/* <![CDATA[ */ (function (doc

sábado, 22 de janeiro de 2022

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO HOJE

MOSSORÓ-RN: PREFEITO ALLYSON BEZERRA PARABENIZA PADRE SÁTIRO

Dia de muita alegria para celebrar os 92 anos de vida de Padre @dantassatiro, importante exemplo de fé, sabedoria e inspiração de vida. Um dos grandes defensores da educação e do ensino, como meios transformadores de vida, em nossa cidade Mossoró.
Que Deus, em sua infinita bondade, derrame bênçãos sobre sua vida. Muita saúde, paz e alegria. Um grande abraço!

APODI-RN: COMUNICADO DA PARÓQUIA!

Comunicamos que exclusivamente, neste Domingo (23), será realizada Celebração da Palavra, na Igreja Matriz de Apodi, de portas fechadas, mas com transmissão ao vivo nas mídias sociais da Paróquia.
Estamos vivendo um período crítico em nosso município, com o aumento de casos de Covid-19.
No momento, achamos por bem tomar essa medida preventiva, mas rogando a Deus para que tudo se normalize.
Além disso, enfatizamos a importância da vacina, que é o único meio eficaz para diminuir os danos causados por essa doença. Por isso, se você ainda não se vacinou, vacine-se!
Continuemos em oração, pedindo a Deus pelo fim da pandemia. 🙏🏽

Atenciosamente,

Paróquia de Apodi.

CORONAVÍRUS: BRSIL REGISTRA 238 ÓBITOS POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS; 157 MIL NOVOS CASOS

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (22).
– O país 238* óbitos nas últimas 24h, totalizando 622.801 mortes;
– Foram 157.393* novos casos de coronavírus registrados, no total 23.909.175;
*Sem dados do DF e MT que não divulgam aos sábados. São Paulo admitiu subnotificação neste sábado devido a problemas para inserção de dados no sistema.
Dessa forma, a média móvel de óbitos dos últimos sete dias ficou em 261 e a média móvel de casos é de 133.350.
O ministério da Saúde calcula que mais de 21,8 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

MOSSORÓ-RN: 12ª MORTE VIOLENTA EM 20022 - HOMEM SEM IDENTIFICAÇÃO É PERSEGUIDO E MORTO NO BAIRRO PAREDÕES

Mossoró registra o segundo homicídio do dia e décimo segundo do ano de 2022. O crime aconteceu por volta das 13h20min deste sábado 22 de janeiro na Rua Alfredo Neitzeke transversal a Anatália de Melo Alves, no Bairro Paredões

A vítima aparentemente jovem e que não portava documentos de identificação foi alvejada com cerca de cinco tiros, após ser perseguida pelos criminosos, e morreu no local. A guarnição comandada pelo sargento Arimatéia, estava patrulhando nas proximidades e ainda chegou a ouvir os tiros.

Os policiais foram ao local e quando se aproximaram visualizaram dois suspeitos correndo para o matagal, mas mesmo com buscas no local não conseguiram localizar os criminosos. Durante as buscas, a equipe visualizou um corpo dentro do mato.

Ao perceber que se tratava de um homicídios, os policiais informaram ao CIOSP, que acionou o ITEP e a delegacia de Plantão. De acordo com a perícia, foram contabilizadas 9 perfurações pelo corpo da vítima, sendo cinco de entrada e quatro de saídas. Dois tiros atingiram a região da cabeça da vítima.

A perícia recolheu um par de sandálias que ficou na entrada da rua, possivelmente da vítima, que teria tentado correr, para tentar escapar dos inimigos, mas não teve êxito. No local ninguém quis falar com a polícia sobre o ocorrido e ninguém reconheceu a vítima como sendo morador da região.

Após a perícia, o corpo do desconhecido foi recolhido e encaminhado pelo rabecão, para ser examinado no IML do ITEP. O órgão vai aguarda o comparecimento de familiares, para reconhecimento do corpo para que o mesmo seja liberado.

VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA

*Fonte: Fim da Linha

CARAÚBAS-RN: CAERN TEM EQUIPAMENTOS FURTADOS E CIDADE FICA SEM ÁGUA

O furto de equipamentos e cabos em uma estação elevatória, na madrugada deste sábado (22), provocou a interrupção no abastecimento da cidade de Caraúbas.
A CAERN já está trabalhando para resolver o problema e restabelecer o fornecimento de água. A previsão é que o sistema volte a operar na terça-feira (25).
Após o sistema religado, o abastecimento seguirá o cronograma de rodízio que é seguido na cidade.

*João Marcolino

EXTREMOZ-RN: CLIENTE É BALEADA E MORRE DURANTE ATENTADO EM SALÃO DE BELEZA

Uma jovem de 22 anos morreu após sofrer um tiro de arma de fogo durante um atentado que aconteceu no salão de beleza. O caso aconteceu na noite de sexta-feira (21) em Extremoz, na Grande Natal.
A jovem foi identificada como Mércia Caroline de Almeida, de 22 anos, que era cliente do estabelecimento.
Segundo a polícia, por volta das 18h45 dois criminosos encapuzados e armados invadiram o salão de beleza localizado na avenida Pedro Vasconcelos, no centro do município e atiraram.
Ainda de acordo com a polícia, as apurações iniciais apontaram que o alvo dos criminosos era o cabeleireiro do salão, que conseguiu escapar pelos fundos do imóvel.
Porém Mércia foi atingida por um dos tiros disparados pelos criminosos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado, mas a vítima morreu no local antes da chegada do socorro.
Já os criminosos fugiram e ainda não foram identificados.

*Do G1 RN

Código de Trânsito Brasileiro completa 24 anos hoje

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 24 anos neste sábado (22), com mudanças introduzidas por meio da Lei 14.229 de outubro de 2021, e que começarão a valer a partir de abril.

Entre as principais modificações estão as que tratam da aplicação de multa sobre carros de pessoas jurídicas sem identificação de condutor e da fiscalização do limite de peso de veículos ou combinação de veículos de transporte de carga. Outras, como a aplicação do efeito suspensivo para os motoristas que cometerem alguma infração, só passarão a valer a partir de 2024.

As regras para a aplicação de multa por Não Indicação de Condutor (NIC) no caso de pessoa jurídica proprietária de veículo mudarão. Atualmente, a legislação prevê multa com valor equivalente à multiplicação pelo número de infrações cometidas pelo veículo no período de 12 meses.

A alteração que vai entrar em vigor em abril, diz que se o infrator não for identificado no prazo de 30 dias, será mantida a multa originada pela infração e lavrada nova multa à pessoa jurídica proprietária do veículo, cujo valor será igual a duas vezes o da multa originária, “garantidos o direito de defesa prévia e de interposição de recursos”.

Outra mudança que vai começar a valer a partir de abril é a que trata da competência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no âmbito das rodovias e estradas federais. A mudança insere entre as atribuições do órgão a realização de perícia administrativa nos locais de acidentes de trânsito. Antes não existia tal previsão.

A partir de abril, também começará a valer as mudanças na parte do código que trata da fiscalização do limite de peso de veículos ou combinação de veículos de transporte de carga com peso regulamentar igual ou inferior a 50 toneladas.

O texto em vigor diz que somente poderá haver autuação, durante a pesagem, quando o veículo ou a combinação de veículos ultrapassar os limites de peso fixados pelo pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A legislação manteve o percentual de 5% sobre os limites de peso bruto total ou peso bruto total combinado, mas aumentou a tolerância do peso máximo por eixo que subirá, casos de 10% para 12,5% sem que haja a aplicação de penalidades. O texto diz ainda que, a partir do dia 30 de setembro deste ano, caberá ao Contran regular o excesso de peso dos veículos.

Nos casos de permissão especial para o tráfego em via pública, caberá ao Contran determinar os requisitos mínimos e específicos a serem observados pela autoridade com circunscrição sobre a via quando o veículo ou a combinação de veículos trafegar exclusivamente em via rural não pavimentada. Vale lembrar que tipo de autorização especial de trânsito, deve ter prazo certo, válida para cada viagem ou por período, atendidas as medidas de segurança consideradas necessárias.

Outra novidade neste ano é a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que começará a valer a partir de 1° de junho. O documento vai ganhar uma nova versão para preencher requisitos internacionais de segurança. Entre as alterações, a CNH vai passar a registrar categorias novas como A e A1, B e B1, C e C1 e assim por diante, identificando os tipos de veículo que o condutor está apto a dirigir.

Os condutores não serão obrigados a trocar sua CNH pela nova versão. A substituição ocorrerá gradualmente à medida em que houver necessidade de renovação do documento ou de emissão de segunda via.

Para 2024, a principal alteração no CTB está relacionada ao efeito suspensivo para condutores que cometeram alguma infração. A partir de 1º janeiro de 2024, a legislação passará a conceder efeito suspensivo das penalidades automaticamente para os condutores durante a fase de recurso.

Até o momento, o efeito suspensivo da penalidade, é concedido mediante solicitação do motorista que estiver com processo administrativo aberto e está condicionado ao julgamento do órgão.

Com a mudança, a aplicação das punições só ocorrerá, após o término do processo administrativo. Ou seja, o pagamento de multas não poderá ser obrigatório, nem impedir quaisquer procedimentos, como renovação de carteira, licenciamento ou transferência de propriedade do veículo até o término da fase final do julgamento, em segunda instância. A legislação também estabelece prazo de até 24 meses para o julgamento dos recursos, em cada instância.

Desde outubro do ano passado, outras medidas já estão valendo, como a que trata das informações referentes às campanhas de chamamento de consumidores para substituição ou reparo de veículos, o chamado recall, realizadas a partir de 1º de outubro de 2019 e não atendidas no prazo de um ano, contado da data de sua comunicação, deverão constar do Certificado de Licenciamento Anual do veículo. Caberá ao Contran regulamentar a inserção da informação na documentação.

*Jair Sampaio

CORONAVÍRUS: RN REGISTRA 04 ÓBITOS POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS; 1.543 NOVOS CASOS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (22). São 403.321 casos totalizados. Na sexta-feira (21) eram contabilizados 400.653, ou seja, 2.668 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 1.543 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.635 no total. Quatro (04) óbitos foram registrados nas últimas 24 horas no RN (03 em Natal e 01 em Riacho da Cruz). Na sexta (21), eram 7.628 mortes. A Sesap registrou outros 03 óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.482.

Recuperados são 381.655. Casos suspeitos somam 4.870 e descartados são 845.341. Estimativa de casos em acompanhamento: 11.370.

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM

Semiárido potiguar tem previsão de volume de chuvas entre normal e acima do normal até abril, diz Emparn

O semiárido do Rio Grande do Norte tem previsão de volume de chuvas entre normal a acima do normal para o trimestre de fevereiro a abril de 2022, segundo anunciou a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (Emparn).

“A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZTCI) associada ao esfriamento das águas do oceano Pacífico (Lã Niña) são algumas das condições meteorológicas que se apresentam favoráveis para a ocorrência de chuvas no RN no próximo trimestre”, disse o chefe da unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot

A informação foi divulgada após a Reunião de Análise e Previsão Climática para o Norte do Nordeste do Brasil, coordenada pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) na última quarta-feira (19).

O encontro contou com participação de diversos pesquisadores e especialistas de centros estaduais de meteorologia do Nordeste e outras instituições.

Segundo a Emparn, também envolvida no encontro, a temperatura das águas superficiais dos oceanos Atlântico e Pacífico, a condição dos ventos alísios de sudeste e o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre a região foram alguns dos parâmetros que os pesquisadores avaliaram.

O Monitor da Seca, do mês de dezembro/21, publicado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em janeiro, registrou o recuo da área da seca grave no norte do estado, devido ao aumento das chuvas no mês.

*Do G1

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!


MOSSORÓ-RN: 11ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - HOMEM BALEADO NO BAIRRO BOM JARDIM É SOCORRIDO, MAS NÃO RESISTE

A cidade de Mossoró, na região Oeste Oeste do Rio Grande do Norte, registra o décimo primeiro homicídio (11º) do ano de 2022. Um homem identificado como Francisco Nazário Figueiredo Neto foi encontrado baleado na cabeça, na manhã deste sábado 22 de janeiro, no cruzamento da Rua Campos Sales com a Avenida Alberto Maranhão no Bairro Bom Jardim.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para o local, por volta das 05h00, realizou os primeiros atendimentos e conduziu a vítima apresentando três tiros na região da cabeça, para o Hospital Tarcísio Maia, no entanto ele não resistiu aos ferimentos e foi a óbito ao dar entrada naquela unidade hospitalar.

Moradores da região relataram para a Polícia Militar, que por volta das 20h30min de sexta feira (21) ouviram barulho de tiros nas proximidades do Alto do Louvor. Uma guarnição foi ao local e mesmo depois de buscas não encontrou nada.

Na madrugada de hoje, o homem foi encontrado por uma popular que passava pelo local e acionou o SAMU. O corpo do desconhecido até o momento será removido do necrotério do hospital, para o IML do ITEP, onde passará por exames necroscópicos.

O órgão pericial, vai aguardar o comparecimento de familiares com a documentação, para reconhecimento do corpo e posterior liberação do cadáver. A DHPP (Divisão de Homicídios e Proteção à Pesso) vai investigar mais um assassinato em Mossoró.

*Fonte: Fim da Linha

Homem é atacado com foice e sobrevive: “Passei a acreditar em milagres”

Após ser atacado com uma foice na cabeça, na noite de terça-feira (18), em Sobradinho, no Distrito Federal, Elcimar de Oliveira Barreiros, 56 anos, pode dizer que nasceu de novo. A vítima estava desprevenida quando foi atacada. Ele caiu desacordado, tamanha a violência dos golpes, e foi socorrido imediatamente. As informações são do site Metrópoles.

Elcimar chegou a ser internado no Hospital de Base por causa da gravidade das lesões, mas recebeu alta e ficará sob cuidados de familiares pelos próximos 45 dias.

Caseiro deu esconderijo ao homem que atacou rival com golpes de foice

Ainda com dificuldades para comer, e sem falar direito, Elcimar deu entrevista ao Metrópoles via aplicativo de mensagens. Ele contou um pouco sobre o processo de recuperação. “Não posso falar, pois estou com os dentes presos. Quebrei o maxilar”, informou.

Apesar de tudo, Elcimar diz se sentir bem: “Só umas dores que me incomodam”, revela. Questionado sobre o sentimento deste momento, a vítima diz sentir que mudanças concepções. “Passei a acreditar em milagres”.

“Mas hoje, o sentimento é de agradecer, porque foi um milagre, o meu pai nasceu de novo. A gente brinca que ele vai comemorar o aniversário duas vezes no ano”, contou a filha da vítima, Joyce Aparecida de Jesus Barreiros, 25.

A tentativa de homicídio foi registrada por uma câmera de segurança do local. “Não tive coragem de ver o vídeo, vi apenas algumas coisas, bem rápido, mas sei que foi um milagre”, declara Joyce.
Autor preso

O acusado da tentativa de homicídio, José Carlos Leite, foi preso pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) na tarde dessa quinta-feira (20). Além do suspeito, a foice utilizada na tentativa do crime também foi apreendida.

Um PM de folga descobriu o paradeiro de José e informou a equipe operacional da área de Sobradinho, que efetuou a prisão.

Durante o depoimento, na 13ª DP (Sobradinho), o acusado disse que conhece o Elcimar há cerca de 20 anos e tinha desavenças antigas com ele por conta de dívidas com um lote e ofensas.

“Ele alega que a vítima dizia que iria matá-lo e onde o via colocava a língua para fora. No dia do bar, José disse que estava bebendo e o Elcimar apareceu e repetiu o gesto. Ele se descontrolou, foi no carro e pegou a foice”, narra o delegado Hudson Maldonado.

José revelou que andava com o instrumento no automóvel, pois costumava ganhar algum dinheiro roçando mato em chácaras. Mas, que decidiu atacar o outro homem “para pôr fim as perseguições que sofria”.

“Mas apenas esse tipo de narrativa dele não foi capaz de descrever nenhuma motivação a mais a respeito do crime. Algo que na polícia nunca foi demonstrado, pois José nunca registrou ocorrência contra Elcimar. A narrativa do agressor é típica de quem padece de algum delírio ou mania de perseguição “, esclarece Maldonado.

Trabalhador já pode consultar se tem direito ao pagamento do abono salarial PIS/Pasep

Os trabalhadores já podem consultar na Carteira de Trabalho Digital ou no portal gov.br para saber se terão direito a receber o abono salarial PIS/Pasep. Cerca de 22 milhões de brasileiros vão receber o benefício a partir de 8 de fevereiro deste ano, com valor total de mais de R$ 20 bilhões, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência.

O serviço de consulta já está disponível pelo link https://www.gov.br/pt-br/servicos/sacar-o-abono-salarial, para saber se tem direito ao abono, qual o valor, a data de pagamento e o banco para recebimento. Além disso, o canal 158 do Ministério do Trabalho e Previdência estará à disposição para esclarecimentos, bem como o atendimento presencial das unidades regionais da pasta.

Para ter acesso às informações do abono salarial na Carteira de Trabalho Digital será necessário que o trabalhador atualize o aplicativo, depois acesse a aba “Benefícios” e “Abono Salarial”, para verificar o valor, dia e banco de recebimento.

Quem tem direito

Para ter direito ao benefício é preciso estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, ter trabalhado formalmente (com carteira assinada) por pelo menos 30 dias em 2020 e receber até dois salários mínimos (R$ 2.424). Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Rais (Relação Anual de Informações Sociais) ou no eSocial, conforme categoria da empresa

Trabalhadores do setor privado, inscritos no PIS, receberão o abono salarial deste ano no período de 8 de fevereiro a 31 de março, pela Caixa. Para servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, o pagamento vai de 15 de fevereiro a 24 de março, pelo Banco do Brasil.

Já aqueles que moram em municípios em situação de emergência por causa das chuvas vão receber o valor no dia 8, independentemente da data de nascimento.

Confira abaixo as datas de pagamento

PIS

Nascidos em janeiro – 8 de fevereiro
Nascidos em fevereiro – 10 de fevereiro
Nascidos em março – 15 de feverfeiro
Nascidos em abril – 17 de fevereiro
Nascidos em maio – 22 de fevereiro
Nascidos em junho – 24 de fevereiro
Nascidos em julho – 15 de março
Nascidos em agosto – 17 de março
Nascidos em setembro – 22 de março
Nascidos em outubro – 24 de março
Nascidos em novembro – 29 de março
Nascidos em dezembro – 31 de março

Pasep

Finais de inscrição 0 e 1 – 15 de fevereiro
Finais de inscrição 2 e 3 – 17 de fevereiro
Final de inscrição 4 – 22 de fevereiro
Final de inscrição 5 – 24 de fevereiro
Final de inscrição 6 – 15 de março
Final de inscrição 7 – 17 de março
Final de inscrição 8 – 22 de março
Final de inscrição 9 – 24 de março

Valor

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2020. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 101, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo total, de R$ 1.212.

A partir de fevereiro, o trabalhador do setor privado também poderá consultar a situação do benefício e a data de pagamento nos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

No caso dos trabalhadores vinculados ao Pasep, a consulta do saldo é na página Consulte seu Pasep. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do Banco do Brasil (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).

*R7/Jair Sampaio

ALEXANDRIA-RN: MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELA PASSAGEM DOS 70 ANOS DO HOSPITAL MATERNIDADE JOAQUINA QUEIROZ

Algumas imagens da Missa em Ação de Graças pela passagem dos 70 anos do Hospital Maternidade Joaquina Queiroz, celebrado pelo Padre Edinaldo Nascimento, ontem (20) em Alexandria.
Outras imagens você poderá ver no Instagram do Barriguda News.

*De: Jânio Melo do Barriguda News

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

PROCURE dar exemplos de paciência e desprendimento, servindo a todos com bondade e dedicação.
A verdadeira vida é a vida do amor e do serviço.
Derrame seu amor sobre todas as coisas criadas, desde a tenra plantinha até as constelações que gravitam nos espaços sidéreos.
Mas, sobretudo, seja paciente e desprendido com as criaturas humanas, que vivem a seu lado, como seus companheiros de jornada.

ITAÚ-RN: POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE FURTAR COMÉRCIO NO BAIRRO DA FELICIDADE

Um homem foi preso na manhã desta quinta-feira, dia 18 de agosto de 2022 suspeito de furtar um comércio localizado no bairro da Felicidade e...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA