Pesquisar este blog

29 maio 2023

Inscrições para o Mais Médicos terminam nesta quarta

Terminam nesta quarta-feira (31) as inscrições para o programa Mais Médicos, com prioridade para profissionais brasileiros formados no país. O edital com 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios foi divulgado na última segunda-feira (22). Para o Rio Grande do Norte estão sendo destinadas 70 vagas.

Também podem participar da seleção brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas não ocupadas por médicos com registro no país.

Para se inscrever, basta acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas por meio do endereço eletrônico do Mais Médicos. Após a validação da inscrição, de 1º a 5 de junho, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação de sua preferência.

Na alocação dos profissionais, serão considerados critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia no projeto. Para desempate, terão prioridade candidatos de residência mais próxima do local de atuação no Mais Médicos, com maior tempo de formado e de maior idade.

A previsão, segundo a pasta, é de que os profissionais comecem a atuar nos municípios no fim de junho.

O valor previsto no edital da bolsa-formação é de R$ 12,3 mil ao mês, pelo prazo de 48 meses, prorrogáveis por igual período. Todos os participantes poderão receber incentivos pela permanência no programa, sendo que os que forem alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade, de acordo com a oferta do edital, recebem um percentual maior.

Balanço

Segundo o ministério, atualmente mais de 8 mil médicos atuam no programa e o edital aberto agora é para recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos, além de mil vagas inéditas para a Amazônia Legal.

Cerca de 45% das vagas estão em regiões de vulnerabilidade social e historicamente com dificuldade de provimento de profissionais. Em 2023, 117 médicos foram convocados para atuar em distritos sanitários indígenas, inclusive no território yanomami, em situação de emergência sanitária.

“A expectativa do governo federal é chegar até o fim do ano com 28 mil profissionais do Mais Médicos atendendo em todo o país, principalmente nas áreas de extrema pobreza. Com isso, mais de 96 milhões de brasileiros terão a garantia de atendimento médico na atenção primária, porta de entrada do SUS”, informa o ministério.

*Agência Brasil

SÃO BENTO DO TRAIRÍ-RN: Homem morre afogado ao tentar atravessar açude com boia improvisada com garrafas pet

Um homem morreu neste domingo (28) após tentar atravessar um açude na zona rural de São Bento do Trairi, na região do Agreste potiguar, com uma boia improvisada, segundo o Corpo de Bombeiros.
A corporação foi acionada para a ocorrência no sítio Camelo e chegou ao local por volta das 14h.
Segundo o tenente Tertuliano, comandante do Corpo de Bombeiros de Currais Novos, os militares foram informados que o homem estava com amigos e teria tentado atravessar o açude utilizando uma boia improvisada, feita de duas garrafas pets amarradas com barbante.
Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem não sabia nadar.
Após duas horas de buscas, os mergulhadores localizaram o homem sem vida. O Instituto Técnico-Científico de Perícia foi acionado ao local para realizar a perícia no local e levou o corpo da vítima para a sede do instituto em Natal, a fim de passar por exames.
A vítima não foi identificada oficialmente até a última atualização desta matéria.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a população deve usar boias certificadas, como o colete salva-vidas. O tenente Tertuliano ainda recomendou que a população evite tomar banho em açudes, rios e praias após consumir bebidas alcoólicas.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: GOVERNO GARANTE 500 POLICIAIS MILITARES POR DIA PARA O MOSSORÓ CIDADE JUNINA

O Governo do Rio Grande do Norte ampliou seu planejamento e assegurou reforço em segurança pública para a realização do Mossoró Cidade Junina, considerado um dos mais tradicionais do Nordeste, e que acontece de 3 a 24 de junho.
Nesta edição, o efetivo será reforçado em todos os polos do evento. Por meio de investimento em diárias operacionais, o planejamento da segurança pública será executado com a presença de aproximadamente 500 agentes de segurança em escala extraordinária por dia, entre Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros atuando em todo o Corredor Cultural na Avenida Rio Branco, local onde se concentram os principais eventos da cidade neste período. A atuação do Itep será cobertura com o efetivo ordinário da região.
Entre as novidades para este ano, está a execução de um plantão especial de segurança pública para as mulheres. Equipes especializadas da Polícia Militar e da Polícia Civil estarão no atendimento à mulher em ocorrências durante o Mossoró Cidade Junina.
Com o objetivo de ampliar o monitoramento das ações durante todo o período de evento, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) irá instalar na cidade o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A estrutura será fundamental para a constante manutenção do planejamento e na integração entre todas as instituições que irão atuar na segurança do evento.
Menos mortes violentas
Em Mossoró, neste primeiro quadrimestre de 2023, houve redução de 39,2% no quantitativo de mortes violentas em relação ao mesmo período de 2022. De 51 ocorrências no ano passado, para 31 casos neste ano.
Investimentos
O Governo do Rio Grande do Norte entregou, de janeiro de 2019 a dezembro de 2022, mais de 12 milhões de reais em investimentos na região oeste do Estado. Foram mais de 50 novas viaturas para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Itep, além de armas, coletes balísticos, equipamentos tecnológicos e outros apetrechos de proteção individual e de uso por parte dos agentes de segurança.
Para a Polícia Militar, após a realização dos concursos, mais de 350 novos policiais reforçaram o efetivo da corporação na cidade. Na cidade, também foi criada a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário que, além de Mossoró, cobre mais 18 cidades da região.
A Polícia Civil instalou duas novas delegacias em Mossoró, uma Delegacia Especializada em Roubos de Veículos e Cargas (Deprov) e uma Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA). Além do aumento no número de policiais civis na cidade.

