Pesquisar este blog

29 março 2024

APODI/RN: [FOTOS] ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO NO SÍTIO DO GÓIS

A comunidade do sítio do Góis no município de Apodi apresentou mais uma vez a encenação da Paixão de Cristo.
Já se tornou tradição, todo ano, na Semana Santa a apresentação acontece com a participação dos moradores da comunidade e termina prestigiada pelo público de todo o estado do Rio Grande do Norte que considera um grande espetáculo.
Cada ano, mais bem apresenta a encenação e mais prestigiada. Parabéns para todos os envolvidos!

Governo sanciona lei que autoriza Caern a realizar Parceria Público-Privada

O Governo do Estado sancionou a Lei de Modernização da Caern, permitindo exploração dos serviços públicos de saneamento básico no Rio Grande do Norte, nas suas quatro vertentes, e ainda atividades de comércio e serviços no Brasil e exterior.

A lei N° 11.695 que altera a Lei Estadual 3.742, de 26 de junho de 1969, foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28). De acordo com o ato, sancionado pela governadora Fátima Bezerra (PT), a companhia poderá atuar em quatro vertentes do saneamento, agregando drenagem de águas pluviais e coleta e tratamento de resíduos sólidos em solo brasileiro e em outros países.

A lei permite à Caern criar subsidiárias, compor sociedades de propósito específico ou outras sociedades empresariais, com atuação em uma ou mais das microrregiões de saneamento básico no Estado. Permite ainda modificar a natureza das ações e de outras participações societárias que possua, diretamente ou por meio de entidades da Administração pública Indireta, na Caern e nas subsidiárias.

Exploração de Serviços
A partir de agora a Caern fica autorizada a explorar serviços tais como: produção, conservação e comercialização de energia gerada em suas unidades, utilização de redes para a instalação de fibras óticas, prestação de consultoria, assistência técnica e certificação nas áreas de atuação determinadas, comercialização de serviços, produtos, benefícios e direitos que direta ou indiretamente decorrerem de seus ativos patrimoniais, bem como, de subprodutos que decorrem de seus processos produtivos, e prestação de outros serviços relativos à saúde da população e outros serviços de interesse para a CAERN e para o Estado do Rio Grande do Norte.

“Com esta medida, a Caern muda de patamar e terá ferramentas adequadas para a nova realidade competitiva trazida pelo Novo Marco do Saneamento, podendo criar subsidiárias para a prestação de outros tipos de serviços, para, a partir das receitas adquiridas, influenciar na redução das tarifas”, celebrou o presidente da Caern, Roberto Linhares.

O gestor acrescentou ainda que a empresa poderá vender produtos que venham a ser gerados, como, por exemplo, o gás natural produzido na Estação de Tratamento de Esgotos que poderá ser utilizado nos veículos da Caern e abastecer geradores, com possibilidade, inclusive, de venda do excedente.

*Saulo Vale

MOSSORÓ/RN: BISPO DOM FRANCISCISCO REZA E LAVA PÉS DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA EM CERIMÔNA ALUSIVA À PÁSCOA

O bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, Dom Francisco de Sales, abriu às celebrações da Páscoa de uma forma diferente.
Na Quinta-Feira Santa, dia em que a Igreja Católica celebra a última Ceia do Senhor, o pastor lavou os pé de pessoas em situação de rua e com deficiências, grávidas, idosos, dentre outros, em referência à humildade de Jesus com os apóstolos
O lava-pés, cerimônia tradicional durante o rito pascoal, ocorreu no altar da Catedral de Santa Luzia de Mossoró.
Após a missa, Dom Francisco saiu da igreja e foi ao encontro de outras pessoas em situação de rua, na Praça Vigário Antônio Joaquim.
Cumprimentou cada um que estava lá e rezou com essa população. Houve ainda distribuição de comida e kits, auxiliado pelos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e Pastoral do Dízimo da Catedral.

*Blog do Barreto

GOIÂNIA/GO: Influenciadora grávida morre aos 22 anos com suspeita de dengue

A influenciadora Sofia Amorim, de 22 anos, morreu em Goiânia, Goiás, com suspeita de dengue. Segundo a mídia local, familiares informaram que ela havia acabado de entrar no sétimo mês de gestão. Amigos, familiares e seguidores lamentaram a morte nas redes sociais.

Como piora no quadro da doença, Sofria teve falência dos órgãos e chegou a ser entubada, mas não resistiu. Segundo informações do jornal goiano A Redação, os médicos realizaram uma cesariana de emergência, mas o bebê também faleceu. O enterro aconteceu nesta quinta-feira, 28, no cemitério Vale do Cerrado.

À imprensa local, a família de Sofia lamentou profundamente a morte da jovem, que aguardava o seu primeiro filho. “Dante, mesmo sem ter nascido, já era muito amado por seus pais e familiares. Sua partida representa a perda de um futuro cheio de possibilidades”, escreveram em comunicado.

Sofia postava nas redes sociais receitas de comida e dicas de maquiagem. Em um perfil à parte, ela também postava resenhas de livros.

Dengue no Brasil
De acordo com o último Informe Diário da doença, divulgado nesta quarta-feira, 27, o Brasil conta com 2.323.150 de possíveis casos de dengue. Deste número, cerca de 20.891 são de casos graves da doença e de dengue com sinais de alarme.

