Na manhã desta terça-feira, 9 de janeiro de 2025, o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) de Mossoró recebeu o corpo do jovem Paulo Erick dos Santos Dantas de 22 anos de idade, vítima de um acidente de trânsito ocorrido na noite do dia 25 de dezembro de 2024.
O sinistro aconteceu na Avenida Diocesana no Bairro Nova Betânia em Mossoró. O jovem perdeu o controle da moto e colide com o meio-fio sendo ele arremessado contra uma árvore no canteiro central da via.
Após o impacto, motoristas e motociclistas que passavam pelo local pararam para prestar socorro a vítima. Paulo Erick era natrual de Belém do Pará, morava na Rua Mota Neto no Bairro Aeroporto em Mossoró e trabalhava como motoboy.
Após ser examinado no IML, o corpo de Paulo Erick foi liberado para a família. A 39ª Delegacia Distrital de Polícia Civil, vai abrir inquérito para apurar as circunstâncias do acidente.
*Fim da Linha
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PROGRAMAÇÃO DE HOJE
- 05h - Forró Pé de Serra
- 07h - Sexta de Manhã
- 12h - MPB
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- 19h - Sexta de noite
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Têxtil (PPgET), vinculado ao Centro de Tecnologia da UFRN (CT), abre processo seletivo para o curso de Mestrado, com inscrições disponíveis através do Sigaa até o dia 2 de fevereiro. Os aprovados na seleção iniciarão o curso no primeiro semestre letivo de 2025, que começa no dia 17 de março.
Estruturado em duas linhas de pesquisa, Química Têxtil e Têxteis Avançados, que buscam o aprofundamento das competências específicas e de matérias de domínios emergentes na área da Ciência e Tecnologia Têxtil, o curso de Mestrado em Engenharia Têxtil possui o intuito de formar profissionais qualificados para atender às necessidades do mercado de trabalho, preparando-os para o planejamento, desenvolvimento e produção de produtos têxteis.
No processo seletivo, serão oferecidas 9 vagas no total, sendo 6 vagas para ampla concorrência, uma vaga para pessoas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas, uma vaga para pessoas com deficiência, e uma vaga voltada para servidores efetivos ativos da UFRN. Caso as vagas reservadas para candidatos com ações afirmativas não sejam preenchidas, as vagas serão redistribuídas para ampla concorrência, entretanto, a vaga para servidores não poderá ser redirecionada.
Podem se candidatar para o processo seletivo indivíduos graduados em curso superior ou que concluam o curso até a data estipulada no edital. Para mais informações, os interessados podem conferir o Edital ou entrar em contato com a Secretaria Integrada de Pós-Graduação do Centro de Tecnologia através do site ou do contato (84) 99193-6146. O resultado da seleção será divulgado no dia 24 de fevereiro.
*Gláucia Lima
O avião que ultrapassou a pista do aeroporto em Ubatuba e explodiu na praia nesta quinta-feira (9) utilizou menos pista do que tinha disponível. Essa pista já era considerada insuficiente para um pouso seguro daquele tipo de aeronave. Isso é o que revela em entrevista ao g1 Marcel Moure, CEO da Rede VOA, concessionária que administra o aeroporto.
O acidente provocou a morte do piloto, que chegou a passar por reanimação após ser retirado da aeronave. Uma família formada por um casal e duas crianças foi resgatada com vida e levada para o hospital. O homem, de 48 anos, e os filhos, de 6 e 4 anos, seguem em estado estável, mas a mulher, de 41 anos, estava em estado grave na manhã desta sexta-feira (10).
“Fomos surpreendidos. Aparentemente, pelas câmeras do nosso aeroporto, o ponto de toque da aeronave foi bem à frente daquela zebra [o ponto inicial]. Os [cerca de] 600 metros necessários [já] eram críticos para essa operação, disso não tenho dúvida. Muito crítico, e ficou menor ainda”, disse Marcel Moure.
O aeroporto de Ubatuba fica em frente à praia, com o mar à sua frente e a serra atrás. Na direção em que o avião pousou, a pista tem 560 metros disponíveis para pouso — embora tenha 940 metros de extensão. Além disso, o manual da aeronave, obtido pelo g1, aponta que, em pista molhada, o avião precisaria no mínimo de 838 metros para parar.
O CEO da concessionária, que administra o local desde 2017, também afirmou que é “muito raro” que um avião deste modelo, com motor a jato, pouse neste aeroporto. Segundo Moure, o aeroporto recebe essencialmente helicópteros e aeronaves turboélice.
“Não recordamos da última vez que pousou uma aeronave a jato naquele aeroporto. É raro, é muito raro”.
Diferença entre as aeronaves: as turboélices foram projetadas para operar em altitudes menores e em velocidade média de 500 km/h, enquanto as a jato voam mais alto e em velocidade de 800 km/h.
“A aeronave a jato tem maior velocidade também para pousar. Ela pousa com mais velocidade que uma turboélice”, explica Moure.
Fonte: g1
Após um natalense de 67 anos receber o primeiro coração transplantado em 2025 no Rio Grande do Norte, o médico-cirurgião responsável pela operação, Marcelo Cascudo, contou que o procedimento foi bem-vindo para o paciente, que há muito tempo já estava debilitado pelo seu agravo cardíaco. O transplante foi concluído na tarde desta quinta-feira (9), no Hospital Rio Grande, em Natal.
Primeiro transplante de coração de 2025 no RN acontece hoje em Natal
Potiguar de 67 anos recebe 1º transplante de coração em 2025 no RN; Estado zera fila
“O paciente já vinha sofrendo muito, deu várias internações aqui no Hospital Rio Grande, colocou um desfibrilador, colocou um aparelho tipo marca-passo para poder melhorar o batimento cardíaco dele, para facilitar a função do músculo dele. E mesmo assim com o tempo ele foi piorando, não respondeu bem ao tratamento, e estava caminhando para o fim da vida dele”, disse o médico.
O cirurgião também explicou que a compatibilidade entre o doador e o receptor do órgão foi considerada excelente, tendo pesos, alturas e tipo sanguíneos compatíveis, o que favoreceu ainda mais a realização do transplante com sucesso. O órgão foi captado de uma doadora mulher em Mossoró, na manhã desta quarta-feira, e transplantado para o paciente no Hospital Rio Grande, em Natal, na tarde do mesmo dia.
Para que seja bem sucedido, o procedimento completo do transplante deve ser concluído em até 4h da parada do coração, na retirada do doador. “Do momento em que a aorta foi pinçada, no corpo da doadora, até o momento em que ele começou a bater, no corpo do homem transplantado, foram 3 horas e 16 minutos, ou seja, foi realizado no tempo certo e bom para este tipo de cirurgia”, conta o cirurgião.
O transplante realizado hoje zerou a fila de transplantes de coração no Rio Grande do Norte, mas o médico destaca que é algo que pode ser alterado a qualquer momento. “Os pacientes [para transplante] aparecem de um dia para a noite, e esse mês mesmo pode aparecer”, disse, enfatizando que a fila antes era composta apenas pelo paciente hoje transplantado.
*Tribuna do Norte
A Justiça Eleitoral da 40ª Zona Eleitoral de Pau dos Ferros (RN) determinou, nesta quinta-feira (9), a cassação dos diplomas do prefeito José Adolfo da Silveira Neto (Podemos) e da vice-prefeita Lizandra Maria Correia de Oliveira (MDB), do município de Francisco Dantas (RN).
A informação foi divulgada em primeira mão pelo Grupo Cidadão 190.
A decisão decorre de uma ação de investigação judicial eleitoral por abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024, movida pela Federação Brasil da Esperança (PV/PCdoB e PT).
Segundo a sentença do juiz Edilson Chaves de Freitas, os investigados utilizaram recursos públicos para fins eleitorais, incluindo a contratação irregular de servidores temporários em ano eleitoral, sem justificativa administrativa plausível e fora dos critérios legais.
Entre janeiro e agosto de 2024, houve um aumento de 39,07% nas despesas com pessoal temporário em comparação ao mesmo período de 2023, configurando um gasto adicional de R$ 629.647,62.
A decisão apontou que os contratos foram usados para favorecer a candidatura dos representados, com servidores promovendo a gestão nas redes sociais e participando de eventos eleitorais durante o expediente.
Além da cassação, foi decretada a inelegibilidade dos dois políticos por oito anos.
A Justiça também reconheceu que as práticas feriram o princípio da igualdade de oportunidades e comprometeram a lisura do processo eleitoral.
A defesa do prefeito e da vice-prefeita negou irregularidades, justificando as contratações como necessárias para a implantação de programas educacionais no município, mas não conseguiu comprovar a regularidade das medidas.
*Mossoró Hoje