terça-feira, 23 de junho de 2020

APODI-RN: FELIZ NOITE DE SÃO JOÃO PARA TODOS!!!!

Nesta terça-feira, 23 de junho, é a “Noite de São João”. O santo popular é comemorado na véspera, pois amanhã, dia 24, é Dia de São João.
Apodi tem dois padroeiros e um deles é "São João Batista", que ainda é comemorado por muitos.

Noite de fogueiras, noite de balões, noite de milho verde.
Viva São João!!!

Terremoto de magnitude 7,5 atinge regiões sul e central do México

Carro soterrado após terremoto na estrada federal 190 no México. Foto: Reprodução/Monitor Oaxaca
Uma série de terremotos atingiu as regiões sul e central do México no início da tarde desta terça-feira(23).
O Sistema Sismológico do México apontou que um dos terremotos registrados em sequência foi de magnitude 7,5 na escala Richter.
O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, publicou em seu Twitter um vídeo em que afirma que o epicentro ocorreu no estado de Oaxaca, 23 km ao sul da região de La Crucecita.
De acordo com a Reuters, o tremor sacudiu edifícios no centro da Cidade do México e fez com que centenas de pessoas deixassem suas casas após os alarmes dispararem. Não houve, até o momento, relatos de pessoas feridas ou danos em construções na capital mexicana.
Em Huatulco, um destino turístico no litoral do país, o terremoto derrubou mercadorias das prateleiras. Mari González, do hotel Princess Mayev, disse à AP que funcionários e convidados conseguiram evacuar o prédio. “Foi forte, muito forte”, disse ela.
González disse que havia alguns vidros e espelhos visíveis, mas nenhum dano grave. A equipe aguardava que os tremores secundários se dissipassem antes de avaliar completamente a propriedade.

*UOL/BG

PAU DOS FERROS-RN: CEMITÉRIO SE TRANSFORMA EM CENTRO DE MACUMBA

O BLOG do "JM" recebeu reclamações através do CANAL do POVO, essas vindas da cidade de Pau dos Ferros.
Além de muitas reclamações de abandono, um fato foi bastante enfatizado e este se refere ao cemitério de Pau dos Ferros.
De acordo com as falas, o cemitério tem se tornado um Centro de Macumba diário, nossa.
Sem vigia, os zeladores de cova e visitantes se deparam com "despachos" frequentemente.
A população pede soluções ao prefeito Leonardo Rego. Recado dado.


*João Marcolino

COGITADO: Secretário de Educação do Paraná pode assumir lugar de Weintraub no MEC

O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, pode assumir o cargo de ministro da Educação e suceder Abraham Weintraub. Apontado como de perfil “liberal” e de boa relação com o mundo empresarial, Feder teve o nome sugerido ao presidente Jair Bolsonaro e, segundo integrantes do Palácio do Planalto, iniciou um “namoro” com o governo. Há a possibilidade de o secretário se reunir com o presidente nos próximos dias.

A iniciativa de abrir negociação para Feder assumir o cargo teria partido do Palácio do Planalto, que busca um nome capaz de afastar do Ministério da Educação polêmicas que se acumularam durante a gestão de Weintraub.

Feder é empresário do ramo de tecnologia e, como revelou o BR Político, foi o maior doador individual na campanha de João Doria (PSDB) para Prefeitura de São Paulo em 2016, contra o então prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT). Na ocasião, o atual secretário estadual doou R$ 120 mil para o tucano.

Fontes próximas do governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), e lideranças do partido tentam se desvincular da indicação de Feder. Eles afirmam que o Palácio do Planalto sondou o secretário. Além de boa relação com o meio empresarial, Feder teria aprovação de representantes da comunidade judaica.

Weintraub ficou 14 meses no cargo. Ele acumulou desavenças com reitores, estudantes, parlamentares e com o Supremo Tribunal Federal (STF). Por chamar ministros da Corte de “vagabundos” e dizer que “colocaria todos na cadeia”, Weintraub foi incluído no inquérito das fake news.

