Pesquisar este blog

04 abril 2022

Novos secretários estaduais e chefes de órgãos públicos do RN tomam posse; veja mudanças

A governadora Fátima Bezerra (PT) empossou nesta segunda-feira (04) os novos secretários e chefes de órgãos públicos do Rio Grande do Norte. A mudança acontece após os antigos titulares deixarem os cargos para concorrerem nas eleições em outubro deste ano.

Foram empossados:
  • Maria Luíza Tonelli, quesubstitui Júlia Arruda na Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh);
  • Sílvio Torquato Fernandes, que substitui Jaime Calado na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec);
  • Carlos José de Andrade e Silva, que substitui Pedro Lopes na Controladoria Geral do Estado (Control);
  • Lilian de Oliveira Rodrigues, que substitui Gilton Sampaio na presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern).
Houve ainda uma mudança na Agência de Fomento do RN (AGN-RN), em que o diretor administrativo-financeiro Juliano Porciuncula assume interinamente a presidência até que o Banco Central homologue um novo nome após a saída de Márcia Maia, também para disputa do pleito eleitoral.

Deixaram também os cargos o titular da Secretaria Extraordinária para Gestão de Projetos e Metas de Governo e de Relações Institucionais (Segri) Fernando Mineiro e o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem no RN (DER), Manoel Marques.

O governo ainda não divulgou o substituto para o DER. Quanto à Segri, o Poder Executivo informou que não haverá substituto e o trabalho será acumulado pelo secretário Gustavo Coelho, da Secretaria de Infraestrutura.

Posse

A posse dos novos titulares aconteceu nesta manhã no auditório da Governadoria em Natal. No discurso dos novos secretários e chefes de órgãos, a governadora Fátima Bezerra afirmou que "não haverá descontinuidade na gestão".

A gestora agradeceu aos que deixaram os cargos e disse que a chegada dos novos titulares manterá o trabalho no mesmo padrão anterior. "Manteremos o perfil técnico, o diálogo, a trajetória e a continuidade do trabalho".

Júlia Arruda reassume mandato

A mudança nas pastas do governo para o próximo pleito eleitoral mexeu também com a configuração da Câmara Municipal de Natal. A vereadora Júlia Arruda (PC do B)reassumiu o mandato nesta segunda-feira (4) após nove meses de licença em que esteve como titular da Semjidh.
A posse da vereadora aconteceu pela manhã na presidência da Câmara Municipal de Natal.

Com o retorno de Júlia Arruda, quem perde a cadeira na Casa é vereador suplente Pedro Gorki (PC do B), que havia assumido o cargo em julho de 2021 com a ida da vereadora para a pasta do governo estadual.

*Do G1 RN

BBB22: ESLOVÊNIA FOI A ÚLTIMA ELIMINADA COM 80,74% DOS VOTOS

Modelo disputou o Paredão contra Douglas e Paulo André
Com 80,74% dos votos, a modelo Eslovênia foi eliminada neste domingo (3) da casa do Big Brother Brasil 22 (Globo).
Por volta das 22h45 deste domingo, a enquete produzida pelo F5 já apontava a saída da ex-miss Pernambucano, com 72% dos votos. Também na berlinda, Douglas Silva e Paulo André receberam 18,07% e 1,19% dos votos, respectivamente.
Na última semana, a dinâmica do BBB 22 começou a acelerar, e o Paredão foi formado na quinta-feira (31). O líder Gustavo indicou P.A e Eslovênia, e D.G foi o mais votado pela casa.
Gustavo justificou a indicação de Paulo André dizendo que o atleta seria o mais votado da casa e por isso queria mexer com as estruturas da votação. Depois, ele indicou Eslô porque ela nunca havia participado da berlinda. Douglas se juntou aos dois após receber cinco votos dos outros participantes.
Eslô sai da casa cinco dias depois da eliminação de Lucas, com quem a modelo mantinha um relacionamento amoroso na casa. Ela foi a primeira pessoa a entrar na casa e, por conta da dinâmica acelerada deste domingo, teve que sair sozinha pela porta da cozinha. "Entrei sozinha e saio sozinha", disse a modelo ao caminhar até a saída.
A noite contou ainda com uma Prova do Líder e com a formação de um Paredão. O atleta Paulo André conquistou a liderança após uma prova de sorte. Logo depois, Linna da Quebrada, Eliezer, Gustavo e Arthur Aguiar foram escolhidos para a berlinda.
Dessa vez, como comentado por Boninho no Instagram, o Paredão será falso. Na próxima terça (5), um dos quatro brothers será escolhido pelo público, irá para um quarto secreto e terá um poder especial: ele poderá escolher se corta a água da casa, se manda os participantes para a Xepa, se acorda os brothers a qualquer hora ou se tranca eles no jardim ou dentro da casa.

*Folha de S.Paulo

NATAL-RN: HOMEM É AMARRADO , AGREDIDO E MORTO NA ZONA NORTE

Um homem foi amarrado, espancado e morto dentro da própria casa, no bairro da Redinha, Zona Norte da capital. O assassinato aconteceu no último domingo (03).
A vítima foi Hélio Fernandes, ele teve mãos e pés amarrados, com sinais de violência física no corpo.
Nenhum suspeito foi preso.
Segundo informações da Polícia Civil, Hélio trabalhava como vendedor de dvd e cd em Candelária. Ainda segundo as autoridades, a vítima era usuário de drogas.

*Tribuna do Norte

CIDADE FM! A RÁDIO DE APODI!


MOSSORÓ-RN: PESACADOR NATURAL DE APODI É ENCONTRADO MORTO NAS ÁGUAS DO RIO MOSSORÓ NA BARRAGEM DE GENÉSIO

O pescador identificado como Francisco Jeane da Silva, 24 anos, natural de Apodi/RN, foi encontrado morto, na manhã desta segunda feira 04 de abril de 2022, com o corpo boiando nas águas do Rio Mossoró na localidade denominada de Barragem de Genésio as margens da BR 304 em Mossoró no Rio Grande do Norte.

Populares que passavam no local se depararam com o corpo boiando e acionaram a Polícia Militar, através do 190. O corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu retirar o corpo das águas.

A vítima estava com uma tarrafa presa as mãos. A Polícia suspeita de que o pescador, apesar de ser jovem, tenha passado mal e acabou morrendo.

A equipe do ITEP realizou a perícia no local e recolheu o corpo para sua base e passará por exame necroscópico no Instituto de Medicina Legal, onde será determinada a causa da morte.

A Polícia Militar encontrou uma moto Yamaha YBR 125, no local possivelmente pertencente a vítima. O veículo foi recolhido para a Delegacia de Polícia Civil, para que seja entregue aos familiares.
VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA

*Fim da Linha

Bolsonaro repercute atos de manifestantes em supermercados no RN e outros estados

O presidente Jair Bolsonaro usou as redes sociais, neste domingo (3), para repercutir os protestos feitos por movimentos políticos e nos quais manifestantes ocuparam supermercados em diversas cidades para denunciar a fome no Brasil.

“Manifestação contra o governo federal em São Paulo, praça da Sé (2/mar). Participantes: Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas, Unidade Popular pelo Socialismo, União da Juventude Rebelião e Movimento de Mulheres Olga Benário Brasil”, escreveu Bolsonaro.

“Além da invasão do hipermercado Extra, em São Paulo, também foram invadidos supermercados em Recife/PE e Natal/RN”, completou.

Os protestos ocorreram sábado (2), em diversas cidades do país. De acordo com um dos organizadores, a manifestação se dá contra a fome, a alta dos preços e a violência do Estado. Entre os objetivos estava a ocupação de supermercados de uma rede do setor. Os manifestantes divulgaram dados relativos ao lucro da empresa e reivindicam cestas básicas.

“Somente pela manhã já foram ocupados supermercados no Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Pará, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco”, disse em publicação nas redes sociais o movimento Unidade Popular pelo Socialismo.

No Brasil, mais da metade da população não tem acesso pleno e permanente a alimentos durante a pandemia de Covid-19, de acordo com estudo feito pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar. Em números absolutos: no período abrangido pela pesquisa, 116,8 milhões de brasileiros não tinham acesso pleno e permanente a alimentos.

*Fonte: Portal Grande Ponto/98 FM de Natal

BARAÚNA-RN: HOMEM É MORTO A PAULADAS DURANTE A MADRUGADA

Celso Martins de Souza, 47 anos de idade, foi morto a pauladas durante a madrugada desta segunda feira 04 de abril de 2022, na cidade de Baraúna na região oeste do Rio Grande do Norte. De acordo coma PM o crime aconteceu por volta das 04h30min, na Avenida Jerônimo Rosado no Centro da Cidade.
A vítima ainda chegou a ser socorrida para o Hospital da cidade, mas nãoi resistiu e foi a óbito naquela unidade hospitalar. O suspeito do crime, Geraldo Francisco de Azevedo, 71 anos, foi preso em flagrante pela Polícia Militar e conduzido para a DP de Plantão em Mossoró.
No local os policiais recolheram um pedaço de madeira, possivelmente utilizado para matar a vítima. Ainda não foi divulgado pela Polícia Civil a motivação do crime. O idoso foi autuado em flagrante por homicídio (artigo 121) e encaminhado ao sistema prisional em Mossoró.

*Fim da Linha

PARNAMIRIM-RN: CRIAÇA DE 1 ANO MORRE AO CAIR DE PRÉDIO DE 10 ANDARES

Uma criança morreu após cair de um apartamento no 10º andar de um prédio no bairro Nova Parnamirim, em Parnamirim, região metropolitana de Natal, no fim da manhã deste domingo (3). O condomínio onde o caso aconteceu fica na avenida Abel Cabral, próximo à BR-101.

Segundo a Polícia Civil, o menino tinha 1 ano e seis meses. Após a queda, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e do Corpo de Bombeiros foram ao local, mas constataram o óbito da criança. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado para recolher o corpo e realizar a perícia no local.

O caso será investigado pela Polícia Civil. Segundo o delegado Fernando Alves, o menino teria caído da janela do quarto, após uma distração dos pais. A suspeita inicial é de um acidente. A família era recém-chegada ao condomínio e as janelas do apartamento não contavam com tela de proteção.

"O Itep já fez toda a parte técnica, a verificação do local, para traçar a cronologia de como é que se deu essa tragédia. A informação é de que a família estava aqui há uma semana. Ele estava com os pais, mas a informação é que houve alguma distração dos pais e não tinha tela. Infelizmente, um tremendo infortúnio. Uma tragédia terrível", disse.

*Do G1 RN

PARTIDO POLÍTICO: O SURPREENDENTE BRASIL 35

Nessa reta final de filiações, muitos partidos encolheram, mas outros se robusteceram para próximo a pleito.
É o caso do Brasil 35 (antigo PMB), que nessa reta final realizou mais de 22 filiações, o que permite ao partido a confortável situação de ter um “banco de reservas” no seu projeto para fazer uma vaga na assembleia legislativo.

Alguns membros mais otimistas já consideram a possibilidade de fazer a 2ª vaga pela sobra.

São alguns nomes da nominata o vereador de Mossoro Ze Peixeiro, ex-vereador de Natal Professor Luís Carlos, vereador Odair Diniz de Caicó, o advogado ex-secretário do ministério dos direitos humanos Alexandre Teixeira e tantos outros.

Em Natal, o partido filiou o ex-deputado federal Ney Lopes, que deverá ser lançado candidato a senador pela sigla.

Com o projeto de colocar vários candidatos no mesmo patamar, é imprevisível saber quem levará a vaga, todos tem chance.

Nas eleições de 2020 em natal, o partido conseguiu alcançar o coeficiente para fazer um vereador, só que faltou um candidato com os 10%.

É esperar que não tenham novamente errado nas contas e tenha candidatos com pelo menos 7mil votos.

*Fonte: Blog do Gustavo Negreiros

APODI-RN: CHUVAS REGISTRADAS NO MÊS DE ABRIL

O mês de abril começou bem. Chuvas registradas na cidade e nas comunidades rurais. Confira alguns resultados:

01.04.2022

Centro: 21 mm
Bacurau I: 20mm
Sítio Ponta II: 29mm
Sítio Largo: 25 mm
Sítio Barra: 30mm

03.04.2022

Centro: 12 mm
Bacurau I: 19 mm
Sítio Ponta II: 18 mm
Sítio Largo: 19mm
Sítio Barra: 18mm

CORONAVÍRUS: RN TEM FINAL DE SAMANA SEM ÓBITOS POR COVID-19;

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (3). São 498.095 casos totalizados. No sábado (2) eram contabilizados 497.974, ou seja, 121 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 104 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.122. Nenhum óbito registrado nas últimas 48 horas. A Sesap também não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.586.

Recuperados são 485.702. Casos suspeitos somam 673 e descartados são 934.402. Estimativa de casos em acompanhamento: 4.271.

VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE COMEÇA HOJE EM TODO O PAÍS

Começa nesta segunda-feira (4) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha.

Segundo a pasta, 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Etapas Para evitar surtos da doença, que pode sobrecarregar os serviços de saúde e até levar à morte, a pasta alerta para a importância da vacinação dos grupos prioritários.

A campanha nacional ocorrerá em duas etapas. Na primeira, de hoje a 2 de maio, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda, que vai de 3 de maio a 3 de junho, tem como público-alvo crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

*Agência Brasil

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NEM tudo o que nos aborrece e faz sofrer é, forçosamente, um mal.
Quando os irmãos de José o venderam, o que parecia um mal tornou-se maravilhoso bem, pois lhe deram oportunidade de chegar a ser governador do Egito.
Tenha confiança no pai, que sabe extrair o bem daquilo que nos parece um mal.
Não se desespere.
Confie e siga à frente.