Pesquisar este blog

04 julho 2020

CAICÓ-RN: MÉDICA SE ENVOLVE EM ACIDENTE PRÓXIMO A CIDADE

Um acidente registrado no início da noite desta sexta-feira, 03 de julho, na saída oeste da cidade de Caicó, sentido Jardim de Piranhas, envolveu uma médica oftalmologista conhecida como Dra. Kiria Pereira.
Ela perdeu o controle do volante de seu veículo, que pertence ao noivo, também médico, Vinicius Dantas, ambos da cidade de São José do Seridó. A vítima passou por um grande susto, mas os danos foram apenas materiais.

SANTA CATARINA: Bolsonaro sobrevoa áreas atingidas pelo ‘ciclone bomba’

Foto: reprodução/Instagram
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobrevoa neste sábado (4) as áreas atingidas pelo “ciclone bomba” em Santa Catarina, que causou ao menos dez mortes e deixou um rastro de destruição no Sul do país nesta semana.
Ele é acompanhado por parlamentares da região e ministros, incluindo o titular do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho.
De acordo com a agenda presidencial, Bolsonaro deixou Brasília às 6h30 e pousou em Santa Catarina por volta das 8h30. O sobrevoo das áreas atingidas pelo fenômeno deve seguir até cerca de 9h20 e, às 10h30, deve embarcar para retornar à capital federal.

*CNN Brasil

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS


ELETRICISTA MORRE EM BRIGA DE TRÂNSITO NO RN E ESPOSA PEDE JUSTIÇA; 'NO DIA DO MEU ANIVERSÁRIO VIM ENTERRAR MEU MARIDO'

Bruno Evangelista Nolasco Lemos, de 39 anos, foi morto após briga de trânsito com motociclista, que segue foragido.
Bruno Evangelista Nolasco Lemos tinha 39 anos — Foto: Cedida
O eletricista Bruno Evangelista Nolasco Lemos, de 39 anos, foi sepultado nesta sexta-feira (3) na Grande Natal. O homem foi morto na quinta-feira (2) após uma briga de trânsito no bairro Pitimbu, na Zona Sul de Natal: ele sofreu um golpe na cabeça, caiu no chão da pista e não se levantou mais.
Durante o sepultamento, a mulher de Bruno, que faz aniversário nesta sexta, pediu justiça. "No dia do meu aniversário, eu vim enterrar meu marido. Por conta de um assassino que está foragido e ninguém sabe. Quem tiver notícia, eu peço que avise à polícia e que a polícia coloque esse assassino na cadeia", disse Carla Teixeira.
O caso está sendo investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que vai analisar os vídeos gravados por pessoas que testemunharam o crime para identificar o motociclista, que fugiu do local após Bruno cair desacordado no chão. Ele deixou para trás um capacete. A polícia reforça que quem tiver informações sobre o crime, deve ligar para o Disque-Denúncia 181.
No registro de óbitos do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), a causa da morte aparece, de forma preliminar, como espancamento.
O crime
O eletricista Bruno Evangelista Nolasco Lemos, de 39 anos, morreu após uma briga de trânsito com um motociclista na rua Raimundo Correia, no bairro Pitimbu, na quinta-feira (2). Ele se envolveu em uma luta corporal e caiu desacordado após receber um soco no rosto - o fato foi filmado por um motorista e também flagrado pelo sistema de câmeras de segurança de uma residência da região.
Segundo a PM, os dois nem se conheciam e não tinha inimizade. Testemunhas chegaram a tentar apartar a briga, mas não conseguiram.
Após cair desacordado, o motociclista fugiu do local deixando o capacete para trás. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu Bruno Evangelista, mas ele não resistiu e morreu dentro da ambulância. 


*Do G1 RN

PATU-RN: PREFEITO RIVELINO REDUZ PRÓPRIO SUBSÍDIO, DO VICE E DE SECRETÁRIOS

O Prefeito de Patu (RN) Rivelino Câmara anunciou na última terça-feira (30), a redução do próprio subsidio, do Vice-Prefeito e Secretários Municipais, nos meses de julho a dezembro de 2020, a decisão foi tomada devido ao aumento dos gastos com medidas de prevenção em combate ao Coronavírus (Covid-19).
Antes da Pandemia, o Município já sofria com a diminuição de receitas e a difícil situação econômica que atinge o País inteiro, com maior reflexo nos pequenos municípios não diferente da maioria dos norte- rio-grandenses.
Essa crise econômica se tornou ainda mais aguda após o surgimento da atual crise sanitária. Diante da enorme crise econômica e da diminuição de recursos financeiros do município, o Prefeito resolveu editar o Decreto nº 043, de 30 de junho de 2020 que estabelece redução de 30% dos subsídios do Prefeito Municipal e Vice-Prefeito e de 20% dos Secretários Municipais durante 06 meses (de julho a dezembro).
“Acreditamos com isso que iremos economizar recursos para serem utilizados em diversas áreas de atuação do município” ressaltou Rivelino.

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO-RN: Duas ocorrências com morte na madrugada de hoje

Equipes da Delegacia de Plantão de Mossoró e do Instituto Técnico-Cientifico de Pericia, Itep, foram acionadas na madrugada de hoje, 04 de julho, para duas ocorrências com mortes na cidade de Governador Dix-Sept Rosado, no Oeste do Rio Grande do Norte.
Pedro Henrique Fernandes Oliveira de 24 anos de idade foi morto a tiros dentro de casa, numa rua próximo ao Fórum do município e Antônio Alexandre de Souza Honorato de 31 anos, foi vítima de acidente de trânsito, na RN 117.
Segundo informações iniciais, Pedro Henrique foi morto atingido com tiros de duas armas, sendo escopeta de calibre 12, mas as equipes envolvidas na perícia, não encontraram cápsulas da arma de menor calibre, só da escopeta calibre doze. A reportagem recebeu informações que a vítima foi surpreendida dentro de sua residência, na tentativa de escapar da morte, conseguiu pular o muro, mas foi alcançado e morto na casa do vizinho. Enquanto as equipes da Delegacia de Plantão e o Itep trabalhavam no local do homicídio, receberam o chamado para o local do acidente, na RN 117, na saída de Governador em direção a cidade de Caraúbas, que teve como vítima fatal, Antônio Alexandre, que morreu vítima de colisão entre dois veículos, que se chocaram de frente.


*Fonte: O Câmera/Passando na Hora

COMITÊ CIENTÍFICO DO CONSÓRCIO NORDESTE É CONTRÁRIO À ABERTURA ECONÔMICA DO RN NO ATUAL MOMENTO DA PANDEMIA

Miguel Nicolelis é um dos coordenadores do Comitê Científico do Consórcio Nordeste – Foto/Agência Saiba Mais
“Nós somos realmente contrários a qualquer tipo de abertura no Rio Grande do Norte”. A afirmação é do neurocientista e um dos coordenadores do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste, professor Miguel Nicolelis, e foi feita durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 3, por videoconferência.
A entrevista teve como objetivo a apresentação do Boletim nº 9, publicado ontem, 2, pela Comissão, e contou ainda com a participação de Sérgio Rezende, que também é coordenador.
Durante a coletiva, Miguel Nicolelis respondeu que o Comitê não recomenda liberação no RN. “O Estado ainda tem uma sobrecarga do sistema de saúde importante acima de 90%, quase 100%. Os índices ainda são muito altos”, disse.
“Nós temos clara determinação de que esta abertura é injustificável”, acrescentou.
O posicionamento do Comitê vai, justamente, na contramão da abertura econômica. “Pelo contrário, nós reenfatizamos a necessidade de ampliar o isolamento social, bloqueios na BR-101, bloqueios de barreira sanitária, estudos de controle de fluxo, principalmente de Natal, para a grande Natal e para Mossoró. Nós reiteramos que as cidades da Grande Natal, como por exemplo, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, ainda tem índices de crescimento muito importantes do vírus e crescimento de pacientes graves. Então, ainda não há justificativa alguma para abertura no Estado do Rio Grande do Norte”, ressaltou o coordenador
Esse ponto de vista já estava explícito no boletim publicado ontem, que mencionou o crescimento de casos e a taxa de ocupação de leitos de UTI, afirmando não entender quais critérios epidemiológicos e clínicos têm sido usados pelo para justificar uma reabertura, mesmo que gradual, de lojas e outras atividades econômicas na capital do Estado.
A análise faz ainda um paralelo com o estado norte-americano do Texas, para exemplificar que qualquer relaxamento prematuro do isolamento social nos municípios onde a pandemia ainda não está controlada, como em Natal e Mossoró, citados no documento, pode ocasionar, invariavelmente, efeitos desastrosos.
“No caso específico de Natal, a ocorrência de um fluxo de casos graves, provenientes do interior do estado, pode gerar um colapso completo do sistema hospitalar da cidade. Vale ressaltar também que pelo menos um município da região metropolitana de Natal, São Gonçalo do Amarante, ultrapassou o nível crítico de 1.000 casos por cem mil habitantes”, afirma o boletim.
No diagnóstico sobre o RN, o Comitê afirma que é necessária uma completa reversão do plano de flexibilização tanto por parte do Governo do RN, quanto pela Prefeitura de Natal, para evitar o agravamento considerável da situação. “Com ocupação máxima de leitos de UTI em Natal e Mossoró (e provavelmente em outras cidades cujos dados não chegaram a este comitê) por várias semanas, não é concebível que qualquer tipo de afrouxamento do isolamento seja sequer considerado, muito menos implementado”, diz trecho do documento.
No diagnóstico, o Comitê defende ainda medidas mais rígidas de isolamento, testagem e rastreamento de contatos de pacientes infectados. “A possibilidade de se estabelecer um lockdown de todo o estado, bem como o fechamento intermitente das fronteiras do estado com o Ceará e a Paraíba também deveria ser considerada imediatamente”, finaliza o diagnóstico.
Interiorização da pandemia pode causar ‘efeito bumerangue’ no Nordeste
O Boletim divulgado ontem pelo Comitê Científico de Combate ao Coronavírus do Consórcio Nordeste chama a atenção para o processo de interiorização dos casos de Covid-19.
De acordo com o documento, em 15 de abril havia 112 microrregiões do Nordeste com menos de 50 casos confirmados. Pouco mais de dois meses depois, em 20 de junho, somente seis microrregiões apresentavam esse cenário. “Esta interiorização crescente se manifesta também nos valores do fator de reprodução (Rt) calculados para cada estado nordestino, uma vez que na maioria dos casos estes valores se apresentam muito mais altos em cidades interioranas do que nas capitais.”
Além disso, segundo as informações, as análises das curvas de crescimento de casos e óbitos das áreas metropolitanas de cada capital e do interior de cada unidade federativa do Nordeste revela um crescimento maior desses indicadores nas regiões do interior.
A combinação desses fatores, entre outros mencionados no documento “indicam que tanto a região Nordeste, bem como todo o Brasil, pode estar à beira de experimentar o que foi designado como ‘efeito bumerangue’”, menciona o boletim.
“Nesta condição, o aumento de casos no interior dos estados resulta num fluxo de pacientes em estado grave para as capitais dos estados, uma vez que estas são as únicas que dispõem da infraestrutura hospitalar adequada (como leitos de UTI) para tratar destes casos. Apesar de terem experimentado uma redução temporária nas taxas de ocupação de leitos de enfermaria e UTI recentemente, todas as capitais brasileiras podem se deparar com o cenário no qual uma verdadeira avalanche de casos graves, advindos do interior, voltariam a produzir uma sobrecarga dos seus sistemas hospitalares, ameaçando-os com um colapso em um intervalo de tempo muito curto”, alerta o Comitê Científico sobre o Nordeste de modo geral.
Comitê orienta estados sobre medidas de enfrentamento à pandemia
Entre as iniciativas citadas para atenuar o cenário de risco, o órgão orienta instituição imediata de medidas mais rígidas de isolamento social (lockdown) e/ou reversão de planos de flexibilização do isolamento em localidades que apresentem curvas crescentes ou em platô com patamares elevados de casos e óbitos, com fator de reprodução (Rt) acima de 1 e que tenha excedido a taxa de ocupação de 80% de leitos (enfermaria e/ou UTI).
“O afrouxamento só pode ser cientificamente justificado por um Rt sensivelmente abaixo de 1, com curvas de casos e óbitos apresentando quedas consistentes e de grande monta por mais de 14 dias, e com uma taxa de ocupação de leitos (enfermaria e/ou UTI) ao redor de 70%, como preconizado por este comitê”, reforça.
Outras medidas indicadas são instituição de barreiras sanitárias ou de bloqueios temporários do tráfego não essencial e a implementação imediata de Brigadas Emergenciais de Saúde em todos os estados do Nordeste, que permitiria a busca ativa dos casos nas fases iniciais, nos locais onde o vírus ataca – residências, locais de trabalho – em todos os municípios e em todos os bairros.
O Comitê orienta ainda a adesão dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco ao aplicativo Monitora Covid19 e à Matriz de Risco proposta pelo órgão, a fim de que haja uma estratégia sincronizada regionalmente no combate à pandemia o mais rápido possível.
O documento contém uma análise detalhada da situação atual. Leia o boletim na íntegra AQUI.

*Bruno Barreto/Passando na Hora

PADRE FLÁVIO AUGUSTO VIGÁRIO GERAL DA DIOCESE DE SANTA LUZIA TESTA POSITIVO PARA COVID-19

Do Facebook do nosso querido vigário.
Do blog, pedimos a Deus que lhe proteja e que logo logo o senhor volte as suas atividades na nossa Catedral de Santa Luzia.

RN tem 33.421 casos confirmados e 1.171 mortes por coronavírus

Nas últimas 24 horas, estado registrou novas 68 mortes, de acordo com Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap).
O Rio Grande do Norte registrou 68 mortes pelo novo coronavírus e teve 524 novos casos confirmados nas últimas 24 horas. Os dados constam na edição desta sexta-feira (3) do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Ao todo, o estado tem 33.421 casos confirmados e 1.171 óbitos.
O boletim indica ainda que 617 pacientes estão internados com coronavírus no RN: 372 na rede pública e 245 na rede privada. A taxa de ocupação das UTIs da rede pública é de 94% e o da rede privada é de 82%.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

JAMAIS use palavras que façam seu companheiro desanimar no caminho do bem!
Não lance aos outros o veneno que lhe haja penetrado na alma.
Se você tiver tido uma decepção, avise-o de que poderá vir a sofrer, mas conforte sua alma 
O desalento é um veneno.
Não envenene seus amigos!
Dê-lhes alegria, que é o melhor remédio que o céu fornece aos homens, capaz de curar todas as chagas.