O agora ex-ministro foi exonerado no sábado (20), após desembarcar nos Estados Unidos, onde espera assumir cargo no Banco Mundial. Aliados do ex-ministro indicam, nas redes sociais, que o presidente o enviou para fora do País para desviar de uma ordem de prisão do STF.

O secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, chegou a ser cotado ao comando da Educação. Seguidor do escritor Olavo de Carvalho, “guru do bolsonarismo”, Nadalim teria saído do radar de possíveis ministros pela falta de experiência e por suas ligações com o site Brasil sem Medo, que faz ataques ao Supremo.

Feder é administrador de empresas e mestre em economia. Ele foi CEO da empresa de tecnologia Multilaser, cargo que deixou para entrar no governo paranaense. Segundo o site da secretaria de Educação paranaense, ele também deu aulas de matemática por uma década.



*Jair Sampaio

ADVOGADO: AGITADO E CHORANDO, WASSEF DESPERTA PREOCUPAÇÃO

Quem conversa com Frederick Wassef tem se preocupado com seu estado emocional.
O agora ex-advogado de Flávio Bolsonaro está agitadíssimo e sem conseguir concluir o raciocínio — mais do que lhe é habitual. Quando não cai no choro.

*ÉPOCA

200 PESSOAS JÁ MORRERAM A ESPERA DE LEITO DE UTI RN

Promotora se emociona ao lembrar que 200 pessoas não tiveram chance de lutar pela vida. 
Nesta segunda-feira (22) representantes do Ministério Público do Rio Grande do Norte, do Ministério Público Federal (MPF/RN) e do Ministério Público do Trabalho (MPT/RN) realizaram uma coletiva de imprensa para falar sobre a recomendação conjunta que os órgão emitiram para que o Estado e Municípios adiem a retomada gradual da economia.
A reabertura gradual dos setores comerciais no RN está prevista para ser iniciada nesta quarta-feira (24), com a condição de que seja atingidas as metas sanitárias, entre ela que a taxa de ocupação de leitos Codi-19 fique abaixo de 70%.
Estiveram presentes na coletiva virtual o procurador-geral de Justiça do RN, Eudo Rodrigues Leite; o Procurador da República, Fernando Rocha de Andrade; o Procurador-Chefe do MPT-RN, Xisto Tiago de Medeiros Neto; e a Promotoria de Defesa da Saúde do MPRN, Iara Pinheiro.
Durante a coletiva, a Dra. Iara se emocionou ao lembrar de 200 pessoas que morrem à espera de leitos Covid-19 no Estado. Segundo ela, houve centenas de cancelamentos de pedidos por leitos desde o início da pandemia e 200 deles por terem as pessoas falecido.
A promotora explicou que não há como prever se essas pessoas teriam sobrevivido caso tivessem conseguido a internação, mas lembra que elas poderia ter tido uma chance.
Dra. Iara, que é responsável pela fiscalização das medidas que a Sesap vem tomando para combater a Covid-19, explica o ponto que culminou para que a recomendação fosse emitida é que o RN está em um ponto muito crítico de hospitalização, com um número alto de pacientes, há pelo menos 3 semanas, e filas de espera, tendo hoje 97 pacientes esperando por leitos.
Diz que para a reabertura da economia, seria necessária abertura de mais leitos e a realização de um maior número de testes.
Explicou, ainda, que a sesap já abriu mais 150 leitos de UTI Covid e 130 leitos de clínicos, além de distribuir respiradores para diversas upas do estado. Porém Lembra que os municípios também estão agindo pouco para controle da pandemia, pois receberam fundos para essa questão e que não estão sendo investidos.
Que há um plano regionalizado para abertura de leitos, mas que é preciso que os município tirem esse plano do papel e assinem o acordo de cofinanciamento com a sesap para que esse leitos possam ser abertos e, assim, atendam o maior número de pessoas.
Ela diz que pode sim haver uma retomada da economia em breve, mas que este momento é “extremamente inoportuno” e é não dá para fazer uma abertura por região, visto que não há como haver essa divisão em termos de contaminação.
“As regiões não são isoladas, não há barreiras entre as região, então se houver flexibilização em uma determinada região, vai refletir nas demais”.
O procurador-geral de Justiça do RN, Eudo Rodrigues Leite, explicou que os Ministérios Públicos realizaram diversas reuniões com o governo do RN e com o setor produtivo do Estado a fim de chegar a um acordo para que a retomada da economia fosse realizada em um momento mais propício.
Segundo ele, essa questão vem sendo debatida até o momento, mas não houve um consenso, então os MPs vão emitiram a recomendação para que os estados e municípios se abstenham de adotar quaisquer medidas tendentes a flexibilizar o isolamento social da Covid-19.
Ainda de acordo com o promotor, ainda há dois dias até o prazo previsto para retomada. É tempo suficiente para que esse diálogo possa ser restabelecido e que a recomendação seja acatada pelo governo, caso contrário, a questão poderá ser judicializada.
O Procurador da República, Fernando Rocha de Andrade, explicou que para emissão desta recomendação foi tomada como base uma pesquisa que mostra que o relaxamento do isolamento no RN tem ligação direta com o aumento dos casos da doença.
Questionados se os órgãos estão tomando esta atitude para, de alguma forma, ajudar o governo do Estado, que está sendo pressionado pelos empresários a reabrir a economia, o procurador disse que não há questões políticas envolvidas e sim questões humanitárias.
Segundo ele, a preocupação agora é com as pessoas que estão sofrendo em filas esperando por um leito de UTI. “Nossa preocupação não é política, ela é essencialmente humanitária”.
Já o Procurador-Chefe do MPT-RN, Xisto Tiago de Medeiros Neto, disse entender e se sensibiliza com os setores produtivos, mas que o momento atual exige uma posição firme baseada nos critério técnicos e científicos de acordo com a nossa realidade no RN.
Lembrou de outros países que ignoram esses critérios e tiveram consequências desastrosas, inclusive com a necessidade de decretar lockdown por meses, coisa que eles não desejam para o Estado.


