sábado, 22 de abril de 2017

APODI-RN: FESTA DE SANTO EXPEDITO HOJE!!!

Programação Religiosa
DIA 22/04: Sábado
19h - Novena
Tema: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura"! (Mc 16,15)
Pregador: Ministro da Palavra, Cortez
Noiteiros: Noite dos missionários (Ministros da eucaristia e palavra, leigos e Pastoral da Pessoa Idosa)
Comunidade Convidada: Capela de Frei Galvão.

Programação Social

Hoje sábado, 22/04
: Palestra sobre saúde com a equipe da academia Top Fitness

Pesquisa da UFRN comprova incidência de câncer pela ingestão de água em município potiguar

Pesquisadora Viviane Amaral alerta para a incidência de câncer em Lajes Pintada/RN

De acordo com a pesquisadora Viviane Amaral, do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estudos realizados nos principais reservatórios da região semiárida do Rio Grande do Norte revelaram sérios problemas de qualidade de água, incluindo a contaminação por metais.

A pesquisa foi direcionada para o município Lajes Pintadas/RN por ser o município com maior incidência de casos de câncer por ingestão inadequada de água, segundo a OMS.
Lajes Pintadas e a toxicologia de suas água

No município existem afloramentos rochosos com a presença de ionizantes naturais que liberam o gás radônio e, consequentemente, o chumbo para o ambiente. Além disso, outro dado peculiar é que segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2010, Lajes Pintadas apresentou 415,2 casos de câncer num total de 4.614 habitantes. O número é superior ao registrado na capital do RN, que foi de 353,5 novos casos e tem 806.203 habitantes.

Os tipos de câncer mais comuns neste município são os de orofaringe, estômago e pulmão que, de acordo com a literatura, podem estar associados à contaminação por radônio, substância contida na água de algumas regiões do semiárido potiguar. 

A pesquisa mostra que esta alta incidência de casos de neoplasias na população de Lajes Pintadas pode estar associada à exposição à radiação natural e seus subprodutos como o radônio e os metais pesados que estão em grande proporção presente na água.

“Estudos prévios realizados na pesquisa identificaram um aumento na frequência de mutações cromossômicas em organismos indicadores expostos às águas do açude de Lajes Pintadas.
 
Adicionalmente, foram identificados altos índices de radiação em 26 pontos distribuídos ao longo do açude e uma alta concentração de metais, em especial o chumbo”, explicou Viviane.

O estudo também expõe que estes valores foram significativamente maiores em períodos de grande escassez hídrica, como demonstrado em uma série de trabalhos que avaliam poluentes em amostras de corpos d’água. 

Diante desta situação, estudos envolvendo o impacto dos agentes físicos e químicos, presentes nestas amostras de água, na saúde humana são de fundamental importância.
Com informações da Assessoria do Centro de BioCiencias/http://www.rosaliearruda.com

CORPO DE MILTON MARQUES DE MEDEIROS SERÁ VELADO NA LOJA MAÇÔNICA 24 DE JUNHO EM MOSSORÓ

Morreu em Fortaleza (CE), na tarde deste sábado, 22, o ex-reitor da UERN, Milton Marques de Medeiros, proprietário da rede de comunicação TCM, em Mossoró e da Rádio Vale do Apodi.
Milton Marques enfrentava vários problemas de saúde relacionados a doença Chikungunya, adquirindo um problema respiratório causado por uma bactéria.
O velório será na loja maçônica 24 de junho, em Mossoró.

Royalties de Abril já está nas contas das prefeituras, Apodi está em 8º lugar


MILTON MARQUES DE MEDEIROS, EX REITOR DA UERN E PROPRIETÁRIO DO GRUPO TCM MORRE AOS 77 ANOS

Recebemos a informação, que faleceu na tarde deste sábado, 22, o ex-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e fundador do grupo TCM de Comunicação, Milton Marques de Medeiros, aos 77 anos. Ele estava internado no Hospital Monte Klinikun, em Fortaleza, desde o começo de abril com uma grave infecção pulmonar.
Milton Marques de Medeiros nasceu em Upanema-RN no dia 9 de julho de 1940, filho de pai tabelião e mãe doméstica. Era médico psiquiatra, advogado, professor e empresário. Milton Marques era casado com Zilene, com quem teve tem quatro filhos.

SUBSIDIO HISTÓRICO SOBRE O APANHA PEIXE POR GERALDO FERNANDES

NA lagoa do apanha peixe, no início do século 18 residia Manoel Nogueira, ele era um rico fazendeiro, que tinha obtido juto com seus familiares, sete datas de terra, tendo cada uma delas, três légua de comprido por uma de largura, isso na ribeira do Apodi.
Manoel nogueira foi o primeiro povoador do Apanha peixe, pois lá mesmo ele fundou uma grande fazenda de gado como também de escravo, levantou ao leste da lagoa um forte para defender-se dos sucessivos ataques dos índios, este forte passou a ter o nome de tapera velha, fonte.
O maior conflito entre os Nogueiras e os Índio no Apanha Peixe, foi logo após a colonização do Apodi, datada de 9 de agosto de 1688, foi nesse dia, que Matias Nogueira, João Nogueira e Baltazar Nogueira, fundadores do Apodi, juntamente com seus escravos travaram uma luta contra os Índios Tabuais Paiacus, dentro. Nessa luta, os índios deixaram morto no Campo de batalha, às margem da Lagoa do Apanha-Peixe, Baltazar Nogueira, fonte nota sobre a Ribeira do Apodi de Nonato Mota.

A DIVISÃO DO APANHA PEIXE

Acontece, que a 9 de maio de 1740 começa a demarcação da data de Sesmaria do Apanha Peixe, tal data foi requerida por Margarita de Freitas e Antônia de Freitas, no lugar denominado de Tapera Velha ao leste da Lagoa do Apanha-Peixe para o lado do Pacó, em 29 de julho de 1751 o Apanha Peixe foi dividido em duas partes, pois capitão Manoel Carvalho de Azevedo comprou estas ditas terras, que passou a se chamar Apanha peixe de Fora ou seja, o a Apanha Peixe de Fora, é hoje o atual Apanha Peixe dos crentes, Já o antigo Apanha Peixe continuou no domínio dos Nogueiras
Fonte: Livro Termo Mineral Olho D'água do Milho de Cristiano Gurgel, pg 43.
O açude do Apanha Peixe fica encravado no Sítio desse Mesmo Nome. O açude teve sua primeira parede iniciada pelo governo imperial no ano de 1889, com os recursos enviados para os flagelados da seca, depois foi ampliado com auxílio do Governo do Estado, e quase construído no ano de 1941, neste mesmo ano o açude tinha uma capacidade de 10 milhões de metros cúbicos, fonte: Caraúbas Centenária.
O nome de Apanha-Peixe, segundo a tradição oral, vêm do fato que, quando o vento soprava fazia ondas nas águas, e jogava os Peixes fora, naquela época não existiam redes para pegar os Peixes, e quando eles ficavam fora da água, o povo gritava Apanha-Peixe, e tão grande era a pescaria, que se realizavam a mão, sem auxílio de qualquer outra armadilha, que veio para a Lagoa, o sugestivo nome de Apanha Peixe.
Outro fato que marcou essa comunidade, foi no dia 12 de junho de 1927, foi nesta data o temido Lampião e seu bando de passagem para Mossoró, fizeram rápida parada naquela lagoa, onde eles banharam os seus animais, encheram suas moringas d’águas e em seguida, fizeram José Paulino Bezerra, mais conhecido como "O Velho Pequeno" como refém. E segundo os mais velhos, apesar da pisa que "Pequeno" sofreu, ele não entregou nenhum vintém de suas economia aos bandidos
Fonte: na trilha do passado de Sergio Augusto de Sousa Dantas.

MOSSORÓ-RN: Adolescente é morto a tiros de pistola no Abolição IV

Lairton Washington Oliveira Andrade de 17 anos, foi a 80ª Morte Violenta em Mossoró em 2017.

Mais um jovem é morto vítima da violência sem limite na cidade de Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte.

Lairton Washington Oliveira Andrade de 17 anos de idade, residente na Rua Professora Maria Praxedes, no Loteamento Pousada dos Thermas, foi executado a tiros de pistola, na calçada de uma casa, na Rua Maria Alves de Queiroz, no Abolição IV.

Segundo informações, ele estava com a namorada sentados na calçada, quando chagaram dois indivíduos de motocicleta e mandaram a moça sair e um deles descarregou a pistola na vítima, que morreu no local.

Agentes da policia Civil e Militar que foram ao local, foram informados que a Lairton havia sido detido recentemente no estado do Ceará, acusado de participação num assalto a uma joalheria, mas como era menor de idade foi liberado.

Outros dois amigos dele detido na mesma ocorrência na cidade de Limoeiro do Norte, permanecem presos no Ceará.

A perícia criminal identificou pelo menos 10 perfurações de entrada no corpo de Lairton, mas segundo o Perito Renildo Marcelino, só no necrotério do Itep, para onde o corpo foi removido, será possível identificar, com quantos disparos ele foi atingido.

*O Câmera.

NATAL-RN: Mulher é raptada enquanto velava o corpo do marido no Alecrim

Gerina Ribeiro de 24 anos presenciou a execução do companheiro na noite da terça-feira, no Arenã, em São Jose de Mipibu

*Sérgio Costa - Portal BO/O Câmera.
Familiares da dona de casa Gerine Ribeiro da Silva, de 24 anos, estão angustiados com o rapto da jovem ocorrido na madrugada desta sexta-feira (21), durante o velório do companheiro dela, no bairro Alecrim, em Natal. Homens armados chegaram no local, realizaram um arrastão e em seguida obrigaram a viúva seguir com eles.
De acordo com Eline Ribeiro, irmã da vítima, Girene presenciou a morte do marido, João Augusto Magalhães, de 37 anos, na noite da terça-feira (18), na comunidade do Arenã, em São José de Mipibu. "Meu cunhado era presidiário do regime semiaberto e estava em casa com minha irmã e filho pequeno quando homens armados chegaram e mataram ele, ela viu tudo", disse.
Eline ainda informou a reportagem do Portal BO que o corpo de João foi liberado para o sepultamento na tarde da quinta-feira e estava sendo velado no centro de velório Padre João Maria, na Avenida oito, no bairro do alecrim. Por volta das 2h, quatro homens armados invadiram o local, anunciaram o assalto e após o arrastão obrigaram Girene a seguir com eles.
A família da jovem já esteve na delegacia de São José de Mipibu para prestar queixa do rapto, mas nenhuma pista do paradeiro de Gerine foi encontrada. Quem tiver alguma informação sobre o fato pode entrar em contato pelos telefones 181, disk denúncia, ou diretamente no Centro de Operações da Polícia, no 190.

APODI-RN: ACIDENTE ENVOLVENDO CARRO E MOTO DEIXA VÍTIMAS GRAVEMENTE FERIDAS

Na noite de ontem, sexta - feira (21), um grave acidente envolvendo uma mototaxista e um corsa vermelho de placa MYY - 1903 deixou uma mulher gravemente ferida no centro da cidade. A colisão ocorreu na BR 405, nas proximidades do Bar Leão, estabelecimento comercial conhecido na cidade.
Segundo informações do motoxista, ele trafegava pela BR no sentido sul - norte, quando o corsa, que em sentido contrário e em alta velocidade, bateu de frente, deixando o capacete do piloto, que é idoso, acoplado no parabrisa do carro. Ainda segundo testemunhas o proprietário do veículo se evadiu do local.

O mototaxista, que estava reclamando de dores nas costas, foi levado para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho em Apodi e a passageira fora transferida para Mossoró com fortes dores na cabeça e sangramentos.
A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e apreendeu os veículos para os procedimentos cabíveis.

*Informações do Blog Jair Gomes.

APODI-RN: AGENTES DE SAÚDE COMPLETAM 19 ANOS DE ATIVIDADES

Há 19 anos, o trabalho ou os trabalhos dos Agentes Comunitários de Saúde foi implantado no município de Apodi.
Muitos dos agentes que iniciaram os trabalhos ainda continuam, outros mudaram a rotina. 
O trabalho dos agentes deve ser reconhecido pela sociedade, pois eles contribuem para a saúde da população, visitam as nossas residências, nos orientam e fazem um trabalho de prevenção.
Um trabalho simples, mas preventivo e que já salvou muita vidas. Já livrou a população de muitas epidemias e já foi referência no país, quando deu-se o trabalho do peixamento nos reservatórios de nossa cidade.
Visitas em nossas casas, subindo nas caixas d'água, orientando e aconselhando aos moradores, evitando-se muitas doenças e assim prossegue o trabalho.
Portanto, os Agentes Comunitários de Saúde e de endemias de Apodi, merecem os nossos parabéns!

Itep participará da caminhada da Mulher Potiguar

Antes da caminhada, equipe do instituto estará trabalhando na emissão de identidades.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) irá participar da Caminhada da Mãe Potiguar, que acontece no dia 13 de maio, a partir das 7h com saída do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, localizado na avenida Prudente de Morais, n° 240, Bairro Vermelho. As inscrições para o público externo começam a partir da próxima segunda-feira (24).

Em reunião que aconteceu nesta quinta-feira (20), a direção do ITEP definiu que o órgão irá realizar a emissão de até 100 carteiras de identidades - o trabalho será realizado no quartel dos bombeiros, local de largada e concentração da caminhada.

A Caminhada da Mãe Potiguar tem como objetivo homenagear, orientar e oferecer serviços sociais e de prevenção aos participantes da caminhada, em especial as mulheres. Para se inscrever é necessário doar dois quilos de alimentos não perecíveis ou quatro potes de vidros com tampa de rosca plástica, que serão doados ao banco de leite do estado. Mais informações, entrar em contato no número 98129-3618 ou 3232-6871 (em horário comercial).

Para saber mais sobre o ITEP acesse: www.itep.rn.gov.br
Rafael Araújo – Coordenador de Comunicação Social

*O Câmera.

NALDINHO TUR !!


110 dias de mortes matadas de mulheres no Rio Grande do Norte.

By Ivenio Hermes - OBVIO – Observatório da Violência Letal Intencional do Rio Grande do Norte
O ano 2017 chega ao seu 110º dia com a marca de 755 vidas perdidas em condutas violentas letais intencionais no Rio Grande do Norte. Esses números correspondem a quase 7 CVLIs por dia, ou seja, uma pessoa vem sendo assassinada a cada 3 horas e meia no estado, e desse total, quase 5% (4,90%) ou 37 vítimas, foram mulheres.

O quadro de insegurança enfrenta o inconformismo de vários grupos, inclusive oriundos do próprio governo do estado, que, juntos ou separados, vem buscando soluções e meios para reduzir, frear e/ou acabar com as violências contra as mulheres.

A violência homicida contra a mulher, ou a violência femicida como costumamos denominar, é apenas um pequeno e drástico número dentre as agruras sofridas pelas mulheres potiguares, e algumas dores ainda são consequência do machismo e na desigualdade entre os gêneros.

Mas a mulher potiguar é guerreira e não se deixa vencer facilmente. São donas de casa, empregadas domésticas, juízas, deputadas, prefeitas, advogadas, professoras, policiais e de outras profissões ou ocupações que se engajam em sua esfera de influência no sentido de alertar e orientar outras mulheres sobre não se deixar vitimizar pelas ações de seres que as enxergam como objetos.

E foi com esse pensamento valorizador da mulher potiguar, que o Deputado Estadual Fernando Mineiro sugeriu que nesse boletim houvesse a presença contributiva delas em forma de textos. Essa ideia brilhante se traduziu em 4 textos: Paoulla Maués com o artigo Protagonismo em Ações Sociais: Proatividade Protetiva, Kécia Saionara com a prosa poética Entre o Esquecer e o Agir, Maria das Graças Soares Mello com o artigo Machismo: A Cultura que Pode Matar e Sabrina Lima com o artigo: Violência Contra a Mulher: Perspectivas para além da Punição.

Os diversos esforços individuais de todas essas atrizes do cenário potiguar, precisam ser orientados por mapeamentos, propostas de soluções e atitudes positivas para ampliar ações protetivas em favor de mulheres suscetibilizadas. A despeito da violência, saudamos a nova chefe da pasta SESED – Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Defesa Social, a delegada da Polícia Civil do RN: Sheila Freitas, que chega para dar continuidade ao enfrentamento da violência neste estado.

As 37 mortes provocadas por condutas violentas letais intencionais no ano 2017 distam 10 vítimas do número alcançado no mesmo período em 2016 e 4 em 2015, são 37% de aumento de mortes matadas de mulheres e destas, 6 tiveram as características de violência doméstica e/ou de gênero. Será que esse número satisfaz a nossa vontade de reduzir esse seguimento da criminalidade letal? Nunca, precisamos mapear as violências sexuais, físicas, psicológicas, patrimonial e outras para criarmos no Rio Grande do Norte um território onde a mulher se sinta protegida, acolhida e reinserida na sociedade.

Clique aqui para acessar a publicação na íntegra http://bit.ly/ObvEsp03
*O Câmera.

Palocci deixa claro que sabe mais e quer falar

Um dia depois do depoimento do ex-ministro Antonio Palocci à Justiça Federal em Curitiba, a defesa dele disse que o cliente tem vontade própria, ao comentar sobre um possível acordo de delação premiada. No depoimento ao juiz Sergio Moro, Palocci afirmou que teria muito a contar. Foi uma declaração que movimentou os bastidores da Lava Jato:
“Eu encerro aqui e fico à sua disposição hoje e em outros momentos, porque todos os nomes e situações que eu optei por não falar aqui por sensibilidade da informação estão à sua disposição no dia que o senhor quiser. Se o senhor estiver com a agenda muito ocupada, a pessoa que o senhor determinar eu imediatamente apresento todos esses fatos, com nomes, endereços, operações realizadas, coisas que vão ser certamente do interesse da Lava Jato, que realiza uma investigação de importância e acredito que posso dar um caminho talvez que vá lhe dar mais um ano de trabalho, mas é um trabalho que faz bem ao Brasil”.


RP/Blog Claudio Oliveira.

Você pode!

O que você tem, todo mundo pode ter. Mas o que você é, ninguém pode ser.

*Clarice Lispector