quarta-feira, 7 de setembro de 2016

DESFILE CÍVICO DE 7 SETEMBRO EM CAICÓ-RN

Em Caicó, a Semana da Pátria 2016 está sendo encerrada com desfile cívico nesta quarta-feira (07). Na ocasião, descem pela avenida Coronel Martiniano 1º BEC, 6º BPM; 
Corpo de Bombeiros; 
3º DPRE e representes das escolas caicoenses, escoteiros e bombeiros mirins.
 (Fotos: Wllana Dantas).

Senado vai votar projeto de Garibaldi para desenvolvimento sustentável da caatinga

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) já pode votar o projeto de lei que cria a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga. O PLS 222/2016, do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), tem como objetivo articular a atuação do poder público e da iniciativa privada para o desenvolvimento de ações que melhorem a qualidade de vida dos moradores da região da caatinga e contribuam para a preservação do bioma.

A Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga prevê várias ações de fomento a atividades agropecuárias e florestais sustentáveis na região. Entre elas, a capacitação de técnicos e produtores, o estímulo ao uso racional da água e a práticas de manejo e de conservação do solo, a substituição de queimadas como prática de preparo da terra, o fortalecimento da agricultura familiar e o pagamento aos produtores por serviços ambientais prestados nas propriedades (conservação de recursos hídricos e espécies nativas, por exemplo).

Também estão na mira do programa ações como a recuperação de áreas degradadas, a instalação de áreas de conservação, a proteção a espécies ameaçadas e a divulgação da caatinga como patrimônio nacional. A ferramenta para alcançar esses objetivos é o fortalecimento institucional do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) na região, com a constituição de um fórum de gestores e a mobilização de recursos financeiros no âmbito dos Orçamentos de estados e municípios envolvidos.

Garibaldi chama atenção para a “vulnerabilidade social e ambiental” da caatinga, uma área que abriga 23,5 milhões de pessoas e sofre com longos períodos de seca. O projeto tem relatório favorável do senador José Pimentel (PT-CE), que observa que a Política de Desenvolvimento Sustentável da Caatinga pode ser de grande relevância para a definição de prioridades na aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).

Caso obtenha a aprovação da CDR, o projeto ainda terá que passar pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Essa última terá a palavra final sobre a matéria. A caatinga é o quarto maior bioma do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ela cobre cerca de 10% do território nacional e se distribui entre oito estados do Nordeste.


*O Xerife

Movimento ‘Diretas Já’ será lançado hoje em Natal

Será na Praça Cívica, em Natal, logo mais às 16 horas, o lançamento do movimento ‘Diretas Já.

Com o grito de guerra ‘Fora Temer’ os manifestantes vão pedir:

Reforma política com ampla participação popular
Eleições Gerais, para executivo e legislativo, ainda esse ano
Nenhum corte a mais nos direitos sociais
Luta dos movimentos sociais

Todas as reivindicações caberiam, e poderiam ter sido encampadas antes do impeachment da presidente Dilma Rousseff, que deu início, por exemplo, a cortes em programas sociais e até em setores como saúde e educação.

Em Mossoró, o movimento intitulado ‘Grito dos Excluídos e das Excluídas’ tinha concentração marcada para às 7 horas ao lado do Ginásio Pedro Ciarlini Neto.

O protesto acontece hoje em várias cidades do Brasil.


*Thaisa Galvão.

CONCORRÊNCIA DO CONCURSO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO DO NORTE-CE

Saiu a concorrência do concurso público da Prefeitura de Limoeiro do Norte-CE. A aplicação das provas está prevista para o dia 16 de outubro próximo. Muita gente da Apodi deve participar!

Bandidos explodem agência bancária do Bradesco em Alto do Rodrigues

Criminosos explodiram a agência do banco Bradesco na madrugada desta quarta-feira, 07 de setembro, na cidade de Alto do Rodrigues. A ação dos criminosos aconteceu por volta das 03 horas e 30 minutos.
De acordo com a Policia Militar, cerca de 15 criminosos fortemente armados em dois carros, uma Saveiro cabine dupla e um Fox, ambos de cores brancas. O bando utilizava também duas motocicletas, divididos em dois grupos.

Além dos danos nos caixas e na agencia, as lojas no centro da cidade, também foram metralhadas.
Falando Irreverente
*O Câmera. 

CURTINHAS DO ERIVAN MORAIS

Num feriado nacional, como 7 de setembro, que é lembrado o dia da independência, nunca vi ser trabalhado como um dia letivo, com aula. Em Apodi, está acontecendo como reposição de aula. Isso referente a greve dos professores, que foram obrigados a voltarem para a sala de aula. Se é prá continuar, como está, fiquem à vontade... 
******************************
A violência contra a mulher continua no nosso estado. Eu pergunto, que as nossas autoridades estão fazendo para combater essa violência?
********************************
Gostaria de chamar a atenção para a questão da compra de votos. É bom que fiquem atentos, pois o voto não tem preço e se você vender o seu voto, não pode cobrar dos seus representantes. Você dá o seu voto em um 01 minuto, mas a validade é de 04 anos. A decisão é sua!
******************************
7 de setembro já foi uma data comemorada em Apodi com desfile cívico e com apresentação de várias bandas de música de outras cidades. Hoje, não temos nem a banda de Apodi. A independência do Brasil em Apodi hoje é comemorada com aulas na rede municipal de ensino.
******************************
Conta-se que um candidato e sua comitiva foi ao bairro Baixa do CAIC e sofreu com a posição dos moradores. Foi dito coisas que ele não esperava, pois tinha andado lá há 4 anos atrás. 

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO