Pesquisar este blog

24 janeiro 2026

ÓTICAS GOMES: HOJE TEM ATENDIMENTOS EM APODI!!!

LEMBRETE IMPORTANTE!!!


Lembrando a todos que neste SÁBADO, dia 24/01/2026 é dia de atendimento.

*APODI*

De 8:00 às 13:00 horas.
Cuide da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!

APODI/RN: MULHER DE 24 ANOS SOFRE ATENTADO A TIROS NO BAIRRO GARILÂNDIA

A Polícia Militar registrou na noite desta sexta-feira, 23 de Janeiro de 2026, uma tentativa de homicídio na cidade de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu por volta das 21h40 no Bairro Garilândia.

De acordo com informações repassadas pela PM, uma mulher identificada como, Mirian Mychelle da Silva dos Santos, de 24 anos, foi alvo de disparos de arma de fogo enquanto conversava na calçada da residência do avô.

Testemunhas relataram para a polícia que dois homens chegaram em uma motocicleta e abriram fogo contra a vítima. Mirian foi atingida e socorrida por populares para o hospital da cidade.

Após os primeiros socorros ela foi transferida em uma ambulância para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró. Ainda não há informações oficiais sobre a motivação do atentado e da autoria. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Apodi.

*Fim da Linha

Moraes proíbe "caminhada" promovida por Nikolas Ferreira em Brasília

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu nesta sexta-feira (23) impedir a realização de um ato bolsonarista previsto para este fim de semana em Brasília (DF).

A determinação acolhe integralmente um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e proíbe a presença e a permanência de manifestantes nas imediações da Penitenciária Federal de Brasília, no Complexo da Papuda, onde Jair Bolsonaro (PL) cumpre a pena de 27 anos de prisão determinada pelo STF no inquérito da trama golpista.

A decisão do STF, fundamentada em manifestação da PGR, atinge a mobilização promovida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que vinha reunindo apoiadores ao longo de um percurso estimado em cerca de 200 quilômetros, entre Paracatu (MG) e a capital federal. Segundo os organizadores, o ato defendia condenados por ações golpistas.

Ao analisar o caso, Moraes afirmou ter aprovado “integralmente os pedidos da Procuradoria Geral da República”. No requerimento, a PGR sustentou a necessidade de intervenção imediata para preservar a segurança do sistema prisional.

Conforme o órgão, era imprescindível a “adoção de medida cautelar de remoção imediata e proibição de acesso e permanência de quaisquer indivíduos que se encontrem em frente ou nas adjacências da Penitenciária Federal de Brasília– Complexo da Papuda, participando de possível prática criminosa ou de quaisquer atos que possam comprometer a segurança do estabelecimento prisional”.

Atos golpistas do 8 de Janeiro

O ministro Alexandre de Moraes também recordou os atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram as estruturas do STF, do Planalto e do Congresso, em Brasília.

"O exercício dos direitos de reunião e manifestação não pode ser confundido com o propósito de repetir os ilegais e golpistas acampamentos realizados na frente dos quartéis do Exército, para subverter a ordem democrática e inviabilizar o funcionamento das instituições republicanas, em especial o Supremo Tribunal Federal, que culminaram na tentativa de Golpe de Estado, em 8/01/2023".

A Procuradoria também alertou que os organizadores anunciavam uma “Caminhada da Paz”, marcada para 25 de janeiro de 2026, com o objetivo de realizar um protesto ostensivo contra decisões do STF.

De acordo com a PGR, parlamentares divulgaram deslocamento até Brasília e incentivaram a adesão de outros cidadãos, afirmando que a pauta seria “justiça e liberdade” para envolvidos nos atos de insurgência de 8 de janeiro.

Alcance da decisão judicial

No despacho, Alexandre de Moraes determinou a “remoção imediata e proibição de acesso e permanência de quaisquer acampamento ou indivíduos que se encontrem em frente ou nas adjacências da Penitenciária Federal de Brasília – Complexo da Papuda, participando de possível prática criminosa ou de quaisquer atos que possam comprometer a segurança do estabelecimento prisional”.

