Pesquisar este blog

01 janeiro 2022

Novas regras para se aposentar em 2022 entram em vigor neste sábado; veja o que muda

As mudanças nas regras de transição para se aposentar em 2022 passam a valer a partir deste sábado, dia 1º de janeiro.

As regras de transição foram implementadas a partir da reforma da Previdência, aprovada em novembro de 2019, e são uma espécie de ‘meio termo’ para os segurados que já estavam contribuindo para o INSS, porém ainda não haviam concluído os requisitos para dar entrada na aposentadoria.

Quem já tinha cumprido todos os requisitos para se aposentar antes da data em que entrou em vigor a reforma da Previdência (13 de novembro de 2019) e ainda não pediu o benefício pode ficar tranquilo, pois nada mudou, já que tinha seu direito adquirido.

Segundo o advogado especialista em Direito Previdenciário João Badari, sócio do escritório Aith, Badari e Luchin Advogados, é preciso fazer um planejamento adequado de aposentadoria, porque nem sempre se aposentar antecipadamente garante um benefício mais vantajoso.

“Como são vários os fatores que afetam o benefício que será recebido, decidir contribuir alguns meses a mais ou se aposentar pelas novas regras poderá fazer a diferença entre receber mais ou menos de aposentadoria pelo resto da vida”, diz.

Veja as regras que passam a valer para se aposentar em 2022

1) Sistema de pontos

A fórmula de pontos, que consiste no resultado da soma do tempo de contribuição com a idade do trabalhador, sobe ano a ano até chegar ao limite de 100 (para mulheres) e 105 (para homens), em 2033.

Em 2022, a pontuação passa a 89 pontos para mulheres e 99 pontos para os homens.É preciso comprovar tempo mínimo de contribuição de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Antes da reforma, o trabalhador que se conseguisse somar os pontos necessários se aposentava com 100% do salário de benefício, calculada sobre as 80% maiores contribuições desde julho de 1994, sem incidência do fator previdenciário.

Depois da reforma o cálculo do benefício é o mesmo das demais aposentadorias: média simples de 100% de todas as contribuições, sem excluir as menores contribuições, o que, na maior parte das vezes, diminui o valor do benefício.

Para os professores

Os professores da educação básica que comprovarem, exclusivamente, exercício da função de magistério na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio terão redução de cinco pontos. Assim, em 2022 as professoras poderão pedir aposentadoria a partir da soma de 84 pontos, desde que tenham o mínimo de 25 anos de contribuição, e os professores, com 94 pontos e, no mínimo, 30 anos de contribuição. Os pontos subirão ano a ano até 92 pontos, para a mulher, e até 100 pontos, para o homem.

2) Tempo de contribuição + idade mínima

Essa regra exige tempo de contribuição de 35 anos para homens e de 30 para as mulheres.

O que muda aqui é a idade mínima.

Em 2019, a idade mínima para pedir o benefício era de 56 anos para mulheres e 61 anos para homens. Em 2020, a idade mínima aumentou em seis meses e passou a 56,5 anos para mulheres e 61,5 anos para homens. Em 2021, a idade aumentou novamente mais seis meses e passou a ser de 57 anos para mulheres e 62 anos para os homens.

Agora em 2022, mulheres devem comprovar 57,5 anos de idade e homens, 62,5 anos de idade para se aposentar, além do tempo de contribuição.

A cada ano essa idade mínima vai aumentar em seis meses, quando, em 2031, ela será de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.

Para os professores

Já os professores da educação básica que comprovem, exclusivamente, exercício da função de magistério na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio terão redução de cinco anos na idade e no tempo de contribuição, devendo a partir de janeiro de 2022 a mulher ter 52,5 anos de idade com 25 anos de tempo de contribuição na função de magistério e o homem 57,5 anos de idade, com 30 anos de tempo de contribuição na função de magistério.

3) Aposentadoria por idade para mulheres

A reforma não alterou as condições dos homens para pedir a aposentadoria por idade. Os homens continuam a poder se aposentar nessa modalidade ao comprovar 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

Para as mulheres, porém, a regra ficou mais dura.

Antes da reforma podiam se aposentar por idade mulheres que tivessem 60 anos e comprovassem 15 anos de contribuição.

A partir da reforma, os requisitos para se aposentar por idade para mulheres passa a ser comprovação de 62 anos mais 15 anos de contribuição.

Quem já estava contribuindo na época da aprovação da reforma poderá se enquadrar na regra de transição desta modalidade, que aumenta seis meses a cada ano até chegar aos 62 anos.

