sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Capitão Styvenson diz desconhecer convite do PSL

Algumas especulações dão conta de que o senador eleito Capitão Styvenson (REDE) estaria de malas prontas para migrar para o PSL.

No entanto, em contato com o Blog ele disse desconhecer qualquer convite neste sentido. “Desconheço esse convite. O que houve é que liguei para Fátima Bezerra e para Jair Bolsonaro após o resultado eleitoral para parabenizar os dois”, explicou.

O capitão disse ainda que não tem nada definido quanto ao seu futuro partidário. No entanto, ele avisa que na próxima semana teremos novidades.

Blog do Barreto

Enem 2018: bom uso do português será diferencial na redação, diz professor

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deverá ser mais exigente este ano, e os estudantes deverão estar atentos, sobretudo ao uso da língua portuguesa, segundo o coordenador pedagógico do Vetor Vestibulares, Rubens César Carnevale, que foi corretor da redação do Enem por três anos seguidos, de 2014 a 2016.

“O que aparece na correção do Enem é a gramática instrumental. O aluno tem que ser usuário do idioma. Não precisa ser especialista, não tem que saber nomenclatura, mas tem que saber usar”, diz.

Neste domingo (4), os 5,5 milhões inscritos no Enem farão as provas de linguagem, ciências humanas e redação. Terão para isso, o tempo de 5 horas e 30 minutos. O Enem continua no dia 11 de novembro, com as provas de ciências da natureza e matemática.

O rigor da correção, segundo o professor, tem aumentado a cada ano. Em 2018, a previsão é que os corretores estejam mais exigentes, principalmente em relação ao uso da língua portuguesa. Pelo menos duas competências das cinco avaliadas no Enem cobram explicitamente o idioma.

“O Enem tem aperfeiçoado o método de correção. Não tem mais a expectativa de que aconteça o que ocorreu há quatro anos, quando alunos colocavam receitas ou hinos e tiravam nota. A expectativa não é mais essa. O treinamento dos corretores está mais rigoroso. Vai ter treinamento depois da prova. Isso é feito em todas as bancas de vestibular”, afirmou.

Para ir bem na prova, o professor dá algumas dicas, como fazer um rascunho com os principais tópicos que pretende abordar no texto. Além disso, dar atenção ao primeiro parágrafo porque ele vai definir o estilo e a linha de discurso: “O melhor é já causar uma boa primeira impressão”.

Se o tema for polêmico, Carnevale recomenda que os estudantes coloquem a visão contrária para que o avaliador entenda que o autor da dissertação compreende o panorama completo. Apesar disso, ressalta: “O texto deve ter uma conclusão clara e, embora seja possível listar outros pontos de vista na redação, não deve haver dúvida sobre a mensagem que o autor do texto pretende passar”.

Na proposta de intervenção, exigida no texto, o estudante deve deixar claro alguns elementos, primeiro, o agente, que é quem vai tomar a medida; a ação necessária; depois o meio para que seja executada e a finalidade da intervenção. Desde o ano passado, desrespeito aos direitos humanos não é mais motivo para zerar a redação inteira, mas, ainda poderá zerar uma das competências, resultando em perda de 200 pontos.

Capacitação

Em 2018, a correção será de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O preparo dos corretores começou em agosto. Segundo a FGV, todos os supervisores e avaliadores de redação do Enem passaram por uma capacitação a distância por cerca de um mês. A seleção dos melhores foi baseada em uma série de avaliações realizadas ao longo desse curso.

Além da capacitação a distância, os avaliadores também participarão, nos dias 24 e 25 de novembro, de uma capacitação presencial. Antes do início da correção efetiva, eles passam ainda por um pré-teste.

Durante a correção efetiva, que começará no dia 28 de novembro, os supervisores e coordenadores acompanham diariamente o desempenho dos avaliadores por meio de relatórios gerados pelo software de correção, com números em tempo real, para que os alinhamentos ocorram de forma rápida, sem prejuízos aos participantes.

Correção

Os textos serão avaliados por, pelo menos, dois professores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A redação será avaliada considerando-se cinco competências. Para cada uma delas, os avaliadores darão uma nota de 0 a 200. A soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1 mil pontos.

A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Caso as notas atribuídas individualmente pelos avaliadores tiverem uma diferença de mais de 100 pontos, ou a nota de qualquer uma das competências tiver uma diferença de mais de 80 pontos, a redação passará por um terceiro avaliador. Nesse caso, a nota final será a média aritmética das duas notas totais que mais se aproximarem.

Se a diferença continuar depois da terceira avaliação, a redação será avaliada por uma banca presencial composta por três professores, que atribuirá a nota final do participante.

Competências

As competências avaliadas nas redações são:

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

Redação nota zero
As redações do Enem receberão a nota zero nos seguintes casos:

Fuga total ao tema;

Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;

Caso tenham até sete linhas, tamanho considerado insuficiente;

Cópia integral de um ou mais textos motivadores da Proposta de Redação e/ou de textos motivadores apresentados no Caderno de Questões;

Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, tais como números ou sinais gráficos fora do texto;

Parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

Texto predominantemente em língua estrangeira;

Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.

Mais detalhes e exemplos de redações de edições anteriores podem ser acessadas na Cartilha do Participante.

*Agência Brasil

PAU DOS FERROS-RN: MENORES QUE PRATICAVAM ASSALTOS EM SÃO APREENDIDOS

Dois menores que praticavam assaltos na cidade de São Francisco do Oeste foram apreendidos em Pau dos Ferros.
Os dois menores foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil e constatou-se que fizeram assaltos na cidade oestana.

Nota divulgada pelo juiz Sérgio Moro

Fui convidado pelo Sr. Presidente eleito para ser nomeado Ministro da Justiça e da Segurança Pública na próxima gestão. Após reunião pessoal na qual foram discutidas políticas para a pasta, aceitei o honrado convite. Fiz com certo pesar pois terei que abandonar 22 anos de magistratura. No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupção e anticrime organizado, com respeito a Constituição, a lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão. Na prática, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior. A Operação Lava Jato seguira em Curitiba com os valorosos juízes locais. De todo modo, para evitar controvérsias desnecessárias, devo desde logo afastar-me de novas audiências. Na próxima semana, concederei entrevista coletiva com maiores detalhes.

Curitiba, 01 de novembro de 2018.

Sergio Fernando Moro

PARABÉNS PARA OS ANIVERSARIANTES DE HOJE!!!

Parabéns amigo Josélio Rafael! Muitos anos de vida e muitas bênçãos de Deus na sua vida!!!
Parabéns primo Edson! Que os desejos do seu coração se tornem realidade, que a felicidade seja constante em sua vida, que você continue a lutar pelos seus objetivos e não desista nunca.
Parabéns amiga Eliane! Que muitos e muitos anos cheguem a preencher sua alma de bom ânimo e fé. Feliz aniversário!
Parabéns Cortez! Parabéns por hoje, parabéns por tudo o que é, parabéns por este dia de festa e prazer, por ser amigo e um amigo que merece os melhores votos de sorte e paz.

Enquanto Carlos Eduardo Alves silencia, Andréa Ramalho já está em campanha

Quem passou na frente do prédio onde mora o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, na praia de Areia Branca, se deparou com essa faixa
Responsável pelo agradecimento: a mulher do ex-candidato a governador, Andréa Ramalho, que posou ao lado da faixa e postou nas suas redes sociais.
Chama atenção os agradecimentos feitos por ela, e não pelo ex-candidato, que nem participou da reunião com lideranças na sede do PDT nem em Parnamirim, onde Andréa foi ontem agradecer os votos do marido.
A impressão que passa é que Andréa está em campanha para 2020, onde a candidata será ela.
Não em Natal, pois está impedida, mas em Parnamirim.
Bandeira de campanha: o ex-prefeito Agnelo Alves, pai de Carlos Eduardo Alves.

*Thaisa Galvão

Vídeo: Governadora eleita Fátima Bezerra garante que sua gestão não vai aumentar impostos e diz que continuará morando em sua casa

A governadora eleita foi enfática na entrevista que nos concedeu no Jornal da Noite, na 95MaisFM nesta quinta-feira: do plano de sua gestão não consta aumento de impostos.
Ela tranquilizou a classe empresarial, consciente de que emprego se cria no setor privado, com o qual fará parcerias.
Apontou a segurança como prioridade e disse que já sabe onde buscar dinheiro para implementar as ações que pretende para combater o aumento da violência no Estado.
Fátima disse que só vai renunciar ao mandato de senadora quando realmente for encerrar seu mandato.
Ressaltou que não terá ‘residência oficial’, e que continuará morando em sua casa em Ponta Negra, e que na solenidade de posse, no dia primeiro de janeiro, ou vestirá vermelho ou branco.

Confira a íntegra da entrevista:


*Thaisa Galvão

AREIA BRANCA-RN: JOVEM QUE MORAVA EM MOSSORÓ É MORTO A TIROS NA PRAIA DE REDONDA

O crime aconteceu no início da noite desta quinta-feira, 01 de novembro, na Avenida principal na Praia de redonda, distrito de Areia Branca, no interior do Rio Grande do Norte. Alexandre Barbosa de Araújo, 26 anos, residia na Rua Antônio Fagundes, no Abolição III em Mossoró, segundo informações, teria ido a localidade no último domingo para votar e permaneceu na casa de sua mãe. A vítima foi atingida por dois tiros na cabeça.
Na noite desta quinta feira, ele teria saído de casa para assistir um ensaio na casa de apoio aos eventos culturais da comunidade de Redonda. De acordo com testemunhas, Alexandre Barbosa estava escorado em uma janela pela parte de fora, assistindo ao ensaio, quando foi surpreendido pelo criminoso, que segundo a polícia, é um traficante da Praia de Ponta do Mel que já teria assassinado outro parente da vítima.


*Passando na Hora.

CARAÚBAS-RN: COORDENADOR DO MEIO AMBIENTE VISITA ESCOLA DA MIRANDA E RECOLHE MATERIAL RECICLÁVEL

O Coordenador do Meio Ambiente que faz arte da Secretaria de políticas do Campo e Meio Ambiente, Ariel Ingber realizou uma visita a Escola Francisco de Souza Júnior na comunidade de Miranda, para recolher as pilhas e baterias para descarte, na ocasião o coordenador entrou na sala de aula falando sobre a importância do trabalho que está sendo desenvolvido na comunidade, não só para o meio ambiente mais também para a saúde pública.
Segundo Ariel Ingber, essa iniciativa deriva do programa de educação ambiental do município que está sendo elaborado e que tem a finalidade de promover palestras e campanhas em escolas associações de todo o município.
Na oportunidade o coordenador visitou a horta onde é cultivado e utilizada na merenda escolar e que foi vencedora com projeto levado pelo para concorrer ao Concurso “Professor Nota 10”.