Pesquisar este blog

11 julho 2021

DJ IVES BATE E ESTRANGUALA MULHER, É LEVADO A POLÍCIA, MAS NÁO É PRESO

Iverson de Souza Araújo, mais conhecido como DJ Ivis, agrediu a mulher Pamella Holanda, de 27 anos, em 1° de julho, e, no dia seguinte, após tê-la ameaçado com uma faca. Segundo fontes ouvidas pela coluna, a polícia foi chamada e ambos foram levados à delegacia metropolitana de Eusébio, no Ceará. 

Na unidade policial, Ivis entrou em contato com seus advogados imediatamente, que foram até lá. Pamella estava sozinha, ainda não havia constituído advogado, estava extremamente assustada e com medo de represálias de Iverson. 

Material cedido

Ainda assim, na delegacia, teve todo o apoio da equipe da polícia, que a levou para uma sala reservada, tentou acalmá-la, mas ainda assim ela não queria sequer ficar no mesmo prédio que o agressor. Amedrontada pelo que tinha acabado de ocorrer, ela resolveu que precisava sair da delegacia, por temer represálias se DJ Ivis fosse preso. Antes de prestar depoimento e fazer o exame de corpo de delito, Pamela deixou a delegacia.

Quando notaram a ausência da vítima, os policiais junto à escrivã, foram até a casa de Pamella para pedir que ela retornasse para registrar a ocorrência. A jovem reiterou seu temor de ser novamente agredida, pedindo apenas que tirassem o DJ da casa e o impedissem de chegar perto dela, pedido que foi prontamente atendido pela equipe policial. 

No dia seguinte, mais calma, Pamella entrou em contato com a polícia e foi instruída a prestar depoimento e realizar o corpo de delito, o que prontamente fora feito, mas que, infelizmente, não configurava mais o flagrante. 

Ela desejava fazer os trâmites que pudessem dar prisão a ele, quando estivesse a acompanhada de alguém que pudesse lhe proteger ou lhe dar apoio físico e psicológico, mas sem celular e assustada, achou que se fizesse no dia seguinte ainda configuraria o flagrante. 

No dia 4 de julho, a Justiça do Ceará emitiu uma medida protetiva em caráter de urgência a favor de Pamella e de sua filha, Mel, de apenas 9 meses. Instruído por seus advogados, Ivis retirou todos seus pertences de casa, inclusive todo o dinheiro guardado. 

Pamella não desistiu quando chegou à delegacia. Por medo de, naquele dia, estar sozinha e sem ter como se comunicar com alguém, ela temeu sofrer algum tipo de vingança por ter sido preso. Ela pensou que se fosse embora e fizesse o depoimento no dia seguinte, com apoio de alguém, acompanhada, ele ainda poderia ser preso. 

Havia delegado, mas este não estava podendo atender no momento, pois estava em outra ocorrência e o outro estava à caminho. Contudo, Pamella estava extremamente desconfortável de estar sozinha e temia que, se o Iverson fosse preso naquele momento em que ela estava sozinha, pois estava com medo de retaliações. E, neste momento, todos da delegacia metropolitana do Eusébio deram total suporte à vítima. 

Pessoas próximas à família afirmam que Pamella estaria muito nervosa e com muito medo das ameaças do marido, e que teria sido agredida pela primeira vez enquanto estava grávida de sua filha Mel. 

Ivis deixou a mulher sem recursos financeiros, apenas com R$ 8 reais na conta e sem telefone . Ainda segundo informações, na quinta-feira, ele quebrou o telefone dela durante uma briga e Pamella teve que pedir outro emprestado para fazer ligações. 

Na ocasião, ela só conseguiu chamar a polícia após dirigir-se à portaria do condomínio onde vive na Grande Fortaleza e pedir socorro à chefe de segurança. 

Procurada, Pamella confirmou as informações obtidas pela coluna. A agressão foi comprovada por laudo pericial através de exame de corpo delito.

*Jair Sampaio

FIOCRUZ: ESTUDO MOSTRA EFETIVIDADE DAS VACINAS EM IDOSOS

Uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) constatou que o esquema vacinal completo contra covid-19 (duas doses) garante taxas de efetividade médias de 79,8% em pessoas com 60 a 80 anos e de 70,3% em idosos com mais de 80 anos.

Considerando-se uma média daqueles que receberam o esquema vacinal completo e aqueles que tomaram apenas a primeira dose, as taxas de efetividade ficam em 73,7% em idosos com até 79 anos e de 63% em pessoas com 80 anos ou mais.

O estudo considerou os imunizados com CoronaVac e AstraZeneca e foi feito com base em registros de hospitalização e morte por síndrome respiratória aguda grave (SRAG), o que permitiu avaliar a efetividade em relação à redução de casos graves e óbitos.

As duas vacinas têm, no entanto, taxas diferentes. Na CoronaVac, por exemplo, a taxa de efetividade para pessoas com esquema vacinal completo é de 79,6% para pessoas com 60 a 79 anos e de 68,8% em idosos com 80 anos ou mais.

Se forem considerados todos os imunizados, ou seja, aqueles com esquema vacinal completo e os que tomaram apenas a primeira dose, as taxas são de 70,3% em pessoas com 60 a 79 anos e de 62,9% em idosos com 80 anos ou mais, no caso da CoronaVac.

Para a AstraZeneca, no entanto, não foi possível avaliar a efetividade com o esquema vacinal completo, já que a segunda dose só é aplicada três meses depois da primeira. Portanto, a Fiocruz trabalhou com estimativas.

A taxa de efetividade da AstraZeneca com aqueles que receberam pelo menos a primeira dose chegou a 81,7% para pessoas com 60 a 79 anos e de 62,8% naqueles com 80 anos ou mais.

“A efetividade da vacinação continuará a ser avaliada, buscando estimar os dados de efetividade das vacinas com sua utilização no mundo real, no contexto epidemiológico e das variantes circulantes. Nesse sentido, os dados obtidos até o momento refletem principalmente as evidências de proteção vacinal frente à variante gama, preponderante no país neste período”, informa nota técnica divulgada pela Fiocruz.

A nota destaca ainda que medidas restritivas e o uso de máscaras podem influenciar no aumento de infecções por covid-19. “O relaxamento de medidas não farmacológicas após a vacinação, como uso menos frequente de máscara e aumento nas interações sociais presenciais sem os devidos cuidados de distanciamento e ventilação, induzem a maior risco de infecção”. 

*Edição: Graça Adjuto/Da Agência Brasil

EUROCOPA: ITÁLIA VENCE A INGLATERRA NOS PENALTIS E FICA COM O TÍTULO

Foto: JOHN SIBLEY / POOL/AFP
A Itália é campeã da Eurocopa pela segunda vez na sua história, a primeira desde 1968, quando sediou o torneio. Neste domingo (11), jogando em Wembley, a equipe de Roberto Mancini saiu atrás logo no começo do jogo, mas teve paciência e tranquilidade para manter a cabeça no jogo para conquistar o troféu diante dos cerca de 60 mil torcedores ingleses que lotaram o estádio em Londres. 

Os primeiros minutos de partida foram como sonharam os mandantes, que abriram o placar com pouco mais de 120 segundos de bola rolando. Após bom passe do centroavante Harry Kane para Trippier, o lateral-direito cruzou e encontrou Shaw, do outro lado da área, livre para abrir o placar: 1 a 0. Foi a primeira e única finalização dos donos da casa no primeiro tempo. 

O empate italiano veio aos 21 minutos da etapa final. Emerson cobrou escanteio pela direita, Verratti concluiu de peixinho e a bola bateu na trave. No rebote, Bonucci apareceu livre para empurrar para as redes e deixar tudo igual: 1 a 1. 

No tempo extra, o placar, no entanto, seguiu o mesmo. A decisão, então, foi para os pênaltis. Belotti (Ita), Rashford (Ing), Sancho (ing), Jorginho (Ita) e Sakha (Ing) erraram suas cobranças. O goleiro Donnarumma defendeu a última cobrança dos ingleses, garantindo o título para a Itália. 

*Com informações de GZH/JBelmont

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM

 


CARAÚBAS-RN: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL NA RN-233

Um motociclista de 51 anos morreu após sofrer um grave acidente de trânsito na tarde deste domingo (11), na RN 233, em Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte. 

De acordo com a Polícia Militar, a vítima Francisco Deusiram dos Santos, 51 anos, natural de Caraúbas estava saindo da cidade para o Sítio Boa Vista, que fica depois do Olho D'água Park Hotel. Quando já estava passando nas imediações do “Residencial Universitário” do Campus da Ufersa, tentou ultrapassar uma motocicleta. 

Em seguida, o piloto colidiu na lateral do veículo que vinha sentido Apodi/Caraúbas. 

Segundo os policias, o condutor do veículo tipo Fiat Palio, de cor Cinza parou e tentou prestar socorro à vítima, mas o motociclista morreu no local. 

Devido ao acidente, o fluxo de veículos na RN 233 ficou parcialmente interditado por quase duas horas. O Delegado de Polícia Civil de Caraúbas, Verilton Carlos esteve no local com sua equipe acompanhando os serviços de perícia da equipe técnica do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e irá continuar com as investigações e procedimentos do caso. 

Após o trabalho da perícia, o corpo de Francisco Deusiram foi encaminhado para exames de necropsia na sede do ITEP em Mossoró.


Vídeo AQUI!!!

*Texto: Icém Caraúbas

CARAÚBAS-RN: JOVEM DE 24 ANOS É ATINGIDO POR DISPAROS DE ARMA DE FOGO NO BAIRRO ALTO DA LIBERDADE

Um jovem de 24 anos ficou ferido após ser atingido por disparo de arma de fogo na noite deste sábado (10), quando estava na Rocinha no Bairro Alto da Liberdade, em Caraúbas no Oeste do Rio Grande do Norte. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar a reportagem do site Icém Caraúbas.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima foi identificada como Johnny Santos Silva, de 24 anos. Ele disse que estava com a namorada e minutos depois que ela saiu, ouviu um disparo e percebeu que tinha sido atingido em um dos pés. Ele foi socorrido para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva e não corre risco de morte.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, a ocorrência foi em uma das residências que fica no final da Rocinha e até o momento não há informações sobre o que realmente ocorreu no local. No momento, só as informações ainda imprecisas que foram repassadas pela vítima.

O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Caraúbas, que tem como delegado titular, bacharel Verilton Carlos Barbosa Pereira.

*Fonte: Icém Caraúbas

CORONAVÍRUS: BRASIL REGISTRA 595 ÓBITOS E 20 MIL NOVOS CASOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste domingo (11):

– O país registrou 595 óbitos nas últimas 24h, totalizando 533.488 mortes; 

– Foram 20.937 novos casos de coronavírus registrados, no total 19.089.940. 

– Com mais 57.943 curados registrados nas últimas 24h, o número total de recuperados do coronavírus é 17.588.312. Outros 968.140 pacientes estão em acompanhamento.

APODI-RN: CASA PRÁ VENDER NO BAIRRO BETEL

Vende-se uma casa na rua Vereador Eudócio Magno, 167 (Rua do Peba).

Interessado, falar com Baixeiro, na rua Manoel João Dantas, 584, Baixa da Alegria. Telefone: (84) 9 9135-3403.

Preço da casa: R$ 38.000,00 (Trinta e oito mil reais).

Universidade estuda produção de pitaya e pesquisador orienta agricultores no sertão potiguar

A fruta pitaya ganhou popularidade no semiárido depois que muitos produtores descobriram que ela se adapta bem à região. O município de Baraúna foi um dos primeiros do Oeste Potiguar a apresentar pomares para o uso comercial da fruta.

Na Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), uma área experimental com 150 pés de pitaya faz parte de um projeto de pesquisa que estuda a viabilidade da fruta na região. A área experimental foi implantada em março de 2018.

Antes do plantio, as mudas de pitaya são preparadas nas estufas da Universidade. O professor e pesquisador Vander Mendonça, do Centro de Ciências Agrárias da Ufersa, é o responsável pelos estudos.

Com a fruta se tornando cada vez mais popular, a procura por informações também cresceu. A produção de mudas é uma das principais dúvidas dos interessados no cultivo.
“Por ser uma cactácea, o manejo da pitaya é mais simples. Para fazer a muda, basta retirar um broto, que nós chamamos de cladódio, e plantar no substrato”, explica o professor.

Além das mudas, é preciso preparar o local onde os pés de pitaya serão plantados. Para o cultivo comercial da fruta o mais indicado é que estacas de madeira ou alvenaria de 1,5m a 2,0m de altura sejam instaladas no campo. Elas são responsáveis por apoiar a planta até que os pés atinjam o tempo de produção.

“Como o pé de pitaya é uma planta que não tem estrutura própria, ela precisa de uma estrutura para ser conduzida até formar uma copa adequada para chegar no tempo de produção”, explica o professor Vander.

Segundo o pesquisador, na natureza, é comum encontrar a pitaya apoiada em outras árvores. “Mas essa forma de cultivo dificulta a produção comercial”, alerta.
Depois que os pés são plantados, os produtores precisam ficar atentos para a condução da planta até a parte superior da estaca. Os brotos secundários devem ser retirados até formar a copa.

“O ideal é que com cerca de seis meses os produtores façam uma segunda poda de produção para que a copa seja formada”, aconselha o professor.

Por ser uma cactácea, a planta também é adaptada às regiões mais secas. A irrigação por aspersão é a mais indicada, de acordo com ele. Cerca de 50 litros por planta, duas vezes na semana.

Até atingir a capacidade máxima de produção, os pés de pitaya demoram cerca de dois anos. Durante a safra, cada planta pode produzir cerca de 30 frutos, dependendo do tamanho da copa.

*Do G1 RN

CARNAUBAIS-RN: "ANTÔNIO BOCÃO" É MORTO A TIROS DE CASA NO BAIRRO PACHECO

Neste domingo, 11 de julho de 2021, a polícia militar do destacamento da cidade de Carnaubais, sob o comando do Sgt Almeida, registrou um crime de homicídio no bairro Pacheco, no município do interior do Rio Grande do Norte.
A reportagem colheu informações com exclusividade, a vítima seria a pessoa de Francisco Antônio Felipe de Souza, tinha 41 anos de idade, conhecido por "Antonio Bocão" que foi atingido por dois disparos de arma de fogo, pelo menos um seria de calibre 12 no tórax e outro no rosto foi de 380.
A polícia militar recebeu denúncia de populares, de que barulhos parecidos com tiros teriam sido ouvidos no Pacheco, foi feito patrulhamento, mas nada foi encontrado, e na manhã de hoje um irmão da vítima teria encontrado o corpo dentro de casa, sob uma rede.
A PM isola o local do crime e aguarda o ITEP para a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró.

*Focoelho.com

COPA AMÉRICA: ARGENTINA CONQUISTA O TÍTULO NO BRASIL

A Argentina venceu o Brasil por 1 a 0 na final da Copa América, disputada neste sábado (10) no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. Com o resultado, a seleção argentina quebrou o jejum de títulos que já durava 28 anos. Foi também o primeiro título do craque Messi na equipe principal da Argentina.

Di Maria foi o autor do gol da conquista, ainda no primeiro tempo. Messi superou o duelo particular com Neymar, ex-companheiro de Barcelona. O argentino, um dos artilheiros do torneio, com quatro gols, foi eleito o melhor jogador da competição.

O Brasil acabou por reviver o “Maracanazo” de 1950, como ficou conhecida a derrota para o Uruguai por 2 a 1 na final da Copa do Mundo, também disputada no estádio carioca e uma das piores memórias da seleção brasileira em sua história.

O jogo foi aberto a convidados, com um público limitado a 10% da capacidade do estádio, cerca de 5,5 mil pessoas.

A seleção argentina principal não era campeã desde a Copa América de 1993, disputada no Equador. Desde então, o país perdeu sete finais da competições oficiais.

Jogador mais destacado da seleção argentina e seis vezes considerado pela Fifa o melhor jogador do mundo, Lionel Messi esteve em quatro finais nas quais a Argentina foi vice-campeã: nas edições da Copa América de 2007, 2015 e 2016 e na final da Copa do Mundo de 2014.

*CNN Brasil

APODI-RN: NOTA DE FALECIMENTO E CONVITE SEPULTAMENTO

Consternados com o falecimento de Raimundo Francisco de Morais, os familiares avisam, que o corpo está sendo velado no sítio Ponta II, na residência de Branco de Severo. 
A família convida parentes e amigos para participarem do sepultamento, que será realizado às 16 horas (4 da tarde) deste domingo no cemitério público da cidade.
Desde já, a família agradece a todos que comparecerem a esse ato de fé e solidariedade humana.

AREIA BRANCA-RN: JOVEM DE 22 ANOS É ASSASSINADO A TIROS NA PRAIA DE PONTA DO MEL

Um homicídio provocado por disparos de arma de fogo, foi registrado por volta das 19h00min deste sábado, 10 de julho de 2021, na Praia de Ponta do Mel, na zona rural de Areia Branca, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu na Avenida Leite Rebouças naquela comunidade.

A vítima foi identificada como Jackielisson dos Santos de Melo, 22 anos de idade, era natural de Areia Branca RN. O jovem foi morto com vários disparos de arma de fogo, em plena via pública. As equipes da Delegacia de Plantão e do ITEP de Mossoró, foram acionadas para realizarem procedimentos no local do crime.

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime e a polícia desconhece a identidade dos autores. O delegado de plantão em Mossoró, Dr. Renato Oliveira, fará um relatório contendo informações colhidas por sua equipe no local e o encaminhará ao delegado de Areia Branca, DPC Luiz Antônio que vai investigar o assassinato.

Após os procedimentos de perícia realizados no local do crime, pela equipe do ITEP o corpo do jovem, Jackielisson dos Santos de Melo foi recolhido e encaminhado para exames de necrópsia no IML do órgão em Mossoró.

*Fim da Linha

CAICÓ-RN: DUAS MOTOS COLIDEM E CONDUTOR TEM DEDO DECEPADO

Um acidente do tipo “colisão transversal” (frente com lateral) foi registrado pelo 3° DPRE por volta das 21h08 da noite deste sábado (10/07/2021) no cruzamento das ruas Júlio Rodrigues com a Rua Manoel Maia na zona norte de Caicó.
O sinistro envolveu uma Honda Biz 125 com uma Yamaha Fazer, e o que mais chamou a atenção dos policiais rodoviários é que um dos condutores se evadiu do local, deixando seu veículo abandonado e infelizmente perdendo um dos seus dedos que foi decepado na colisão.
O local foi isolado para devido controle de fluxo e a ocorrência registrada.

RN: MAIS DA METADE DOS ALUNOS DA REDE ESTADUAL NÃO ACOMPANHOU AULAS REMOTAS

No Rio Grande do Norte, 55,8% dos estudantes matriculados na rede estadual de ensino em 2020 não acompanharam as aulas em formato online. Os dados são da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN).

Desse percentual, de acordo com a pasta, 53.283 estudantes não efetuaram acesso às plataformas digitais de ensino disponibilizadas e outros 67.997 realizaram menos de 20 acessos ao sistema de aulas virtual da rede. No ano passado, 217.244 alunos estavam matriculados nas escolas públicas do Estado.

Ainda segundo informações da SEEC, cerca de 10% do número absoluto de discentes matriculados não tiveram acesso a nenhum tipo de atividade escolar no período letivo de 2020.

A Secretaria explicou que a ausência desses estudantes nas plataformas de ensino não configura abandono escolar, porque outras metodologias foram adotadas para tentar reverter os prejuízos em razão da falta de acesso às aulas virtuais e que os alunos também contam com opções como aulas via rádio e TV. O acompanhamento, nesse casos é feito pelas escolas, por meio dos próprios planos pedagógicos.

Questionado sobre o quantitativo de evasão escolar em razão dos problemas de acesso ao ensino não presencial, o secretário Getúlio Marques secretaria disse que esses dados ainda não estão disponíveis e que serão conhecidos apenas no final de 2021.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

NÃO perca seu equilíbrio interno.
Por maior que seja a tempestade que o envolve, não perca seu equilíbrio.
Todas as tempestades passam.
E se soubermos recebê-ls com serenidade, nenhum mal nos causarão.
Jesus dormia no fundo da barca...
Quando os discípulos o chamaram, nervosos, ele acalmou tudo.
Faça o mesmo.
Recorra ao Mestre Divino, para que as tempestades se acalmem a seu lado.