*MH/Passando na Hora

MOSSORÓ-RN: MOTORISTA ERRA MARCHA E INVADE COMÉRCIO NO CENTRO DA CIDADE

Uma motorista perdeu o controle do seu veículo, na manhã desta terça feira, 23 de junho de 2020, no Centro de Mossoró no Rio Grande do Norte após errar a marcha do carro.
De acordo com informações, ela teria passado a primeira marcha, ao invés de acionar a ré para sair do estacionamento na rua Coronel Gurgel. Apesar do susto ninguém se feriu.


*Passando na Hora

APODI-RN: [VÍDEO] ENTULHOS ESPALHADOS NAS RUAS DO GARILÂNDIA SÃO DESTAQUES NO PROGRAMA CIDADE ALERTA

O apresentador do programa Cidade Alerta, Salatiel de Sousa destacou os entulhos espalhados nas ruas do bairro Garilândia em Apodi-RN.
Veja vídeo:
"Palhaçada", disse o apresentador!

UMARIZAL-RN: DOIS HOMENS FORAM MORTOS A GOLPES DE FACA NO INTERIOR DE UMA RESIDÊNCIA NO BAIRRO CARAÍBAS

A cidade de Umarizal contabilizou na noite de ontem 22/06 seu 12° e 13° crimes de homicídio no ano de 2020. Por volta das 22h40min, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência no bairro caraíbas, onde segundo populares, duas jovens que estavam numa residência na Avenida da Integração noticiaram um duplo assassinato por no minimo dois elementos encapuzados que invadiram a casa com armas em punhos, e executaram as pessoas de RAILSON BRUNO PERERIA DA SILVA, 24 anos, conhecido popularmente por "Beleleu" e FLÁVIO HENRIQUE RODRIGUES ALVES, 26 anos, conhecido por "Tetim".
Ao chegar no local, os policiais constataram a veracidade dos fatos, onde presenciaram dois corpos no chão da sala e cozinha da residência, mas aconteceu um fato estranho que chamou a atenção dos policiais. Nos corpos haviam perfurações parecendo ser de projéteis de arma de fogo, mas as duas jovens afirmaram que apesar dos elementos terem entrado com armas em punhos, inclusive espingarda calibre 12, não houve nenhum disparo, e uma delas disse ter escutado um dos elementos pedir uma faca.
As jovens também contaram para os policiais que após os elementos terem assassinado as vítimas, reviraram toda a casa na busca de armas, e passaram mais de meia hora com elas como reféns, além de fazerem várias perguntas.
Quantos os assassinos foram embora, as jovens saíram correndo no meio da rua e pediram ajuda.

DAS VÍTIMAS.
Apesar de não ter ficha criminal, a pessoa de "BELELEU" era acusado de vários homicídios e assaltos, na região e fazia parte de uma fação criminosa que se instalou na cidade no final do ano de 2017. O rapaz conhecido por "Tetim" não se tinha notícias de praticar crimes, mas era viciado, inclusive os peritos do ITEP encontraram em seu bolso um cigarro de maconha.
As investigações do duplo assassinato ficará a cargo da equipe da Polícia Civil de Umarizal, onde tem como Delegado Titular o Bel. Chistiano Otto.


*Umarizal News

MOSSORÓ-RN: 93 HOMICÍDIOS EM 2020: HOMEM É MORTO EM VIA PÚBLICA NO OURO NEGRO

Um homem identificado como Francisco das Chagas Dias da Silva, "Nego Ciço", que trabalhava como borracheiro e vendedor de peixe foi executado, em via pública om vários tiros de pistola por volta das 09:20hs desta terça feira 23 de junho de 2020. O crime aconteceu na rua Chico Teófilo no bairro Ouro Negro.
A polícia militar do 2ºBPM (Batalhão de Polícia Militar de Mossoró), foi acionada para uma ocorrência de tiros de arma de fogo, e chegando ao local, já encontraram o homem sem vida.
A PM esta isolando local neste momento aguardando a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). e a Delegacia de Homicídios, para os trabalhos periciais.



*Passando na Hora

MOSSORÓ-RN: APAIXONADA PELA PROFISSÃO, ENFERMEIRA MORRE DE COVID-19

Jane Eire atuava na linha de frente no combate à pandemia, vídeo mostra última homenagem a enfermeira.  
Morreu nesta segunda-feira a enfermeira mossoroense Jane Eire Maria de Morais, de 53 anos, vítima da covid-19. Ela estava internada na UTI do Hospital Wilson Rosado, onde chegou a ser intubada.
Jane Eire atuava no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).
"Servidora dedicada no HRTM desde a sua fundação, exercendo a função de enfermeira, passando por diversos setores do hospital, trabalhando com entusiasmo e dedicação", lamentou em nota a diretora geral do HRTM, Herbênia Ferreira da Silva, em nome dos diretores e demais servidores da unidade.
Descanse em paz.


Nota da Prefeitura
A Prefeitura de Mossoró manifesta profundo pesar pelo falecimento da enfermeira Jane Eire de Morais. Atuante na linha de frente da pandemia, a servidora exerceu a função com zelo, compromisso e ética, sempre prestativa com pacientes e colegas de trabalho.
Através de Jane, o Município reconhece e exalta o trabalho de centenas de profissionais da área da saúde que exercem diariamente suas atividades, verdadeiros heróis na luta cotidiana contra esse inimigo invisível.
Que os familiares e amigos possam ser confortados nesse momento de dor pela perda repentina de Jane.
Que Deus os ampare.


Nota do HRTM
Diretores e servidores do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), lamentam profundamente o falecimento da servidora Jane Eire Maria de Morais, ocorrido hoje (22).
Servidora dedicada do HRTM desde sua fundação, exercendo a função de enfermeira, passando por diversos setores do hospital, trabalhando com entusiasmo e dedicação na enfermagem.
A família e amigos, externamos nossos votos de paz e solidariedade nesse momento de dor.


*Passando na Hora

APODI-RN: Prefeito Allan Pinto não dar espaço para os tradicionais aliados da ala bacurau para ser o vice na chapa majoritária

A composição da chapa do prefeito Alan Pinto, do MDB, que buscará a reeleição, parece não ter espaço para tradicionais aliados da ala Bacurau apodiense, como os bacuraus Júnior Souza, Laete Oliveira, Nilson Fernandes, Agostinho Pinto, dentre outros que, nem sequer são lembrados na mesa dos “Pintos”.
Pelo menos esta foi a informação chegadas ao nosso blog neste domingo, 21 de junho.
Segundo o que tomamos conhecimento, a cada momento, tem ficado bem claro e cristalino que, se depender das articulações de Klinger (Pai do prefeito), e Alan Pinto, os vereadores Junior Souza, Laete Oliveira e o ex-vereador Nilson Fernandes, vão ter de se contentar com a disputa para vereadores. Isso é comprovado, ao longo das gestões “Bacuraus”. O trio não alcançou maiores espaços. Na eleição passada, a vez foi de Hortência Regalado que, sem história no extinto PMDB, foi logo alçada à condição de vice na chapa com Alan na eleição de 2016.
Na cidade, o prefeito não tem escondido de ninguém, o desejo de ver, em sua chapa, nomes como os da Dra. Jonsuellya Gurgel, o contador Railton Diógenes e o do bioquímico Ivanildo Lima, pessoas sem tradição na ala Bacurau, e alguns chegando a ser até desconhecidos do grupo, como é o caso do dentista Heitor Smith.
Parece que, lá em Apodi, aliado de primeira hora não tem vez no galinheiro político dos “Pintos”.

*Vi no Blog do Capote

SÃO FRANCISCO DO OESTE-RN: DISCUSSÃO POR CAUSA DE UM LITRO DE BEBIDA TERMINA COM UMA PESSOA MORTA

Na madrugada de domingo, 21 de junho de 2020, por volta das 04 horas, aconteceu um crime de homicídio provocado por arma branca na cidade de São Francisco do Oeste no interior do Rio Grande do Norte.
De acordo com populares, quatro pessoas bebiam no sítio, quando resolveram voltar para a cidade e continuar bebendo em um abrigo de passageiros próximo a Escola Estadual Manoel Herculano.
Durante a bebedeira, dois amigos começaram a discutir por causa de um litro de bebida e terminaram brigando.
Os outros dois amigos, que bebiam juntos, resolveram apartar e acabaram brigando também. Foi quando o adolescente F.T.B, de 17 anos, puxou uma faca.
Os dois amigos que estavam brigando inicialmente correram, e o adolescente desferiu uma facada no peito de Relson Fagundes, de 29 anos, que não resistiu ao ferimento e foi a óbito no local.
A Polícia Militar foi acionada e junto com as outras guarnições das cidades vizinhas, que estavam em patrulhamento na Operação RN Seguro, foram para o local e fizeram o isolamento do corpo, para que o ITEP realizasse a perícia e o recolhimento do cadáver para sua sede em Pau dos Ferros.
A Polícia Militar de São Francisco dos Oeste, sob o comando do Sgt Figueiredo, realizou várias diligências para prender o acusado, que conseguiu fugir do cerco policial e, pelo mato, saiu na BR 226 em Pau dos Ferros.
As equipes da Polícia Militar estavam de prontidão, quando o GTO de Pau dos Ferros abordou o acusado em frente a UFERSA, quando este se preparava para pegar uma carona e fugir para a cidade de Antônio Martins, onde mora o seu pai.
O adolescente foi conduzido para a delegacia regional de Pau dos Ferros, onde será lavrado o flagrante de ato infracional e depois será encaminhados para o CIAD para ficar a disposição da justiça.

*Cidadão190

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

FIXE seu olhar no lado belo da vida!
Há tanta coisa para ser contemplada e apreciada!
As moscas buscam as chagas, num corpo inteiramente limpo.
As abelhas buscam as flores, mesmo no meio de um pântano.
Seja como as abelhas!
Embora tudo em torno seja lama, procure com atenção, que há de descobrir uma pequenina flor, que venha alegrar sua alma. 
Fixe seu olhar no lado belo da vida!