Pesquisar este blog

30 maio 2022

MAJOR SALES-RN: ACIDENTE DE TRÂNSITO COM UMA VÍTIMA FATAL NA BR-405

Na noite deste domingo (29), por volta das 19 horas, aconteceu um acidente de trânsito do tipo abalroamento com animal, que resultou em uma vítima fatal na BR 405, em Major Sales/RN.
Segundo populares, dois jovens andavam a cavalo quando um motociclista, identificado como Luzimar, colidiu com os animais e não resistiu aos ferimentos, vindo a óbito no local. Luzimar residia no Sítio Ema, em José da Penha, e voltava da cavalgada de Major Sales.
Após a batida, os dois jovens caíram na pista e os animais saíram em disparada. Um carro que passava na hora bateu nos animais que morreram no local. O condutor do veículo passa bem e não corre risco de morte.
A Polícia Militar foi acionada para o local da ocorrência para controlar o fluxo de veículo na via, enquanto aguarda a chegada do ITEP para recolher o corpo para a sede do órgão em Pau dos Ferros.

*Fonte: Cidadão 190

Homem encontrado morto em veleiro à deriva morreu por desidratação e desnutrição extremas, diz Itep

O homem encontrado morto dentro de um veleiro que estava à deriva a 26 km da costa de Natal, no último dia 7 de maio, morreu por desidratação e desnutrição extremas.

A informação foi divulgada nesta segunda-feira (30) pelos peritos do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep), responsáveis pela investigação para definir a causa da morte.

O corpo ainda não foi identificado oficialmente. Os investigadores acreditam que se trata do italiano Stefano Magnani, de 52 anos, cujos documentos foram encontrados dentro do barco.

Segundo o perito Fernando Marinho, a altura (1,83 m) e a idade aproximada - entre 50 e 55 anos - levam a crer que se trata da mesma pessoa. No entanto, até o momento, o órgão não recebeu material genético da família para poder fazer o exame de DNA.

O corpo não tinha nenhuma lesão traumática, ou machucado.

"O corpo já se encontrava mumificado, mas totalmente preservado", disse a perita Elaine Cunha. Apesar disso, não foi possível fazer a identificação por digitais.

Por meio das análises químicas, os peritos constataram que o homem teria morrido por falta de água e comida.

De acordo com o profissional, a família da suposta vítima já foi contatada pelo consulado italiano e vai enviar material genético para comparação do DNA.

O veleiro
O veleiro Mona-Mi F. S. foi encontrado em alto mar, à deriva, a 26 km da costa de Natal, no dia 7 de maio. A embarcação foi rebocada por um barco pesqueiro até o Iate Clube de Natal, onde ficou ancorada.

O barco estava com o leme e o mastro quebrados e tinha vários outros sinais de depredação.

Os funcionários do Iate Clube consideraram que, pelo estado em que o barco foi encontrado, pode ter passado muito tempo à deriva.

Parte da proa também estava destruída - provavelmente pela queda do mastro.

*Do G1 RN

PERNAMBUCO: Sobe para 91 número de mortos devido às chuvas no Grande Recife e para 5 mil total de desabrigados

Aumentou para 91 o número de mortos no Grande Recife, vítimas das fortes chuvas e deslizamentos de barreira que ocorrem em todo o estado há uma semana. O número de óbitos foi atualizado pelo governo de Pernambuco, no final da manhã desta segunda-feira (30).

A primeira morte foi confirmada na quarta (25). O governo do estado atualizou para 26 o total de desaparecidos. O número de desabrigados, que era mais de 3,9 mil até o domingo (29), aumentou para 5 mil nesta segunda (30), principalmente nos municípios da Região Metropolitana e da Zona da Mata.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou, na manhã desta segunda-feira (30), algumas das áreas mais atingidas pelas chuvas no Grande Recife. Acompanhado por ministros, ele lamentou a tragédia e criticou a ausência do governador Paulo Câmara (PSB) no evento.

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que as chuvas reduziram de volume, mas devem continuar com intensidade moderada até sexta-feira (3) no Grande Recife e na Zona da Mata. A Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) reforçou o alerta sobre o alto risco de deslizamentos, devido ao solo estar bastante encharcado.

Buscas
Nesta segunda-feira (30), as forças de segurança, Defesa Civil, Exército e órgãos municipais atuam em sete pontos de deslizamento no Grande Recife: Zumbi do Pacheco e Curado IV (Jaboatão dos Guararapes); Areeiro (Camaragibe); Jardim Monte Verde/Ibura, Barro e Guabiraba (Recife) e Paratibe (Paulista).

Estão sendo empregados nessa operação: 198 bombeiros militares de Pernambuco, 11 bombeiros da Paraíba, 7 de Minas Gerais, 8 do Rio Grande do Norte, 8 policiais militares, 100 guardas municipais e 25 funcionários da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb); 60 militares do Exército, 22 profissionais da Marinha e 4 policiais civis.

Nas buscas, salvamentos e fornecimento de mantimentos para populações de áreas afetadas, estão sendo empregadas embarcações e seis aeronaves, sendo três do Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Defesa Social e três da Polícia Rodoviária Federal.

O Jardim Monte Verde é o principal ponto de buscas de desaparecidos. Só nesse bairro, que fica no limite entre o Recife e Jaboatão, mais de 20 pessoas morreram soterradas e tiveram os corpos resgatados da lama. Entretanto, segundo o Corpo de Bombeiros, ainda há vítimas desaparecidas entre os escombros.

O Instituto de Medicina Legal (IML) chegou ao local para levar os corpos. No domingo (29), a sede do órgão ficou cheia de parentes de vítimas tentando liberar os corpos dos familiares.
Uma das vítimas encontrada nesta segunda estava na região de Jardim Monte Verde conhecida como Capelinha. Outras duas foram achadas noutro ponto da comunidade. Esses últimos corpos foram indicados pelo cão farejador Fênix, um labrador do Corpo de Bombeiros.

"Achamos uma vítima e tem a possibilidade de ter mais três vítimas ou seis soterradas. As informações divergem. Em outro ponto foram encontradas duas vítimas que faltavam e provavelmente lá vai encerrar as operações", afirmou o major João Paulo Ferreira da Costa, que comandou as buscas nas últimas 24 horas.

As buscas são feitas por moradores, pelo Exército e pelos bombeiros de Pernambuco e de outros estados, que enviaram efetivo para ajudar o estado em meio ao desastre.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil de Jaboatão, Arthur Paiva, embora a chuva não esteja tão intensa quanto nos dias anteriores, ainda há riscos de desastres na região.

[O risco] é bastante alto. Essa área aqui, realmente, toda ela está totalmente afetada, a encosta está muito encharcada, as chuvas não pararam e há possibilidade de novos deslizamentos. Por isso, nós interditamos todas as casas de cima [da barreira]", explicou.

Moradores.
O entregador de água Luiz Carlos mora numa parte mais alta de Jardim Monte Verde há 30 anos. Ele participou do resgate a uma vítima, que não resistiu. Nesta segunda, ele voltou ao local para distribuir comida e água às pessoas que fazem as buscas.

"Quando ouvi e vi o que aconteceu, peguei o carro num local ainda possível de passar, socorri uma pessoa para a [Unidade de Pronto Atendimento [UPA] do Ibura, mas ela não resistiu, infelizmente", disse.

Em Jardim Monte Verde, uma mulher, que se identificou como Rosângela, disse que a maioria das vítimas era de uma mesma família. Ela contou que perdeu uma sobrinha em um dos deslizamentos que ocorreram no bairro.

"Eu moro lá em cima há mais de 20 anos. Aqui, é tudo família. Grande foi o desespero quando eu vi aquela barreira cedendo ali, que eu vi a minha amiga pedindo ajuda. Eu vi meu filho nas carreiras para ajudar ela e o esposo. Em compensação, não teve jeito para tirar a minha sobrinha Thais", disse.

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Homem acusado de assassinar policial civil e praticar homicídio em Santa Terezinha, morre após confronto com a polícia

Na manhã deste domingo (29), uma ação para dar cumprimento a um mandado de prisão realizada pelos agentes da DRACO e da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos (DHE), foi desencadeada na zona rural da cidade de Santana dos Garrotes, região do Vale do Piancó.

De acordo com as investigações, o acusado conhecido como J. Paulo que tinha 39 anos, teria assassinado um policial civil no ano de 2018 no município de Piancó, e em abril deste ano de 2022, cometeu um homicídio contra o popular Erberson Medeiros de Oliveira, conhecido por “Erbinho”, na cidade de Santa Terezinha, crime este que gerou repercussão devido a crueldade em que foi praticado.

*Jair Sampaio

RJ: MORRE ATOR MILTON GONÇALVES AOS 88 ANOS

Morreu no Rio nesta segunda-feira (30) aos 88 anos, no Rio de Janeiro, o ator Milton Gonçalves.

Segundo a família, ele morreu em casa, por volta de 12h30, por consequências de problemas de saúde que vinha enfrentando desde que teve um AVC, em 2020. Na ocasião, o ator ficou 3 meses internado e precisou de aparelhos para respirar.

Nascido em 9 de dezembro de 1933, na pequena cidade de Monte Santo, em Minas Gerais, Milton Gonçalves fez mais de 40 novelas só na Globo, onde também atuou em programas humorísticos e minisséries de sucesso, como as primeiras versões de “Irmãos Coragem” (1970); “A Grande Família” (1972); e “Escrava Isaura” (1976).

Outros trabalhos de destaque do ator foram as séries “Carga Pesada” (1979) e “Caso Verdade” (1982-1986).

Sua atuação como Pai José na segunda versão da novela “Sinhá Moça” (2006) lhe valeu a indicação para o prêmio de Melhor Ator no Emmy Internacional. Na cerimônia, apresentou o prêmio de Melhor Programa Infanto-juvenil ao lado da atriz americana Susan Sarandon. Milton foi o primeiro brasileiro a apresentar o evento.

A última novela que o ator Milton Gonçalves participou na TV Globo foi “O Tempo Não Para” (2018), quando interpretou o catador de materiais recicláveis Eliseu.

ANTÔNIO MARTINS-RN: POLÍCIAS CIVIL E MILITAR PRENDEM FORAGIDO DA JUSTIÇA

Policiais civis da 76ª Delegacia de Polícia (Alexandria, João Dias e Pilões), com apoio do Grupo Tático de Operação (GTO) da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar, deram cumprimento, nesta sexta-feira (27), a um mandado de prisão temporária em desfavor de Abraão Caboclo Vieira, 34 anos. Ele, preso no Sítio Tamanduá, na zona rural do município de Antônio Martins. Abraão Caboclo era, há três anos, monitorado pela unidade por ser investigado pela suspeita do crime de feminicídio contra sua ex-companheira, praticado no ano de 2018, no estado de São Paulo.

A vítima, Luzileia Queiroz Santos, na época, estava com 39 anos e deixou sete filhos, os dois mais novos, de 2 e 5 anos, da relação com o possível autor do crime. De acordo com o Boletim de Ocorrência (B.O.), registrado no 26º DP (Sacomã/SP), uma das filhas da vítima viu o crime sendo praticado pelo ex-companheiro da mãe. O mandado foi expedido pela 1ª Vara do Júri, do Foro Central Criminal da Comarca de São Paulo.

Abraão Caboclo foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça de São Paulo. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

*Fim da Linha

BRASILEIRÃO 2022: CONFIRA O PLACAR DA ÚLTIA RODADA

Mais uma rodada realizada no fim de semana. Aqui você confere o placar da rodada de número 8.
Confira:
Goiás 1 x 1 Bragantino
São Paulo 2 x 2 Ceará SC
Fortaleza 1 x 1 Juventude
Coritiba 1 x 0 Botafogo
Santos 0 x 1 Palmeiras
Cuiabá 0 x 1 Athletico-PR
Corinthians 1 x 1 América-MG
Fluminense 1 x 2 Flamengo
Atlético-MG 2 x 1 Avaí
Internacionalx x Atlético-GO (Hoje-20h)

PERNAMBUCO: Sobe para 87 o nº de mortos por causa das chuvas no Grande Recife; buscas chegam ao 3º dia

Sobe para 87 o número de mortos no Grande Recife, vítimas das fortes chuvas e deslizamentos de barreira que ocorrem em todo o estado há uma semana. A primeira morte foi confirmada na quarta (25). Nesta segunda-feira (30), mais três corpos foram encontrados no Jardim Monte Verde, bairro no limite entre a capital e Jaboatão dos Guararapes.

O governo do estado não atualizou o total de desaparecidos, mas eram 56 até o domingo (29). Por volta das 7h20, o Corpo de Bombeiros informou que fazia buscas por ao menos 21 pessoas, sendo nove em Jardim Monte Verde; uma no Zumbi do Pacheco e duas em Bola de Ouro, em Jaboatão; duas no Centro de Camaragibe; seis no Barro e uma na Guabiraba, no Recife.

O estado também não atualizou, nesta segunda-feira (30), o número de desabrigados - eram mais de 3,9 mil até o domingo, principalmente nos municípios da Região Metropolitana e na Mata Norte.

Buscas

O Jardim Monte Verde é o principal ponto de buscas de desaparecidos. Só neste bairro, mais de 20 pessoas morreram soterradas e tiveram os corpos resgatados da lama. Entretanto, segundo o Corpo de Bombeiros, ainda há vítimas desaparecidas entre os escombros.

O Instituto de Medicina Legal (IML) chegou ao local para levar os corpos. No domingo (29), a sede do órgão ficou cheia de parentes de vítimas tentando liberar os corpos dos familiares para poder velar e enterrar as vítimas.

Uma das vítimas foi encontrada na região de Jardim Monte Verde conhecida como Capelinha, outro local crítico. Outras duas foram achadas noutro ponto do bairro. Esses últimos corpos foram indicados pelo cão farejador Fênix, um labrador do Corpo de Bombeiros.

"Achamos uma vítima e tem a possibilidade de ter mais três vítimas ou seis soterradas. As informações divergem. Em outro ponto foram encontradas duas vítimas que faltavam e provavelmente lá vai encerrar as operações", afirmou o major João Paulo Ferreira da Costa, que comandou as buscas nas últimas 24 horas.

*Do G1 PE

AREIA BRANCA-RN: JOVEM DE 21 ANOS É EXECUTADO A TIROS

O preso de justiça em monitoramento eletrônico, Eliam Natanael da Silva, 21 anos de idade, foi assassinado a tiros, na manhã de sábado 28 de maio de 2022, no Bairro IPE na cidade de Areia Branca, região da Costa Branca do Rio Grande do Norte.
De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, que isolou o local, a vítima estava colocando gaiolas com pássaros na frente da sua residência, quando foi surpreendido por homens que chegaram em um veículo tipo Fiat, desceram e começaram a atirar em sua direção.
O jovem ainda conseguiu correr para dentro de casa, mas os criminosos invadiram a residência e o executaram. com tiros de pistola e revólver. A Polícia ainda não tem informações sobre a motivação do crime. Os atiradores fugiram e não foram identificados.
Eliam Natanael da Silva, respondia na justiça a um crime de posse ilegal de arma de fogo (artigo 14) e estava em liberdade monitorada por tornozeleira eletrônica. A Polícia Civil de Areia Branca, que tem a frente o DPC José Vieira de Castro vai investigar o crime. O corpo da vítima foi recolhido após a perícia, para exames necroscópicos no ITEP, unidade de Mossoró.

*Fim da Linha

ANIVERSÁRIO DO BREGÃO 87

MOSSORÓ-RN: 63ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - JOVEM BALEADO NA ILHA DE SANTA LUZIA MORRE AO DAR ENTRADA NO HOSPITAL REGIONAL TARCÍSIO MAIA

Mossoró, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte, registra mais um homicídio a bala, o 63º de 2022. O crime aconteceu por volta das 20h30min deste domingo 29 de maio, no Bairro Ilha de Santa Luzia.
A vítima foi Pedro Robson da Silva de 19 anos de idade foi baleado e socorrido por populares para o Hospital Regional Tarcísio Maia, mas acabou não resistindo e morreu ao dar entrada naquela unidade hospitalar.
Até o momento não se sabe muitos detalhes dessa ocorrência. As primeiras informações chegadas a nossa redação são de que a vítima estava em um aniversário na Rua Lopes Bastos, próximo ao antigo Cici Lanches, quando foi alvejado com dois tiros, sendo um no peito e outro na boca.
Dois elementos teriam chegado a pé no local e efetuados os disparos e em seguida fugiram. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. O corpo do jovem será removido do necrotório do hospital para o IML do ITEP onde passará por exames. Mossoró atinge a marca de 63 assassinatos em 2022. A DHPP vai investigar o crime.
*Fim da Linha

Promissora vacina contra o câncer é esperança de novas opções para tratamento da doença

Pacientes que sofrem de câncer devem ter nos próximos anos novas opções de tratamento que aumentam sua sobrevida. Uma delas é a promissora vacina OVM-200, que está sendo desenvolvida pela empresa Oxford Vacmedix, ligada à Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Recentemente, os testes nos primeiros 35 pacientes oncológicos começaram. Eles vão receber três doses do imunizante, com duas semanas de intervalo, e serão monitorados durante um semestre.

Ao contrário do que indica o senso comum, a vacina, caso seja aprovada, não será usada como forma de prevenção, mas sim como mais uma alternativa para tratar tumores em estágio avançado. Durante o estudo clínico, os alvos serão tumores de próstata, pulmão e ovário.

Em tese, a OVM-200 tem um perfil parecido com o da imunoterapia, tratamento já usado em pacientes oncológicos e que tem como objetivo estimular o sistema imunológico a atacar as células cancerígenas, conforme explica Fernando de Moura, oncologista da Beneficência Portuguesa, de São Paulo.

No caso em questão, o diferencial é que a vacina está sendo desenvolvida para atacar a survivina, uma proteína específica que costuma estar presente em células tumorais.

“Os tumores que expressam essa proteína têm uma capacidade mais alta de se proliferar, e estudos mostram que a survivina está associada a um pior prognóstico, a um grau de agressividade maior e a um maior risco de recaída. Então, essa vacina é um peptídeo que vai agir e estimular o sistema imunológico a atacar especificamente células que prestam essa proteína”, explica o especialista.

Ainda que a proposta seja promissora, o oncologista destaca que a vacina, se aprovada para uso, não terá como objetivo abrir as portas para a cura do câncer. A finalidade, nesse caso, seria aumentar a sobrevida do paciente, isto é, prolongar o tempo que a pessoa pode viver com a doença.

“Os pacientes incluídos neste estudo estão com a doença avançada, já utilizaram os tratamentos que hoje são padrão, então estamos falando de pacientes muito graves. Para esse perfil, é muito difícil utilizar a palavra cura”, ressalta o médico.

Além disso, o oncologista Lin I Ter destaca que a OVM-200 está na primeira fase de estudos clínicos, o que significa um longo percurso para que ela seja aprovada e, posteriormente, possa fazer parte do grupo de tratamentos oncológicos.

“Para ser incorporada à prática clínica, é necessário ser testada e comparada com os tratamentos já existentes e mostrar que é mais eficaz, ou com a mesma eficácia, mas com menor toxicidade. É um tratamento que pode vir a ser promissor, mas ainda há um caminho pela frente”, afirma.

*R7

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!!

PROCURE viver com equilíbrio, mesmo dentro da agitação da vida diária.
Não se deixe levar pela onda desordenada que envolve a todos.
Pode trabalhar muito, ter atividades grandes, mas nuca deixe de fazer tudo a tempo e a hora, equilibradamente.
Reserve uma hora para sua leitura, para sua meditação, para sua higiene mental, a fim de manter-se constantemente em equilíbrio.