/* <![CDATA[ */ (function (doc

sexta-feira, 8 de abril de 2022

IBGE: MAIS DE 13 MIL CANDIDATOS FARÃO PROVA PARA TRABALHAREM NO CENSO DEMOGRÁFICO DE 2022 NO RN

As provas do processo seletivo simplificado (PSS) do Censo Demográfico 2022 serão realizadas neste domingo (10) em todo o país. No Rio Grande do Norte, foram 13.850 inscritos para os dois cargos, sendo 7.969 para as vagas de recenseador e 5.881 para concorrer aos cargos de agente censitário.

O IBGE vai selecionar 3.364 servidores temporários para o Censo no RN, sendo 2.931 para recenseador, e 151 para agente censitário municipal (ACM) e 284 para agente censitário supervisor (ACS). As vagas estão distribuídas nos 167 municípios para recenseador, e em 127 municípios para agente censitário.

Pedra Preta (3), Tibau (3), Parazinho (4) foram os municípios com o menor número de inscritos para o cargo de recenseador - os dois últimos também responsáveis pela menor demanda registrada no estado, que foi igual a 1. As maiores demandas foram de Paraná (11,67), Riacho de Santana (10,33) e São Francisco do Oeste (10).

Em relação ao edital de ACM e ACS, Janduís foi a cidade com o menor número de inscritos (4), seguida por Coronel Ezequiel e Espirito Santo, ambas com 5. Na demanda, as menores ficaram por conta de Espírito Santo (2,5), Janduís (4) e Maxaranguape (4,5). As maiores demandas foram Portalegre (28), Apodi (24,4) e Umarizal (24).

Os candidatos às vagas de recenseador farão a prova no período da manhã; e os candidatos a agente censitário municipal e agente censitário supervisor no período da tarde. O cartão de confirmação da inscrição com o local de prova está disponível para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O que fazem os recenseadores?

Os recenseadores do IBGE atuam diretamente na coleta das informações, entrevistando os moradores dos domicílios. Já o ACM gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o ACS, subordinado ao ACM, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

As vagas de agente censitário tiveram inscrição única. Ao candidato com melhor classificação na prova, será oferecida a vaga de ACM. Os demais terão direito às vagas de ACS, de acordo com a ordem de classificação. Os candidatos puderam se inscrever nos dois processos seletivos, já que as provas para recenseador serão realizadas no turno da manhã e para agente censitário à tarde. No ato da inscrição, os candidatos também puderam escolher a área em que desejam trabalhar.

Os gabaritos preliminares serão divulgados na segunda-feira (11), no site da FGV. O resultado final está previsto para 20 de maio.

Orientações

No dia da prova, o candidato deve levar o comprovante de inscrição, um documento de identidade original com foto e caneta esferográfica de cor preta ou azul, fabricada em material transparente. O IBGE recomenda que o candidato conheça o local com antecedência e chegue, pelo menos, uma hora antes do início da prova.

O candidato deverá seguir os protocolos sanitários contra a Covid-19 estabelecidos por cada município e informados no cartão de confirmação da inscrição. O candidato que descumprir as orientações previstas no edital será eliminado do processo seletivo.

*Do G1 RN

PENDÊNCIAS-RN: CAMINHÃO SEM FREIO E DESGOVERNADO INVADE CASA NO CENTRO DA CIDADE

Um caminhão carregado com material de construção invadiu uma casa no município de Pendências, na Região Oeste do Rio Grande do Norte, após perder o freio e sair desgovernado. O acidente aconteceu por volta das 11h20 desta sexta-feira (8).
De acordo com a Polícia Militar, havia pessoas no imóvel, mas elas não estavam na parte da casa que foi atingida. O motorista do veículo também não se feriu na colisão.
O condutor do caminhão contou aos policiais que estava realizando uma entrega quando em dado momento percebeu que o veículo perdeu os freios. Sem o controle do caminhão, ele invadiu uma residência que fica no Centro de Pendências.
Segundo a Polícia Militar, que atendeu a ocorrência, o motorista do caminhão se comprometeu a arcar financeiramente com os danos ocasionados pelo acidente.

*Do G1 RN

APODI-RN: MAIOR CHUVA REGISTRADA NO ANO DE 2022

A cidade de Apodi foi banhada por uma boa chuva na tarde desta sexta feira, 08 de abril de 2022.
Confira as precipitações:
Centro: 61 mm
Bacurau: 51 mm
sítio Ponta II: 64 mm
sítio Largo II: 45 mm
sítio Largo I: 65 mm
Sítio Barra: 70 mm
sítio Córrego: 75 mm

CARAÚBAS-RN: ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA ESPECIALIZADA EM ROUBO DE CARROS E CELULARES É DESARTICULADA PELA POLÍCIA

Policiais civis das Delegacias de Polícia 71ª (Patu), 74ª (Almino Afonso) e 75ª (Caraúbas) prenderam, nesta quarta-feira (06), Gustavo Gutielle Vieira do Carmo, Anderson Francisco de Arruda, mais conhecido como "Caramelo", e Iago Bezerra da Silva. Eles foram detidos na cidade de Caraúbas e autuados pela suspeita da prática dos crimes de: organização criminosa, associação criminosa e receptação qualificada. As prisões resultaram de investigação simultânea destas unidades policiais.
As diligências foram iniciadas após dois roubos sequenciados, praticados nos municípios de Patu e Almino Afonso; os aparelhos telefônicos roubados estavam sendo comercializados por uma organização criminosa na cidade de Caraúbas. Além disso, na Operação “A busca”, deflagrada no mês de março, uma suspeita foi detida com um celular roubado e, no mesmo dia, foram apreendidos mais dois celulares, sendo instaurados dois inquéritos por portarias, pelos crimes de receptação dolosa e obstrução de justiça.
A Instituição ressalta, ainda, a importância de incluir, no momento da confecção do boletim de ocorrência do furto/roubo, o IMEI dos equipamentos, disponível no documento fiscal; bem como empreender cautela na compra de um celular usado, exigindo nota fiscal, caixa e acessórios dos aparelhos.

*Passando na Hora

IFRN CAMPUS APODI: Projeto gera emprego, renda e desenvolvimento com o cultivo de acerola no município de Apodi.

O projeto de extensão tecnologia para o Cultivo da acerola no município de Apodi, torna a fruta fonte de emprego, renda no campo e desenvolvimento em município. Este Projeto é uma iniciativa que busca promover o desenvolvimento social de agricultores familiares em processos de descapitalização e de baixa renda, juntamente com os atores sociais, de forma a contribuir para o desenvolvimento local possibilitando a permanência do homem no campo.

Nesta perspectiva o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Apodi (IFRN-Apodi) objetivou contribuir para o fortalecimento, das políticas públicas de incentivo a agricultura familiar.

Para isso buscou parcerias com a Associação dos Agricultores do Sitio Rio Novo e Cooperativa Potiguar de Apicultura e Desenvolvimento Rural Sustentável-COOPAPI, que possuem unidades de Polpa de frutas registrada no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento- MAPA. onde tem suas produções fiscalizadas. Elas trabalham dentro de um sistema de Boas Práticas de Fabricação-BPFs assegurando assim a qualidade e os padrões dentro do sistema de alimento seguro. Saiba como são produzidas as polpas de fruta das marcas FrutVale e TERRA FIRME em Apodi. As unidades de processamento de polpa de frutas dessas duas organizações têm capacidade de beneficiamento de 90 toneladas de polpa de frutas por mês.

Verificando a necessidade de produzir frutas para abastecer as indústrias de beneficiamento o projeto verificou o potencial da cultura da acerola que vem ganhando espaço na fruticultura, por ser uma planta muito forte e resistente, a aceroleira consegue se adaptar às mais diferentes condições climáticas e, quando bem manejada, consegue florescer e frutificar no ano todo. Para muitos, tamanho é, sim, documento, mas a prova de que isto não passa de um engano vem na forma de suco de uma pequena fruta: a acerola, que esconde em seus inúmeros nutrientes, como flavonoides, vitaminas A, B1, B6 e elevada concentração de vitamina C.

As características da acerola como cultura perene, produzindo praticamente durante o ano todo nos projetos irrigados do Nordeste, permitem ao pequeno agricultor ter um fluxo de caixa quase contínuo garantindo uma fonte de renda e trabalho para agricultura familiar do município de Apodi.

Neste contexto o projeto tecnologia para o cultivo de acerola no município de Apodi, produziu, realizou a doação e implementar 12 pomares de acerola enxertadas de cultivares selecionadas com alta produtividade para agricultores familiares, sendo 40 mudas de acerola enxertada para cada família.

Foram realizados questionários socioeconômicos com essas famílias beneficiarias do projeto, verificando que 100% retiram renda da agricultura familiar. 67% dessas famílias possuem renda mensal de 1 salário-mínimo, e os outros 33% possuem renda de 1 a 3 salários-mínimos. O total de 50 pessoas nas 12 famílias foram beneficiadas pelo projeto.

As cultivares de acerola que fazem parte desse projeto tem um potencial de rendimento - 100 kg/planta/ano. Cada agricultor familiar beneficiado recebeu 40 mudas, que podem obter uma produção de até 4 mil kg de acerola ano, tendo o preço médio pago pelo quilograma na fruta na região de 3 reais a família beneficiada poderá ter uma renda de até 12 mil reais ano, gerando um aumento significativo na renda e desenvolvimento dessas famílias e na região como um todo,

O coordenador do projeto servidor do quadro do campus do IFRN_APODI Thiago Azevedo de oliveira acredita que o aumento no número de mudas doadas para cada família, aumento do número de famílias beneficiadas no município a capacitação na tecnologia do cultivo de acerola no município de Apodi pode trazer total diferença na geração de emprego, renda e desenvolvimento do município.

CIDADE FM! A RÁDIO DE APODI!


PSB oficializa indicação de Alckmin para ser vice de Lula

Em carta endereçada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o PSB oficializa, nesta sexta-feira (8), a indicação do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, à chapa do petista. No documento, a legenda afirma que a disputa eleitoral não estará relacionada “aos embates de natureza histórica entre esquerda e direita”, em referência à rivalidade entre as lideranças no passado. “O que estará em questão nas eleições de 2022 é o confronto decisivo entre democracia e autoritarismo”, declara o documento.

Assinada pelo presidente do partido, Carlos Siqueira, a carta defende que a indicação do ex-tucano à vice “não se limita apenas ao aspecto eleitoral”. “Esta proposição envolve uma dimensão programática, visto que a composição de uma frente ampla exige a formulação de um programa que corresponda às perspectivas das forças que a compõem”, consta. “O PSB deseja contribuir na tarefa programática inerente à formação de uma frente ampla de forma produtiva e efetiva”.

As lideranças de ambas legendas estão reunidas nesta sexta em um hotel da zona sul de São Paulo para discutir os próximos passos da aliança.

Frente ampla

Com críticas à gestão de Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB), o PSB defende a construção de uma frente ampla com na qual se associem “partidos de distintos matizes, mas francamente democráticos”. Ao expor o nome de Alckmin à chapa, a sigla cita sua “vida pública longeva e honrada, a perseverança na defesa da democracia e das práticas que lhe correspondem , o equilíbrio daqueles que acreditam no diálogo entre os diferentes e a tranquilidade dos que almejam o bem público”.

*Jair Sampaio

APODI-RN: PREFEITURA ABANDONOU AS ESTRADAS E CONTINUAM ESBURACADAS

Faz dias que mostramos aqui, como a Prefeitura de Apodi tem abandonado as estradas vicinais do município.
A estrada de acesso ao sítio Jatobá, onde tem um grande tráfego de carros pipas e caminhões que exportam água para outras cidades se encontra totalmente abandonada.
Os carros trafegavam pela rua Joel do Amaral (rua da Rádio Vale) e seguiam para as fontes de água mineral, mas não tem condições mais condição de tráfego.
A subida do alto do Parque de Vaquejadas, é outro caminho, que a gestão municipal não olha e parece não querer nem saber. Com as chuvas, as pedras do calçamento estão se soltando e pode causar acidentes em quem por ali passa.
Tá todo mundo vendo!

APODI-RN: CHUVA NA CIDADE E COMUNIDADES RURAIS

Boa chuva registrada na cidade de Apodi-RN na noite de quinta feira, 07 de abril de 2022.
Confira as chuvas registradas:
Centro da cidade: 11 mm;
Bacurau I: 19 mm;
Sítio Ponta II: 16 mm;
Sítio Largo II: 15 mm; e
Sítio Barra: 17 mm.

MOSSORÓ-RN: APENADO VOLTA PARA A CADEIA POR DANIFICAR TORNOZELEIRA

Militares da Força Tática do 2º Batalhão prenderam na manhã desta quinta-feira 07 de Abril, Manoel Sebastião de Aquino Bisneto, 26 anos de idade, acusado de danificar a tornozeleira eletrônica.
Ele estava em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica, mas que havia quebrado as regras do monitoramento e foi preso em uma casa no conjunto Parque Verde em Mossoró.
Manoel Sebastião tem condenação de 13 anos de prisão por crime de roubo e em junho de 2021, a justiça concedeu a ele 60 dias de prisão domiciliar. O prazo venceu-se e o mesmo não retornou para a unidade prisional. A Vara de Execução Penal expediu mandado de prisão contra ele e na manhã de hoje a Força Tática deu cumprimento ao mandado de prisão.
Após ser preso Manoel Sebastião foi conduzido à Delegacia de Furtos e Roubos e depois encaminhado ao sistema prisional onde ficará a disposição da justiça.

*O Câmera

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

Governo do RN promove mais de 9 mil agentes de segurança pública

O Governo do Rio Grande do Norte ultrapassou a marca de 9 mil promoções para servidores das forças de segurança ao longo da atual gestão. Ao todo, 9.561 promoções foram aplicadas, o que representa 87,59% do efetivo total. No Estado, este é o maior volume de promoções dentro de um único governo.

O número deverá ser ampliado para quase 10 mil ainda neste mês de abril, com a previsão de mais 300 promoções para policiais militares. A PM, a propósito, foi a instituição que recebeu o maior número de promoções. Na corporação, mais de 8.204 promoções foram aplicadas, o que representa 97,85% de todo o efetivo. Deste total, 8.011 são praças e 193 oficiais.

Polícia Civil
De 1º de janeiro de 2019 até o dia 06 de abril deste ano, foram 371 promoções aos servidores da Polícia Civil, sendo 239 agentes, 44 escrivães e 88 delegados.

Bombeiros
No Corpo de Bombeiros Militar, são 488 promoções no total, entre praças e oficiais.

ITEP

No Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) 100% dos 498 servidores foram promovidos.

NOVOS SERVIDORES

Além disso, o Governo do RN já está em processo de elaboração a minuta do edital para um novo concurso na PM, com a previsão de 1.148 vagas para praças combatentes e músicos.

Para o Corpo de Bombeiros Militar, uma nova turma com 150 alunos soldados será convocada ainda este ano.

Com etapas de concurso público em andamento, a Polícia Civil terá 301 novos servidores ao final do processo.

No ITEP, a instituição também aguarda a conclusão do processo para a cobertura de 276 vagas.

Natal, 7 de abril de 2022

GOVERNO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL

Zé Agripino Maia se oferece para concorrer ao Governo pela oposição

O ex-senador e ex-governador Zé Agripino Maia disponibilizou seu nome para concorrer ao Governo pela oposição do Rio Grande do Norte.
Agripino é União Brasil 44, e este “poderá ser” o número que os bolsonaristas vão ter como opção para depositarem seus votos em 2022 no RN.
Tudo ainda é uma incógnita, porém, nos bastidores Zé Agripino tem se articulado com várias lideranças bolsonaristas com esta finalidade.
Mas de certo ainda nada! É sempre bom frisar!

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

O homem não pode viver isolado.
Lembre-se de que cada companheiro de jornada é um amigo que o ajuda e a quem você precisa também ajudar.
A cooperação existe entre todas as coisas criadas.
Procure você também cooperar em tudo e com todos, em benefício da própria Terra que o acolhe bondosamente, permitindo sua evolução.
Ajude sempre, e jamais desanime.

ASSU-RN: JOVEM É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CASA

Na manhã desta quinta-feira, 07 de abril de 2022, a pessoa de Felipe Fernandes da Fé Souza, 28 anos de idade, que residia na Travessa João Pessoa, no bairro São João em Assu foi encontrado morto em casa em cima da cama.
Segundo informações, foram chamar Felipe pra ir deixar o menino na escola, mais infelizmente ele estava morto.
O corpo de Felipe não apresentava sinais de violência, A Polícia Militar foi chamada para atender a ocorrência e ao chegar no local, que se deparou com a cena de morte, acionou as equipes do ITEP e da Polícia Civil.
Após os procedimentos de perícia no local, o cadáver de Felipe Fernandes, foi removido para o rabecão e encaminhado à base do ITEP em Mossoró, para ser examinado e só assim será definida a causa da morte.

MOSSORÓ-RN: Adolescentes são apreendidos após arrastões e atirarem contra policiais militares

A Polícia Militar apreendeu nesta noite de quarta feira 10 de agosto de 2022, dois adolescentes, um de 15 e outro de 17 anos, um revolver ca...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA