/* <![CDATA[ */ (function (doc

domingo, 11 de outubro de 2020

BRASILEIRÃO 2020: PLACAR DA 15ª RODADA

Mais uma rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol 2020. A 15ª rodada começou ontem e tem continuidade neste domingo(11).

Placar:

Vasco da Gama 1 x 2 Flamengo

Coritiba 0 x 0 Fortaleza

Palmeiras 0 x 2 São Paulo

Atlético-MG 3 x 0 Goiás

Fluminense 1 x 0 Bahia

Santos 2 x 1 Grêmio

Sport Recife 1 x 2 Botafogo

Atlético-GO 2 x 1 Bragantino-SP

Ceará SC 2 x 1 Corinthians

Internacional 2 x 1 Athletico-PR

CORONAVÍRUS: RN regista 1 óbito por Covid nas últimas 24h e 264 novos casos

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (11). 

A Sesap registrou 1 óbito nas últimas 24h, no entanto a pasta não detalhou se este óbito ocorreu de fato nas últimas 24h ou se é oriundo das mortes sob investigação. Agora são 2.417 mortes no Estado causadas pela Covid-19. 

Com 264 novos casos registrados, o total de infectados chega a 72.889. 

Na tarde deste domingo, o percentual de ocupação de leitos críticos era de 41,39%.

RODOLFO FERNANDES-RN: CASAL É ASSASSINADO NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DURANTE A MADRUGADA

Vítimas

Durante a madrugada deste domingo, 11 de outubro de 2020 um duplo homicídio foi registrado na zona rural do município de Rodolfo Fernandes-RN.

Trata-se de um casal, que retornava de uma festa ocorrida em Severiano Melo, quando elementos de motocicleta seguiram o carro e atiraram. As vítimas são Francisco Dvanyr de Freitas Nunes, 18 anos, natural de Pau dos Ferros-RN e Ana Paula Holanda Oliveira, 21 anos. Morreram mesmo dentro do carro.

A polícia não sabe qual teria sido a motivação do crime e muito menos os praticantes, mas sabe que o pai do jovem Dvanyr foi assassinado anteriormente e o mesmo buscava justiça. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.

O ITEP realizou a perícia no local e recolheu os corpos para a sede do órgão em Pau dos Ferros, para serem necropisiados e liberados para sepultamento.


*Imagens: Blog Márcio Melo

MULHER DEVE IR À LUA PELA PRIMEIRA VEZ EM 2024

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, anunciou os planos para uma nova missão à Lua que vai incluir um homem e uma mulher. O pouso na superfície lunar deve acontecer em 2024, na missão Artemis 3, terceira fase do Programa Artemis.

Antes disso, a Nasa vai lançar dois testes de voo ao redor do satélite para verificar o desempenho, suporte de vida e capacidades de comunicação do foguete e da cápsula onde viajarão os astronautas. A primeira missão está preparada para 2021, sem astronautas, e a Artemis 2 será com a tripulação, em 2023.

O objetivo da agência é, em colaboração com parceiros comerciais e internacionais, estabelecer a exploração sustentável da superfície lunar até o final da década. “Então, usaremos o que aprendemos na Lua e ao redor dela para dar o próximo salto gigante – enviar astronautas a Marte”, diz a Nasa.

A primeira vez que o homem esteve na Lua foi em 1969, com a missão Apollo 11. Pelo mesmo programa, em 1972, a Nasa realizou a última viagem tripulada ao satélite.

*Fonte: Agência Brasil

AGRADECIMENTOS!

Na última quarta feira, 7 de outubro, completamos mais um ano de vida. Muitos foram os comentários e felicitações na nossa página do facebook.

Motivo de muita alegria e satisfação para nós, que queremos aqui agradecer a cada um, que tirou um pouquinho de seu tempo para nos parabenizar! Muito obrigado a todos e todas!!!

CHAPADA DO APODI: Produção de uvas ganha espaço e até linhas de crédito no sertão potiguar

Produção de uvas no semiárido nordestino, no Rio Grande do Norte — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca
Os produtores da região da Chapada do Apodi estão apostando cada vez mais na produção de uvas - principalmente nas variedades de mesa, que são para consumo "in natura". Os primeiros investimentos têm dado certo e já existem novos agricultores interessados em entrar na atividade. Até linhas de crédito específicas foram criadas.

