quarta-feira, 1 de abril de 2020

Mandetta fica de fora de reunião com médicos na Presidência

(Arquivo) O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (Crédito: AGÊNCIA BRASIL/AFP)
O presidente Jair Bolsonaro convocou uma reunião com médicos que estão na linha do combate ao coronavírus. No entanto, não convidou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta que soube do encontro nesta terça-feira (31) por colegas que foram chamados para o evento.
De acordo com o Blog da Andréia Sadi, do G1, Mandetta ficou surpreso e questionou se o convite era para um encontro presencial, o que classificou como um erro devido às orientações de isolamento social.
Ainda segundo o blog, Mandetta procurou o ministro da Casa Civil, Braga Neto, que disse ao colega não saber de reunião alguma.
Nos bastidores, o ministro da Saúde teria dito a aliados acreditar que a reunião seja uma ideia da área de “marketing” do Planalto para “bater uma foto” com os principais médicos do país. E, se a reunião se confirmar, será a “nova polêmica” do governo hoje.
De acordo com o blog, o ministro aguarda o desdobramento do chamado para a reunião com médicos e desaconselhou profissionais a comparecerem ao encontro presencialmente. Por videoconferência, não veria problema desde que o tema fosse objetivo.


*Istoe.com.br

MOSSORÓ-RN: 42º HOMICÍDIO EM 2020 - [VÍDEO] HOMEM É MORTO A TIROS NO BAIRRO AEROPORTO

No final da matéria vídeo, onde Policial Militar que atendeu a ocorrência e Perito do ITEP falam sobre o caso.
Mais um crime de homicídio foi registrado pela Polícia Militar no início da noite desta quarta feira 01 de abril de 2020, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A ação criminosa aconteceu Sebastião Saraiva no bairro aeroporto próximo ao Hospital Tarcísio Maiano bairro Aeroporto.
A vítima identificada como Jackson Romualdo da Silva de 25 anos foi morto a tiros dentro de casa.
Segundo informações, a vítima estava saindo de sua residência quando um carro se aproximou, os ocupantes desceram e começaram a atirar.
Tentando fugir da morte, Jackson correu para dentro de casa mas acabou sedo alcançado e morto no interior do imóvel.
A perícia do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), que removeu o corpo para a sede do órgão, constatou que a vítima foi atingida por seis disparos de pistola 380.
A Polícia ainda não tem informações sobre a identidade dos autores da ação criminosa, nem a motivação do crime. Mossoró contabiliza 42 homicídios em 2020.

Mais imagens


Veja Vídeo:

*Passando na Hora.

BARAÚNA-RN: DUPLO HOMICÍDIO NAS PROXIMIDADES DO SÍTIO CAMPESTRE

Um crime de duplo homicídio foi registrado na tarde desta quarta feira 01 de abril de 2020, na cidade de Baraúna, distante cerca de 38km de Mossoró no Rio Grande do Norte.
Segundo informações da Polícia Militar que foi acionada para isolar o local de crime
As vítimas foram identificadas como Leonardo de Oliveira Silva, de 32 anos, e o adolescente Ítalo Nascimento Ventura, de 17 anos.
Ainda segundo informações a dupla foi assassinada a tiros, na RN-015, de acesso a Baraúna, nas proximidades do Sítio Campestre. Uma equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) de Mossoró, foi acionada para realizar os procedimentos no local e remover os corpos para unidade em Mossoró, onde será feita a necrópsia e liberação para sepultamento.
Baraúna contabiliza três crimes de homicídio em 2020.
Mais imagens


*Passando na Hora.

GOVERNADORA DO RN, 'FÁTIMA BEZERRA' DEVE PRORROGAR ISOLAMENTO ATÉ O DIA 23 DE ABRIL

A governadora do rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) adiantou nas redes sociais, que estará publicando, nesta quinta-feira, 2, um novo decreto prorrogando as medidas de isolamento social no estado até o dia 23 de abril.
Até esta data, o comércio ficará fechado e as escolas e faculdades irão manter as aulas suspensas, tanto na rede púbica como na rede privada, em todo o Estado.
As medidas do Governo são no sentido de amenizar a proliferação do Covid-19.

MOSSORÓ-RN: MAIS UMA VEZ ELE FOI PRESO. "FAST LANCHE".

Conhecido no meio policial como o "Rei dos Arrombamentos", Thiago Jonatas Melo do Nascimento, "Fest Lanche", morador do bairro Boa Vista em Mossoró, foi preso mais uma vez na madrugada desta quarta feira 01 de abril de 2020, tentando arrombar mais um comércio em Mossoró, na Avenida Leste-Oeste próximo a rotatória da UERN, após o alarme da loja disparar e serviço de segurança privada encontrar ele no forro do estabelecimento. O que mais chama atenção é as entradas que ele deu na DEFUR pela prática do mesmo crime e está solto. Esperamos que dessa vez ele passe um tempo preso.

SESAP ATUALIZA DADOS DO CORONAVÍRUS NO RN

Com 10 novos casos confirmados nesta quarta-feira (1º) pela Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Norte passa a ter 92 pessoas com o novo coronavírus - Covid-19. De acordo com o boletim da Sesap, o estado tem 1.777 casos suspeitos e 416 já foram descartados para a doença.
O estado já registrou duas mortes por Covid-19: um professor de química, de 61 anos e um jovem gastrólogo de 23 anos, que morreu em Natal. Até esta terça-feira (31), 82 pacientes tinham testado positivo para a doença.

MOSSORÓ-RN: HELICÓPTERO DA SECRETARIA ESTADUAL DE SEGURANÇA DO CEARÁ, FEZ A TRANSFERÊNCIA DO DELEGADO ACIDENTADO NA BR 304

O Helicóptero da Secretaria Estadual de Segurança do Estado do Ceará, realizou na manhã desta quarta feira 01 de abril de 2020, a transferência do Delegado de Polícia Civil, André Cícero Firmino da Silva.
O Delegado foi vítima de um acidente de trânsito grave na BR 304 em Mossoró, na noite do último domingo 29 de março de 2020. (RELEMBRE).
O mesmo estava internado em um hospital da cidade de Mossoró, e seu estado de saúde é considerado crítico. Ele sofreu lesões graves nos pulmões, com hemorragia. A transferência contou com apoio de uma equipe de Suporte Avançado do SAMU de Mossoró, ALFA 01.


*Passando na Hora. 

CHINA: Cientistas chineses anunciam descoberta contra covid-19

REUTERS / Lindsey Wasson/direitos reservados
Um grupo de cientistas chineses isolou vários anticorpos que considera "extremamente eficientes" para impedir a capacidade do novo coronavírus de entrar nas células, o que pode ser útil tanto para tratar quanto para prevenir a covid-19.
Atualmente, não existe tratamento comprovadamente eficaz para a doença, que surgiu na China e está se proliferando pelo mundo na forma de uma pandemia que já infectou mais de 850 mil pessoas e matou 42 mil.
Zhang Linqi, da Universidade Tsinghua, de Pequim, disse que um remédio feito com anticorpos como os que sua equipe descobriu poderia ser usado de forma mais eficaz do que as abordagens atuais, incluindo o que ele chamou de tratamentos "limítrofes", como o plasma. O plasma contém anticorpos, mas é limitado pelo tipo de sangue.
No início de janeiro, a equipe de Zhang e um grupo do 3º Hospital Popular de Shenzhen começaram a analisar anticorpos do sangue colhido de pacientes recuperados da covid-19, isolando 206 anticorpos monoclonais que mostraram o que ele descreveu como uma capacidade "forte" de se ligar às proteínas do vírus.
Depois eles realizaram outro teste para ver se conseguiam de fato impedir que o vírus entrasse nas células, disse ele em entrevista à Reuters.
Entre os cerca de 20 anticorpos testados, quatro conseguiram bloquear a entrada viral, e desses dois foram "imensamente bons" para fazê-lo, disse Zhang.
Agora a equipe se dedica a identificar os anticorpos mais poderosos e possivelmente combiná-los para mitigar o risco de o novo coronavírus sofrer uma mutação.
Se tudo der certo, desenvolvedores interessados poderiam produzi-los em massa para testes, primeiro em animais e futuramente em humanos.
O grupo fez uma parceria com uma empresa de biotecnologia sino-norte-americana, a Brii Biosciences, na tentativa de "apresentar diversos candidatos para uma intervenção profilática e terapêutica", de acordo com um comunicado da Brii.
"A importância dos anticorpos foi provada no mundo da medicina há décadas", afirmou Zhang. "Eles podem ser usados para o tratamento de câncer, doenças autoimunes e doenças infecciosas".
Os anticorpos não são uma vacina, mas existe a possibilidade de aplicá-los em pessoas do grupo de risco, com o objetivo de impedir que contraiam a covid-19.
Normalmente não transcorrem menos de dois anos para um remédio sequer obter aprovação para uso em pacientes, mas a pandemia de covid-19 acelera os processos, disse ele, e etapas que antes seriam realizadas sequencialmente agora estão sendo feitas em paralelo.
 

