Pesquisar este blog

23 junho 2026

HOJE TEM ATENDIMENTOS EM SOLEDADE!!

Lembrando a todos que nesta *TERÇA-FEIRA*, dia *23/06/2026* é dia de atendimento.

*SOLEDADE*

De *14:00 às 17:30* horas.
Cuide bem da sua saúde visual✌🏼😎
Óticas Gomes!

Diocese e prefeitura alinham ações para festa de Santa Luzia 2026

Foto: assessoria
A preparação para a Festa de Santa Luzia 2026 foi tema de um importante encontro realizado nesta sexta-feira (19), reunindo representantes da Diocese de Mossoró e da Prefeitura Municipal.

Participaram da agenda o Bispo Diocesano, Dom Francisco de Sales, o pároco da Catedral de Santa Luzia e vigário geral da Diocese, Padre Antoniel Alves, o prefeito Marcos Medeiros (Republicanos), o vereador Thiago Marques (Solidariedade), além de membros da Diocese, da Paróquia de Santa Luzia e da administração municipal.

Na ocasião, Padre Antoniel entregou ao prefeito o folder com os resultados da recente pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que evidencia, por meio de dados científicos, a dimensão da Festa de Santa Luzia e seu impacto nos diversos setores da sociedade mossoroense.

Durante o encontro, Dom Francisco e Padre Antoniel destacaram a importância de fortalecer cada vez mais a parceria entre a Diocese de Mossoró e a Prefeitura Municipal, buscando aperfeiçoar aspectos estruturais e organizacionais da maior festa religiosa do Rio Grande do Norte.

O momento também reforçou o compromisso de colaboração entre as instituições para a realização da Festa de Santa Luzia 2026, que anualmente reúne milhares de fiéis, peregrinos e visitantes. Entre os temas abordados estiveram logística, estrutura e apoio institucional, visando garantir o êxito da programação da festa da padroeira de Mossoró e da Diocese.

Também participaram do encontro a secretária municipal de Governo, Isabela Freitas; Alexandre Fernandes, assessor jurídico da Diocese; Rodrigo Vale, representante do Setor de Juventude da Paróquia de Santa Luzia; e Glauber Soares, coordenador da Pascom.

*Saulo Vale 

Bolsa Família: beneficiários têm até 30 de junho para atualizar uma das condicionalidades e manter o benefício

Os beneficiários do Bolsa Família têm até o dia 30 de junho para realizar o acompanhamento obrigatório de saúde nas unidades básicas de saúde.

O comparecimento é fundamental para manter o direito ao benefício, pois a avaliação semestral faz parte das condicionalidades exigidas pelo programa em 2026.
Quem precisa comparecer às unidades de saúde?

Devem realizar o acompanhamento obrigatório crianças de até sete anos, gestantes e mulheres entre 14 e 44 anos. Para as crianças, é necessário apresentar a caderneta de vacinação.

O acompanhamento inclui a avaliação do calendário de vacinas, da nutrição (verificação de peso e altura), além do registro de consultas de pré-natal para gestantes.

Mulheres dessa faixa etária também devem passar por avaliação com as equipes de saúde, podendo ser consultas regulares, atividades em grupo ou acompanhamento de peso e altura.
Por que a atualização é obrigatória para o Bolsa Família?

O cumprimento das condicionalidades de saúde foi criado para garantir o acompanhamento regular dos grupos mais sensíveis. O objetivo é fomentar a prevenção de doenças e promover mais qualidade de vida.

Caso a atualização não seja realizada dentro do prazo, o benefício do Bolsa Família pode ser suspenso temporariamente até que a situação seja regularizada na unidade de saúde de referência.
Procedimentos necessários para a atualização

Para realizar o procedimento de atualização, os beneficiários precisam levar um documento de identificação, o cartão do Bolsa Família e o cartão do SUS.

Para crianças, a apresentação da caderneta de vacinação é indispensável, assim como o cartão da gestante quando aplicável.

O acompanhamento ocorre nas unidades básicas de saúde (UBS) e equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF).
Como funciona o acompanhamento de saúde?

Durante o processo, profissionais vão conferir vacinas, medir peso e altura das crianças e verificar o acompanhamento do pré-natal das gestantes.

No caso de mulheres entre 14 e 44 anos, é feita a checagem de saúde geral, podendo incluir consultas e avaliações físicas básicas.
Quais as consequências para quem não realiza o acompanhamento?

O não comparecimento até a data limite pode resultar na suspensão temporária do benefício. É uma exigência nacional e visa garantir que as famílias mantenham o vínculo com a rede de atenção básica de saúde.

Com isso, busca-se melhorar indicadores de proteção social e promover o desenvolvimento saudável das crianças acompanhadas pelo programa.
Importância da participação das famílias

Além de ser um requisito do programa, o acompanhamento oferece oportunidades para as famílias acompanharem de perto a saúde das crianças e gestantes.

O contato frequente com profissionais contribui para identificar rapidamente qualquer situação que exija atenção, além de fortalecer o acesso aos serviços públicos.
O que levar ao fazer o acompanhamento?Documento de identificação
Cartão do Bolsa Família
Cartão do SUS
Caderneta de vacinação (para crianças)
Cartão da gestante (quando necessário)
Fique atento ao prazo e mantenha o benefício

A orientação é para que as famílias procurem a unidade de saúde mais próxima antes do fim do prazo. Mesmo quem já compareceu em ciclos anteriores deve renovar o acompanhamento semestralmente.

Além da manutenção do Bolsa Família, essa atualização contribui para o fortalecimento dos cuidados preventivos entre os públicos mais vulneráveis.