Idade mínima necessária para a mulher se aposentar na regra de transição:

2020 – 60 anos e 6 meses
2021 – 61 anos
2022 – 61 anos e 6 meses
A partir de 2023 – 62 anos

4) Pedágio de 50% (aposentados do INSS)

Quem está a dois anos de cumprir o tempo de contribuição terá de pagar um pedágio de 50% sobre o tempo que falta para se aposentar. Isso quer dizer que, se faltarem dois anos para a aposentadoria, será necessário trabalhar três anos para ter o direito. Se faltar um ano para se aposentar, será necessário trabalhar um ano e seis meses.

Essa regra prevê aplicação do fator previdenciário, que é uma fórmula matemática que envolve três fatores: idade, expectativa e o tempo de contribuição.

“O fator previdenciário achata o valor do benefício para quem se aposenta com menos idade. Essa redução pode chegar a 50%”, diz Badari.

Essa regra de transição não se aplica aos professores.

Nessa regra não há nenhuma alteração em 2022.

5) Pedágio de 100% (para aposentados do INSS e servidores)

Para poder se aposentar por idade na transição, trabalhadores do setor privado e do setor público precisarão se enquadrar na seguinte regra: idade mínima de 57 anos para mulheres e de 60 anos para homens, além de pagar um “pedágio” equivalente ao mesmo número de anos que faltará para cumprir o tempo mínimo de contribuição (30 ou 35 anos) na data em que a reforma entrar em vigor.

Por exemplo, um trabalhador que já tiver a idade mínima mas tiver 32 anos de contribuição quando a reforma entrou em vigor terá que trabalhar os 3 anos que faltam para completar os 35 anos, mais 3 de pedágio.

Para professores

Professores da educação básica que comprovarem, exclusivamente, exercício da função de magistério na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio terão redução de cinco anos na idade e no tempo de contribuição (52 anos de idade e 25 de contribuição, para mulheres, e 55 anos de idade e 30 de contribuição, para homens).

Para essa regra também não haverá nenhuma alteração em 2022.

*Jair Sampaio

NATAL-RN: HOMEM MORRE AFOGADO E MULHER É RESGATA COM VIDA NA PRAIA DE PONTA NEGRA

Um homem morreu afogado e uma mulher sobreviveu após serem tirados do mar por guarda-vidas na manhã deste sábado (1º) - feriado de confraternização universal. na praia de Ponta Negra, em Natal. Os casos aconteceram com poucos minutos de diferença.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o primeiro caso foi registrado por volta das 10h15. Ao perceber que o homem estava se afogando, banhistas e comerciantes locais entraram no mar e o tiraram da água.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado pela população e tentou reanimar o homem, porém ele não resistiu e morreu.

Segundo testemunhas, a mulher foi uma das pessoas que ajudou a tirar o homem da água, porém minutos depois ela voltou para dentro do mar e também começou a se afogar, mas foi resgatada por guarda-vidas do Corpo de Bombeiros, que já estavam no local. Ela saiu do mar caminhando e passa bem.

Vítima

O homem foi identificado como José Guiberto, de 29 anos. Ele era natural do município de Sítio Novo e trabalhava como vigilante em uma obra próximo ao local do acidente.

O corpo dele foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia para passar por perícia.

A praia de Ponta Negra é a mais famosa de Natal e teve suas areias tomadas por potiguares e turistas para a virada do ano novo, na madrugada deste sábado (1º).

*Do G1 RN

APODI-RN: HOMEM É MORTO A GOLPES DE FACÃO NA ESTRADA DO ASSENTAMENTO AURORA DA SERRA

Foto: do Icém
Na manhã deste sábado, 1º de janeiro de 2022 foi encontrado o corpo de um homem na estrada de Aurora da Serra, região da Chapada do Apodi.
Antônio Vanlisérgio Rodrigues Gomes, 30 ano, natural de Itapagé-CE. Antônio estava caído próximo a uma motocicleta. O mesmo foi morto a golpes de facão, quando voltava para casa.
De acordo com informações, Antônio se envolveu numa discussão e foi seguido, quando retornava para casa, momento em que foi golpeado até a morte. A arma do crime ficou sobre o corpo.
Depois de praticar o crime, o seu rival fugiu com destino ignorado. A Polícia já dispõe de fotos e o nome do acusado, que não foi revelado para não atrapalhar as investigações.
A Polícia Militar compareceu ao local, até a chegada da equipe do ITEP, que recolheu o corpo para a sede do órgão em Mossoró para ser necropsiado e liberado para o sepultamento. 
A Polícia Civil de Apodi deve investigar o crime.

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

MOSSORÓ-RN: 1º HOMICÍDIO NO ANO DE 2022 - HOMEM É ASSASSINADO A TIROS APÓS DISCUSSÃO NO PARUE DAS ROSAS

A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, Mossoró, teve um homicídio registrado na madrugada deste sábado (1º), minutos após as comemorações do réveillon 2022.
Segundo a Polícia Civil, Alehandro Menezes de Souza, 32 anos, foi morto na rua Vitória Régia, local conhecido como Parque das Rosas, no bairro Santa Delmira.
Alehandro foi morto com aproximadamente seis disparos de pistola calibre .40. De acordo com o delegado de plantão, Alex Wagner, a vítima teria discutido com uma pessoa antes do crime e, pouco tempo depois, foi encontrada morta próximo à casa onde morava. Nenhum suspeito foi preso.
Ainda segundo a Polícia Civil, a vítima tinha passagem pelo sistema prisional e estava cumprindo pena domiciliar por tentativa de homicídio.
O delegado de plantão informou que há uma linha de investigação sobre o crime, que será repassada à Delegacia de Homicídios de Mossoró, que deverá investigar o caso.
O crime foi o primeiro homicídio registrado no ano de 2022 no estado.

*Do G1 RN

NATAL-RN: MENINA É A PRIMEIRA CRIANÇA A NASCER EM 2022

O primeiro choro a ecoar na Maternidade Leide Morais, em Natal, no ano de 2022, foi o da pequena Eloise Camilly. A bebê nasceu a 1h da madrugada deste sábado (1º), quando muitos potiguares ainda comemoravam a chegada do novo ano.
A menina nasceu saudável, por meio de uma cirurgia cesárea, com 49 centímetros de altura e pesando 2,984 kg. Ela é a primeira filha de Raissa Isabelle Silva Varela, de 23 anos, que é mãe solo e está isolada de outras pacientes por ter sintomas gripais.
O nascimento emocionou profissionais e também a mãe da criança, que também foi criada por mulheres.
"É um recomeço para mim e um começo para ela. Ela vai contar comigo, com a avó dela, com minha madrinha. Também fui criada por mulheres. Desejo para ela tudo que for maravilhoso no mundo", disse Raissa.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: JOVEM DE 20 ANOS SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NO ABOLIÇÃO IV

A Polícia Militar registrou na manhã desta sexta feira 31 de dezembro de 2021, uma tentativa de homicídio por arma de fogo na Favela do Fio, região do Abolição IV, em Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima foi identificada como, Loha Honório de Lima de 20 anos, morador da Travessa senador Petrônio Portela.

Segundo informações da Polícia Militar, a vítima estava em via pública quando foi surpreendida, por homens que chegaram em um veículo, possivelmente um Renoult Dusten de cor branca e começaram a atirar em sua direção.

Loha Honório foi alvejado e socorrido pelos familiares em um taxi para o Hospital Tarcísio Maia. A Polícia Militar recebeu informações de que os criminosos pretendiam terminar o serviço no hospital.

Viaturas foram acionadas para reforçar a segurança da unidade hospitalar. Ainda não há informações sobre a motivação do atentado. A Polícia Civil deverá investigar o caso.

*Fim da Linha

PREVISÃO DE CHUVAS NOS PRIMEIROS DIAS DO ANO DE 2022

Os primeiros dias de 2022 serão de calor, com temperaturas máximas entre 30 e 31º C, mas também contarão com pancadas de chuvas, segundo previsão do tempo para os principais polos turísticos do litoral do Rio Grande do Norte.
Já no interior do estado os termômetros devem marcar temperaturas mais elevadas, que devem chegar a 35º em Mossoró, na região Oeste, e 37º em Caicó, na região Seridó, mais ao centro do estado.
As informações meteorológicas foram fornecidas pelo Climatempo.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NÃO se esqueça de que qualquer que seja sua posição na vida, há sempre dois níveis a observar: os que estão acima e os que estão abaixo de você.
Procure colocar-se algumas vezes na posição de seus chefes; e outras vezes na posição de seus subordinados.
Assim, você poderá compreender ao vivo os problemas que surgem dos dois lados.
E, desta forma, poderá ajudar melhor a uns e a outros.

FELIZ 2022, PARA TODOS OS NOSSOS LEITORES!!!!!


FELIZ ANO NOVO!!

Feliz 2022 para todos os leitores do Blog!