*Bruno Barreto

OLHO D'ÁGUA DO BORGES-RN: CIDADE DO FORRÓ TEM ENCONTRO DE SANFONEIROS DORGIVAL DANTAS, FLÁVIO JOSÉ E WALDONYS NO DERRADEIRO DE MAIO

Um verdadeiro encontro de sanfonas tomou conta da Cidade do Forró durante o show do Derradeiro de Maio no sábado à noite. Além de Dorgival Dantas e Flávio José, o cantor Waldonys fez uma participação especial no evento que aconteceu na Fazenda Tome Xote, em Olho D’Água do Borges, e reuniu um grande público, inclusive com a presença de autoridades.
Além de Dorgival Dantas e Flávio José, sem falar da presença de Waldonys, o show teve as participações de Alan Matias e Mestre Gennaro em uma noite com o melhor – e mais tradicional – repertório do forró.
Erguida também para valorizar e incrementar a economia e o turismo naquela região do estado, a Cidade do Forró reuniu um público vindo de diversas cidades do RN e de outros estados movimentando hotéis, pousadas e restaurantes da região.
A cenografia que relembrava os municípios do interior na década de 1940 também chamou atenção das pessoas que foram curtir o show e foi bastante elogiada.
Dorgival fez questão de andar por todo o espaço, cumprimentar e agradecer as pessoas pela presença. Ele também destacou o sentimento e o motivo de convidar Flávio José para a abertura da Cidade do Forró. “Ele tem uma grande história na nossa cultura e sou fã não só das canções como da pessoa que ele é”, afirmou.
No palco, ele mostrou o seu consagrado repertório antes de dividir o palco com Flávio José, Waldonys e os filhos. E o dia amanheceu com muito forró para lembrar que São João já está bem aí e começou no Derradeiro de Maio.

APODI-RN: CHUVA NA CIDADE

Voltou a chover na cidade de Apodi/RN. No domingo, 28 de maio de 2023 o Pluviômetro marcou 10 milímetros no bairro Bacurau 1.
Tomara que as chuvas continuem acontecendo!

Força Tática recupera em Mossoró, carro roubado durante arrastão em residência na divisa de Tibau no RN com Icapuí no CE

Uma família passou por momentos de tensão e medo, na madrugada deste domingo 28 de maio de 2023, após ter a casa invadida por bandidos armados. A ação criminosos aconteceu na devisa de Tibau no RN com Icapuí no Ceará.
Os criminosos renderam os moradores, trancaram todos dentro do quarto da casa e promoveram o arrastão. Celulares e outros pertences das vítimas foram levados pelos bandidos, que fugiram no carro da família sentido Mossoró.
Na manhã deste domingo policiais da Força Tática do 2º Batalhão de Polícia Militar, receberam informações sobre o roubo e a partir daí entraram em diligências na região conseguindo localizar e recuperar o carro.
De acordo com o fiscal de operações do 2º BPM Sub-Tebente Crisvaldo, o veículo do tipo Ford KA, foi encontrado pela equipe da FT em uma região de mata e de difícil acesso, nas proximidades do Posto 2 da PRF, em uma região conhecida como Puxa Boi.
Os policiais conduziram o carro até a delegacia de plantão da Polícia Civil e apresentaram ao delegado de plantão Renato Oliveira, para ser devolvido ao proprietário. Os demais pertences das vítimas levados pelo criminosos não foram recuperados.

*Fim da Linha

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2023: PLACAR DA OITAVA RODADA E A CLASSIFICAÇÃO

Começou neste sábado, 27 de maio a 8ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. E aqui você acompanha os resultados de cada rodada.

Placar:
Sábado
Athletico-PR 1 x 2 Grêmio
Fortaleza 2 x 0 Vasco
Flamengo 1 x 1 Cruzeiro
Cuiabá 1 x 1 Coritiba
São Paulo 2 x 1 Goiás
Domingo
Corinthians 2 x 0 Fluminense
Internacional 2 x 0 Bahia
Atlético-MG 1 x 1 Palmeiras
Bragantino 2 x 0 Santos
Botafogo 2 x 0 América-MG

Classificação

CONVITE DE CANTORIA NO DISTRITO DE CÓRRGO!!!

Jovem de 15 anos que tentou tirar corpo de Lázaro Barbosa do túmulo revela motivo: “Sonhei com ele”

Após o túmulo de Lázaro Barbosa, que passou 20 dias fugindo da polícia depois de ter matado uma família no Distrito Federal em junho de 2021, ter sido violado, em Cocalzinho de Goiás, a Polícia Civil explicou que a sepultura foi cavada por uma adolescente, de 15 anos. Segundo o delegado Rafhael Neris, a adolescente afirmou ter violado o local após ter sonhado que Lázaro estaria vivo.

A violação aconteceu no dia 15 de março deste ano. O delegado pontuou que sugeriu o não indiciamento da adolescente, uma vez que ela estaria “em surto”.

A polícia explicou que, na época da denúncia da violação, houve a suspeita que o crânio de Lázaro tivesse sido furtado, no Cemitério de Cocalzinho de Goiás. No entanto, após perícia realizada pela polícia, foi observado que o corpo e o caixão estavam intactos. Segundo a polícia, na verdade, o que havia sido quebrado e cavado era somente a sepultura.

De acordo com a polícia, a adolescente convenceu o namorado de 21 anos a ajudá-la. Segundo o delegado, o jovem apenas levou a menina até o cemitério e não teve nenhuma participação no caso.

“A menina informou que vinha tendo vários sonhos com Lázaro, que aparecia e pedia para que ela o retirasse do túmulo pois estava vivo e precisava da ajuda dela”, disse o delegado.

“Ela estava em devaneio. O tempo todo ele [namorado] tentou alertá-la de que isso não estava certo e de que não eram para ir até o local, mas ela insistiu bastante”, acrescentou Rafhael.

Segundo o delegado, durante a investigação, foi possível verificar uma imagem que mostra a adolescente saindo do cemitério com a roupa suja de terra.

“Ficou bem claro que ela quem roupeu o túmulo”, pontuou.

Na época da violação, a Prefeitura de Cocalzinho, responsável pelo cemitério, publicou nas redes sociais, que ao saber da violação, acionou a polícia. Além disso, reforçou que, apesar da violação do terreno, o caixão estava intacto e que, após a perícia, os coveiros fizeram a limpeza do local e que a terra retirada foi reposta.

*Jair Sampaio

MOSSORÓ-RN: SEMANA DO MEIO AMBIENTE COMEÇA HOJE!

A Prefeitura de Mossoró abrirá oficialmente a programação da Semana do Meio Ambiente 2023 na segunda-feira (29). A solenidade acontecerá, às 16h, no auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania. O evento será aberto ao público.

As ações da Semana do Meio Ambiente serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (Seimurb), através da Gerência-Executiva de Educação Ambiental, no período de 29 de maio a 2 de junho. O tema da Semana do Meio Ambiente deste ano é “Resíduos Zero, Mossoró Sustentável”.

Os interessados em participar das palestras e atividades que serão desenvolvidas durante a Semana do Meio Ambiente podem se inscrever por meio dos links https://forms.gle/nR3NN2CL8cTeTwhV7 (formulários oficinas) e https://forms.gle/UVNQCuTW8Tbb6Lnv8 (formulários palestras).

*Fonte: Prefeitura de Mossoró

Com commodities em queda, produtores no Brasil já projetam prejuízo

Produtores brasileiros no agro vivem um paradoxo em 2023. Enquanto o Brasil começa a colher uma “supersafra”, com recordes de produção e clima favorável, produtos como milho, soja e carnes chegarão aos mercados globais valendo muito menos do que em anos anteriores.

Após as altas recorde em 2021 e 2022, a leitura é que o momento de bonança chegou ao fim para as commodities da agropecuária. Na bolsa de Chicago, os contratos futuros da soja e do milho acumulam queda de mais de 20% em relação a maio de 2022.

A queda nos preços é causada, sobretudo, por uma oferta que cresce mais do que a demanda, resume Francisco Queiroz, da Consultoria Agro do Itaú BBA.

“Se olharmos os números da próxima safra, a produção de soja tende a ser recorde globalmente, crescendo 11%. Mas o consumo só crescerá 6%, no melhor cenário”, diz. “Começamos a vislumbrar um ciclo menos benéfico.”

Nos últimos dois anos, a pandemia da Covid, a guerra na Ucrânia e eventos climáticos desfavoráveis levaram ao que se chama na teoria econômica de choque de oferta. A demanda por alimentos seguia alta no mundo, mas a oferta no campo não acompanhava o mesmo ritmo, resultando na alta de preços.

Agora, acontece o contrário: animados pelas boas margens dos últimos anos, produtores investiram alto e, com isso, a produção tem batido recordes no Brasil e no mundo.

Além disso, para os próximos ciclos, o clima no Brasil deve ser favorável, sem grandes transtornos ao plantio. Há também boas projeções de safra para outros grandes produtores de grãos, como Estados Unidos e Argentina — que se recupera de uma seca que devastou a produção neste ano.

*Fonte: Metrópoles/98 FM de Natal