domingo, 23 de março de 2014

36ª Morte violenta em Mossoró - Jovem de 24 anos foi morto com um disparo de escopeta 12, no Bom Jesus

O crime aconteceu por volta das 18 horas de domingo 23 de Março de 2014, na rua João E de Lima no conjuntto Bom Jesus, por tras da Escola Municipal Eloisa Leão, bairro Bom Jesus.

Gilvan de Souza Barros, 24 anos de idade, foi alvejado com um disparo de escopeta calibre 12 e morreu a poucos metros de sua residência. Segundo informações, vitima e acusado eram amigos, mas um desentendimento no dia de ontem, terminou com a morte hoje.


*O Câmera.

DOMINGO DE PROVAS NO POLO UAB SERTÃO DAS CARAUBEIRAS

Manhã desse domingo, 23 de março, no Pólo UAB Sertão das Caraubeiras. Avaliação das turmas de Licenciatura em Pedagogia (1° e 4°) períodos, Educação Física e História...
Turma de História 1º Período - UFRN/SEDIS UAB em Caraúbas-RN.
 Turma de História 1º Período - UFRN/SEDIS UAB em Caraúbas-RN.
 
Turma de Pedagogia 1º Período - UFRN/SEDIS UAB em Caraúbas-RN.
 
Turma de Pedagogia 1 º Período - UFRN/SEDIS UAB em Caraúbas-RN. 
 
Turma de Pedagogia 4 º Período - UFRN/SEDIS UAB em Caraúbas-RN. 
 
Turma de Educação Física UFRN/SEDIS UAB em Caraúbas-RN. 
 
Turma de Educação Física UFRN/SEDIS UAB...
 
Pátio frontal do Polo UAB abriga as motos em Caraúba-RN.
 
Frente do Polo UAB Sertão das Caraubeiras. Dezenas de veículos, ônibus e microônibus que fazem o translado dos estudantes das cidades vizinhas em Caraúbas-RN.  
  
*Fotos: Marcos Roberto Fernandes Gurgel. 

Forte aparato policial realiza operação contra as drogas na cidade de Apodi

A Polícia Militar de Apodi realizou durante a tarde deste sábado (22/03) uma mega operação na cidade, no intuito de reduzir a criminalidade, coibindo o tráfico de drogas e de armas. A intervenção policial teve o apoio das rádio-patrulha de Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes e Itaú.

A operação teve início ás 15h00 com blitz nas estradas e abordagens nas áreas onde há maior incidência de tráfico. Cerca de seis viaturas estiveram envolvidas durante a ação, que teve fim por volta das 17h00, totalizando duas horas de intensa movimentação policial na cidade.

Em conversa com a reportagem do SOS Notícias do RN, o capitão Marcos Carvalho, comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar de Apodi, informou que a operação foi considerada positiva, mesmo sem nenhuma apreensão de material ilícito.

Desde que assumiu o comando da PM da cidade de Apodi em 31 de janeiro de 2014, Carvalho e sua equipe vem realizando um grande trabalho ostensivo, visando manter a paz e a integridade dos habitantes locais.

*SOS Notícias do RN.

Educação migra para o digital

A clássica frase “Abram os livros em tal página...” comumente usada por professores para cessar o burburinho de alunos e, enfim, iniciar a aula, aos poucos, é substituída por “Liguem os notebooks/tablets e acessem o conteúdo”. E, ao comando, telas com diversos aplicativos que se movem ao deslizar de dedos, acendem sobre carteiras de estudantes, como Eduardo Lucas da Silva Pinheiro, de 11 anos, aluno do 6º ano do ensino fundamental. A imagem que poderia soar futurista anos atrás, já é realidade em escolas das redes privada e também pública de Natal.

Com o maior acesso as novas tecnologias conectadas à internet, instituições de ensino passam a aderir, de modo planejado, novas plataformas em sala de aula - além do tradicional livro e apostila em papel. Mas especialistas concordam: o processo de transição em curso não deve significar o fim dos impressos, mas a complementação de ferramentas de ensino.

Eduardo Lucas somou,este ano, um tablet ao material escolar que leva ao Colégio Salesiano São José. Com o domínio inerente à geração Z, ele desliza a tela, “folheia” o livro digital, amplia fotos e imagens, abre vídeos, gráficos e joguinhos à velocidade em que a professora de inglês, à frente de uma lousa digital, segue com a aula. A navegação que poderia parecer um desvio de atenção, faz parte do conteúdo didático programado e disponibilizado no equipamento.

“A gente tem como ver várias coisas ao mesmo tempo sobre o assunto estudado e não apenas o que está no livro, isso aumenta a nossa curiosidade, a vontade de saber mais”, diz o menino.

A escola adotou o conteúdo virtual em turmas do 6º ano do ensino fundamental e no 1º, do ensino médio. O livro da versão impressa ganha novos recursos e quebra a “barreira física”. “A escola entendeu que ciência e tecnologia andam juntos na formação social. É um processo de transição, que tem um resultado imediato na atenção do aluno”, afirma o coordenador-geral do Colégio Salesiano, Mário Sérgio de Oliveira. “Estamos migrando do processo mecânico, manual para o conteúdo digital e, em mais alguns anos, teremos um novo formato”, prevê o coordenador.

O conteúdo didático digital aliado aos recursos disponíveis nos equipamentos conectados à internet é uma nova receita para inovar e tornar a escola mais atraente. Na Escola Municipal Professor Herly Parente, em Igapó, zona Norte da cidade, a frequência escolar aumentou em mais de 80% nos últimos dois anos. “Percebemos uma maior motivação que reflete na qualidade do aprendizado, na frequência e menor evasão”, disse a diretora Núbia Varela.

A erradicação do impresso não é aprovada por alunos como Maria Clara Oliveira de Carvalho, de 10 anos, aluna do 5º ano do ensino fundamental do Herly Parente. “Os livros não podem ser substituídos porque são muito importantes. O notebook é um recurso a mais para aprender, pesquisar e saber detalhes, ver filminhos, resolver jogos”, disse a pequena.


*TN.