*Jair Sampaio

MOSSORÓ/RN: POLÍCIA AMBIENTAL RESGATA FÊMEA DE GATO DO MATO EM RESIDÊNCIA NO BAIRRO SUMARÉ

Uma equipe da Companhia Independente de Policiamento Ambiental, sob o comando do sargento Gomes, resgatou na tarde desta sexta feira 28 de março de 2024, uma fêmea de gato-do-mato, que estava em uma residência no Bairro Sumaré em Mossoró.
O animal estava no quintal de uma casa e foi encontrado pelos moradores do imóvel que de imediato acionaram a Polícia Ambiental para fazer o resgate. Após o resgate os policiais conduziram o animal até a UFERSA, onde foi feito uma avaliação médica do seu quadro de saúde
Segundo o sargento Gomes nesta sexta feira (29), como está bem com o animal, a fêmea será levada para um habitat natural. O local escolhido pela equipe da CIPAM será a Furna Feia.
A polícia ambiental reforça em casos semelhantes, onde animais selvagens sejam encontrados em residências ou áreas urbanas, a população deve ligar para a Polícia Ambiental ou para o corpo de bombeiros, para que o animal seja resgatado sem risco, para ele ou para os humanos.

*Fim da Linha

PARNAMIRIM/RN: ADOLESCENTE ATROPELADA MORRE NO HOSPITAL WALFREDO GURGEL

A adolescente atropelada na última quarta-feira (27) ao tentar atravessar a Avenida Olavo Lacerda Montenegro, no bairro Parque das Árvores, em Parnamirim, na Grande Natal, não resistiu e morreu no Hospital Walfredo Gurgel.
Maria Ester da Silva Barbosa tinha 12 anos de idade foi atropelada ao tentar atravessar a via para voltar para casa.
A morte foi confirmada pelo pai da menina, José Lúcio de Sousa Barbosa, na manhã desta sexta-feira (29). Segundo a família, o velório de Maria Ester vai ocorrer na Igreja Assembleia de Deus no bairro Parque das Árvores.
Moradores do bairro queimaram pneus e fecharam a avenida na tarde desta quinta-feira (28) em um protesto. Maria Ester estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel após o acidente.

O acidente
A adolescente foi atropelada quando ia para a Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, onde estuda, localizada a cerca de 3 km de distância de casa.
Sem transporte escolar há algumas semanas, ela foi para uma parada de ônibus, mas desistiu por conta da demora e estava retornando para casa. Quando atravessava a rua para retornar, ela foi atropelada.
Os moradores reclamaram que acidentes são comuns na avenida e disseram que os veículos costumam passar em alta velocidade no trecho.
Em nota, o Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) disse que implantou no último mês de fevereiro nova sinalização de tráfego no trecho mais movimentado na avenida Olavo Lacerda Montenegro. Segundo o órgão, foram instalados 17 novas placas.
O órgão disse também que "está com processo aberto com estudo de viabilidade para implantação de radares de monitoramento eletrônico de velocidade em trechos da Av. Olavo Lacerda Montenegro".
Em outubro de 2022, um homem morreu atropelado na avenida enquanto abastecia o próprio veículo, que tinha tido uma pane seca por conta da falta de combustível.

*Do G1 RN

ATENÇÃO! O ADVOGADO MARCELO GOMES TEM UM RECADO IMPORTANTE PARA VOCÊ

🚨U R G E N T E !🚨
Assista ao vídeo com atenção:
Eu Apoio o Projeto de Lei 5464/2023. Vote e apoie também! 🏡⚖️✅
🔗Link: https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2403442
#MORADIADIGNA #JUSTIÇA

Bandidos acionam explosivos contra cofre de posto de combustível e danificam prédio na Grande Natal; Vídeo

Bandidos equipados com armas de fogo e explosivos invadiram um posto de combustível na cidade de São Gonçalo do Amarante na madrugada dessa sexta feira Santa e tentaram abrir o cofre do estabelecimento.
De acordo com testemunhas em contato com o Repórter Ranilson Oliveira, o grupo até explodiu a área onde estava o cofre, mas o equipamento resistiu à explosão e sofreu apenas algumas avarias, já o prédio teve por uma parede completamente comprometida.

*Jair Sampaio

ATENÇÃO! AMANHÃ TEM ATENDIMENTO NA ÓTICA GOMES DE APODI!!!!

Lembrando a todos os clientes que neste SÁBADO, dia 30/03/2024 é dia de atendimento na Ótica Gomes Apodi.
De 7:30 às 13:00 horas. 
Venha fazer sua consulta de vista e aproveitar nossas super promoções ✌🏼😎

UERN: 8.500 ESTUDANTES VOLTARÃO ÀS AULAS

Cerca de 8.500 estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), entre novatos e veteranos, voltarão às salas de aula nos campi de Mossoró, Assú, Caicó, Natal, Patu e Pau dos Ferros, segunda-feira (1º).

Será o início do semestre 2024.1. Após anos, o calendário acadêmico da Uern volta a ser compatível com o calendário civil.

De acordo com o calendário aprovado, o semestre 2024.1, que teve início no dia 25 de março, com a programação da Semana Pedagógica, segue até o dia 27 de julho. Já o semestre 2024.2 inicia no dia 13 de agosto e segue até o dia 21 de dezembro.

Samba
Para recepcionar os estudantes para o semestre letivo 2024, será realizado no início do mês o Seminário de Ambientação Acadêmica (Samba).

O evento visa promover acolhida aos discentes novatos e veteranos do semestre 2024.1 e será realizado nos campi de Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Pau dos Ferros e Patu, nos turnos matutino e noturno.

Durante o evento, os estudantes poderão conhecer a estrutura geral da Uern, bem como projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos em cada campus.

Também serão realizadas apresentações culturais, exposição de artes e empreendedorismo, aplicação de vacinas, feira de artesanato, entre outras atividades.

*Toni Martins