terça-feira, 22 de agosto de 2017

PARABÉNS PARA OS ANIVERSARIANTES DE HOJE!!

Lurdinha Silva, parabéns!!!
Desejo que este dia contenha toda alegria que você merece. Que não falte a paz, a saúde e o amor. Lute por tudo aquilo em que acredita e nunca desista de perseguir seus sonhos.Feliz aniversário!!!
Maia Lenilda, parabéns!!!
Desejo tudo de bom na sua vida! Que Deus esteja sempre te abençoando e lhe conceda muitos anos de vida com paz, saúde e muitas vitórias!!!
Adriano Gurgel, parabéns!!!
Que o Senhor cubra você de bênçãos e lhe dê uma vida longa e muito feliz!
Cidinha, parabéns!!!
Que este dia seja especial e o melhor que você já viveu, com muita saúde, paz, sucesso, amor e felicidades! Feliz aniversário!!!
Claudiney Morais, parabéns!!!
Quero lhe desejar um aniversario com saúde, paz e sucesso! Que a sua idade seja multiplicada, duplicada, triplicada, quadruplicada, com a vontade de Deus!
Professor Neto Romão, parabéns!!
Hoje você tem todo direito de ser feliz, de se sentir feliz. É o seu aniversário. É dia de festa. Que Deus continue abençoando e dobrando seus dias de vida, com muita saúde. Que esse aniversário traga novas chances e oportunidades para você crescer espiritualmente, emocionalmente e muito mais!
Eliane Alves, parabéns!!!
Felicidades e que você tenha todos os sonhos realizados!!! Feliz aniversário!!!

22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE

Criação da data

O Congresso Nacional Brasileiro, oficializou em 1965 que todo dia 22 de agosto seria destinado à comemoração do folclore brasileiro. Foi criado assim o Dia do Folclore Nacional. Foi uma forma de valorizar as histórias e personagens do folclore brasileiro.
Desta forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada. O dia 22 de agosto é importante também, pois possibilita a passagem da cultura folclórica nacional de geração para geração.

Comemoração

O Dia 22 de agosto é marcado por várias comemorações em todo território nacional. Nas escolas e centrou culturais são realizadas atividades diversas cujo objetivo principal é passar a diante a riqueza cultural de nosso folclore. Os jovens fazem pesquisas, trabalhos e apresentações, destacando os contos folclóricos e seus principais personagens. É o momento de contarmos e ouvirmos as histórias do Saci-Pererê, Mula-sem-cabeça, Curupira, Boto, Boitatá, etc.
Nesta data, também são valorizadas e praticadas as danças, brincadeiras e festas folclóricas.

IFRN CAMPUS APODI: Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs): Uso de blogs no ensino de Química

O uso de blogs educativos configura-se com uma ferramenta muito útil no âmbito do ensino de Química, já que possibilita uma aprendizagem significativa e representa um canal de comunicação entre educador e educando, dando a este a oportunidade de experimentar com sua própria aprendizagem e apoderar-se dela.

Os blogs podem promover a escrita criativa e o intercâmbio de ideias inovadoras, além de enriquecer o trabalho em grupo. Através dessa ferramenta educativa, pode-se conhecer melhor sobre determinado assunto, agendar atividades, elaborar projetos, realizar atividades diversas, assessorar, ensinar, opinar, colaborar, entre outras muitas atividades.

Foi pensando nisso, que a turma do 5º período do Curso de Licenciatura em Química do IFRN Campus Apodi, elaborou blogs educativos para o ensino de Química, com temas inovadores e contemporâneos para os mais diversos públicos e modalidades de ensino, sob a coordenação dos docentes, Jarson Alves Medeiros da Silva e Alexsandra Carvalho de Sousa.

Confira o trabalho elaborado por nossos alunos:

Blog 1: Mundo da Química: Saiba um pouco mais sobre a Química

Blog 2: Química: inovar é preciso!

Blog 3: Breaking The Chemistry

UERN: Mestrado em Serviço Social retifica datas de edital

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PGSSDS) publicou, nesta segunda-feira (21), novo calendário para o edital de credenciamento quadrienal (2017-2020), que visa à composição de quadro docente permanente, colaborador ou visitante, conforme o edital n° 020/2017.

As novas datas podem ser acessadas AQUI.

NALDINHO TUR!!!


Idosa de 80 anos era mantida em cárcere privado pelo sobrinho na Zona Oeste de Natal

Segundo a polícia, vítima era mantida trancada em casa e era agredida. Sobrinho dela foi preso em flagrante por maus-tratos.
G1 - Uma idosa de 80 anos foi resgatada na manhã desta terça-feira (22) da casa do sobrinho dela, no bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal, de onde era impedida de sair. Segundo a delegada Ana Paula Diniz, da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso, o sobrinho foi preso em flagrante por maus-tratos e cárcere privado.
A vítima foi encontrada em estado de abandono e subnutrida. "A idosa era mantida dentro de casa em condições desumanas. Ela não via a luz do dia", lamentou a delegada.
Segundo a polícia, o caso foi denunciado na segunda-feira (21). Vizinhos disseram que a idosa era impedida de sair de casa e que ninguém entrava também. A equipe da delegacia foi até o local e encontrou o suspeito no local. "Ele chegou a afirmar na minha frente e dos policiais que maltratava ela", disse a delegada.
O sobrinho foi preso em flagrante e conduzido à delegacia. Já a idosa, ficará aos cuidados de uma irmã, que foi localizada pela polícia.

Homem baleado em rinha de galo em Brejinho, RN morre no hospital

VNT/G1 RN - Um homem que trocou tiros com a polícia depois de supostamente tentar assaltar uma rinha de galo na cidade de Brejinho, no Agreste potiguar, morreu nesta segunda-feira (21) no Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, Grande Natal. Ele estava internado na unidade hospitalar desde a sexta-feira (18), quando ocorreu o tiroteio.

De acordo com o Observatório da Violência Letal Intencional do RN (Obvio), o homem foi identificado como sendo Thiago Domingos da Silva, de 25 anos de idade.

Ele foi baleado durante um confronto com a polícia ocorrido no sítio Papuçu, distante cerca de três quilômetros do centro da cidade de Brejinho. De acordo com o cabo Tarcísio Miranda, do Destacamento da PM do município, cerca de 15 homens armados e encapuzados chegaram ao sítio, onde acontecia uma rinha de galo. Entre 100 e 130 pessoas assistiam e apostavam nas brigas entre os animais - a prática é considerada crime ambiental.

A Polícia Militar foi acionada e chegou quando o bando concluía o arrastão. "Fomos recebidos a bala", conta o cabo. Equipes de policiais de várias cidades da região foram enviadas ao local. Foram 30 minutos de tiroteio e, além de Thiago da Silva, um soldado da PM e uma pessoa que estava no local também se feriram.

MST fecha as BRs 406 e 101 norte para protestar

O MST RN tranca nesse momento as BRs 406 na altura de São Gonçalo do Amarante e a BR 101 na altura da entrada da praia de Múriu. O objetivo é denunciar os despejos violentos no campo é o desrespeito com as famílias acampadas no estado, também cobrar do governador do estado do Rio Grande do Norte promessas com o movimento.

Segundo eles, na última quinta feira a polícia militar a mando do DER fez uma reintegração de posse ilegal sem dá direito ao menos das famílias retirarem suas coisas dos barracos.

Exigimos que o governador respeito seus compromissos, exigimos que o governo federal através do INCRA faça as vistorias e desapropriação das áreas para reforma agrária no estado. Vamos seguir em luta até que nossos objetivos sejam de fato atendidos, diz o movimento.


*BG.

Convite - Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi


Sala de aula invertida faz o aluno aprender mais, diz Jonathan Bergmann, pioneiro no método

G1 - Uma das metodologias mais promissoras para renovar a sala de aula é a Sala de Aula Invertida. O americano Jonathan Bergmann, pioneiro do método e um de seus criadores, concedeu a este blog uma entrevista exclusiva, às vésperas de embarcar para sua primeira conferência no país, em evento organizado pelo GEN Educação e Universia Brasil. Na entrevista, ele garante que a Sala de Aula Invertida vai muito além de assistir a vídeos e traz uma nova forma de funcionamento da aula, na qual o professor, em vez de apresentar conteúdos, pode propor oportunidades de aprendizagem ativa e estabelecer mais relacionamento com os estudantes.

Andrea Ramal:O que é a "Sala de Aula Invertida"?
Jon Bergmann: Nosso sistema educacional está falido. Estabelecido sobre o modelo da era industrial, não atende mais às necessidades dos estudantes de hoje. A Sala de Aula Invertida (SAI) é a meta-estratégia que apoia todos os outros métodos de aprendizagem ativa. Funciona por sua simplicidade e impacto. Fundamentalmente, você muda o funcionamento da sala de aula. A apresentação de conteúdos sai do momento de grupo (horário da aula) para o momento individual (tempo do aluno sozinho – em geral, em casa). O momento do grupo (o horário das aulas) se transforma num ambiente em que estratégias de aprendizagem ativa podem ser usadas para aprofundar a compreensão do aluno, esclarecer as suas dúvidas e criar relacionamentos de qualidade.


Andrea Ramal: Comparado com os métodos tradicionais, qual a maior inovação da SAI?
Jon Bergmann: A Sala de Aula Invertida muda o local onde a apresentação de conteúdos acontece e, assim, transforma o encontro com a turma no momento de usar estratégias de aprendizagem ativa. Em vez do professor ficar na frente e dar a aula, o que abre uma distância (eu sou o professor, você é o aluno), na SAI o professor estabelece mais relacionamento com os estudantes, conseguindo atingi-los de um modo que não conseguia antes. Por isso, a SAI é muito mais do que usar vídeos. Ela tem a ver com as coisas ativas que acontecem na aula porque deslocamos as apresentações de conteúdo para outro momento.


Andrea Ramal: Que evidências você tem de que esta metodologia eleva o aprendizado e o desempenho dos estudantes?
Jon Bergmann: Já faz mais de 10 anos que ajudamos os pioneiros na SAI. A pesquisa e os relatórios de praticantes de todo o mundo confirmaram a sua eficácia. Essa metodologia eleva o desempenho nas provas, ajuda estudantes em dificuldades, ajuda os alunos a aprender uma segunda língua, é mais motivadora para os alunos, mais motivadora para professores, e a lista continua. A SAI está sendo usada agora em algumas das mais prestigiadas universidades do mundo, incluindo Harvard, Yale, MIT e Stanford. Qualquer um pode buscar Sala de Aula Invertida no Google e acessar todas as evidências necessárias.


Andrea Ramal: Como envolver os alunos com as tarefas prévias à aula quando muitos não têm a estrutura ideal (por exemplo, pais presentes, ambiente adequado, etc.)? Nas comunidades de baixa renda, nas escolas que convivem com uma rotina diária de violência no entorno, há espaço para a Sala de Aula Invertida?
Jon Bergmann: Vi a Sala de Aula Invertida implementada em áreas de baixa renda ao redor de todo o mundo. Normalmente, o que acontece nessas escolas é um modelo “inversão interna” (In-Flip). Ou seja, as tarefas individuais são realizadas durante o dia escolar. Não se espera que os estudantes tenham acesso à tecnologia em casa. Assim, no In-Flip, os alunos dedicam algum tempo na própria escola para assistir aos vídeos e, em seguida, o tempo de aula é usado como um ambiente para a aprendizagem ativa. Também estamos descobrindo, em diversas escolas em áreas pobres, que mais e mais estudantes têm acesso a um telefone celular. Então muitas escolas nessa situação privilegiam tecnologias acessíveis por celular.


Andrea Ramal: No Brasil, infelizmente, muitos alunos não têm fortes hábitos de estudos e acabam não fazem atividades de casa – o que, para o sucesso da Sala de Aula Invertida, é essencial. Como lidar com esse desafio?
Jon Bergmann: Essa é a pergunta mais recorrente sobre a SAI em todos os lugares. Temos uma orientação específica sobre como lidar com estudantes que não fazem a “pré-aula”. Há várias dicas que podem ajudar:


•    Use o In-Flip explicado na resposta anterior;
•    Ensine os alunos a interagir com o conteúdo;
•    Use vídeos curtos (3-7 minutos);
•    Nunca passe o conteúdo de vídeo na aula aos estudantes que não fizeram a pré-aula.

Descobrimos que essas estratégias fazem grande diferença na implementação bem-sucedida da SAI.
Andrea Ramal: Há Sala de Aula Invertida sem uso de tecnologias digitais?
Jon Bergmann: A SAI é uma solução pedagógica, não tecnológica - embora exista uma parte tecnológica. Portanto, é importante que as escolas escolham uma boa tecnologia ao implementá-la. Graças à tecnologia, por exemplo, os estudantes podem dar “pausa” e “voltar” a explicação do professor. Quantas vezes, na aula, um aluno ouve e tenta anotar tudo, mas se perde? A mágica não está na tecnologia, e sim em melhorar o que se faz com a turma.


Andrea Ramal: A SAI substitui antigas metodologias de ensino? Ou há intercessão possível?
Jon Bergmann: A Sala de Aula Invertida é o equilíbrio perfeito entre o antigo e o novo. Pense no “antigo” como palestra e no “novo” como centrado no aluno. A SAI ainda valoriza a apresentação de conteúdos, a instrução direta. Os alunos não dominam o que desconhecem, os professores sim. A SAI é um caminho para que os professores sigam ensinando seu conteúdo – mas em momentos diferentes. Assim, o tempo de aula pode ser mais centrado no aluno. O que será feito: um projeto? Uma experiência? Uma discussão? Simulações, jogos? Há muito para fazer na aula, de forma mais ativa e envolvente.

Funaro entrega contas de Cunha e Henrique

O Site Antagonista apurou que Lúcio Funaro, no acordo de colaboração firmado hoje, entregou as contas usadas por Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves para esconder propina do PMDB no exterior.
Funaro detalhou todo o caminho do dinheiro. O doleiro explicou como funcionava a corrupção no grupo liderado por Michel Temer.

GOVERNO DO ESTADO PRIORIZA CAFÉ CIDADÃO

A agenda do Governo do Estado, quando se trata de alguma inauguração, geralmente é um Café Cidadão ou um Restaurante Popular.
Ontem, segunda-feira, foi inaugurada no município de Goianinha, mais um Café Cidadão. Já são 11. E até o fim do ano serão 22.
Robinson, que desejava ser conhecido como governador da segurança, vai se tornando o governador do "pingado".

CONVITE DE CANTORIA!!!!

Será no dia 25 de agosto, grande cantoria na residência de Baxeiro! Grande cantoria com os poetas: Gilmar de Oliveira e Lorival Pereira!
Você é convidado especial!!!!

Temer sobre Janot: “Não vou perdoar esse sujeito”

Michel Temer segue um pote até aqui de mágoas em relação ao procurador-geral, Rodrigo Janot. Em conversa recente, disse, segundo relatos: “Não vou esquecer, não vou perdoar esse sujeito”. A equipe de Temer desaconselha qualquer iniciativa jurídica contra Janot depois que ele deixar o cargo.

Enquanto isso, cinco meses depois da homologação de sua delação premiada, João Santana e Mônica Moura ainda não foram citados para cumprir a pena e vivem em liberdade. Quando enfim isso ocorrer, os ex-marqueteiros do PT passarão um ano e seis meses em prisão domiciliar. E mais um ano e seis meses em regime semiaberto.


*O Xerife.