expedido pela Vara Única da Comarca de Alexandria. Ele está sendo investigado pela possível participação em um assalto em um correspondente lotérico do município.
Em desfavor de Lucas Mateus Gomes da Silva, Francisco Iranilson Bezerra e João Matias Rabelo Neto foram cumpridos mandados de prisão preventiva, pela suspeita da prática do crime de homicídio. Lucas Mateus e Francisco Iranilson já estavam cumprindo pena no sistema prisional.
David Gabriel, Adeilson Pereira, Francisco Alisson e João Matias foram conduzidos até a delegacia e encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181.

MOSSORÓ-RN: CRISE OBRIGA FECHAMENTO DO HOTEL THERMAS

DIREÇÃO EMITIU NOTA
O Hotel Thermas, de Mossoró, comunicou, oficialmente, nesta sexta-feira (01/05), a suspensão de suas atividades por tempo indeterminado.
O hotel demitiu cerca de 200 empregados.
A medida foi provocada pela pandemia do coronavírus que atinge a economia mundial.
Depois de encerrar suas atividades, a direção do Hotel Thermas emitiu um comunicado à sociedade.

NOTA

Governo de Fátima vai receber R$ 368 milhões do plano de socorro aos estados

Apresentado nesta quinta pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e elaborado em conjunto com o ministro da Economia, Paulo Guedes, o projeto de socorro aos estados e municípios vai destinar ao Rio Grande do Norte R$ 368 milhões.
O valor total que beneficiará estados e municípios chega a R$ 120 e será dividido da seguinte maneira:
Dos R$ 60 bilhões anunciados no plano de socorro, R$ 10 bilhões serão exclusivos para aplicação em saúde.
O restante será livre para aplicação: R$ 25 bilhões para estados e R$ 25 bilhões para municípios. É desta fatia de R$ 25 bi para os estados que sairão os R$ 368 milhões que o RN receberá.
A divisão dos valores levará em conta fatores como queda do ICMS, população e cota de participação no Fundo de Participação de Estados e Municípios.
O valor total do plano chega a R$ 120 bilhões, quando consideradas a suspensão do pagamento de dívidas e renegociações de empréstimos com bancos, inclusive internacionais, o que equivale a cerca de R$ 50 bilhões.

Veja abaixo, quanto cada estado receberá:
São Paulo – R$ 5,513 bilhões
Minas Gerais – R$ 2,495 bilhões
Rio de Janeiro – R$ 1,673 bilhão
Rio Grande do Sul – R$ 1,621 bilhão
Paraná – R$ 1,430 bilhão
Bahia – R$ 1,390 bilhão
Mato Grosso – R$ 1,121 bilhão
Santa Catarina – R$ 959 milhões
Goiás – R$ 952 milhões
Pará – R$ 913 milhões
Pernambuco – R$ 898 milhões
Ceará – R$ 766 milhões
Maranhão – R$ 610 milhões
Espírito Santo – R$ 594 milhões
Amazonas – R$ 522 milhões
Mato Grosso do Sul – R$ 518 milhões
Distrito Federal – R$ 389 milhões
Paraíba – R$ 373 milhões
Rio Grande do Norte – R$ 368 milhões
Alagoas – R$ 344 milhões
Piauí – R$ 334 milhões
Rondônia – R$ 279 milhões
Sergipe – R$ 261 milhões
Tocantins – R$ 250 milhõe

Acre – R$ 165 milhões
Amapá – R$ 134 milhões
Roraima – R$ 123 milhões


*Extra/O Xerife

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

APRENDA a repousar sua mente.
A mente cansada não pode pensar direito.
Repouse a mente, fazendo o exercício da Higiene Mental, para conquistar cada vez maior energia e vigor.
O cérebro cansado turva o pensamento.
E o pensamento é a maior força criadora que existe sobre a terra.
Repouse o cérebro, para pensar com acerto e alegria.