Pesquisar este blog

04 julho 2021

PAPA FRANCISCO TEM CIRUGIA BEM SUCEDIDA, DIZ BOLETIM

A cirurgia do Papa Francisco, de 84 anos, foi bem-sucedida, segundo o boletim médico divulgado na noite deste domingo (4). O pontífice foi internado em um hospital de Roma, na manhã de hoje para uma cirurgia no intestino grosso (veja detalhes). 

O boletim divulgado pelo Vaticano afirma que que o “Santo Padre reagiu bem à operação realizada sobre anestesia geral”. A operação, que já estava agendada, foi realizada para reparar um estreitamento no cólon (estenose), que dificulta a passagem das fezes.  

Cerimônia na Praça de São Pedro  

Três horas antes do comunicado da Igreja Católica, o pontífice chegou a participar da tradicional cerimônia religiosa na Praça de São Pedro, onde reza aos domingos com seus seguidores. 

Em seu discurso, o Papa Francisco informou que viajará em setembro para a Hungria e a Eslováquia, mas não mencionou que seria submetido à uma cirurgia. Há uma semana, o Papa Francisco pediu que seus fiéis orassem de uma maneira especial.

Entenda o procedimento  

Abaixo, leia:

  • o que causa a doença,
  • quais os sintomas que o pontífice deve ter apresentado;
  • qual o grau de complexidade da operação e como ela é feita;
  • de que modo a recuperação poderá afetar a rotina do Papa.
  • O que é estenose diverticular do cólon?

Para compreender o que é “estenose diverticular do cólon”, é preciso saber o significado de “divertículo”. 

Imagine que o intestino seja um cano. Na terceira idade, é comum que apareçam “saquinhos” na parede desse tubo — eles surgem principalmente pelo enfraquecimento natural dos tecidos. Essas tais “bolsas” são os divertículos. 

“Depois dos 60 anos, praticamente 100% dos idosos têm esse problema, em maior ou menor grau. Nem todos apresentarão sintomas: alguns têm dor, outros desenvolvem complicações maiores”, explica Juliano Barra, cirurgião do aparelho digestivo no Hospital Sírio-Libanês em Brasília (DF). 

“Quando há inflamação, chamamos de diverticulite, que é um quadro agudo a ser tratado com remédios via oral ou endovenosa. Caso chegue a ter perfuração ou sangramento do intestino, o paciente precisará de cirurgia com urgência.” 

O médico explica que essas inflamações deixam uma cicatriz no intestino, fazendo com que a parede dele fique mais dura e grossa. “Se isso se repete, uma vez atrás da outra, o ‘cano’ que tinha 5 centímetros de calibre passa a ter 1 ou 2 centímetros.” É esse estreitamento do órgão que recebe o nome de “estenose”.

PEDRO VELHO-RN: MÃE E FILHA IDOSAS SÃO ESTUPRADAS; UMA DELAS MORREU E SUSPEITO FOI PRESO

A Polícia Militar prendeu na manhã deste domingo (04), um homem identificado como Leandro da Silva Santana, de 31 anos suspeito de ter estuprado duas idosas, sendo mãe e filha na cidade de Pedro Velho no interior do Rio Grande do Norte. 

De acordo com a polícia a mãe morreu após o ato criminoso. O fato ocorreu durante a madrugada na casa onde residiam as vítimas.

*Por Sérgio Costa/Passando na Hora

BRASILEIRÁO 2021: PLACAR DA 9ª RODADA

Rodada do final de semana é a de número 9 e muitos times venceram fora de casa.

Placar:

Athletico-PR 2 x 1 Fortaleza

América-MG 2 x 0 Santos

Corinthians 1 x 1 Internacional

Chapecoense 0 x 2 Bahia

Flamengo 0 x 1 Fluminense

Sport Recife 0 x 1 Palmeiras

Ceará SC 2 x 0 Juventude

Sao Paulo 1 x 2 Bragantino

Cuiabá 0 x 1 Atlético-MG 

Gremio 0 x 1 Atlético-GO

PAPA FRANCISCO TEVE DE SER INTERNADO PARA CIRURGIA NO INTESTINO

O Papa Francisco foi internado em um hospital de Roma, neste domingo (4), para uma cirurgia no intestino grosso. A informação foi divulgada pelo Vaticano, sem detalhes sobre o horário em que o procedimento ocorrerá. 

A operação já estava agendada e busca reparar um estreitamento no cólon (estenose), que dificulta a passagem das fezes. Um novo boletim médico será divulgado quando a operação terminar. 

Cerimônia na Praça de São Pedro 

Três horas antes do comunicado da Igreja Católica, o pontífice chegou a participar da tradicional cerimônia religiosa na Praça de São Pedro, onde reza aos domingos com seus seguidores. 

Em seu discurso, o Papa Francisco informou que viajará em setembro para a Hungria e a Eslováquia, mas não mencionou que seria submetido à cirurgia no intestino.

APODI-RN: JOVEM SOFRE ATENTADO A BALA NA CIDADE

Uma ocorrência de disparos de arma de fogo foi registrado agora a pouco na cidade de Apodi, segundo informações o popular identificado apenas por Robinho foi ferido por vários disparos de arma de fogo.

A polícia militar foi acionada para o local da ocorrência, a vítima foi socorrida para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho segundo informações estado de saúde requer cuidados.

Ainda de acordo com informações, a vítima é ex-presidiário e bastante conhecido da polícia de Apodi.

*Informações: Folha Potiguar

FILHO DE CHICO ANYSIO MORRE AOS 39 ANOS

Morreu neste domingo (4) aos 39 anos Cícero Chaves, informa a coluna de Ancelmo Gois no jornal O Globo. Cícero era filho do falecido humorista Chico Anysio com Regina Chaves. Regina ficou famosa nos anos 70 e 80 por fazer parte do grupo vocal As Frenéticas. 

Cícero era produtor fonográfico e DJ. A causa da morte não foi divulgada. A morte foi confirmada por Nizo Neto, irmão do músico. 

VEJA AQUI

CORONAVÍRUS: RN CONTABILIZA 08 ÓBITOS POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS; 410 NOVOS CASOS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste doming (04). Foram 410 novos casos confirmados, totalizando 345.130. Até sábado (03) eram 344.720 infectados.
Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 6.826 no total, sendo 08 mortes registradas nas últimas 24h: Florânia (01), Major Sales (01), Lucrecia (01), Assu (01), Currais Novos (01), Mossoró (01), Serra Caiada (01) e Macaiba (01).
Segundo a Sesap, não foram registrados óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. No sábado (03) o número total de mortes era 6.818. Óbitos em investigação são 1.453.
Casos suspeitos somam 161.814, descartados são 650.018. Recuperados são 150.649

FOTOS: Avião militar das Filipinas cai com 96 pessoas a bordo; há ao menos 29 mortos e 50 sobreviventes

Um avião militar com 96 pessoas a bordo caiu nas Filipinas neste domingo (4), segundo as Forças Armadas do país. De acordo com a Reuters, 29 pessoas morreram neste que é o pior desastre aéreo militar no país em quase 30 anos. Em 1993, um C-130 da Força Aérea das Filipinas caiu, matando 30 pessoas.
Entre as 96 pessoas a bordo, estavam três pilotos e cinco tripulantes, de acordo com o ministro da defesa das Filipinas.

O avião C-130 que transportava tropas com destino a operações de contra-insurgência tentava pousar na ilha de Joló, na província de Sulu, conforme reportou a AFP.

O exército no arquipélago filipino tem travado uma longa guerra contra militantes islâmicos de Abu Sayyaf e outras facções.

Vinte e nove pessoas morreram e 50 foram levadas ao hospital; há 17 desaparecidos, disseram os militares em um comunicado, acrescentando que ainda há esperança de encontrar sobreviventes.

“Vários soldados foram vistos saltando da aeronave antes que ela atingisse o solo, poupando-os da explosão causada pelo acidente”, disse a unidade, a Força-Tarefa Conjunta Sulu, em comunicado.

Bombeiros militares e civis foram destacados para apagar o incêndio, e as operações de resgate estão focadas em retirar os sobreviventes do local do acidente, de acordo com a CNN Filipinas.

As fotos mostram chamas e fumaça saindo dos destroços espalhados entre as árvores enquanto homens em uniformes de combate circulavam.

Causa do acidente

Um porta-voz militar, o coronel Edgard Arevalo, disse que não havia indicação de qualquer ataque ao avião, mas que a investigação do acidente não havia começado, e os esforços estavam concentrados em resgate e tratamento dos sobreviventes.

CNN Brasil com Reuters/JBelmont

SUSPEITO DE ASSALTO A ÔNIBUS EM MOSSOŔÓ É PRESO PELA PM EM AREIA BRANCA-RN

Policiais do 12º BPM prenderam na última sexta feira 02 de julho de 2021, um homem natural de Natal, suspeito de ter participado do assalto a um ônibus interestadual que faz linha Natal/Mossoró/Fortaleza, roubo ocorrido na manhã de quinta feira (01) na BR 304 no município de Mossoró, onde foram levados os pertences dos passageiros.

André Luiz de Souza Rocha, 24 anos de idade, foi preso na Rua Luís Vale de Sousa no Conjunto IPE, na cidade de Areia Branca, região da Costa Branca Potiguar. A PM chegou até o suspeito, através do rastreamento de um dos celulares roubados durante a ação criminosa. O suspeito também estava de posse de munições de pistola e de imediato recebeu voz de prisão.

André Luiz foi conduzido à delegacia da Polícia Civil de plantão em Mossoró e autuado em flagrante por crimes de roubo (artigo 157) e posse ilegal de munição (artigo 12), ambos do Código Penal Brasileiro. O

flagranteado passou pelo ITEP onde se submeteu a exames de corpo de delito e depois para encaminhado ao sistema prisional onde ficará aguardando decisão da justiça. O celular foi devolvido à vítima.

*Fim da Linha

Por falta de familiar para receber, corpo do Cearense Raimundo Bezerra da Cruz permanece numa geladeira no IML em Mossoró.

O corpo de Raimundo Bezerra da Cruz de 60 anos de idade, foi encontrado no dia 29 de junho, num terreno baldio, próximo ao conjunto Redenção em Mossoró. A equipe de perícia criminal não identificou sinais externos de violência e fez a remoção do corpo para exames de necrópsia na sede da Unidade Regional do Itep em Mossoró.

Raimundo Cruz era natural da cidade de Paracuru, no estado do Ceará e segundo informações, não tinha ninguém de sua família aqui em Mossoró, onde recebia o apoio de um amigo, militar da reserva.

Como é protocolo do Instituto de Medicina Legal, os corpos deverão ser entregue a parentes de primeiro grau das vitimas, por isso, o corpo de Raimundo Bezerra da Cruz, permanece numa das geladeiras do órgão.

*O Câmera

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM

GRANDE NATAL-RN: DOIS POLICIAIS SÃO MORTOS A TIROS NA NOITE DE SÁBADO

Dois policiais militares foram mortos a tiros na noite de sábado (4) nos municípios de São Gonçalo do Amarante e Nísia Floresta na Grande Natal.
O primeiro caso foi de um policial militar da reserva foi morto a tiros no bairro Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.
De acordo com a PM, o sargento da reserva, identificado como Jorge Souza, foi abordado por dois criminosos que chegaram a pé e atiraram contra ele. Após os disparos, eles roubaram a pistola do policial e fugiram.
A polícia informou que muitas pessoas estavam no local no momento do crime e correram assustadas após os tiros.
Os disparos atingiram principalmente o rosto e o peito do policial militar. As cápsulas dos tiros ficaram espalhadas pelo chão da praça, onde também ficaram as marcas de sangue.
O sargento chegou a ser socorrido para o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. A PM fez diligências na região em busca dos criminosos, mas até o fim da noite nenhum suspeito havia sido localizado.
O policial morava no bairro Golandim, na Zona Norte, e trabalhou na Companhia de Polícia Militar de Mãe Luiza.

Policial do BPChoque é morto

A outra vítima foi um policial militar lotado no BPChoque, que trabalhava no canil. De acordo com a PM, ele foi morto a tiros por criminosos em uma casa na praia de Camurupim, no município de Nísia Floresta, na Região Metropolitana.
A vítima identificada como Diogo Aryelton. De acordo com a Polícia Militar, o sargento estava na residência, quando dois criminosos chegaram à residência.
Os bandidos assaltaram as pessoas que estavam na casa e dispararam contra o policial, que morreu no local.
Em nota, o BPChoque lamentou a perda do sargento. "Na noite de hoje, tragicamente, nos despedimos do nosso irmão cachorreiro, o Sargento Aryelton. Homem de honra, com o coração sempre voltado ao bem de seus próximos e com o compromisso de defender a sociedade potiguar".
"Tomba mais um dos nossos irmãos, porém temos a certeza que ele nunca descansou em trabalhar pela defesa da sociedade, sempre honrando a farda que vestia e levando o companheirismo aonde estivesse. Desejamos força à família neste período de tristeza e muita luz para o nosso guerreiro que se foi".
Os dois casos serão investigados pela Polícia Civil.

*Do G1 RN

FELIPE GUERRA-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS

MOSSORÓ-RN: Três policiais militares são afastados das ruas durante investigação sobre morte de estudante

Três policiais militares foram afastados dos trabalhos operacionais e colocados em funções administrativas durante um inquérito que foi aberto pela Polícia Militar para apurar as circunstâncias da morte de um homem de 23 anos em Mossoró, no Oeste Potiguar. 

O universitário Luan Barreto, de 23 anos, foi baleado na noite da última quinta-feira (1º), quando estava indo ao centro da cidade, em uma motocicleta, buscar a namorada no trabalho.

Até agora, ninguém sabe a autoria do disparo que matou o rapaz. Porém, uma das hipóteses seria de que o jovem teria sido atingido pelos militares, que informaram ao comando do 2º Batalhão que estavam em diligências na área. 

Em uma foto, é possível ver duas viaturas ao lado de Luan. Foram os policiais que levaram o estudante ao Hospital Tarcísio Maia. As armas dos militares foram recolhidas pela PM. 

Segundo o comandante do 2º Batalhão da PM, major Carlos Souza, o inquérito tem prazo inicial de 30 dias. O caso também é investigado pela Polícia Civil. 

"O encarregado do inquérito vai colher as provas, o relato também da população, para que a gente chegue ao objetivo de saber quem é o autor. Até que seja apurado, concluído, a gente saber quem é o autor, eles vão ficar afastados de suas funções ostensivas. Vão trabalhar administrativamente", afirmou o comandante. 

O sepultamento de Luan Barreto aconteceu na manhã deste sábado (3). Familiares e amigos cobraram respostas sobre o caso. 

"As pessoas perguntam pra gente o que aconteceu e a gente não sabe dizer. A gente sabe que era um rapaz trabalhador, de bem, com todo um futuro e cheio de sonhos", afirmou a tia dele, Lígia Melo. 

"Um rapaz muito esforçado, muito dedicado, e infelizmente teve essa tragédia que interrompeu a vida dele", lamentou a amiga da vítima, Paula Caminha.  

O caso 

O que se sabe até o momento é que o jovem de 23 anos saiu de casa para buscar a namorada no trabalho, após ela avisar que sairia mais cedo. 

A caminho do centro da cidade, o estudante foi atingido por um tiro na avenida Lauro Monte e caiu na calçada. A PM fazia diligências na região e o rapaz foi levado em uma viatura ao hospital. 

Luan iria cursar o segundo semestre do curso de Ciência e Tecnologia na Universidade Federal do Semiárido (Ufersa).

*Do G1 RN 

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

NÃO confunda cultura com sabedoria.

A cultura vem de fora para dentro, penetra pelos olhos e ouvidos e pode fixar-se ou não em nosso cérebro.

A sabedoria, ao contrário, nasce de dentro de nós, e se exterioriza; surge no coração e só pode ser adquirida por meio da meditação.

Até os analfabetos podem conquistar a sabedoria, se souberem meditar em seus corações sobre as grandes verdades.