Pesquisar este blog

28 abril 2020

Coronavírus: Teich reconhece ‘agravamento’ da situação no Brasil

Foto: Jorge William/Agência O Globo
O ministro da Saúde, Nelson Teich, reconheceu nesta terça-feira que há um “agravamento” da situação do novo coronavírus no Brasil. Dados do Ministério da Saúde indicam um crescimento no número de mortes nos últimos dias, com um recorde de óbitos notificados hoje: 474.
– É um número que vem crescendo, alguns dias atrás eu coloquei que isso poderia ser um acúmulo de acaso de dias anteriores que foi resgatado, mas como a gente tem a manutenção de números elevados e crescentes, a gente tem que abordar isso como uma curva que vem crescendo, um agravamento da situação – disse, em coletiva no Palácio do Planalto nesta noite.
Teich ressaltou, no entanto, que há diferenças entre cidades brasileiras. Citando Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, o oncologista afirmou que o ministério está acompanhando a situação dessas capitais para ver “como será a evolução”.
– Isso continua restrito aos lugares que a gente sabe que estão vivendo as maiores dificuldades, como Manaus, Recife, Rio e São Paulo. E a gente está tratando dessa forma. Entendendo que o Brasil tem que ser tratado de forma diferente para diferentes regiões, mas a gente vê nesses lugares como um quadro de piora e vamos acompanhar para ver como será a evolução – afirmou.
– A gente vê como uma tendência naqueles lugares onde a gente vê uma pior condição em relação à doença. Repetindo, a gente vê isso como uma evolução, como uma curva pra cima, uma piora em relação aos dias anteriores – complementou.

*O Globo/BG

MOSSORÓ-RN: UPA DO SANTO ANTÔNIO NÃO CONSEGUE RECEBER MAIS PACIENTES DE COVID-19

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santo Antonio já não tem mais como receber pacientes com suspeita de covid-19. Por lá estão três pacientes, sendo dois suspeitos e um confirmado.
O último chegou de ambulância no final da tarde desta terça-feira e não havia local para colocar e tiveram que improvisar para manter algum grau de isolamento em relação aos demais pacientes.
Este paciente que chegou por último está em estado mais grave e corre risco de ser entubado, mas os respiradores da UPA do Santo Antonio não possuem filtros.
A UPA do Belo Horizonte também não mais espaço para manter pacientes com covid-19 e os leitos prometidos por lá ainda não estão recebendo pacientes.
Também não há como enviar mais pacientes para o Hospital Regional Tarcísio Maia porque os leitos lá estão lotados. No Hospital São Luiz só poderá receber quando transferir dois pacientes que estão internados sem serem suspeitos de covid-19.
A área de isolamento dos pacientes na UPA do Santo Antonio é precária. “O pior que o isolamento daqui não possui banheiro. Aí fica os pacientes saindo pra ir pro banheiro é um verdadeiro caos”, relata fonte do Blog que pediu para ter o nome preservado por temer represálias.
Por meio da Assessoria de Comunicação a Prefeitura de Mossoró informou que os pacientes com suspeita de covid-19 devem ir para a UPA do Belo Horizonte que á unidade de referência.
Mossoró é a cidade com o maior número de mortes por covid-19 no Rio Grande do Norte. São 12 no total.

*Blog do Barreto

DIA DA EDUCAÇÃO!


BRASIL REGISTRA 474 MORTES EM 24 HORAS E JÁ TEM MAIS DE 5 MIL ÓBITOS CONFIRMADOS POR COVID-19

Fila na porta das agências da Caixa Econômica para sacar o dinheiro do auxílio emergencial Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
O número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Brasil subiu para 71.886 e o total de mortes chega a 5.017. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira. No último balanço do governo, na segunda-feira, o total de infectados chegava a 66.501, com 4.543 mortes confirmadas.
De acordo com o balanço do ministério, o número de casos confirmados cresceu 8,1% nas últimas 24 horas, com 5.385 registros. Já a quantidade de óbitos subiu 10,4%, com 474 mortes notificadas de ontem para hoje.

*O Globo/BG

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 27/04/2020 as 7:00hs de 28/04/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 65
No. de Postos com Chuva: 60 No. de Postos sem Chuva: 49

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Severiano Melo(Prefeitura) 37,0
Apodi(Prefeitura) 35,0
Ipanguacu(Emater) 33,1
Alto Do Rodrigues(Diba/baixo Assu) 33,0
Carnaubais(Umbuzeiro) 33,0
Itau(Particular) 27,0
Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 26,1
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 23,0
Assu(Emater/st. Casa Forte) 18,0
Apodi(Base Fisica Emparn) 15,0
Coronel Joao Pessoa(Emater) 14,0
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 13,4
Rafael Fernandes(Emater) 12,7
Areia Branca(Emater) 11,8
Barauna(Emater) 11,5
Riacho Da Cruz(Emater) 10,0
Sao Rafael(Particular Ii) 9,0
Jose Da Penha(Emater) 8,8
Agua Nova(Prefeitura) 8,5
Felipe Guerra(Prefeitura) 8,0
Parana(Emater) 6,5
Mossoro(Prefeitura) 5,9
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 5,4
Porto Do Mangue(Prefeitura) 4,3
Grossos 3,7
Caraubas(Particular) 3,6
Tibau(Prefeitura) 3,5
Upanema(Prefeitura) 3,2
Pendencias(Ana) 2,6
Assu(Particular) 2,2
Campo Grande(Particular) 2,1
Riacho De Santana(Emater) 1,5
Campo Grande(Particular 2) 1,1
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 0,6
Dr. Severiano(Emater) 0,3

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Cerro Cora(Emater) 17,4
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 15,5
Sao Jose Do Serido(Fz Caatinga Grande) 14,5
Florania(Sitio Jucuri) 8,4
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 7,5
Timbauba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 7,0
Parelhas(Emater) 6,2
Santana Do Matos(Emater) 5,2
Caico(Acude Mundo Novo-emparn) 3,0
Caico(Acude Itans) 2,9
Sao Joao Do Sabugi(Emater) 2,0
Acari(Particular) 1,5
Currais Novos(Sec Meio Amb. Ex Cersel) 1,4
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 1,0

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR

Lagoa De Pedras(Prefeitura) 17,1
Bom Jesus(Particular) 5,1
Monte Alegre(Emater) 4,0
Tangara(Emater) 2,2
Serrinha(Emater) 1,1

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

Espirito Santo(Prefeitura) 44,4
Goianinha(Emater) 9,8
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 2,8
Baia Formosa(Destilaria Vale Verde) 1,6
Natal 1,4
Montanhas(Prefeitura) 1,0

MOSSORÓ-RN: [VÍDEO] HOMEM É ESPANCADO POR POPULARES, APÓS INVADIR PROPRIEDADE PRIVADA, E AMEAÇAR COM UMA FACA A DONA

A Polícia Militar e o SAMU foram acionados por volta das 14:40hs desta terça feira 28 de abril de 2020, para a rua Ana Neri no bairro Boa Vista, rua essa por trás do SEMIC, no campo de aviação, para uma ocorrência de ferimento por arma branca (faca). Quando o SAMU chegou a PM já estava no local, e relatou a nossa equipe, que esse homem ferido após ser espancado, teria entrado na propriedade, e estaria em uma caixa d'água tomando banho, quando uma mulher o viu e pediu que o mesmo se retirasse. Neste momento o homem puxou uma faca e tentou ferir a mulher. Os parentes pediram socorro aos gritos e populares dominaram o homem e o espancaram. Ele não quis revelar seu nome nem aos policiais nem muito menos ao SAMU. De acordo com socorrista Daniel que atendeu a ocorrência juntamente com Ronaldo da BRAVO 03, ele chegou bastante ferido com suposta fratura no braço e ferimentos na cabeça provocado por objetos contundentes sem ser faca. No local fomos informados que um dos populares teria se ferido com a faca do acusado, porém nem no HRTM, e nem nas UPA'S do Belo Horizonte e São Manoel ninguém havia dado entrada ferido. Certamente os ferimentos foram superficiais.

Vídeo AQUI!!!

*Passando Na Hora 

RN: RESERVATÓRIOS HÍDRICOS ATINGEM MAIOR VOLUME DE ARMAZENAMENTO DESDE 2012

Barragem Santa Cruz do Apodi, Foto - TN
Os reservatórios hídricos do Rio Grande do Norte atingiram a melhor marca de armazenamento desde 2012, segundo levantamento do Instituto de Gestão das Águas (Igarn), que acompanha a situação volumétrica dos reservatórios do estado.
Segundo o Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, atualizado nesta segunda-feira (27), os principais mananciais potiguares continuam recebendo grande aporte hídrico. As reservas hídricas superficiais totais do Estado já somam 2.008.669.228 m³, percentualmente, 45,89% da capacidade total de armazenamento das principais barragens estaduais que é de 4.376.444.842 m³.
  • Armando Ribeiro Gonçalves, em Assu - 1.163.336.253 m³ (49,02% cheio);
  • Umari, em Upanema - 230.362.564 m³ m³ (78,67% cheio);
  • Santa Cruz do Apodi, em Apodi - 213.173.540 m³ (35,55% cheio);
  • Mendubim, em Assu - 77.357.134 m³ (100% cheio);
  • Barragem Pau dos Ferros, em Pau dos Ferros - 16.535.048 m³ (30,15%% cheio).
Em março deste ano, o Rio Grande do Norte chegou a 30,56% de sua capacidade hídrica total, segundo o Instituto de Gestão das Águas (Igarn). De acordo com o relatório do divulgado pelo órgão, o volume de água somado dos 47 reservatórios do estado potiguar atingiu 1.337.632.792 m³.

Ministro Celso de Mello abre inquérito no STF contra Jair Bolsonaro

Celso de Mello também autorizou a convocação de Moro para explicar suas declarações - Evaristo Sa/AFP
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello determinou, na noite dessa segunda-feira (27), a abertura de inquérito para investigar as acusações que Sergio Moro fez contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao pedir demissão do Ministério da Justiça e Segurança Pública. “O objetivo é apurar se foram cometidos os crimes de falsidade ideológica, coação no curso do processo, advocacia administrativa, prevaricação, obstrução de Justiça, corrupção passiva privilegiada, denunciação caluniosa e crime contra a honra”, diz o despacho do decano da Corte.
 

Entenda os caminhos que podem levar ao impeachment de Bolsonaro

Na sexta-feira (24), Moro afirmou que Bolsonaro exonerou o diretor da Polícia Federal, Maurício Valeixo, porque queria ter alguém no cargo que fosse “contato pessoal dele, para poder ligar e colher relatórios de inteligência”. Disse ainda que, “o presidente me falou que tinha preocupações com inquéritos no Supremo, e que a troca seria oportuna por esse motivo, o que gera uma grande preocupação.”

Celso de Mello também autorizou a convocação de Moro para explicar suas declarações. A oitiva deve a ser realizada em até 60 dias. O agora ex-ministro pode ter cometido crime de denunciação caluniosa e contra a honra, caso as investigações não confirmem as acusações que fez ao presidente.
 

Em discurso confuso, Bolsonaro afirma que Moro barganhou vaga ao STF
Na decisão, o decano afirma que os fatos narrados por Moro revelam “práticas alegadamente delituosas que teriam sido cometidas pelo senhor presidente da República em contexto que as vincularia ao exercício do mandato presidencial”. O ministro também ressalta que não é necessária autorização do Congresso para investigar o presidente. O Legislativo tem de autorizar, porém, a abertura de ação penal caso a investigação tenha como consequência a apresentação de denúncia da PGR contra Bolsonaro.

O ministro do Supremo solicitou ainda que a PGR se manifeste sobre pedido feito pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para que seja apreendido e periciado o celular da deputada Carla Zambelli (PSL-SP), que teve mensagens trocadas com Moro divulgadas pelo próprio ex-ministro.


*Brasil de Fato

TERÇA CLÁSSICA: "AO VIVO COM O MAESTRO" FAZ HOMENAGEM AO MAESTRO DUDA

Através de live, o projeto Movimento Sinfônico conta com participações especiais e homenageia a cultura popular
A música é uma grande aliada para auxiliar no equilíbrio emocional em qualquer período da vida e, em tempos de pandemia, a presença dessa arte se faz ainda mais necessária. Por isso, seguindo o formato de lives, o projeto Movimento Sinfônico - Terça Clássicas Ao Vivo com o Maestro Linus Lerner preparou uma programação inédita, cheia de participações especiais para a próxima terça-feira (28), com homenagem ao grande Maestro Duda, abordando sobre sua vida e obra, a partir das 20h, através das páginas oficiais da Orquestra, no Facebook e YouTube.
O ritmo frenético do frevo - com seu figurino colorido e as pequenas sombrinhas saltitantes no ar, erguidas pelos movimentos acrobáticos dos dançarinos, embalados pelos instrumentos de sopro, aos quais predominam para dar as notas o trombone, trompete, saxofone e a tuba, tornando quase impossível ficar parado ao ouvir os primeiros acordes. Um amante do frevo, do maracatu e da cultura popular, o homenageado da noite, regente, compositor, arranjador e instrumentista, José Ursicino da Silva, mais conhecido como Maestro Duda, é referência no cenário cultural da música brasileira. Desde 2010, considerado Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco. Natural de Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, aos oito anos começou a estudar música e aos dez já era integrante da Banda Saboeira, escrevendo logo depois seu primeiro frevo “Furacão”.
Tendo a carreira repleta de sucessos, tocou Oboé na Orquestra Sinfônica do Recife e formou várias bandas de frevo, além de compor choros e sambas gravados por Jamelão, músicas para Quinteto de Sopros e Quinteto de Metais. Para o teatro, musicou peças dirigidas por Graça Melo, Lúcio Mauro e Wilson Valença. Também foi chefe do Departamento de Música da TV Jornal Comércio e trabalhou na TV Bandeirantes, em São Paulo. Ao voltar para Recife, em 1970, se reintegrou a Orquestra e passou a atuar como professor-arranjador do Conservatório Pernambucano de Música. Recebeu prêmio de melhor arranjo de música popular brasileira nos anos 80, em concurso promovido pela Globo, Shell e Associação Brasileira de Produtores de
Discos. Em 2011 foi homenageado pelo Carnaval do Recife.

A programação da noite, em formato online, também inclui entrevista exclusiva do homenageado, participação de músicos da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN, como Gilberto Cabral (trombonista, arranjador e compositor), Flávio Davino (trombonista), Philipp Paiva (violista), Vinícius Gomes (contrabaixista) e Enéas Albuquerque (clarinete) embarcarão na viagem da vida e obra do maestro. Além de vídeos com amigos e o próprio Duda interpretando algumas das músicas de sua trajetória.
O maestro e professor da Universidade Federal do Ceará, Leandro Serafim, e o trompetista e professor da EMUFRN, Flávio Gabriel participam do papo conduzido por Linus sobre a importância da obra do maestro na música brasileira. E o público é convidado a interagir por meio de perguntas e comentários.
Já as obras comentadas serão a Suite Monette e a Suite Nordestina. Também será exibido um vídeo da OSRN interpretando a Suite Nordestina, gravado no Teatro Alberto Maranhão com a Cia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM), com participação de Wanie Rose durante a live.
A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2020 tem patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e MAPA Realizações Culturais e conta ainda com o apoio do Teatro Riachuelo Natal, Opus Promoções, Wish Natal Exclusive Resort, Galeria Fernando Chiriboga, Lado A Design, G7 Comunicação e dos Restaurantes: Camarões, Tábua de Carne, La Cachette e Poti Restaurante.
Projeto Movimento Sinfônico – Terças Clássicas ao Vivo com o Maestro Linus Lerner
Onde: Transmissão ao vivo nas páginas oficiais da OSRN
Facebook https://www.facebook.com/rnsinfonica/
YouTube https://www.youtube.com/results?search_query=osrn
Quando: 28 de março (Terça-feira)
Horário: 20h

ENCANTO-RN: EDUCAÇÃO PLANEJA MODELO DE ENSINO À DISTÂNCIA

Uma videoconferência promovida na tarde de quinta-feira, 23, com conexão simultânea de 24 profissionais, traçou estratégias às aulas da Rede de Ensino de Encanto, no decorrer da pandemia do coronavírus. A discussão se concentrou em torno da criação de uma alternativa pedagógica ao convívio nas unidades, atualmente impossibilitadas.
Membros da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), equipe técnica de todas as escolas e diretoras municipais iniciaram então o Plano Municipal de Educação Virtual, denominado “Ensino Remoto”. “É uma nova modalidade, para que nós possamos ter acesso e contato mais direto com os alunos”, disse o secretário Valdenilton Lima.
O titular da Educação do município explicou que a ideia é explorar a ferramenta “IEscolar”, plataforma online a qual, dentre outras funcionalidades, apresenta o aspecto de um diário digital. “Lá os professores vão poder colocar atividades, slides, aulas para que os estudantes possam interagir”, destacou Valdenilton.
O sistema também irá favorecer a contabilização da quantidade de participantes, assim, em um efeito devolutivo. Contudo, além da prática educativa via internet, àqueles que não têm web serão disponibilizadas apostilas contendo o conteúdo trabalhado, como ainda livros didáticos.


*Assessoria

MOSSORÓ-RN: MULHER DE 67 ANOS É 12ª MORTE POR CORONAVÍRUS


Foto: web
O município de Mossoró registrou, na madrugada desta terça-feira, a 12ª morte por coronavírus.
Trata-se de Gorete Melo, de 67 anos. Ela estava internada há oito dias na UTI do Hospital Wilson Rosado, com confirmação para covid-19.
Gorete tinha problemas renais, fazia hemodiálise, diabética e morreu por volta de 2h30min da madrugada de hoje.
Natural de Severiano Melo, esposa do ex-prefeito daquele município, Silvestre Monteiro, Gorete é prima do vigário geral da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, padre Flávio Augusto Forte Melo.
Com isso, Mossoró já registra duas mortes por covid-19 em menos de 24h.


*Saulo Vale

GROSSOS-RN: PM PRENDE MOSSOROENSE SUSPEITO DE TENTATIVA DE ESTUPRO E TRÁFICO DE DROGAS

Por volta das 14 horas de segunda-feira, 27 de abril de 2020, policiais militares lotados no 12º Batalhão de Policia Militar, a serviço do Destacamento de Polícia da Cidade de Grossos na Região Costa Branca do Estado do Rio Grande do Norte, que tem o comando do Sargento Moura, prendem Alyson Lucas Silva Andrade, 21 anos, natural de Mossoró, suspeito de tentativa de estupro e tráfico de droga.
De acordo com as informações do comandante do policiamento local, após receberem denúncia de tentativa de estupro, os militares da guarnição policial do dia em serviço, se deslocaram até a Rua São José, nas proximidades do Posto de Saúde da Cidade, onde detiveram o suspeito para prestar esclarecimento na delegacia. No interior da residência os policiais localizaram uma certa quantidade de droga.
Diante da situação os militares deram voz de prisão a Alyson, e apresentaram o mesmo juntamente com a droga ao DPC. Renato da Silva Oliveira na Delegacia de Policia Civil da Cidade, onde foi lavrado o flagrante delito em seu desfavor por infração ao artigo 33 da Lei 11.343/06 e artigo 213 c/c artigo 14, Inc. II, ambos do Código Penal Brasileiro, ficando o autuado preso à disposição da justiça.


*Passando na Hora

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

CADA um de nós é responsável por seus atos.
Por que vai desanimar, pelo que os outros fizeram a você?
Que tem você que ver com isso?
Siga à frente, ainda que o mundo inteiro esteja contra você.
Você há de vencer, mesmo que fique sozinho.
Continue sem desânimo, porque você é o único responsável por seus atos.

BBB20: TELMA É A CAMPEÃ DA VIGÉSIMA EDIÇÃO DO BIG BROTHER BRASIL

A médica Thelma Assis foi a grande vencedora da 20ª edição do “Big Brother Brasil”, encerrado nesta segunda-feira (27). A sister, que integrou uma final 100% feminina, ganhou o prêmio de 1,5 milhão de reais após receber 41,10% dos votos. Em segundo lugar ficou Rafa com 34,81% dos votos e em terceiro Manu com 21,09% dos votos.
Única representante do grupo Pipoca na final, Thelma foi líder duas vezes e emparedada em quatro ocasiões. Ao longo de sua participação na casa, ela se aproximou de Marcela e do grupo das mulheres. Ela também firmou laços com Babu e se aliou com Manu e Rafa. A médica também chegou a criar desafetos com alguns homens da casa e Flayslane.
Dividido inicialmente entre anônimos e famosos, o “Big Brother Brasil 20” configurou-se em uma temporada marcada pela disputa de gêneros. As rivalidades entre homens e mulheres foram marcadas após a descoberta de um plano que alguns brothers arquitetaram para desestabilizar sisters comprometidas.