quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Culminância das Oficinas do PROEMI ( Programa Ensino Médio Inovador), na Escola Estadual Sebastião Gurgel

Durante todo o dia 11 de Dezembro de 2015( Sexta-Feira) realizou-se na escola Sebastião Gurgel a culminância das oficinas trabalhadas durante o ano letivo 2015. Estão de parabéns todos os professores orientadores das oficinas que tão bem lançaram seus projetos e foram recebidos com muita simpatia pela classe estudantil.
A oficina blog orientada pela professora Katilcia Estevam Gurgel de Assis Morais, teve um rendimento extraordinário, muitas atividades foram realizadas ao longo do ano, e segundo os alunos que participaram desta oficina teve um aproveitamento excelente, muito foi o conhecimento adquirido durante esse período, bem como a história da nossa escola, os temas atuais discutidos e trabalhados sejam eles em forma de redação ou de pesquisas. Nesta oficina aprendemos como se constrói um blog passo a passo. 

Na oficina de Língua Inglesa orientada pelo professor Dorgival Santos foram trabalhados alguns dos pontos turísticos do Rio Grande do Norte, como Barreira do Inferno, Lajedo da Soledade, Forte dos Reis Magos bem como a inserção de textos da língua inglesa na referida oficina. Muito dinamismo e criatividade por parte do professor orientador. 

Orientada pela professora Janielly Raquel a escola teve o prazer de ver funcionando durante todo este dia um rádio estudantil na sua mais completa forma de inovar com direito a entrevistas e recadinhos do coração, chamou bastante a atenção dos alunos pela forma alegre como foi apresentada essa oficina. 
Na sua mais diversificada forma de comunicação a professora Floriza Neta, sabiamente orientou seu alunos na criação de um jornal escolar. Intitulado “Jornal em foco”, os alunos usaram e abusaram na redação de textos informativos sobre todos os eventos que se destacaram no âmbito escolar neste ano de 2015. Notícias como a inauguração da Cordelteca “João do Posto” e o falecimento dessa instituição Almiro de França, foram destaques neste jornal. 
Como forma de facilitar o ensino aprendizagem na disciplina de matemática, os professores Sebastião Linhares e Leila Kaline fizeram a diferença na orientação e confecção de jogos educativos da referida oficina. Muito proveitoso o trabalho e com certeza bastante assimilado o conteúdo proposto pelos professores.
Na oficina de Espanhol orientada pelo professor Vagner Fernandes trabalhou-se a cultura espanhola(datas comemorativas, eventos que se destacam e festividades). O fato que chamou mais a atenção nessa oficina foi saber que o dia dos mortos lá é comemorado de forma diferente da cultura brasileira, para eles o final da vida é o começo de tudo. Um excelente trabalho.

Com o tema “Protagonismo Estudantil” o professor Marcos Roberto deu uma aula de cidadania aos alunos dessa escola, com bastante participação os alunos tiveram oportunidade de conhecer como funciona o trabalho na Assembleia Legislativa do RN, e também como eles devem criar mecanismos que venham facilitar a vida estudantil. Nesse contexto aprende-se também o que se pode e deve fazer para defender seu direitos enquanto estudante, bem como os deveres que os mesmos tem que cumprir.
Encerrando as atividades do dia o professor José Rodrigues orientador da oficina de química mostrou experimentos feitos pelos próprios alunos. Por ser uma das disciplinas de mais difícil compreensão do aluno, teve essa oficina o objetivo de facilitar o ensino aprendizagem de forma prazerosa e eficiente.

Iniciada pelo professor Almiro de França essa oficina sem nenhuma dúvida foi a de maior rendimento no âmbito escolar, onde trabalhou-se as mudanças paisagísticas ocorridas em nossa cidade ao longo dos anos. Por motivos do falecimento do professor orientador a docente Bibiana de forma eficiente deu continuidade ao trabalho iniciado pelo mesmo, porém na culminância da referida oficina não foi apresentado o conteúdo trabalhado, uma vez ter os alunos junto com a escola decidido homenagear o professor que tanto serviço prestou, com dedicação e afinco a essa instituição de ensino. Um trabalho emocionante. 
Está de Parabéns o corpo docente e discente dessa instituição, diretores, coordenadores, supervisores, enfim toda a comunidade escolar que veio prestigiar durante todo o dia de hoje tão importante trabalho.
Fonte: http://emdcaraubas.blogspot.com.br/