*Agência de notícias britânica.

CARAÚBAS-RN:"Estou apto e colocarei meu nome para ser avaliado pelo povo", Pipi do Ônibus.

Ladeado de amigos, esse é popular e de ação seu moço.
O amigo e liderança, Pipi do Ônibus agora é filiado ao Partido Progressista (PP), e está apto a disputar o pleito de 2020.
Pipi foi candidato em 2008, ficando na primeira suplência e exercendo o mandato em diversas ocasiões, detalhe, com maestria e eficiência.
"Estou apto e colocarei meu nome para ser avaliado pelo povo", Pipi do Ônibus.
O postulante tem sua vida voltada ao contato com os estudantes, é incentivador e apoiador do esporte da cultura, educação e do sertanejo.
Detalhe: Pipi foi convidado pelo prefeito Juninho Alves para ir para o PP e conta com o incentivo de Eugênio Alves para ir às urnas.
Boa sorte meu amigo e Deus te abençoe.

SESAP: VAGAS DE ESTÁGIO REMUNERADO PARA ALUNOS DE GRADUAÇÃO NO RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH), informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio Não Obrigatório, em parceria com a Escola de Governo do Rio Grande do Norte (EG) e a Secretaria Estadual da Administração dos Recursos Humanos (SEARH). As vagas ofertadas para o exercício de 2020 são para alunos de graduação das seguintes áreas:

ADMINISTRAÇÃO

ARQUITETURA E URBANISMO

BIOLOGIA

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

COMUNICAÇÃO SOCIAL

DIREITO

ENFERMAGEM

ENGENHARIA ELÉTRICA

FARMÁCIA

GESTÃO HOSPITALAR

SAÚDE COLETIVA

SISTEMA DE INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

A seleção ocorrerá mediante cadastro no site da Escola de Governo, até 05/04/2020. Os interessados devem se cadastrar através do endereço: http://sistemas.searh.rn.gov.br/escoladegoverno/estagio/escolhacad.asp

Em caso de dúvidas, o e-mail para contato é: sucasesap@yahoo.com.br

EMPARN: CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 31/03/2020 as 7:00hs de 01/04/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 78
No. de Postos com Chuva: 20 No. de Postos sem Chuva: 76

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 15,0
Major Sales(Prefeitura) 11,0
Venha Ver(Emater) 10,0
Rafael Fernandes(Emater) 8,5
Agua Nova(Prefeitura) 8,3
Severiano Melo(Prefeitura) 6,0
Riacho De Santana(Emater) 5,0
Martins(Particular) 4,2
Messias Targino(Prefeitura) 2,8
Mossoro(Prefeitura) 2,4
Barauna(Emater) 1,9
Coronel Joao Pessoa(Emater) 0,5

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Sitio Novo(Prefeitura) 10,0
Joao Camara(Centro Saude) 7,5
Jacana(Emater) 5,7
Tangara(Emater) 2,2
Sao Bento Do Trairi(Prefeitura) 1,6

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 10,1
Natal 2,6
Montanhas(Prefeitura) 0,8

APODI-RN: PREFEITO FAZ PESQUISAS PARA ESCOLHA DE VICE NA SUA CHAPA

Em um contato com o prefeito Alan Silveira (MDB), tivemos a confirmação do fim da chapa, "Hortelã", essa causada pelo fato da desistência da política da vice-prefeita Hortência Regalado.
Alan Silveira externou que está realizando pesquisas e ouvindo o povo, para escolha do seu parceiro (a) de chapa.
"Estou fazendo pesquisas e ouvindo o povo", Alan Silveira.
Hortência deixa a política de forma prematura e deixará uma lacuna grande em Apodi.


*Vi no João Marcolino.

MULHER TENTA ACALMAR PACIENTES DA COVID-19 EM REDES SOCIAIS DEPOIS DE SER CURADA DA DOENÇA NO RN

Fotógrafa potiguar Isadora Aragão foi uma das primeiras infectadas com o novo coronavírus no RN — Foto: Arquivo Pessoal
A fotógrafa potiguar Isadora Aragão, de 28 anos, foi uma das primeiras pacientes diagnosticadas com o novo coronavírus no Rio Grande do Norte, ainda em meados de março. Hoje, sem sintomas, abriu seu perfil no Instagram (@isadoraaragao) para prestar apoio emocional às pessoas que estão sentindo os efeitos da doença, para tentar acalmá-las.
“Como já sofro de ansiedade, chegou uma hora que eu não sabia o que era sintoma do vírus e o que era da ansiedade. Então é importante que todos fiquem tranquilos. Abri meu perfil e tenho recebido muita mensagens, tanto com dúvidas sobre os sintomas, quanto em busca desse apoio emocional”, conta.
Isadora começou a sentir os sintomas da Covid-19 em 15 de março, 10 dias após ter contato com uma pessoa que também testou positivo para o novo coronavírus. No primeiro dia, teve dores abdominais. No segundo, veio a tosse seca e no terceiro dor de cabeça. Febre, diarréia, perda do olfato e paladar, além do cansaço, chegaram no 4º dia.
Segundo Isadora, o cansaço era tanto que só de sair de um cômodo para outro, tomar banho ou até mesmo levantar para ligar a TV já se sentia ofegante. “Mas é importante dizer também que esses foram os meus sintomas. Não necessariamente vai ser assim com todo mundo”.
Isadora Aragão relata que foi aí que procurou o Hospital Giselda Trigueiro, referência em infectologia no RN, onde ficou internada e dormiu por uma noite. Foi no Giselda também que fez o exame para confirmar a doença. Contudo só recebeu o resultado seis dias depois.
De manhã foi para casa, porém os sintomas persistiram. A fotógrafa diz que percebeu que eles se intensificaram por causa da ansiedade. “Por isso é importante ficar tranquilo. Procurar ajuda médica e se acalmar”, reforça.
Ela voltou ao médico mais duas vezes, na rede particular, onde fez exames que constataram que não tinha agravamento da doença. Isadora também procurou ajuda psicológica. A fotógrafa afirma que ficou em isolamento desde os primeiros sinais da Covid-19. “É importante isso: as pessoas, às vezes, continuam saindo de casa mesmo apresentando os sintomas iniciais. O isolamento social é muito importante”, disse.
Não houve ministração de medicamentos. Ainda de acordo com Isadora, ela se manteve em repouso, em casa, até que ficou curada, pois seu quadro não se agravou. A Secretaria de Estado da Saúde Púbica (Sesap) explica que a orientação do tratamento para os casos menos graves é para que os pacientes permaneçam em suas residências, isolados. Passados 14 dias, se não apresentarem mais os sintomas, são considerados curados clinicamente. Não existe um exame que ateste isso, mas a própria Sesap faz esse acompanhamento, por telefone.
Mesmo agora, livre da doença, Isadora Aragão segue em quarentena, para estimular que outras pessoas também permaneçam em isolamento.
“O isolamento social precisa ser feito para evitar o grande número de contaminação e a superlotação dos leitos, que é o que está sendo preocupante em outros países. A gente sabe que o sistema de saúde não tem vaga para um número grande de doentes. Então é importante seguir as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS e permanecer em casa”, alerta.
Atualmente, a cidade de Natal tem 42 casos de novo coronavírus confirmados, dos quais 14 pacientes já receberam alta, outros quatro estão internados e os demais seguem cumprindo a quarentena. O Rio Grande do Norte registrou duas mortes por Covid-19, uma em Mossoró e outra em Natal, na noite de terça-feira (31). Ao todo, são 82 casos de Covid-19 no estado potiguar.
Ajude aí
Além de disponibilizar o seu perfil no Instagram para trocar ideias sobre o novo coronavírus, a fotógrafa Isadora Aragão também se vinculou a um projeto social que surgiu em Natal por causa da doença. É o Ajude Aí, que tem o perfil @ajudeai também no Instagram.
O projeto arrecada dinheiro para a compra de cestas básicas e kits de higiene para moradores de bairros periféricos da capital que estão em isolamento e precisam de ajuda. Em sua maioria, conta Isadora, os beneficiados são vendedores ambulantes, que precisaram largar o trabalho para ficar em casa.
A fotógrafa diz que em uma primeira ação mais de 80 cestas foram doadas no bairro de Mãe Luíza, na Zona Leste. A intenção é continuar trabalhando durante o período de pandemia e estender as doações também à Redinha, na Zona Norte, e ao Planalto, Zona Oeste.
As doações são feitas em uma conta bancária e o contato com o projeto é realizado pelo Instagram.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: 41º HOMICÍDIO EM 2020 - JOVEM É MORTO A TIROS NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

Mais um crime de homicídio foi registrado pela Polícia Militar por volta das 22:30hs desta terça feira 31 de março de 2020, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A ação criminosa aconteceu na rua Melo Franco no bairro Santo Antônio.
A vítima identificada como Jackson Bruno Bezerra, conhecido como "Jacó" foi morto na calçada de uma residência próximo de sua casa. Os criminosos usaram escopeta calibre 12 e revolver..
Testemunhas informaram a policia que o jovem chegava em casa em uma moto quando foi abordado por elementos que estavam num carro branco. Depois de conversarem, eles chegaram a discutir.
Durante a discussão, “Jacó” abandonou a moto e saiu correndo, mas foi atingido com tiros de escopeta nas costas e na cabeça e morreu no local.
A Perícia do ITEP, encontrou duas munições de revólver calibre 38 na cena do crime e perfurações compatíveis com tiros de escopeta calibre doze, sendo três nas costas e um transfixante na cabeça da vítima.
No dia 11 de novembro de 2019, "Jacó" já maior de idade foi preso durante uma abordagem da PM, por conta de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça da Comarca de Mossoró,
quando era menor infrator. (RELEMBRE)
Mossoró contabiliza 41 homicídios em 2020.


*Passando na Hora.

NATAL-RN: PANELAÇO DURANTE PRONUCIAMENTO DE BOLSONARO

Moradores de Natal e cidades da região metropolitana realizaram uma panelaço nesta terça-feira (31) contra o presidente Jair Bolsonaro. O protesto aconteceu durante o pronunciamento do presidente sobre a pandemia do coronavírus.
Além da cidade de Natal, houve panelaço em Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante.
Na capital, foram ouvidos panelaços em pelo menos doze bairros: Petrópolis, Tirol, Lagoa Nova, Candelária, Alecrim, Capim Macio, Ponta Negra, Neópolis, Nova Descoberta, Mirassol, Pajuçara e Igapó. 


*Do G1 RN.

MOSSORÓ-RN: PRIMEIRO PACIENTE COM CORONAVÍRUS ESTÁ CURADO

O primeiro paciente mossoroense com coronavírus (Covid-19) está curado. O médico Inavan Silveira anunciou que foi infectado pela doença no dia 22 de março.
Após a confirmação, o médico adotou as orientações do Ministério da Saúde e ficou no isolamento social e quarentena.
Amigos informaram que o médico já está bem, curado e que na próxima semana estará de volta a vida normal.

*Passando na Hora.

NATAL-RN: JOVEM DE 23 ANOS MORRE VÍTIMA DO CORONAVÍRUS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública – Sesap confirmou que a morte de Matheus Aciole de 23 anos, no Hospital Antônio Prudente, no fim da tarde desta terça-feira foi por causa do coronavírus. É o primeiro óbito causado pelo vírus na capital potiguar.
Ele é o segundo óbito no Rio Grande do Norte provocado pela Covid-19. O primeiro foi o professor universitário Luiz Di Souza (61 anos), em Mossoró.
Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos.


*Do BG.

MOSSORÓ-RN: 153 MORTES VIOLENTAS EM 2020 - JOVEM É MORTO A TIROS NO BELO HORIZONTE

O crime aconteceu por volta das 21h30m de sábado, 24 de outubro, na Rua João Damásio, no bairro Belo Horizonte em Mossoró no Rio Grande do N...