quinta-feira, 2 de abril de 2020

MOSSORÓ-RN: SEGUNDA MORTE POR CORONAVÍRUS NA CIDADE

Luis Alves, 48 anos 
A Secretaria Municipal de Saúde confirmou, na noite desta quinta-feira (2/4), a segunda morte por Covid-19 (Novo Coronavírus) no município de Mossoró.
A vítima é o técnico de enfermagem Luis Alves, de 48 anos, que estava internado em UTI de um hospital privado.
O profissional de saúde era lotado na Maternidade Almeida Castro e servidor da Prefeitura de Areia Branca.
Luis Alves, técnico de e enfermagem, era servidor da Prefeitura de Areia Branca e do Hospital Maternidade Almeida Castro.
O Rio Grande do Norte Contabiliza três morte pela doença: o primeiro caso foi o professor da UERN Luís de Souza, 61 anos; e o segundo o gastrônomo Matheus Acioles, de 23 anos.

Prefeitura de Areia Branca lamenta morte de servidor

A Prefeitura de Areia Branca lamenta a morte do técnico de enfermagem Luiz Alves de Brito sobrinho, servidor efetivo do Hospital Sara Kubitschek, que morreu na noite desta quinta-feira (02) sendo a segunda vítima do novo coronavírus em Mossoró.
Luis Alves tinha 48 anos, também trabalhava na Maternidade Almeida Castro, em Mossoró, onde estava internado na UTI de um hospital privado da cidade.
Os amigos e toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde se solidarizam com a família nesse momento tão difícil.

*Ismael Sousa. 

APODI-RN: ACÔMULO DE CHUVAS NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2020


O acômulo de chuvas em Apodi no ano de 2020 ficou bem distribuído no primeiro trimestre.
No bairro Bacurau I, no pluviômetro do CEAP Cursos foi registrado:
Mês
Quantidade de milímetros
Janeiro
110 mm
Fevereiro
154 mm
Março
209 mm
Total
473 mm

De acordo com a EMPARN, as chuvas registradas em Apodi no ano de 2020 foi o seguinte:

Na Prefeitura
471,5 mm
Na Base Física da Emparn
473,7 mm

NÚMEROS DO CORONAVÍRUS


NATAL-RN: HOMEM É ASSASSINADO A TIROS DENTRO DE CARRO NA ZONA OESTE

Curiosos tentaram se aproximar do local de crime — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabug
Um homem foi assassinado a tiros dentro de um carro, na tarde desta quinta-feira (2), no bairro Dix-Sept Rosado, Zona Oeste de Natal. De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi atingida por disparos que vieram de atiradores que estavam em outro carro. Os veículos ficaram lado a lado na Avenida Coronel Estevam (Av. 9).
Os suspeitos conseguiram fugir e até o momento ainda não foram localizados. As polícias Civil e Militar foram acionadas e tiveram dificuldade para isolar o local do crime para aguardar a chegada das equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).
Os policiais se dividiram entre colher elementos para iniciar as investigações e dispersar a população do bairro, que se aglomerou perto da cena do crime. Por causa disso, uma das faixas da avenida precisou ser interditada, o que causou transtornos no trânsito da via. Os curiosos estavam próximos uns dos outros, o que deve ser rigorosamente evitado para conter o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), segundo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Crime acontece na tarde desta quinta na Avenida 9 — Foto: Julianne Barreto

*Do G1 RN.

POLÍCIA CIVIL E MILITAR PRENDEM SUSPEITO POR PARTICIPAÇÃO EM SEQUESTRO

Policiais civis da 7ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Patu, em operação conjunta à Delegacia Municipal (DM) de Caraubas e à Polícia Militar (PM) do Estado da Paraíba, prenderam, nesta quarta-feira (01), Francisco Roberto dos Santos Júnior, mais conhecido como “Júnior dos Grampos”. Ele foi preso na Zona Rural do município de Belém do Brejo do Cruz, na Paraíba, pela prática dos crimes de: participação em sequestro e organização criminosa.
Segundo as investigações, o suspeito, que estava fazendo uso de um veículo modelo “Vectra”, de cor “prata”, tinha o objetivo de resgatar foragidos da Justiça, responsáveis por realizar um sequestro de um empresário, no município de Belém do Brejo do Cruz (PB), crime que ocorreu na noite desta terça-feira (31), para a madrugada desta quarta-feira (1).
Na ocasião, Francisco Roberto apresentou duas cédulas falsas de documentos de identificação. Ainda segundo as investigações, as cédulas falsas tinham por finalidade auxiliar na fuga dos foragidos, bem como usar os documentos falsos para driblar as investigações acerca da fuga para um outro Estado.
Francisco Roberto foi encaminhado para a Delegacia de Plantão do município de São Bento (PB), para a realização dos procedimentos cabíveis. Logo depois, ele foi encaminhado para o sistema prisional da Paraíba, permanecendo à disposição da Justiça.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181.

Brasil tem 299 mortes e 7.910 casos confirmados de coronavírus, diz ministério

O balanço mais recente do Ministério da Saúde aponta nesta quinta-feira (2):
  • 299 mortes, eram 241 na quarta
  • 7.910 casos confirmados
  • 3,8% é a taxa de letalidade
Na quarta-feira (1º), o país tinha 6.836 casos confirmados e 241 mortes.
O novo balanço mantém o estado de São Paulo no topo da lista dos mais afetados pelo novo coronavírus: SP tem 3.506 casos confirmados e 188 mortes.

Evolução dos casos de coronavírus no Brasil — Foto: Arte/G1

Um milhão de casos no mundo
 

O número de casos confirmados de Covid-19 no mundo superou a marca de 1 milhão nesta quinta-feira (2), informa levantamento da Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos). O total de mortos pelo novo coronavírus Sars-Cov-2, segundo o estudo, passa de 50 mil.
Os diagnósticos da nova doença explodiram no último mês: em 2 de março, o mundo registrava cerca de 92 mil casos. Ou seja, o número de registros de Covid-19 aumentou em quase 1.000% em 31 dias.

*Do G1

EMPARN: REGISTROS DE CHUVAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 01/04/2020 as 7:00hs de 02/04/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 65
No. de Postos com Chuva: 36 No. de Postos sem Chuva: 73

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Antonio Martins(Emater) 34,0
Luis Gomes(Delegacia) 26,0
Mossoro(Prefeitura) 24,8
Francisco Dantas(Emater) 22,0
Parana(Emater) 18,0
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 13,0
Joao Dias(Emater) 10,0
Patu(Particular) 7,6
Portalegre(Particular) 6,2
Jose Da Penha(Emater) 5,7
Carnaubais(Umbuzeiro) 5,0
Major Sales(Prefeitura) 4,5
Alto Do Rodrigues(Diba/baixo Assu) 3,5
Campo Grande(Particular) 3,1
Vicosa(Prefeitura) 3,1
Campo Grande(Particular 2) 3,0
Barauna(Emater) 3,0
Janduis(Emater) 3,0
Martins(Particular) 2,2
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 2,0
Serra Do Mel(Prefeitura) 2,0
Lucrecia(Emater) 1,5

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Serra Negra Do Norte(Emater) 27,3
Santana Do Serido(Emater) 22,0
Macau(Posto Nosso Barco) 12,0
Guamare(Lagoa Doce) 9,2
Acari(Particular) 0,5
Cerro Cora(Emater) 0,2

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Santa Maria(Sind.trab.rurais) 5,0
Monte Alegre(Emater) 3,0
Parazinho(Emater - Ex-particular) 1,6

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 8,6
Natal 5,2
Ceara Mirim 5,0
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 3,1
Montanhas(Prefeitura) 0,6

ARACATI-CE: Três mossoroenses morrem em confronto com a Polícia. Dois PMs ficam feridos

Paulo, Luiz e Ítalo Cardoso mortos no confronto com a PM
Três suspeitos, todos de Mossoró RN, morrerem durante uma troca de tiros, com policiais militares de Aracati no estado do Ceará. A ocorrência foi registrada por volta das 22h00min desta quarta feira 01 de abril de 2020, durante uma tentativa de abordagem.
As informações decorrentes da PM daquela cidade, são de que os suspeitos armados ocupando um veículo tipo Fiat Pálio sem queixa de roubo no sistema, teriam reagido a uma abordagem da Polícia Militar.
Quando os policiais do COTAR se aproximaram do carro para abordá-lo, foram recebidos a bala. Houve revide e intenso tiroteio e no confronto três suspeitos tombaram mortos e dois policiais ficaram feridos sem gravidade.
Um PM foi atingido com um tiro no ombro e o outro na perna. Ambos foram rapidamente socorridos e segundo informações passam bem. Com os suspeitos a polícia apreendeu duas pistolas e um simulacro de fuzil. Um dos mortos no confronto estava vestindo uma espécie de farda camuflada e usava boina vermelha, com um distintivo falso da Força Nacional de Segurança (FNS). O bando de acordo com a polícia cearense, tentava se passar por policiais.
Os três mortos no confronto foram identificados pela Polícia Civil. São eles: Paulo Breno Farias do Nascimento, de 26 anos de idade, Luiz Alexandre Neto, 35 anos e Ítalo Paulo Cardoso dos Santos, 27 anos todos residentes em Mossoró no Rio Grande do Norte. Conforme os primeiros levantamentos feitos pela Polícia Militar, os criminosos teriam ido ao Ceará com o objetivo de sequestrar um empresário do ramo de criação e exportação de camarão, residente e estabelecido em Aracati.
Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal de Russas CE, para exames de necropsias e depois liberados para os familiares. A Polícia Civil suspeita de que os três homens mortos estariam planejando algum ataque criminoso na região. Segundo a Polícia Luiz Alexandre e Paulo Breno, moravam no Bairro Santo Antônio e tinham passagem pelo sistema prisional do Rio Grande do Norte. Já Ítalo Paulo, morava na Antiga Fazenda São João e não tinha registros no sistema da Justiça.

VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA


*Fonte: Fim da Linha 

PARELHAS-RN: DOIS PEDREIROS MORRERAM EM QUEDA DE MURO SOBRE ELES

Dois homens morreram enquanto trabalhavam em uma obra, na manhã desta quinta-feira (2) em Parelhas, cidade do Seridó do Rio Grande do Norte. Os pedreiros José Jean Carlos da Silva Santos, de 31 anos, e Lucas Azevedo Nascimento, de 21 anos, estavam construindo um prédio na cidade.
A dupla foi atingida por um muro de um edifício vizinho, que desabou no momento em que os dois trabalhavam. José Jean morreu na hora. Lucas Azevedo chegou a ser socorrido no hospital da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.


*Fotos: Jair Sampaio

*Informação: G1 RN.

CARNAUBAIS-RN: COM CORONAVÍRUS, EMPRESÁRIO FAZ FESTA COM CERCA DE 15 PESSOAS NO RN; 'ERREI FEIO, FUI IRRESPONSÁVEL'

Chagas Neto pediu desculpas em uma transmissão ao vivo pelas redes sociais — Foto: Reprodução
O empresário potiguar Francisco Chagas Neto, de 28 anos, fez uma festa com cerca de 15 pessoas enquanto estava em isolamento com suspeita de coronavírus. O resultado do exame dele saiu um dia após a festa e deu positivo para a Covid-19.
O evento aconteceu na cidade de Carnaubais, no Oeste potiguar, onde ele mora, no dia 28 de março. O resultado do exame saiu no dia 29 de março.
O empresário, que trabalha com materiais de limpeza, conta que começou a apresentar sintomas de gripe comum como tosse, coriza e febre leve no dia 15 de março. Quatro dias depois, com a piora do quadro, ele decidiu se isolar em casa. Ele procurou atendimento médico e foi submetido ao teste para identificar contaminação pelo coronavírus.
Ainda no período de isolamento e aguardando o resultado do exame, o empresário organizou a festa com os amigos, contrariando todas as recomendações da Organização Mundial da Saúde para evitar o contágio pela Covid-19.
O empresário confessou estar arrependido. "Errei. Errei feio, fui irresponsável e assumo o meu erro. O que eu posso fazer é pedir perdão aos meus amigos e à sociedade. Quem me conhece sabe que sou uma boa pessoa, de boa índole e nunca quis fazer mal a ninguém. Agora, o que eu posso fazer é orar e pedir para que nada de pior aconteça", explica. Após receber o diagnóstico da doença, Chagas fez uma transmissão ao vivo pela internet para pedir desculpas.
Chagas afirma ainda que não apresenta mais sintomas da doença há uma semana. "Como sou um empresário que viaja o estado inteiro, acho que me infectei em uma dessas viagens de trabalho a Natal. Quando eu fiz o exame já estava bem, sem nenhum sintoma, por isso que me reuni com os meus amigos", conta. Os amigos do empresário são moradores da própria Carnaubais e de Alto do Rodrigues, cidade vizinha. Juntos, os dois municípios tem 18 casos suspeitos para a Covid-19.
A Secretaria Municipal de Carnaubais informou que havia recomendado isolamento ao paciente e aos familiares e que pessoas que participaram da festa já foram identificadas. Ainda de acordo com a secretaria, essas pessoas assinaram um termo se comprometendo a cumprir o isolamento por 14 dias.
"Todos estão me julgando agora, mas ninguém enxerga o que fiz semanas atrás. Juntamente com o pessoal da minha empresa distribuí materiais de limpeza na cidade para ajudar a população. Também faço eventos beneficentes para arrecadar alimentos para os mais carentes. Não quero esconder meu erro, mas quero que as pessoas vejam que não sou o que estão falando porque não tenho maldade no coração. Eu fui irresponsável, mas sou uma pessoa muito responsável. Foi um ato isolado. Se tiver que responder judicialmente não irei fugir. Sei que errei, mas sou trabalhador e não vou me esconder em nenhum momento", afirmou Francisco Chagas Neto".
Medidas restritivas
Por causa do coronavírus, a governadora Fátima Bezerra restringiu atividades coletivas como festas, carreatas e outras manifestações que possam gerar aglomerações para impedir a propagação da doença no RN. A primeira prisão por descumprimento ao decreto estadual 29.541 aconteceu no domingo (29), quando 23 pessoas foram detidas em uma festa.
Até esta quarta-feira (1º), o RN tem 92 casos confirmados para o novo coronavírus, além de 1.777 suspeitas. O estado já registrou duas mortes por Covid-19: um professor de química, de 61 anos e um jovem gastrólogo de 23 anos, que morreu em Natal.
 

*Do G1 RN.