sábado, 17 de agosto de 2013

MEC garante liberação de recursos para Campus da UERN em Apodi

A deputada federal Fátima Bezerra (PT-RN) participou nesta quinta-feira, 15/08, com o reitor eleito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, Pedro Fernandes, de uma reunião com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), José Carlos Freitas, para tratar da liberação de recursos federais para a universidade.

Na reunião, os potiguares receberam uma ótima notícia. José Carlos Freitas informou que serão liberados os R$ 8,5 milhões oriundos de uma emenda de bancada, apresentada pelo deputado Fábio Faria (PSD-RN), para o início da construção do Campus da UERN em Apodi e a reforma do Campus Central da universidade.

Após a reunião, Fátima Bezerra disse que “ficou feliz em contribuir para o fortalecimento da UERN e que a juventude apodiense terá realizado o sonho em ter o Campus da UERN no município”.

Pedro Fernandes parabenizou o apoio da deputada Fátima para essa conquista e afirmou que “o papel da universidade vai além de uma atuação no Estado, ela contribui com a região e o Brasil”.

*Fonte: Portal de Fátima Bezerra.

FERIADO DO COMERCIÁRIO


TRABALHO DA IGREJA DE CRISTO EM BAIXA FECHADA

Um pequeno resumo do trabalho realizado pelos Jovens da Igreja de Cristo, durante o dia em Baixa Fechada no dia 10 de agosto.

Assassinatos somam 936 este ano


O número de assassinatos ocorridos no Rio Grande do Norte em 2013 já representa 76,78% do total de casos registrados no ano passado. Segundo os dados do setor de estatística da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), foram 933 casos até a quarta-feira, 14, enquanto em todo o ano de 2012 ocorreram 1.219. Mas ontem, já foram registrados mais três assassinatos, totalizando 936.

Esses números dizem respeito aos crimes contra a vida de um modo geral, envolvendo latrocínios, homicídios, lesão corporal seguida de morte [quando a vítima morre no hospital] e mortes em confronto com a polícia. Os dados da Sesed também mostram que nos sete primeiros meses deste ano houve crescimento nas taxas desses crimes no Estado. No mês de maio aconteceu o maior pico de ocorrências. Em 2012 foram 103 e este ano 143.

O secretário responsável pela pasta de Segurança Pública, Aldair da Rocha, foi procurado pela reportagem para falar acerca da resolutividade desses crimes, no entanto não atendeu às ligações. De toda forma, uma reportagem publicada na TRIBUNA DO NORTE em 12 de maio passado trouxe a informação, repassada pelos órgãos fiscalizadores da Segurança Pública estadual, de que somente 5% dos casos de homicídios foram elucidados em 2012.

Este ano, a dificuldade em dar solução e prender os culpados nessa espécie de crime continua. As reclamações dos delegados sobre a falta de estrutura para investigação e o acúmulo de trabalho são recorrentes. Ana Cláudia Saraiva, presidente da Associação de Delegados da Polícia Civil (Adepol), destacou que a insuficiência de pessoal é o maior problema enfrentado pela categoria. “A criação da Divisão de Homicídios é fundamental para frear esses números, ainda mais com a saída da Força Nacional do nosso estado”, opinou Ana Cláudia.

A delegada se refere ao projeto anunciado como “prioridade número um” pelo secretário Aldair da Rocha quando assumiu a Sesed. A última notícia que se tem sobre o andamento do projeto é de que o Governo do Estado assinaria o convênio do programa “Brasil Mais Seguro”, do Governo Federal, para conseguir a implementação. No entanto, nada saiu do papel. Aldair da Rocha também foi procurado para informar sobre a Divisão, mas não foi localizado.

A escalada de violência no Rio Grande do Norte não atinge somente pessoas adultas. A TN trouxe na edição da sexta-feira, 16, reportagem que mostrou os números elevados de mortes de adolescentes. Nos seis primeiros meses deste ano, 270 crianças e adolescentes foram assassinados. Entre 2010 e 2013, a prática de crimes contra essa parcela da sociedade cresceu 300%, segundo levantamento do Poder Judiciário potiguar. O percentual de adolescentes mortos nos primeiros seis meses deste ano chegou a 83,59% do total de óbitos registrados na faixa etária de 14 a 21 anos ao longo de 2012. Em paralelo, o cometimento de atos infracionais por eles aumentou significativamente e migrou para crimes cada vez mais violentos.

*TN.