Passado o período chuvoso na região do semiárido, o trabalho no parreiral instalado no sítio Cruzeiro do Sul, em Apodi, segue firme. Esse é o momento da poda de produção, uma etapa importante para a próxima safra. A área está sendo preparada para produzir uvas de mesa das variedades Núbia e Vitória. 

Segundo os produtores, o clima da região facilita a produção. A chuva tão esperada pelo sertanejo, e que chegou com mais intensidade em 2020, acabou atrapalhando um pouco o setor. 

"A uva não se dá com muita chuva. Quem planta de irrigação sabe muito disso. Principalmente a uva porque a fruta é muito exposta e quando chove muito em cima dela, a tendência de praga aumenta muito. E se chover na florada, aborta quase toda. Ela chega a abortar 80% dos frutos", conta o produtor Márcio Brilhante. 

Márcio foi pioneiro na produção de uvas em Apodi. Passados os dois primeiros anos do cultivo, se prepara agora para a quarta safra. O segundo semestre do ano é o mais esperado. 

"Quem produz uva aposta muito no segundo semestre. Eles passaram o período de inverno cuidando da planta, dando uma zelada para, quando entrar no segundo semestre, a planta estar com um vigor bom, uma planta boa para produzir bem melhor e cobrir os resultados de perda que deu no inverno", diz. 

Em duas safras e meia, os parreiras produziram 33 toneladas de uva de mesa em dois hectares. Ainda é pouco, diante do potencial. Um hectare chega a produzir, em média, 60 toneladas no caso da uva Núbia e 50 toneladas com a uva Vitória. O principal desafio ainda é encontrar mão-de-obra especializada na região. 

Produção de uva ganha linha de crédito na região da chapada do Apodi, no Oeste potiguar — Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca
"A gente chama algumas pessoas, faz um treinamento, vê quem tem mais habilidade para a produção. Meus funcionários já estão atingindo um nível muito bom", conta. 

"Márcio foi pioneiro e passou por mais dificuldades. Nós estamos com uma região nova e passando essas dificuldades, mas vamos atingir nossos objetivos", considera Django Dantas, consultor agrícola. 

Aos poucos, outros produtores também começam a se interessar pelo cultivo da uva em Apodi. Um novo parreiral tem um ano e meio e as primeiras uvas do tipo Vitória devem ser colhidas já no mês de outubro. 

O alto potencial da região também atraiu a atenção dos investidores. O Banco do Nordeste em Apodi abriu uma linha de crédito específica para os interessados na produção de uva. 

"Por se tratar de uma atividade nova, foram feitos estudos por técnicos do banco. Com isso, foi possível formatar um orçamento para a realidade de Apodi, da chapada. Com a liberação, são linhas que vão desde a implantação de crédito até a manutenção dessa cultura. A gente tem o investimento e a linha de crédito que é o custeio", conta Marinho Júnior, gerente de negócios da agência em Apodi. 

Segundo o gerente do BNB, a linha de crédito disponibiliza uma quantia de R$ 94 mil reais por hectare para os produtores com carência de três anos. 

As uvas produzidas na chapada são comercializadas em vários municípios da região Oeste. A fruta local tem uma grande vantagem na comparação com as que vêm de fora: elas duram mais nas prateleiras. E a produção cada vez maior já mudou os hábitos de consumo na cidade. A ideia é tornar a chapada do Apodi um polo na produção de uva na região.

"Criou-se um mercado muito importante que é o mercado consumidor regional. Os consumidores têm que valorizar o produto local, para fazer gira uma economia primeiramente local na sua cidade. Essa produção de uva vai trazer mais uma oportunidade. É uma atividade que emprega muita mão de obra. Por isso é importante o crédito estar próximo, e a pesquisa também", considera Franco Mário Ramos, gestor do projeto fruticultura do Sebrae.

*Do G1 RN

NATAL-RN: HOMEM É EXECUTADO A TIROS EM PARADA DE ÔNIBUS NA ZONA NORTE

Homem foi executado a tiros na Zona Norte de Natal — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
Um homem foi assassinado a tiros em uma parada de ônibus, diante de várias testemunhas, na tarde deste sábado (10), na Zona Norte de Natal. O crime aconteceu na Avenida João Medeiros Filho, em um dos pontos mais movimentados do bairro Potengi.

Houve correria na hora do crime. Duas mulheres também estavam no ponto de ônibus e disseram à polícia que os atiradores se aproximaram dentro de um carro de cor clara e atiraram contra a vítima.

Segundo a delegada Jamille Pinheiro, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a vítima tinha antecedentes criminais. Para ela, as primeiras informações levam a crer que o crime foi uma execução. 

A vítima ainda chegou a ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos nos braços e na cabeça. Jeferson Rocha de Andrade estava em liberdade condicional e, segundo a polícia, respondia pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma. 

*Do G1 RN

NATAL-RN: MOTORISTA PRESO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE APÓS BATER EM DOSI CARROS E CAPOTAR VEÍCULO

Carro capotou na Avenida Rio Branco na capital potiguar — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV
Um carro capotou na noite desta sexta-feira (9) após colidir em outros dois veículos na Avenida Rio Branco, no bairro Cidade Alta, em Natal. O motorista de 59 anos, que perdeu o controle do carro em uma descida da via, foi preso por embriaguez ao volante. Nenhuma pessoa ficou ferida com gravidade. 

De acordo com o Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), a taxa de álcool no sangue do motorista responsável pelo acidente era de 0,66, duas vezes maior do que o limite permitido pela Lei Seca. Preso em flagrante, o homem não terá direito à fiança, segundo a polícia. 

Um dos carros atingidos estava parado. O dono do veículo contou que havia ido rapidamente a uma livraria quando ouviu o barulho do acidente e o carro capotando na sequência. A mulher dele, que esperava no veículo, tomou um susto. Ele relatou que logo após o acidente, as pessoas saíram na rua e perceberam que o motorista do veículo que colidiu cambaleava de bêbado. 

*Do G1 RN

APODI-RN: CAMPANHA ELEITORAL SEGUE SEM PASSEATAS, CARREATAS E COMÍCIOS

Os candidatos têm respeitado as recomendações da saúde. Até hoje não houve movimentações com aglomerações de carreatas e passeatas. 

Os três candidatos estão fazendo a campanha visitando as residências na zona rural e urbana, fazendo fotos e postando nas redes sociais. 

Alguns candidatos deixam de fornecerem a agenda para os Blogs, o que deve ser um desperdício, pois todos se dispõem em divulgar e todos são bem acompanhados pelo eleitorado. Tem candidato que não aproveita nem os programas de rádios. Não sabe da importância.

BRASILEIRÃO SÉRIE D: AMÉRICA-RN VENCE O GLOBO FC POR 2 A 0

Augusto e Wallace Pernambucano marcaram os gols (Foto: Canindé Pereira/América FC)
O América-RN bateu o Globo FC por 2 a 0 neste sábado no estádio Barretão, chegou à segunda vitória seguida na Série D e ultrapassou o time de Ceará-Mirim na tabela. Os gols da partida foram marcados pela dupla de ataque Augusto e Wallace Pernambucano. O América-RN conseguiu sair na frente logo na primeira etapa com Augusto e depois controlou o jogo, oferecendo poucos espaços ao Globo FC, que não teve nenhuma oportunidade clara de gol no duelo. Num contra-ataque no segundo tempo, o time definiu o jogo com Wallace Pernambucano e depois conseguiu dominar ainda mais as ações no meio de campo e na defesa, com a entrada de mais um zagueiro.

SERRA NEGRA DO NORTE-RN: Ministério do Desenvolvimento Regional reconhece estado de emergência por incêndios florestais

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), comandado por Rogério Marinho, reconheceu nesta sexta-feira (9), em edição extraordinária do Diário Oficial da União, situação de emergência no município de Serra Negra do Norte, no Rio Grande do Norte, que foi atingido por incêndios florestais. 

Com a medida, o município poderá ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais à população e recuperação de infraestruturas danificadas.

Também nesta sexta-feira, o MDR reconheceu situação de emergência em outros seis municípios: Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, Jauru, no Mato Grosso, e Frei Paulo, em Sergipe, por causa da estiagem. General Carneiro, no Paraná, e Vargem Bonita, em Santa Catarina, foram atingidas por granizo. Além disso, Florianópolis (SC) teve o estado de calamidade reconhecido por conta da pandemia do Covid-19.

Mato Grosso do Sul
O MDR liberou mais R$ 2,1 milhões para ações de combate aos incêndios florestais que atingem o Mato Grosso do Sul. Os recursos serão destinados à contratação de aeronave para combate direto nos focos dos incêndios, onde as equipes de solo não conseguem chegar, devido ao difícil acesso. 

No total, somado a esse valor, o Ministério já disponibilizou mais de R$ 7,2 milhões para o Mato Grosso do Sul desde meados de setembro. Para toda a região do Pantanal, incluindo repasses ao estado do Mato Grosso e ao município de Barão de Melgaço (MT), já foram mais de R$ 17,8 milhões.

Nessa sexta-feira, também foi autorizado o repasse de R$ 1,2 milhão para Paracambi, no Rio de Janeiro. O município foi afetado por fortes chuvas e utilizará os recursos para obras de reconstrução do asfalto da estrada Governador Roberto Silveiro, que dá acesso aos bairros Cascata e São José, além de ações de contenção de encosta. Chalé, no Rio Grande do Sul, também sofreu com as chuvas fortes e receberá R$ 479 mil para a reconstrução de uma ponte. 

Já em Santa Catarina, o município de Major Vieira, após ser atingido por um ciclone neste ano, vai investir os R$ 58 mil liberados pelo MDR para reformar a cobertura do ginásio de esportes da cidade. 

Neste mês de outubro, os recursos federais destinados às ações de Defesa Civil já somam mais de R$ 9,6 milhões, com foco na prevenção de desastres, restabelecimentos de serviços essenciais e reconstrução de áreas afetadas.

Apoio emergencial
Para receber apoio emergencial do MDR, é necessário atender aos critérios exigidos pela Instrução Normativa n. 2/2016. Prefeituras e governos devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações. O apoio emergencial por meio do MDR é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.

APODI-RN: CANDIDATA A VEREADORA "LEILA CARLA" SAI DA DISPUTA E PUBLICA NOTA DANDO EXPLICAÇÕES

A candidata a vereadora, Leila Carla, do lado da situação, MDB, partido de Alan deixou a campanha e emitiu nota justificando os motivos.

Veja a nota na íntegra: 

Caros apoiadores e amigos, 

Venho por meio desta nota informar que infelizmente o nosso sonho de candidatura a vereadora de Apodi precisará ser adiado. 

Devido a um problema na minha filiação ao MDB, o registro da minha candidatura ficou comprometido e não poderei oficialmente continuar nesta caminhada como candidata. 

Reforço o meu apoio irrestrito ao prefeito Alan Silveira e ao projeto político do qual faço parte e só tenho a agradecer por todas as demonstrações de carinho que recebi nas minhas caminhadas. Pra frente, sempre, iremos continuar a lutar por nossos sonhos e tenho certeza que sempre contarei com todos vocês.

Com carinho, respeito e atenção.

Leila Carla

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NÃO julgue seu próximo.

Não pense mal das pessoas.

Quantas vezes as aparências enganam, e o que pensamos ser um erro é o que está certo nos outros.

Não julgue para não ser julgado!

Se você estivesse na situação "dele", talvez fizesse pior, e não gostaria que o julgassem mal...

Não faça aos outros o que não gosta que os outros façam a você.

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO-RN: EX-PRESIDIÁRIO É ASSASSINADO A TIROS

A Polícia Militar de Governador Dix Sept Rosado, na região Oeste Potiguar, registrou no início da noite deste sábado 10 de outubro 2020 um crime de homicídio por disparos de arma de fogo.  

A vítima foi um jovem identificado como Rafael Rosado de França, "Realidade" alvejado com vários tiros. Segundo a PM ele estava em frente a um supermercado, quando indivíduos chegaram e atiraram várias vezes em sua direção.  

A vítima foi socorrida inicialmente para o hospital daquela cidade e depois transferido para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró, mas não resistiu. A polícia informou que a vítima tinha passagem pelo sistema prisional por envolvimento com o tráfico de drogas. 


*Fim da Linha

Concurso da Fundase/RN tem inscrições prorrogadas; salários chegam a R$ 3.967

As inscrições para o concurso público de Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase) foram prorrogadas até 15 de...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA