Pesquisar este blog

08 março 2024

Líder do Comando Vermelho (CV) em Baraúna (RN) foi responsável por montar uma rede de apoio e ajudar Deibson e Rogério na fuga, diz Metrópoles

Informações obtidas com exclusividade pela coluna Na Mira do portal Metrópoles apontam que um líder do Comando Vermelho (CV) em Baraúna (RN) foi responsável por montar uma rede de apoio e ajudar Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça na fuga. A dupla de criminosos é procurada por um forte efetivo de segurança desde 14 de fevereiro, quando escapou da Penitenciária Federal de Mossoró (RN).

João Carlos de Almeida Bezerra (foto em destaque), conhecido como JC ou Dog, teria demandado ao braço direito – José Gustavo Farias, o Gugu – que prestasse apoio aos foragidos.

À polícia um casal que abrigou os fugitivos por oito dias confirmou que Gugu pagou R$ 5 mil para que eles fornecessem roupas, abrigo e alimentação a Deibson e Rogério.

Os moradores do imóvel onde a dupla ficou disseram que cederam aos pedidos devido às ameaças. Contudo, o dono da casa, identificado como o mecânico Ronaildo da Silva Fernandes, acabou preso.

José Gustavo Farias chegou a ser flagrado por câmeras de segurança enquanto comprava roupas para os foragidos em uma loja de Baraúna. As imagens mostram o suspeito acompanhado de uma mulher, identificada como Melyssia.

Uma das camisetas compradas pelo casal era vermelha, mesma cor que um dos fugitivos usava, segundo moradores que alegaram ter visto a dupla no último domingo (3/3).

As apurações revelaram que o casal fez a compra na manhã de sábado (17/2) e entregou as peças no mesmo dia ao mecânico Ronaildo da Silva Fernandes, dono do sítio em Baraúna onde os fugitivos se esconderam por quase uma semana.

Fontes explicaram à reportagem que o grande número de operações deflagradas na região despertou a ira do crime organizado, que decidiu abandonar a dupla. Os dois seguem na tentativa de sobreviver por meio do furto de alimentos, enquanto se escondem em cavernas nas proximidades do Parque Nacional da Furna Feia.

Buscas

As buscas aos dois presos completaram 24 dias nesta sexta-feira (8/3). Para integrantes das forças de segurança pública, a dupla continua na região, próximo ao presídio, entre as cidades de Mossoró e Baraúna, a cerca de 35 quilômetros uma da outra.

*Fonte: Metrópoles/Difusora de Mossoró

ÓTICA GOMES, O BEM ESTAR DA SUA VISÃO

MOSSORÓ/RN: POLÍCIA FEDERAL PRENDE MAIS UM SUSPEITO DE DAR APOIO AOS FUGITIVOS DO PRESÍDIO FEDERAL

A Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta-feira (08) em Fortaleza/CE, mais um indivíduo suspeito de prestar apoio aos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró.
A prisão do homem ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela 8ª Vara federal de Mossoró.
Com mais essa detenção realizada hoje, desde a data da fuga, já foram efetuados ao todo, cinco cumprimentos de mandados de prisão, além de uma prisão em flagrante delito e da realização de buscas em diversos endereços nas cidades de Mossoró/RN, Baraúna/RN, Aquiraz/CE e Quixeré/CE.
A operação de recaptura tem prosseguimento e é integrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, representada pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Ainda há o reforço da Força Nacional de Segurança Pública, além de policiais dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Goiás.

*Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal no Rio Grande do Norte

PASSAGEM/RN: MULHER DE 18 ANOS GOLPEIA E MATA HOMEM DE 63 ANOS

Aconteceu na cidade de Passagem RN, uma mulher conhecida por Valesca, de 18 anos, golpeou seu companheiro Gonçalo Arlindo, 63 anos com golpes de faca, pelo menos cinco vezes, o mesmo não resistiu e veio a óbito no local.

*Jair Sampaio

SÃO JOSÉ DE MIPIBU/RN: PREFEITURA DECRETA CALAMIDADE PÚBLICA POR CAUSA DAS CHUVAS

O prefeito de São José de Mipibu, Zé Figueiredo (PSD), decretou nesta sexta-feira (8) estado de calamidade na cidade por causa das fortes chuvas que caíram nas últimas horas. O decreto será publicado em Diário Oficial.

A decisão foi tomada durante reunião de um gabinete de crise coordenado pela equipe de Defesa Civil que atua em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras, que conta com representantes de todos os órgãos da administração pública municipal.

Nos últimos 60 dias, durante as primeiras chuvas atípicas, o município dedicou suas equipes a realizar o desassoreamento de três lagoas de captação: a lagoa do Ariane, a lagoa do DNIT e a lagoa do Conjunto das Praias.

O secretário municipal de Obras, Raul Nóbrega, informou que tem mantido contato com a Defesa Civil do Rio Grande do Norte e o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Getúlio Batista, que confirmou empenho para atender as solicitações emergenciais do município.

A Prefeitura de São José de Mipibu disse, ainda, que já contatou equipe técnica especializada para estudos de execução e manejo de drenagem das bacias hidrográficas do município.

*98 FM de Natal

SÃO MIGUEL/RN: POLÍCIA CIVIL FAZ RESGATE DE ADOLESCENTE EM CASA DE PROSTITUIÇÃO

Uma adolescente, de 16 anos, foi resgatada na manhã desta sexta-feira (8) de estabelecimento com denúncia de favorecimento de prostituição de menores, no município de São Miguel, região do Alto Oeste potiguar. Um homem e uma mulher, proprietários do bar, foram presos em flagrante.

Segundo a Polícia Civil, o local possuía vários quartos usados para os programas sexuais, bem como as mulheres que trabalhavam no bar atendiam diversos clientes por dia.

A polícia representou pelo pedido de três mandados de busca e apreensão contra os proprietários, os quais foram deferidos pelo Poder Judiciário. Na ocasião, foram apreendidos cadernos com anotações referentes a movimentação do bar e aparelhos celulares que servirão como elementos para as investigações. A adolescente, que é natural da cidade de Fortaleza (CE), foi resgatada e será entregue a família.

O casal preso irá responder pelos crimes de favorecimento da prostituição e exploração sexual de criança ou adolescente e segue à disposição da Justiça.

A ação policial foi realizada de forma conjunta com a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Mossoró (DEAM Mossoró) e a Delegacia Especializada na Proteção da Criança e do Adolescente de Mossoró (DPCA/Mossoró).

*98 FM de Natal

Turista sofre infarto durante voo para a Espanha e aeronave faz pouso de emergência em Natal; homem foi socorrido e não resistiu

Um avião da Air Europa, que decolou de Buenos Aires rumo a Madrid, precisou pousar em Natal na noite dessa quinta-feira (7). De acordo com a Zurich Airport Brasil, um passageiro teve uma emergência médica e precisou ser atendido.

Segundo informações apuradas pelo Via Certa, a torre pediu que a aeronave fosse para Natal e acionou o SAMU Metropolitano, mas o serviço não estava disponível.

A concessionária do Aeroporto de Natal assegurou que, embora a equipe de socorro do aeroporto tenha realizado o protocolo de atendimento indicado para estes casos e buscado reanimar o passageiro, ele não resistiu e veio a óbito. As informações foram divulgadas por meio de nota.

“A Zurich Airport Brasil confirma a ocorrência. Um avião da Air Europa, que decolou de Buenos Aires rumo a Madrid, informou emergência médica de passageiro em vôo e solicitou pouso em Natal. O pouso ocorreu por volta de 19h. A nova concessionária adquiriu uma ambulância, que estava posicionada no pátio no momento do pouso”, disse a Zurich a partir da publicação. .

Ainda, segundo a concessionária, após o pouso do avião a equipe de socorro do aeroporto realizou todos os protocolos indicados para emergências como a enfrentada na ocorrência, ‘mas não houve êxito’.“Mais detalhes sobre a ocorrência, solicitamos à imprensa que procure a Cia aérea”, finaliza a nota.

*Fonte: Tribuna do Norte

POETA BRÁULIO BESSA DISSE: "GENTE QUE ACREDITA NO PODER DA EDUCAÇÃO É NECESSÁRIO NESTE PAÍS"

O poeta Bráulio Bessa disse: “gente que acredita no poder da educação é necessário neste país, que bom que a gente está encontrando estas pessoas aqui”, fazendo referência ao esforço da gestão municipal de Patu-RN na buscar por meios para melhorar a educação.

Bessa tirou um tempinho antes da palestra de abertura da Jornada Pedagógica, que marca a abertura do ano letivo em Patu-RN, para conversar com o site. Destacou a importância da poesia de Bráulio Bessa e de Antônio Francisco a Educação.

Antes de falar da importância da poesia na sala de aula, o poeta fez questão de destacar o trabalho do poeta mossoroense Antônio Francisco, a quem o chama de mestre. “Pra mim, é uma referência, é uma inspiração, um grande nome da poesia do Rio Grande do Norte”.

A literatura de Antônio Francisco já está presente nas escolas". Para Bráulio Bessa, na educação “a poesia tem papel educativo, curativo, a poesia provoca e faz refletir. Ela emociona”, acrescenta o poeta sobre o potencial da poesia.

Então, levar ela (a poesia) para dentro da sala de aula, para num contexto educacional, é muito importante, porque é mais um elemento para ajudar nesta resistência, que é fazer educação nosso país” destaca o poeta.

Então, me inspiro muito na obra de Antônio Francisco, assim como me inspiro na obra de Patativa do Assaré e de outro grandes poetas. É uma luta que a gente luta junto e eu acho que quando gente junta muita gente que acredita numa causa, é mais fácil acontecer”.

Bráulio Bessa disse que a obra de Antônio Francisco é magnífica e destaca uma estrofe do Poema Os Animais tem razão. “É meu poema preferido de Antônio Francisco: Eu nunca vou entender porque o homem é assim, se intrigam, fazem guerra e tudo quanto é de ruim, e a vacina da raiva em vez dele dão em mim”. Fazendo referência a fala do cachorro.

Se o homem pensasse como os animais brutos, nós seriamos mais sensíveis”, diz.
O prefeito Rivelino Câmara diz que é uma alegria muito grande receber o poeta Bráulio Bessa em Patu e mais ainda sendo na jornada pedagógica, ocasião que incentiva, através de sua poesia, a se desenhar o fortalecimento da educação de Patu e região.

A secretaria de Educação, professora Vioneide Linhares, disse que o município de Patu tem cerca de 160 professores na Rede Municipal de Ensino. Neste ano de 2024, se matricularam mais ou menos 1.300 alunos nas nove escolas, sendo 6 na cidade e 3 na zona rural.

Sobre a poesia de Bráulio Bessa e de Antônio Francisco, a professora Vioneide Linhares disse que é um grande incentivo à leitura, a educação. Além disto, destaca também o legado histórico e cultura sendo colocado no cenário educativo.

Disse que para os professores de Patu e região, ter a palestra do poeta Bráulio Bessa é uma grande alegria. “Os professores estão alegres, felizes em ter um nome de expressão como Bráulio Bessa, falando de educação de uma forma tão leve, tão necessária”.

*Mossoró Hoje