O ministro também autorizou medidas coercitivas em caso de descumprimento. A ordem prevê a “prisão em flagrante com base na prática de resistência ou desobediência ao ato de autoridade pública, a fim de garantir a efetividade das probabilidades e a preservação da ordem pública na hipótese de resistência de indivíduos que, mesmo após intimados, insistirem em permanecer na via pública em manifestação de oposição à ordem”.

Ainda no texto, Moraes determinou a mobilização das forças de segurança locais e federais: “Determino, ainda, a imediata notificação das Secretarias de Segurança Pública, de Assuntos Penitenciários e da Polícia Militar do Distrito Federal, bem como da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal para imediato cumprimento da medida, competindo especialmente à Polícia Militar do Distrito Federal a adoção de todas as providências necessárias à efetiva remoção dos referidos indivíduos do local e vigilância externa do local”.

O ministro acrescentou: “Intime-se, pessoalmente, os Secretários de Segurança Pública e de Assuntos Penitenciários e o Comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, bem como o Diretor-Geral e o Superintendente/DF da Polícia Federal”.

Contexto das condenações

O inquérito da trama golpista resultou, até o momento, em 29 condenações anunciadas pelo STF. Jair Bolsonaro recebeu a pena mais elevada, de 27 anos de reclusão. As investigações abrangem os ataques de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes, em Brasília, foram depredadas, episódio inserido em uma apuração mais ampla sobre tentativa de ruptura institucional.

No julgamento específico relativo às manifestações daquele dia, a Corte condenou 1.399 pessoas. Dados divulgados em 8 de janeiro deste ano indicam que 179 indivíduos permanecem presos em decorrência dessas decisões, sendo 114 em regime fechado, 50 em prisão domiciliar e 15 em prisão preventiva, entre elas a de Felipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro.

*Brasil 247

Governo do Brasil entrega Unidades Odontológicas Móveis e SAMU em Alagoas

Para ampliar a assistência em saúde bucal e reforçar os atendimentos de emergência em Alagoas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, entregaram, nesta sexta-feira (23), em Maceió (AL), 17 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) , com impressora 3D, e sete ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) .

Os novos veículos fortalecem as ações do Agora Tem Especialistas, no âmbito do Novo PAC Saúde . Com a nova entrega, o estado contabiliza 31 UOMs e 52 ambulâncias recebidas nesta gestão.

Eu quero que vocês compreendam que essas entregas são pura e simplesmente o seguinte: não é favor. É trazer para o povo brasileiro mais humilde o mesmo direito que tem o mais rico — ser tratado com respeito, com dignidade e ter acesso às coisas que a tecnologia permita que ele tenha”, reforçou o presidente Lula.

Do total de ambulâncias, três serão destinadas ao município de Arapiraca, duas para Maceió, uma para União dos Palmares e uma para Penedo. As 17 UOMs serão destinadas aos seguintes municípios: Arapiraca, Batalha, Campo Grande, Coqueiro Seco, Estrela de Alagoas, Maribondo, Monteirópolis, Olho d’Água do Casado, Olivença, Palmeira dos Índios, Piranhas, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Teotônio Vilela e União dos Palmares.

O presidente Lula reiterou, ainda, que as ambulâncias não são do governo federal, mas, sim, uma conquista do povo brasileiro.


Eu estou muito satisfeito, porque cada vez que eu vejo uma pessoa sorrindo com todos os dentes na boca, eu vejo que essa pessoa está sendo tratada com respeito”, afirmou.

As UOMs levam assistência odontológica a populações que vivem em áreas com dificuldade de acesso a esse serviço, como indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, assentadas e moradores das periferias urbanas. Cada unidade tem potencial para beneficiar cerca de 3,5 mil pessoas. Com os 17 novos veículos, mais de 60 mil alagoanos poderão ser beneficiados com acesso à saúde bucal por ano.
Veículos foram entregues durante inauguração de condomínio do Minha Casa, Minha Vida. Foto: Ricardo Stuckert
Cada unidade é equipada com cadeira odontológica completa, aparelho de raio X, ar-condicionado, frigobar, exaustor, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, fotopolimerizador, entre outros equipamentos essenciais para garantir a qualidade do atendimento. Além disso, uma das principais novidades é que as unidades contarão com impressoras 3D, permitindo a produção de próteses personalizadas no âmbito do SUS.

“Durante muitos anos, existia uma área que nunca teve reconhecimento do SUS, que era o atendimento bucal. Hoje nós temos orgulho de dizer que o Brasil tem o maior programa público de saúde bucal do mundo. Temos mais de 30 mil equipes espalhadas pelo país”, ressaltou Alexandre Padilha.

Com as sete novas ambulâncias do SAMU 192, a estimativa é de que cerca de 1,3 milhão de pessoas sejam beneficiadas nos municípios de Arapiraca, Maceió, Penedo e União dos Palmares. Os veículos contam com infraestrutura completa para atendimentos de urgência e emergência no SUS.

“Todo mundo aqui sabe a importância do SAMU. E o Brasil ficou seis anos sem o governo federal comprar sequer uma ambulância, inclusive ambulâncias de suporte avançado. O presidente Lula voltou e estamos distribuindo ambulâncias por todo o país”, afirmou Padilha.

As ambulâncias do SAMU 192 são equipadas com sistemas avançados de estabilidade e frenagem, climatização com purificação do ar, iluminação clínica em LED e rede integrada de oxigênio, garantindo mais segurança, eficiência e conforto para profissionais e pacientes.
Foto: Rafael Nascimento/MS
Brasil Sorridente
Brasil Sorridente

A iniciativa foi criada pelo presidente Lula em 2004 e transformada em política de Estado em 2023, com o objetivo de garantir acesso gratuito a serviços odontológicos para toda a população. As ações incluem promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, como tratamentos de canal e próteses, ofertados em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPDs) e Serviços de Especialidades em Saúde Bucal (SESB).

Desde então, o programa passou de cerca de 1 mil para mais de 36 mil equipes de saúde bucal distribuídas pelo país. O investimento também triplicou entre 2022 e 2024, saltando de R$ 1,5 bilhão para R$ 4,47 bilhões.

A entrega das UOMs marca a retomada, após dez anos, de uma ação estratégica do Brasil Sorridente, garantindo acesso à saúde bucal em regiões rurais, remotas e de difícil acesso. No total, considerando as duas fases do Novo PAC Saúde, o governo federal vai entregar 800 Unidades Odontológicas Móveis, beneficiando cerca de 2,8 milhões de pessoas em todo o país. A região Nordeste será contemplada com 409 UOMs.

Universalização do SAMU 192

As novas ambulâncias do SAMU 192 serão destinadas à renovação da frota, garantindo resposta mais rápida às ocorrências e melhores condições de trabalho para as equipes. Desde 2023, foram destinadas ao estado de Alagoas 37 ambulâncias, com investimento de R$ 10,7 milhões.

A iniciativa integra a estratégia do Ministério da Saúde de ampliar o SAMU 192, garantindo 100% de cobertura nacional, e promover a renovação total da frota até o fim de 2026.

Fortalecimento da atenção especializada em Maceió

Nesta sexta-feira (23), ainda em Maceió, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou novos recursos federais, com a habilitação de UTIs e credenciamento do Hospital do Coração Alagoano Prof. Adib Jatene como Unidade de Assistência de Alta Complexidade Cardiovascular. O hospital tem capacidade para realizar cirurgias e procedimentos cardiológicos e vasculares, incluindo a oferta estruturada de suporte intensivo e atuação nas áreas de transplantes e doação de órgãos.

“Hoje estamos habilitando e colocando mais recursos no Hospital do Coração. É uma grande revolução no cuidado cardiológico, no enfrentamento dos problemas cardiovasculares aqui de Maceió e do estado de Alagoas. Isso significa mais R$ 10 milhões de repasses por ano para ajudar no funcionamento e nas ações”, reforçou o ministro Alexandre Padilha. Com essa habilitação, o hospital vai contribuir para reduzir vazios assistenciais e a dependência de deslocamentos para outros estados, além de diminuir o tempo de espera, em alinhamento às estratégias do Agora Tem Especialistas.

*Gláucia Lima