Pesquisar este blog

27 dezembro 2025

[VÍDEO] Avião ultraleve cai no mar de Copacabana, no Rio de Janeiro

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Um avião de pequeno porte (ultraleve) caiu no mar de Copacabana no começo da tarde deste sábado (27).

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro informou à Agência Brasil que foi acionado às 12h34 para a ocorrência.

A queda foi na altura do posto 3 da orla de Copacabana. Os bombeiros fazem buscas no local do acidente.

“Equipes da corporação atuam no local com todos os recursos disponíveis, incluindo motos aquáticas, embarcações infláveis, equipe de mergulho e apoio aéreo”, informa o comunicado.

Assista:


Ainda não há confirmação sobre a quantidade de vítimas.
O sábado está sendo de sol forte no Rio, o que levou bastante pessoas à praia. Em dias de praia cheia, é comum a circulação de ultraleves que expõem faixa publicitárias sobre a orla carioca.
O posto 3 fica próximo ao tradicional hotel Copacabana Palace e perto de onde está montado o palco principal para o Réveillon.
Modelo e propriedade
A aeronave é identificada pela matrícula PT-AGB. De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o ultraleve é um Cessna modelo 170A, com capacidade para apenas uma pessoa.
O monomotor é operado e de propriedade da empresa Visual Propaganda Aérea – Eireli.
A situação de aeronavegabilidade era considerada normal, ou seja, apta a voar.
Investigação
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), informou que investiga as causas do acidente com o ultraleve.
O trabalho de apuração será realizado por investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), escritório regional do Cenipa.
“Durante a ação inicial, profissionais qualificados e credenciados aplicam técnicas específicas para coleta e confirmação de dados, preservação de elementos, verificação inicial dos danos causados à aeronave ou pela aeronave, além do levantamento de outras informações necessárias à investigação”, informa a FAB.
A FAB informou que espera concluir a apuração no “menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuinte”.
*Fonte: Agência Brasil/98 FM de Natal 

CONVITE MISSA!!!


Matrículas da rede estadual do RN para 2026 começam no SIGEduc

A rede estadual de educação do Rio Grande do Norte deu início ao novo ciclo de matrículas para o ano letivo de 2026, com mais de 200 mil vagas disponíveis entre renovações, transferências e novos estudantes.

Todo o processo pode ser realizado de forma online, por meio do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), disponível no endereço www.sigeduc.rn.gov.br.

Período de solicitações segue até janeiro
Após o levantamento da oferta de vagas pelas escolas estaduais, o SIGEduc passou a receber, a partir de 22 de dezembro, solicitações de renovação de matrícula, transferências, além de pedidos para o Ensino Médio em Tempo Integral e para a Educação Profissional.

Esse período segue aberto até o dia 9 de janeiro. As primeiras etapas do processo, voltadas aos estudantes com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), foram concluídas no início do mês.

Segundo a secretária de Educação, Socorro Batista, as mudanças reforçam a inclusão e a transparência.
“Estamos garantindo um processo mais inclusivo, transparente e organizado, assegurando prioridade para quem mais precisa”, afirmou.

Renovação de matrícula passa a ser feita pelas famílias
Uma das principais novidades para 2026 é que a renovação de matrícula poderá ser feita diretamente por estudantes maiores de 18 anos ou por seus responsáveis legais, por meio do Portal do Estudante, Portal da Família ou dos aplicativos SIGEduc Estudante e SIGEduc Família.

Até este ano, esse procedimento era realizado exclusivamente pelas escolas. Apesar disso, as unidades de ensino continuam responsáveis pela efetivação final das matrículas, após análise das solicitações.

Em todas as modalidades, a atualização do questionário socioeconômico passou a ser obrigatória.

Critérios de transferência e prioridades
A Matrícula Escolar 2026 adotará critérios específicos para análise das transferências, como:

existência de irmão matriculado na escola pretendida;

distância entre a escola de origem e a de destino;

ordem de inscrição no sistema.

Para o Ensino Médio Integral e a Educação Profissional, terão prioridade estudantes com deficiência ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), alunos oriundos da rede pública, estudantes em situação de vulnerabilidade social e a ordem de solicitação.

Datas e modalidades de matrícula
Entre 22 de dezembro e 18 de janeiro, poderão ser feitas solicitações de transferências e novas matrículas para escolas da rede estadual.

O processo inclui:

transferência interna dentro da rede estadual;

transferências de estudantes das redes municipais de Natal e Macaíba, por meio de parceria com o Estado;

matrículas no Ensino Médio Integral e na Educação Profissional, especialmente para a 1ª série.

Os resultados da primeira chamada serão divulgados no dia 20 de janeiro. Já as chamadas públicas ocorrerão nos dias 20 e 27 de janeiro, além de 3 de fevereiro, sempre às 17h, com prazo de três dias úteis para confirmação.

MOSSORÓ RN: DOIS CASOS DE ESPANCAMENTO FORAM REGISTRADOS PELA PM NA SEXTA FEIRA

A Polícia Militar registrou, no final da tarde desta sexta-feira (26), o segundo caso de espancamento em Mossoró em menos de 12 horas. A ocorrência desta vez foi atendida na Estrada da Raiz, localizada no bairro Santo Antônio.

De acordo com informações repassadas pela PM, um homem ainda não identificado foi encontrado amarrado e gravemente ferido, com sinais evidentes de agressões causadas por pauladas. A cena de violência chamou a atenção dos policiais que chegaram ao local após acionamento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e prestou os primeiros socorros ainda na via pública, encaminhando a vítima para o Hospital Regional Tarcísio Maia, onde recebeu atendimento médico.

Mesmo consciente, o homem se recusou a informar o próprio nome e também não revelou quem seriam os autores das agressões. O caso deverá ser investigado pelas autoridades competentes para apurar as circunstâncias e a motivação do crime.

A Polícia Militar segue em diligências e reforça a importância de denúncias anônimas que possam ajudar na elucidação do caso.

*Fim da Linha 

Brasil tem cerca de 30 milhões de animais domésticos abandonados

Rovena Rosa/Agência Brasil

O mês de dezembro é dedicado à campanha de conscientização Dezembro Verde, para lembrar da importância do cuidado responsável com animais domésticos. A data não é aleatória, pois o período de festas é considerado o de maior incidência de abandonos, além de ser de maior risco para fugas, em razão de maior tempo longe dos humanos de referência e com mais fatores de estresse, como a solta de fogos.

A campanha reforça a necessidade de medidas paliativas para o desconforto e a segurança dos animais. A estimativa, estável desde o começo da década, é de 30 milhões de cães, gatos e outras espécies domésticas abandonados.

“Há constantes progressos na relação estabelecida entre pessoas e pets, com interações cada vez mais próximas, intensas e emocionais. Termos como ‘posse’ e ‘proprietário’ já não são mais apropriados. Ser responsável por um animal de estimação e conviver com ele exige que se ofereça todas as suas necessidades, tanto físicas quanto emocionais”, explica a presidente da Comissão Técnica de Bem-Estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Daniela Ramos.

O conselho destaca a importância da orientação de tutores e de serviços em busca de melhores condições para o bem-estar animal. Uma das questões fundamentais é a conscientização da necessidade de planejamento e adequação de rotinas. É comum os animais domésticos viverem mais de 10 anos, e seu cuidado em períodos excepcionais, como as férias, é importante para seu desenvolvimento e conforto. Além das necessidades fisiológicas, o bem estar emocional, como a sensação de ausência de cuidadores, também é destacado pelo conselho. Uma solução, aponta, é acostumar os animais com outras pessoas ou lugares de referência, para que a ausência dos tutores seja menos sentida.

“Muitos casos de abandono poderiam ser evitados se, antes da adoção, as pessoas refletissem sobre questões práticas como o que fazer com o animal em caso de mudança? Quem cuidará dele durante uma viagem?”, destaca Daniela Ramos.

“Aproveite momentos em que você tem mais tempo em casa, como as férias, para refletir sobre a adoção. Nenhum animal chega pronto para a convivência conosco. É preciso ensiná-lo e guiá-lo para uma vida em harmonia com a família. O responsável e todos os membros da casa têm papel fundamental nesse processo”, complementa a profissional.
Abandono é crime

A Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo lembra que o abandono de animais é considerado crime, conforme a Lei 9.605/1998, e que notificações devem ser feitas aos órgãos de segurança pública, por meio da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal e o Disque Denúncia Animal, no 0800-600-6428.

O abandono de animais pode levar a pena de até 1 ano de prisão, o que é agravado se houver indícios de maus tratos ou risco para a saúde do animal.

Na capital paulista animais abandonados são recolhidos pela Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), o órgão de saúde pública responsável pela remoção de cães e gatos sem dono, encontrados soltos em vias e logradouros públicos, em algumas situações, como casos comprovados de agressão, invasão comprovada a instituições públicas, locais em situação de risco à saúde pública ou animais em estado de sofrimento, sendo priorizadas as situações em que existe risco à saúde humana.

*Fonte: Agência Brasil

Polícia Federal prende Filipe Martins, condenado pela trama golpista

A Polícia Federal informou neste sábado (27) que cumpre dez mandados de prisão domiciliar, com uso de tornozeleira eletrônica, para condenados no âmbito da trama golpista, que buscava manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder. Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, foi um dos presos por determinação de Moraes.

A decisão, do ministro do STF Alexandre de Moraes, ocorre após a tentativa frustrada de fuga de Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal e um dos condenados pelo STF.

Em uma rede social, o advogado de Martins, Jeffrey Chiquini, informou que os policiais federais compareceram à casa do ex-assessor, em Ponta Grossa, no Paraná, para efetivar a medida de prisão domiciliar. O advogado considera a prisão como “abusiva”.

Filipe Martins e Silvinei Vasques integram o Núcleo 2 da trama golpista. Martins foi condenado a 21 anos, sendo 18 anos e 6 meses de reclusão, inicialmente em regime fechado e multa, e Vasques a 24 anos e 6 meses, sendo 22 anos de reclusão, também em regime fechado.