121ª Morte violenta em Mossoró em 2013

 
Mais um registro de morte violenta em Mossoró. O crime aconteceu por volta de 19 horas e 30 minutos de sexta feira 16 de Agosto de 2013, na rua João Damásio, no bairro Belo Horizonte.

Elânio Laércio da Silva 20 anos de idade, residia na Rua Maria da Paz, foi alvejado com um disparo na região torácica e morreu quando estava sendo conduzido por uma viatura do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

Segundo informações dos policias que atenderam a ocorrência “Elânio” fazia serviço de manutenção em uma encanação de água na casa de sua mãe, quando foi surpreendido por dois homens que estava de motocicleta.

Elânio Laércio da Silva, recebeu atendimento no local, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos provocados pelo disparo e morreu a caminho do Hospital.

*O Câmera.

O blog entrevista a nutricionista Dra Ana Paula Azevedo da Casa Durval Paiva, em Natal

SABOREAR UM GOSTOSO ALIMENTO É UM DOS PRAZERES DA VIDA, AINDA MAIS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES// PORÉM, DURANTE O TRATAMENTO CONTRA O CÂNCER/ QUASE SEMPRE OS EFEITOS ADVERSOS REDUZEM O APETITE OU IMPOSSIBILITAM O PACIENTE DE SE ALIMENTAR PLENAMENTE// O QUE PODE ACARRETAR UM QUADRO DE DESNUTRIÇÃO// VAMOS CONVERSAR HOJE COM ANA PAULA AZEVEDO/ NUTRICIONISTA DA CASA DURVAL PAIVA/ EM NATAL/ SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DA DESNUTRIÇÃO NO TRATAMENTO ONCOLÓGICO

P - UMA CRIANÇA QUE COME MUITO PODE ESTAR DESNUTRIDA?

R: Sim. A desnutrição não é só caracterizada pela magreza excessiva. Quando a criança ou adolescente consome muitos alimentos ricos em calorias vazias, ou seja, comidas de maior valor calórico, mas com pouco ou nenhum valor nutricional, como por exemplo, refrigerantes, balas, doces em geral, batata frita, a criança ou adolescente está na realidade se alimentando e não se nutrindo.

P - EXISTE UMA CAUSA ESPECÍFICA PARA A DESNUTRIÇÃO, OU ALGUM FATOR QUE DESENCADEIE ESSE PROCESSO?

R: Vários fatores podem desencadear a desnutrição como o fator psicológico, as condições socioeconômica da família, falta de apetite e dieta inadequada.

P - QUAIS AS CONSEQÜÊNCIAS DA DESNUTRIÇÃO?

R: Dependendo do grau da desnutrição, a criança ou adolescente pode ter deficiência no desenvolvimento mental, ou ainda deficiência no crescimento; apresentar cabelos claros, ressecados e quebradiços; pele ressecada e baixa imunidade, facilitando a entrada de micro-organismos e favorecendo a instalação de doenças.

P - COMO O ESTADO NUTRICIONAL DO PACIENTE PODE AFETAR OS RESULTADOS DO TRATAMENTO ONCOLÓGICO?

R: Se o paciente encontra-se num quadro de desnutrição o tratamento do mesmo pode ser interrompido, pois, se o sistema imunológico estiver baixo, vai facilitar as infecções. Para o paciente ter uma resposta positiva no tratamento de quimioterapia e radioterapia também é preciso estar com um bom aporte nutricional, e isso vai depender da qualidade e quantidade de alimentos ingeridos diariamente pelo paciente.

P - DE QUE FORMA PODEMOS ENTÃO REVERTER UM QUADRO DE DESNUTRIÇÃO?

R: Através de uma dieta específica, aliada a uma reeducação alimentar para recuperar o estado nutricional do paciente. Sendo, portanto, recomendável o acompanhamento de um nutricionista para prescrição e orientação quanto a dieta a ser adotada em cada caso.

DO BLOG:

A CASA DURVAL PAIVA AMPARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES CARENTES PORTADORES DE CÂNCER E DOENÇAS HEMATOLÓGICAS CRÔNICAS/ JUNTAMENTE COM SEUS RESPONSÁVEIS/ DURANTE O TRATAMENTO EM NATAL// 809 PACIENTES CADASTRADOS/ CRIANÇAS E ADOLESCENTES/ ORIUNDAS DE 132 MUNICÍPIOS DO ESTADO/

CONTATO:

4006-1600 EM HORÁRIO COMERCIAL.

ENDEREÇO CASA: RUA CLEMENTINO CÂMARA, 234 BARRO VERMELHO – NATAL

SITE: WWW.CACCDURVALPAIVA.ORG.BR/

QUEM QUISER AJUDAR:

CENTRAL DE DOAÇÕES: (84) 4006-1611//

DEPÓSITO BANCÁRIO: BANCO DO BRASIL AGÊNCIA: 2870-3// CONTA CORRENTE: 5918-8.

FONTE: CASA DE APOIO À CRIANÇA COM CÂNCER DURVAL PAIVA - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO/JBelmont.

REVENDEDOR AUTORIZADO SHINERAY EM APODI

SAIA JÁ DO EMPLACAMENTO E VENHA CONHECER A NOVA E COMPLETÍSSIMA JET 50CC DA SHINERAY! JÁ EM APODI O VENDEDOR AUTORIZADO ISAQUE SOUZA NA RUA MANOEL NOGUEIRA, Nº 900.
TELEFONE PRA CONTATO (84) 9106-7685 / 9943-4712.
AGENDE UMA VISITA E CONHEÇA OUTROS MODELOS E A MELHOR FORMA DE PAGAMENTO.

PORTARIAS AUTORIZAM RECURSOS PARA CRIANÇAS COM ATÉ QUATRO ANOS PARA MANUTENÇÃO DE ESCOLAS

Pref. Montes Claros (MG)

O Diário Oficial da União (DOU) publicou nesta quarta-feira, 14 de agosto, as Portarias 37 e 41. Os textos da Secretaria de Educação Básica autorizam o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) a transferir recursos financeiros de forma suplementar aos Municípios que realizaram o cadastro.

O recurso refere-se à Resolução 17, de 16 de maio de 2013. O documento estabelece o apoio financeiro suplementar à manutenção e ao desenvolvimento da educação infantil para crianças com até quatro anos cadastradas no Censo Escolar, desde que as famílias sejam beneficiadas pelo Programa Bolsa Família.
O outro benefício trata sobre a Resolução 15, de 16 de maio de 2013, que estabelece recursos para manutenção de novos estabelecimentos de educação infantil. Com a condição que sejam construídos com recursos de programas federais, que estejam em plena atividade e ainda não tenham sido contemplados com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Os valores serão destinados às unidades educacionais de escolas públicas, instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas que foram construídas por meio de programas federais (Proinfância).

                                                                                        Marcello Casal Jr./ABr

Este recurso será efetivado em parcela única e só poderá ser usado em despesas de manutenção e desenvolvimento de ensino, conforme está estabelecido no artigo 70 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Cadastro para crianças até quatro anos
A solicitação para o apoio suplementar está aberta no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec), - no módulo E.I. Manutenção - aba Suplementação de Creches MDS. O prazo para adesão vai até 30 de novembro e o valor a ser destinado corresponderá a 50% do mínimo nacional das creches públicas e conveniadas em período integral ou parcial.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que mesmo que o recurso seja repassado em parcela única, os gestores devem efetuar a prestação de contas no dia 30 de junho do ano subsequente ao repasse, por meio do Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC).
Veja aqui o valor a ser repassado

Acesse a Portaria 41/2013

Fonte: CNM

Vacina contra dengue será testada em brasileiros

dengue
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o início de testes em seres humanos de uma vacina contra a dengue. A expectativa dos pesquisadores brasileiros é que ela esteja disponível para a população daqui a cinco anos.

Há oito anos, o Instituto Butantan está desenvolvendo a vacina contra a dengue em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Norte-Americano. Ela já foi testada em animais e em seres humanos nos Estados Unidos.

E, nesta sexta-feira, a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – autorizou o início dos testes nos brasileiros.

*O Xerife.

Painéis do Museu em Soledade são reinaugurados com grande festa


Uma mesa repleta de autoridades e presença maciça da população coroou a grande festa de reinauguração dos painéis do Museu no Distrito de Soledade em Apodi, na noite desta sexta-feira, 16 reunindo centenas de pessoas das comunidades e várias regiões da cidade de Apodi.


Entre as presenças ilustres o deputado estadual Kelps Lima, que possibilitou a reforma geral de todos os painéis dando nova vida, ao Museu em Soledade, uma iniciativa do parlamentar que deixou a todos os membros da FALS felizes pelo incentivo ao turismo, não só de Apodi, mas de todo RN e Brasil.

*Josenias Freitas.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO