terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Novos cursos da Faculdade Diocesana de Mossoró são autorizados pelo MEC

A Faculdade Diocesana de Mossoró comemora mais uma conquista na etapa de expansão dos seus cursos de graduação. O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura dos cursos de Psicologia, Fisioterapia e Ciências Contábeis, através das portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU), no dia 02 de dezembro.

A instituição recebeu a visita dos avaliadores do MEC, durante o mês de maio, e foi recredenciada com conceito quatro, obtendo o mesmo conceito nos três novos cursos que serão ofertados.

O edital 2017.1 para o Vestibular Agendado será publicado ainda nesse mês de dezembro. A aplicação das provas será em janeiro de 2017 e o início das aulas ocorrerá a partir do dia 13 de fevereiro.

Mais informações: (84) 3318-7648 | (84) 9 8786-6466

BAXEIRO ESTÁ COM DUAS LOTAÇÕES PARA CANINDÉ-CE!!!!

BAXEIRO avisa ao povo em geral, que está com duas lotações para o CANINDÉ-CE! Dia 09 e 23 de dezembro. Interessados, procurar o mesmo em sua residência na Baixa da Alegria, ou falar com Vanilda e Edmilson na Rua do Papôco. Pode falar também com Novinha, nas Malvinas. A lotação sairá da Praça da Maternidade, preço da passagem, 75 reais.

CARAÚBAS-RN: Polícia Militar encontra desmanche de motocicletas na zona rural

Por meio de denúncia anônima, a 3ª Companhia de Polícia Militar da cidade de Caraúbas, na Região Oeste, do Estado do Rio Grande do Norte, conseguiu localizar na manhã desta terça-feira (06/12), um desmanche de motocicletas na Zona Rural do município.

Por volta das 11h30, uma guarnição, composta pelo Sgt. Alves, que estava de folga e ao receber a notícia, se dirigiu até o local junto com Cbs. Francemilton e Nascimento, ao fazerem um patrulhamento rural, e com as informações repassadas, chegaram ao local onde funciona o desmanche, localizado sítio Pedra, na Zona Rural do município.

No local, a Polícia Militar se deparou com um grande desmanche de motocicletas, pelo menos três motocicletas estava sendo desmanchadas, uma delas, com placa da cidade de Apodi, consta como produto de roubo. No local foi encontrado placas de motos de diversas cidade da região, entre elas, Apodi, Mossoró e Caraúbas.

A Polícia levou o material encontrado para a 3ª Companhia de Polícia Militar e será encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, que tem como titular, o Delegado Erick Gomes.







*Fonte: Icém Caraúbas.

LAVA JATO UNIÃO!!!


TRISTE: Maioria dos alunos brasileiros não sabe fazer conta nem entende o que lê

Dados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) 2015, divulgados nesta terça-feira (6), indicam que o desempenho dos estudantes brasileiros em matemática e ciências piorou em comparação aos dados de 2012. Quando o assunto é a capacidade de leitura, os resultados seguem preocupantes, já que a média não mudou desde então-- quando a pontuação já era considerada ruim.

Em matemática, de acordo com o relatório, 70,3% dos estudantes brasileiros ficaram abaixo do nível 2 de desempenho na avaliação --patamar mínimo estabelecido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) como necessário para que o estudante exerça plenamente sua cidadania. Na prática, os alunos não conseguem responder às questões da disciplina com clareza e não conseguem identificar ou executar procedimentos rotineiros de acordo com instruções diretas em situações claras.
A média nacional nessa disciplina foi de 377 pontos, muito abaixo da média da OCDE (490). Para se ter uma ideia, os melhores colocados no levantamento tiveram médias de 524 (Coreia do Sul), 516 (Canadá) e 511 (Finlândia). Em 2012, a média na mesma disciplina foi de 389. Com isso, o país registrou recuo em seu desempenho.

Segundo a publicação, a habilidade em matemática é definida como a capacidade individual de formular, empregar e interpretar a matemática em uma série de contextos. Isso inclui o raciocínio matemático e o uso de conceitos, procedimentos, dados e ferramentas para descrever, explicar e prever fenômenos. Há seis níveis de proficiência na disciplina.

Metade dos alunos brasileiros continuam com dificuldades de interpretação

Os dados do Pisa 2015 também apontam que 51% dos estudantes não possuem o patamar que a OCDE estabelece como necessário para que se possa exercer plenamente sua cidadania, considerando sua capacidade de leitura. Eles não ultrapassaram o nível 2 dentro da escala de avaliação.

Com isso, é possível afirmar que os jovens brasileiros têm dificuldades em lidar com textos e documentos oficiais, como notas públicas e notícias. Além disso, têm problemas para interpretar informações e integrar contextos.

A pontuação do Brasil foi de 407, enquanto que os países da OCDE tiveram uma média de 493. A média brasileira foi a mesma de três anos atrás, na última edição do Pisa.
Na outra ponta, os jovens brasileiros têm mais facilidade em lidar com textos pessoais, como e-mail, mensagens instantâneas, blogs, cartas pessoas e textos informativos. Eles também são bons em localizar e recuperar informação dentro de um texto quando necessário.

Com sua pontuação, o Brasil teve o desempenho inferior ao de países como Canadá –que ficou em 1º lugar com 527 pontos, Finlândia (526) e Coreia do Sul (517).

O desempenho geral dos estudantes brasileiros em leitura está abaixo da média da OCDE desde o início das avaliações da disciplina, em 2000 – conforme mostra o gráfico acima.

Desempenho em ciências segue estagnado:


Em ciências, quando são avaliadas a capacidade de lidar com conceitos, teorias, procedimentos e práticas associadas à investigação científica, o Brasil contabilizou média de 401 pontos, valor também inferior ao dos estudantes dos países membros da OCDE (493). Em relação ao Pisa anterior (2012), a média (402) não mostrou grande diferença. O país seguiu estagnado, já que a variação foi de apenas 1 ponto.
Ao comparar com a série histórica, nota-se que os brasileiros apresentaram um crescimento médio de 390 para 405 pontos entre os anos de 2006 e 2009. Mesmo assim, o desempenho dos alunos também já se mostrava ruim.

Dentro da escala de avaliação do ano passado, 56,6% dos jovens brasileiros tiveram desempenho abaixo do nível 2, ou seja, eles não são capazes, por exemplo, de identificar uma explicação científica, interpretar dados e identificar a questão abordada em um projeto experimental simples de complexidade mediana.

Escolas públicas federais ficam à frente das escolas particulares

Na separação dos resultados do Pisa 2016 por rede de ensino, a rede pública federal obteve o melhor desempenho, ficando alguns pontos à frente da média obtida pelos alunos de escolas particulares.

Na área de ciências, a média alcançada pelos alunos das escolas federais foi de 517 pontos, contra uma média de 487 pontos dos alunos de colégios particulares. Em leitura, os desempenhos médios foram de 528 e 493, respectivamente, para os mesmos casos. Já em matemática, enquanto a média obtida pelos alunos da rede de ensino particular foi de 463 pontos, os alunos da rede federal alcançam, em média, 488 pontos.

O desempenho dos alunos da rede pública federal também superou a média nacional em cada uma das três áreas avaliadas-- 401 pontos em ciências, 407 pontos em leitura e 377 pontos em matemática.

Escala de proficiência:

O estudo de 2015 avaliou 23.141 alunos brasileiros (de 841 escolas), com idades entre 15 anos e 16 anos matriculados a partir do 7º ano. O desempenho dos estudantes foi analisado com base em sete escalas, que vão de 6, a mais alta, até 1b, a mais baixa.

O que é o Pisa:

O Pisa busca medir o conhecimento e a habilidade em leitura, matemática e ciências de estudantes com 15 anos de idade tanto de países membro da OCDE quanto de países parceiros. Ele é corrigido pela TRI (Teoria de Resposta ao Item). O método é utilizado também na correção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio): quanto mais distante o resultado ficar da média estipulada, melhor (ou pior) será a nota.

A avaliação já foi aplicada nos anos de 2000, 2003, 2006, 2009 e 2012. A cada ano é dada uma ênfase para uma disciplina: neste ano, foi a vez de ciências.

Dentre os países membros da OCDE, estão Alemanha, Grécia, Chile, Coreia do Sul, México, Holanda e Polônia, dentre outros. Dentre os países parceiros, estão Argentina, Brasil, China, Peru, Qatar e Sérvia.

*Fonte: http://educacao.uol.com.br/Robson Freitas

Piloto do avião da Chapecoense tinha mandado de prisão

O boliviano Miguel Quiroga, de 36 anos, era piloto e um dos sócios da Lamia - Reprodução Facebook

O ministro explicou que os pilotos militares assumem compromisso de, após formados, não se retirarem da Força Aérea até cumprirem com os anos de serviço militar previstos. Ele evitou a prisão com recursos na Justiça.

Domingo, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, a viúva de Quiroga, Daniela Pinto, disse ter certeza de que o marido fez de tudo para evitar a tragédia:

- Eu entendo a dor de todas as pessoas, mas meu marido nunca colocaria por vontade própria a vida e a de outras pessoas em risco. Meu marido era um homem responsável, que amava o que fazia. Ele não era uma pessoa má. Não era um assassino - disse.

Natural de Cobija, o boliviano Quiroga - que era um dos sócios da LaMia - tinha 36 anos. O avião pilotado por Quiroga levava a delegação da Chapecoense para a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, em Medellín, e caiu na madrugada da terça-feira passada após sofrer uma pane seca.

Na segunda-feira, a Conmebol declarou oficialmente a Chapecoense como campeã da Copa Sul-Americana.

Globo.com/JBelmont.

NATAL-RN: Jovem de 15 anos com leucemia precisa de sangue urgente

Maria Gabriela Dantas Amaral, 15 anos, internada no leito 87 do Hospital Infantil Varela Santiago em tratamento de uma leucemia, necessita urgentemente de sangue.

As doações devem ser feitas no Hemonorte. 


Por Heitor Gregório/Robson Freitas.

O ESTRANHO MERGULHO POLÍTICO DO SENADOR GARIBALDI ALVES FILHO

É estranho o mergulho que o senador Garibaldi Alves Filho deu ao longo de 2016.

Embora esse seja um ano tenso, desafiador e de momentos importantes para o Congresso Nacional, Garibaldi pouco apareceu e pouco opinou.

Diferente do Garibaldi de anos anteriores.

O que está havendo com o senador?

Ouvi algumas fontes. A justificativa seria a saúde do senador que anda exigindo essa nova postura.

No campo político todas fontes afirmaram unanimemente que em 2018 Garibaldi tentará uma eleição mais tranquila, será candidato a deputado estadual, abrindo a vaga no Senado para o filho, Waltinho Alves.
 
*De: Neto Queiroz.

O BLOG HOJE PARABENIZA JÚNIOR AMORIM!!!

Júnior Amorim, natural de Caraúbas-RN é o aniversariante de hoje!
Uma das grandes bênçãos da vida é a experiência que os anos vividos nos concedem. 
Aniversariar é uma amostra das oportunidades que temos de aprender a contar os nossos dias.
Quando o coração de um cristão é preparado, nada pode abalar a sua vida. 
 Quando um cristão é provado, a brasa viva do poder de Deus, está sobre ele. 
Quando um cristão é chamado, Deus o torna firme e forte para vencer.
Parabéns Júnior e muitos anos de vida!!!

Renan diz que decisão de ministro do STF é ‘contra’ o Senado Federal

Ministro Marco Aurélio Mello concedeu liminar (decisão provisória) em ação do partido Rede que afastou Renan Calheiros da presidência do Senado
A assessoria do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) divulgou nota na noite desta segunda-feira (5) na qual afirma a decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, é “contra” o Senado Federal.

Ele afirmou que consultará advogados, mas só se manifestará depois que tomar conhecimento do teor da decisão do ministro.

O senador Jorge Viana (PT-AC), primeiro-vice-presidente do Senado, divulgou nesta segunda-feira (5) nota sobre decisão de ministro do Supremo . Como primeiro vice-presidente, ele é o substituto imediato de Renan Calheiros.

“Acabei de chegar do Acre e, aqui em Brasília, fui surpreendido pela notícia da liminar do Supremo Tribunal Federal. Imediatamente me dirigi à casa do Presidente Renan. A Presidência do Senado tornou pública uma nota, e nós vamos aguardar a notificação oficial. Amanhã teremos reunião da Mesa. Certamente, conversaremos para ver as medidas adequadas que devem ser adotadas”, disse Jorge Viana.

O senador Randolfe Rodrigues (AP), da Rede, partido que ingressou com a ação contra Renan, disse que cobrará uma reunião dos líderes partidários no Senado para que, sem Renan, seja determinada uma nova agenda de votações.

“Exigiremos amanhã que os líderes se reúnam e definam uma nova agenda de votações sem o projeto de abuso de poder e incluindo a PEC do fim do foro. Hoje demos um pequeno passo para este país se aproximar do ideal de República”, afirmou.

Na noite desta segunda-feira, Renan Calheiros se reuniu com vários senadores na residência oficial da presidência do Senado para discutir o assunto. Entre os senadores que compareceram, estavam o vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC); Ciro Nogueira (PP-PI),; João Alberto Souza (PMDB-MA); Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Congresso; e Rose de Freitas (PMDB-ES).

“Momento complicado. Vim aqui tentar entender o que está acontecendo. Estava indo para o Planalto conversar com o presidente sobre a agenda de votações, mas resolvi passar aqui antes”, afirmou Rose de Freitas (PMDB-ES) antes de entrar na residência oficial do Senado.


*Carlos Skarlack.

COMBUTÍVEIS FICAM MAIS CAROS A PARTIR DE HOJE

A Petrobras informou nesta segunda-feira (5) que vai subir o preço dos combustíveis nas refinarias, para que fiquem mais alinhados com os preços no exterior. A gasolina ficará 8,1% mais cara, em média, e o óleo diesel, 9,5%.

A mudança é no preço das refinarias, o que significa que o preço final para o consumidor pode não subir, necessariamente, na mesma proporção. A mudança entra em vigor nesta terça-feira.

Se esse reajuste for repassado ao consumidor integralmente, a gasolina pode subir 3,4%, ou R$ 0,12 por litro e o diesel pode ficar 5,5% ou cerca de R$ 0,17 por litro.

A estatal havia anunciado duas vezes queda nos preços para as refinarias --em 14 de outubro e em 8 de novembro. Porém, em muitos Estados os preços nas bombas subiram em vez de cair.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO