Pesquisar este blog

14 julho 2023

[VÍDEO] Criticado por chefe do DNIT, Henrique diz que vai continuar atuando em Brasília: “Pode ter ciúme quem quiser ter”

O ex-ministro e ex-deputado Henrique Eduardo Alves (PSB) afirmou nesta sexta-feira (14), em entrevista à 98 FM Natal, que vai continuar atuando em Brasília em assuntos administrativos de interesse do Rio Grande do Norte, apesar de estar sem mandato.

Criticado por Getúlio Batista, superintendente potiguar do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por supostamente “atropelar” o órgão local ao divulgar detalhes sobre a obra de duplicação da Reta Tabajara, Henrique afirmou que tem apenas o objetivo de “ajudar” o Estado.

“Seria trágico se não fosse cômico eu estar disputando prestígio depois da minha vida, minha história. Não tem o menor sentido. Não quero questionar. Quero ajudar na informação”, declarou Henrique Alves, ressaltando que, apesar de não ter mandato, cultiva amizade dos tempos do MDB, como os ministros Renan Filho (Transportes) e Jader Filho (Cidades).

“São pessoas amigas minhas”, disse Henrique. “Esse trato é de uma vida, uma história. Não é questão de mostrar prestígio”.

Em entrevista à 98 FM, Henrique reafirmou o que disse pelas redes sociais e reiterou que foi informado de que Renan Filho virá ao RN no próximo dia 28 para a inauguração de mais um trecho da duplicação da Reta Tabajara. A informação foi divulgada inicialmente por Henrique três dias após ele se reunir em Brasília com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, o número 2 da pasta, George Santoro.

Henrique disse, ainda, que essa agenda teria sido combinada com a governadora Fátima Bezerra (PT), que teria interesse de levar o ministro à Festa de Sant’Ana em Caicó. “Era muita imaginação eu estar criando uma história com tantos detalhes. Era este o programado”, afirmou o ex-deputado.

A participação de Henrique na articulação desagradou ao chefe do DNIT no RN. “O ex-deputado não tem mandato. Com todo o respeito ao deputado Henrique, ele não pode falar pelo DNIT. Na hora que eu digo que não será dia 28, eu estou desmentindo o ex-deputado. Eu respondo pelo DNIT no Estado do Rio Grande do Norte. Na hora que você não tem mandato, vai lá, colhe informações, traz, divulga e traz a repercussão que deu, ele pode estar querendo usar de política, mas dentro do DNIT não tem como, porque ele não é nomeado superintendente, diretor-geral. Fica bem complicado até minha situação de ter que falar isso. Mas não procede, eu não sei de onde ele tirou isso”, declarou Getúlio Batista.

Durante a entrevista nesta sexta-feira, Henrique Eduardo Alves destacou, ainda, que não quer tumultuar a articulação, e sim ajudar pleitos do Rio Grande do Norte.

“Eu vou me negar a isso? Não vou negar. Pode reclamar quem quiser reclamar, ter ciúme quem quiser ter. Se eu puder ajudar meu estado, por que não vou fazer? Rafael Motta está fazendo também, José Agripino é outro. Não têm mandato, mas estão ajudando”, finalizou.

Veja vídeo:

MOSSORÓ-RN: 55ª MORTE VIOLENTA EM 2023 - HOMEM DE 38 ANOS É ENCONTRADO MORTO COM MARCAS DE TIROS NAS MALVINAS

Na tarde desta sexta feira 14 de julho de 2023, Mossoró na região Oeste do Rio Grande do Norte, registra mais um homicídio, elevando para 55 o número de assassinatos no ano, na cidade.
Um homem identificado como, Wellington Bernardo dos Santos, 38 anos, foi encontrado morto com marcas de tiros em uma área de mata, ao lado de um galpão na Rua Erundina Cavalcante nas Malvinas em Mossoró.
De acordo com a perícia, a vítima foi morta com tiros na cabeça, costas e perna, caracterizando uma execução.

*Fim da Linha

Professor de escolinha de futebol é preso suspeito de abusar sexualmente de adolescentes no RN, diz polícia

Professor de escolinha de futebol é preso na Grande Natal suspeito de abuso contra adolescentes — Foto: Reprodução
Um professor de uma escolinha de futebol foi preso suspeito de abusar sexualmente de adolescentes em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal, segundo informou a Polícia Civil do Rio Grande do Norte.

Correção: o g1 errou ao informar que as vítimas dos abusos eram crianças. Essa informação foi repassada pela Polícia Civil que, em seguida, divulgou que na verdade as vítimas eram adolescentes. A informação foi corrigida às 12h18, de 14/07/2023.

A prisão ocorreu durante a "Operação Fim do Jogo", deflagrada pela polícia na tarde de quinta-feira (13). O homem, que tem 24 anos, deverá responder por estupro de vulnerável.

A investigação da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Ceará-Mirim começou após a denúncia da mãe de um adolescente de que o suspeito teria um envolvimento amoroso com o filho dela, de 12 anos.

Além disso, o professor pedia fotos íntimas da vítima e carícias, sob pena de punir a vítima a proibindo de treinar por semanas.

Com as investigações, foram descobertas ao menos três outras vítimas, sendo que além das carícias, o professor, em supostas avaliações físicas, pedia para ver as vítimas sem roupas, sob pretexto de mandá-las para "peneiras" de clubes de futebol.

"Dessa primeira vítima, nós começamos a ouvir alguns colegas dele (adolescente), que relataram outros atos impróprios para um professor, como carícias e algumas avaliações físicas que ele realizava. A gente foi percebendo que existia uma prática reiterada com diversas vítimas", afirmou a delegada Thaís Quintino.

"O meio de agir dele era usando o sonho da carreira profissional que os meninos têm. Ele dizia que investiria na carreira dos meninos, mas eles teriam que passar por uma avaliação física. Nesse momento ocorria alguns abusos. Quando os meninos se negavam, a gente apurou que ele deixava os meninos numa espécie de castigo, sem jogar", acrescentou a delegada.

Após o cumprimento do mandado de prisão preventiva e apreensão do celular, o homem foi ouvido e ficou detido. "A suspeita é que existam outras vítimas ainda não identificadas", informou a corporação.

AMANHÃ TEM CANTORIA NO SÍTIO POÇO DE TILON!!!

Walter Alves faz convite público a João Maia e aliados: “MDB está de portas abertas”

O vice-governador Walter Alves, presidente estadual do MDB, fez um convite público nesta sexta-feira (14) para que o deputado federal João Maia se filie ao partido. João está de saída do PL, após perder o comando da legenda no Rio Grande do Norte para o senador Rogério Marinho.

“Estamos avaliando cenários. E o MDB está sim de portas abertas para João Maia, para os deputados que o acompanham, para a frente política que ele lidera, que é bastante sólida”, disse o vice-governador, em entrevista ao jornal Agora RN.

“Pessoalmente, considero João Maia um grande quadro da política do Rio Grande do Norte. É preparado e tem uma visão desenvolvimentista do nosso estado. Também é um bom articulador e é um parlamentar respeitado no Congresso”, afirma.

Walter Alves afirma que a possível chegada de João Maia ao MDB é fundamental para os planos do partido. Atualmente, o MDB tem 40 prefeitos e pode chegar a 55, caso João Maia leve para o partido os 15 prefeitos que compõem a sua base.

Questionado sobre a importância da possível filiação de João Maia ao MDB, Walter respondeu que a migração do deputado possibilitará “um crescimento quantitativo e qualitativo” ao partido.

“Podemos agregar uma frente política forte com quadros muito bons que vão ajudar a preparar ainda mais a nossa legenda para os embates que advirão – tanto em 2024, nas eleições municipais, e principalmente para 2026, com as eleições estaduais”, reconhece.

Perguntado sobre o assunto, João Maia disse que só vai decidir seu futuro partido após receber aval da Justiça Eleitoral para trocar de sigla sem o risco de perder o mandato. “Vamos nos decidir depois da autorização do TSE e de uma reunião com todo grupo político. Até lá, conversando muito. Avaliando o que levaremos para a reunião com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados e lideranças políticas”, disse o deputado.

Rogério Marinho chora ao falar dos presos do 8 de janeiro

O senador potiguar Rogério Marinho (PL-RN), expressou profunda emoção ao abordar a situação dos detentos resultante das manifestações ocorridas em 8 de janeiro. Durante sua participação na audiência da Comissão de Segurança Pública, suas palavras foram acompanhadas por lágrimas.

Marinho destacou que o Brasil enfrenta um “momento desafiador” e ressaltou a importância da resiliência para lidar com a tendência de desumanizar aqueles que têm pensamentos diferentes. O parlamentar mencionou a “relativização” como uma palavra-chave nesse contexto. Segundo ele, a democracia, a inviolabilidade dos mandatos, a Constituição, os direitos humanos, o ordenamento jurídico e os valores estão sendo relativizados.

Enquanto tentava conter a emoção, Marinho dirigiu-se à presidente da Associação dos Familiares e Vítimas de 8 de janeiro, Gabriela Fernanda Ritter, presente na audiência da comissão. Ele expressou solidariedade ao imaginar o sofrimento enfrentado por ela e enfatizou que os detidos em razão das manifestações do início do ano foram tratados como gado, sem o devido respeito aos seus direitos.

Além disso, o senador abordou sua percepção sobre o papel do Ministério Público e do Judiciário no cenário atual do Brasil. Ele observou que aqueles que se posicionam contra o governo federal são tratados de forma diferenciada, apontando a existência de dois sistemas jurídicos no país. Essa situação foi lamentada pelo congressista.


*Revista Oeste

É AMANHÃ!!! MÚSICA AO VIVO, COM MARCIEL BELLAR NO SÍTIO PONTA II

CAICÓ-RN: VAQUEIRO DE 38 ANOS É ASSASSIANADO A TIROS NA ZONA RURAL

Um vaqueiro foi assassinado a tiros no Sítio Salgadinho, zona rural de Caicó/RN, na noite dessa quarta-feira 12 de julho de 2023. A vítima foi identificada como Erivelton Nogueira dos Santos, de 38 anos.

De acordo com as informações da Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 21h00min. Erivelton estava em casa com a esposa e a filha quando perceberam a presença de pessoas estranhas ao redor da residência. Na posse de um revólver, a vítima decidiu sair da casa para ver o que estava acontecendo, quando foi surpreendida por três homens que atiraram contra a mesma.

Ainda segundo a polícia, a esposa do vaqueiro relatou teria ouvido barulho de tiros e se trancado dentro de casa. Minutos depois ela saiu, encontrou o marido ferido e pediu socorro. Erivelton foi atingido com um único disparo de pistola calibre 380 nas costas, não resistiu e morreu no local.

A polícia não sabe se o caso de se tratava de um assalto, ou se os autores do crime foram com o objetivo de executar a vítima. Nenhum suspeito foi localizado. A Polícia Civil vai investigar o caso.

*Fim da Linha

A queda de todas as bastilhas: Hoje se faz necessário pôr abaixo as bastilhas invisíveis, todavia, de consequências bem palpáveis: espirituais, morais, psicológicas, do sentimento.

Dia 14 de julho. Completam-se 233 anos da Queda da Bastilha, episódio que deflagrou a Revolução Francesa (infelizmente manchada pelo sangue dos guilhotinados), cujas origens remontam aos enciclopedistas, vanguardeiros do iluminismo. Relativo ao tema, selecionei apontamentos meus, ao longo do tempo, de palestras, programas de rádio, TV e de artigos publicados no Brasil e no exterior.

Não tenho pretensão de discutir aspectos históricos ― existem bons livros para isso ―, contudo extrair uma importante analogia sobre quanto ainda é forçoso trilhar a fim de que as populações da Terra deixem ruir de suas mentes e corações a pior de todas as bastilhas: a ignorância acerca da realidade gritante da vida após o fenômeno da morte. Fator decisivo para que a valorização do ser integral (corpo e Espírito) dite as regras dos governos das nações no terceiro milênio: Quando garoto, devia ter 9 para 10 anos, assisti com meu pai, Bruno Simões de Paiva (1911-2000), no Rio de Janeiro, a um filme sobre o 14 de julho.

Nos séculos 17 e 18, o absolutismo monárquico atingira intensa projeção. Como geralmente acontece nas relações cotidianas, se afastadas do respeito ao Espírito Eterno do ser humano, houve por parte da monarquia francesa um descaso tremendo com as necessidades básicas do seu povo, cuja expressão mais grotesca seria a frase atribuída à rainha Maria Antonieta (1755-1793). Ao ser informada por um dos cortesões de que o barulho que a importunava vinha das massas famintas clamando por pão, teria ela debochado: “Por que não comem brioche?”

Tal contingência desumana tinha de desmoronar por força do curso inexorável da História. A população de Paris, em 14 de julho de 1789, desesperada, marchou contra a prisão, símbolo da tirania de que desejava livrar-se.

Abrir caminhos

No filme de que lhes falei há uma cena impressionante. Ela representa as pessoas que não temem abrir caminhos: o povo estava de um lado e aqueles que protegiam a Bastilha, do outro. Entretanto, os que ameaçavam invadi-la, com temor, não avançavam. De repente, um homem destacou-se do meio daquela multidão e atravessou a ponte que cobria o fosso, sendo abatido por uma descarga de tiros. Esse ato de coragem fez com que os demais o imitassem e, assim, conseguissem entrar na fortaleza. Parece perspectiva romântica de um momento trágico, porém retrata de modo irretocável uma verdade: há sempre alguém que se sacrifica pela mudança substancial do status quo. Não é preciso levar bala para que as transformações ocorram. Há outros choques que ferem mais os vanguardeiros, a exemplo da incompreensão, da inveja, do preconceito, da perseguição e do boicote.

Na sequência do longa-metragem, observamos a tomada da prisão, destruída de cima a baixo.

Existem aqueles que, tentando minimizar o fato histórico, apresentam uma argumentação frugal de que o famoso cárcere não mais tinha relevância naquele período, pois apenas uns poucos presos lá se encontravam.

Ora, o que o povo demoliu não só foi a construção de pedra; no entanto, o mais expressivo emblema, para ele, do absolutismo dinástico!

E a palavra dinastia pode, por extensão, significar muita coisa, uma vez que funciona tanto no feudalismo quanto na burguesia, no capitalismo e no próprio comunismo. Dinastia não implica somente a sucessão por sangue. Existe uma pior: a da ambição desmedida que arrasa o ser vivente, sob qualquer regime.

Uma nova civilização

Hoje se faz necessário pôr abaixo as bastilhas invisíveis, todavia de consequências bem palpáveis: espirituais, morais, psicológicas, do sentimento.

Façamos florescer uma civilização nova a partir da postura espiritual e mental elevada de cada criatura. Já dizia um filósofo: “A fronteira mais difícil a ser ultrapassada é a do cérebro humano”.

O homem foi à Lua, observou com seus equipamentos os confins do Universo em que habita, mas ainda não conhece a si mesmo. E descobrir os potenciais que cada um possui para o bem de si próprio e da coletividade é providência certa na construção “do Novo Céu e da Nova Terra”, anunciados por Jesus em Seu Apocalipse (21:1 a 8).

O Templo da Boa Vontade — aclamado pelo povo como uma das Sete Maravilhas de Brasília/DF, Brasil, e que, segundo dados oficiais da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), é o monumento mais visitado da capital do país — convida as criaturas a essa epopeia de empreender uma viagem ao seu próprio interior. Feito isso, sair até mesmo da Via Láctea será facílimo: desde que descubramos o âmago celeste de nosso ser, pois, na verdade, para o Espírito, o espaço não existe.

Assegurou Jesus: “Tudo é possível àquele que crê” (Evangelho, segundo Marcos, 9:23).

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.

MANHÃ 87 COM JEOVÁ GURGEL NA CIDADE FM!!!!

Começou o MANHÃ 87 com Jeová Gurgel!!!!Todos os dias você tem um encontro marcado com ele, de segunda a sábado a partir das 8 horas da manhã na Cidade FM!!!!
87,9 MHz!!!!!
Jeová Gurgel, comunicação!

PAU DOS FERROS-RN: CORPO ENCONTRADO BOIANDO NAS ÁGUAS DA BARRAGEM É IDENTIFICADO; TRATA-SE DO RADIALISTA FERNANDO MIRANDA

Corpo de homem encontrado na tarde de quarta-feira (12), boiando nas águas da Barragem de Pau dos Ferros resgatado pelo Corpo de Bombeiros e recolhido pelo ITEP-RN, foi identificado no início da tarde de quinta-feira(13), como sendo Fernando Fagner Alves, um cantor, compositor e radialista da cidade de Francisco Dantas/RN.
As causas e circunstâncias da morte serão investigadas através da abertura do competente inquérito policial pela Polícia Civil e a causa será revelada por meio do laudo oficial do ITEP deve ser emitido em quinze dias. Fernando Fagner era uma pessoa muito conhecida na região e a sua morte prematura deixa a sociedade consternada. A família informou que o sepultamento acontecerá na cidade de Portalegre/RN. 
Nossas condolências aos familiares e amigos.

UERN OFERTARÁ MAIS UM CURSO DE DOUTORADO

O Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) teve a proposta de criação do Curso de Doutorado em História aprovada nesta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Além da aprovação, a Capes concedeu o conceito 5 ao novo doutorado – a nota mais alta nessa modalidade de curso.
Tendo como objetivo central proporcionar formação continuada que contribua para o exercício da docência em História na educação básica, o ProfHistória é um programa de pós-graduação stricto sensu construído em rede, com 39 instituições participantes, incluindo a Uern.
Com a aprovação por parte da Capes, a Uern prepara-se para iniciar os procedimentos necessários para a criação do doutorado em História.
A expectativa, afirma o vice-coordenador do Profhistória na Uern, professor André Seal, é que a próxima seleção para alunos do curso de mestrado, ainda neste semestre, conte também com vagas para o novo curso de doutorado, que deve ter início em 2024.

*Informações: Blog Saulo Vale

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

RENOVE sua saúde por meio de afirmações positivas.
Todas as suas células e seus órgãos cumprirão integralmente seus deveres, se você não os maltratar com pensamentos negativos de descrença, de medo, de raiva nem de vingança.
Envie pensamentos positivos de saúde a seus órgãos e células e forneça a seu corpo alimentos sadios, para não lhe dar demasiado trabalho.