Pesquisar este blog

08 janeiro 2022

MOSSORÓ-RN: 5a MORTE VIOLENTA EM 2022 - JOVEM DE 23 ANOS É MORTO COM UM TIRO NO PEITO NO ACAMPAMENTO TERRA PROMETIDA

O ano de 2022 começou violento em Mossoró a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. O município chega ao quinto assassinato nos primeiros oito dias de janeiro. O crime aconteceu por volta das 20h40min deste sábado (08).

Um homem identificado como Francisco Sales de Holanda Filho, conhecido como "Vaqueiro" foi morto com um único tiro, no Acampamento Terra prometida, no Bairro Santo Antônio. A vítima estava em um casebre quando foi alvejada e caiu sem vida no quintal da casa.

De acordo com informações colhidas pela Polícia Militar, no local, a vítima tinha ido ao local, olhar um terreno que havia comprado recentemente. A Polícia informou que um carro tipo HB20 branco teria sido visto saindo do local, após os disparos de arma de fogo.

Até o momento não há informações sobre a motivação do crime, bem como a identidade do autor assassinato. A equipe do ITEP realizou os procedimentos de perícia no local e depois recolheu o corpo da vítima para o IML do órgão pericial, onde será examinado e depois liberado para seus familaires. A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o crime.

Prisão do suspeito

A Polícia Militar, prendeu um tornozelado, suspeito de ter praticado o crime de homicídio contra Francisco Sales. O homem foi preso na localidade do Lagamar Santa Helena, mesma região onde ocorreu o crime e segundo a PM estava com um HB20 com as mesmas características do usado no homicídio.

O suspeito foi conduzido à delegacia de plantão da Polícia Civil e liberado depois de ouvido pelo delegado Caetano Balmam. O inquérito será encaminhado à DHPP que vai investigar o crime.

OUTRAS IMAGENS (AQUI)

*Fim da Linha

Ex-assessor preso em caso dos laranjas do PSL é encontrado morto em MG

Haissander Souza de Paula, 33, ex-assessor do deputado federal e ex-ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio, foi encontrado morto nesta quarta-feira (5) em Aimorés (MG). A causa da morte está sendo investigada.

Ele foi encontrado pela mãe em casa. A Polícia Civil de Minas Gerais informou que aguarda a finalização dos laudos para concluir a causa e as circunstâncias da morte porque o corpo foi encontrado sem sinais de violência.

Souza de Paula foi preso em junho de 2019 em razão de investigação sobre candidaturas de laranjas do PSL, partido que elegeu o presidente Jair Bolsonaro (PL), na eleição de 2018. O caso foi revelado pelo jornal Folha de S.Paulo.

A PM (Polícia Militar) de Minas Gerais informou que ele foi preso no último sábado (1º) em Governador Valadares (MG), suspeito de extorsão. Na ocasião, ele se passou por um delegado da PF e tentou extorquir dinheiro de vítimas em um caso envolvendo um celular, mas acabou liberado.

*João Marcolino

Moraes prorroga inquérito sobre interferência de Bolsonaro na PF

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), prorrogou um inquérito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal. De acordo com o despacho do magistrado, as diligências ficam prorrogadas por mais 90 dias. A determinação prolonga a investigação a partir do prazo previsto anteriormente, que vale até o dia 27 deste mês.

O chefe do Executivo é acusado de tentar influenciar nos trabalhos da corporação para proteger familiares e amigos no Rio de Janeiro. As suspeitas tiveram início após acusações feitas pelo ex-ministro Sérgio Moro, que ocupou o cargo de titular na pasta da Justiça nos primeiros meses do governo atual.

O pedido de prorrogação partiu da Polícia Federal, que aponta a necessidade de realizar novas diligências e colher mais informações e documentos para nortear o relatório final, que será encaminhado ao Supremo e à PGR (Procuradoria-Geral da República). Bolsonaro chegou a falar em “interferir” em uma reunião realizada no Palácio do Planalto em abril de 2020.

No entanto, o presidente afirma que as declarações não foram referentes às atividades da PF. O chefe do Executivo sustenta que se referia a segurança pessoal, no Rio de Janeiro, voltada para proteger familiares.

*R7/João Marcolino

PARNAMIRIM-RN: Pescadores capturam 8 mil peixes e surpreendem frequentadores de praia de Cotovelo

Foto: Redes sociais
"Uma coisa muito bonita, extraordinária". Foi assim que o comerciante Ledo Ferreira classificou uma pescaria bem-sucedida que presenciou na tarde de sexta-feira (7) na prainha de Cotovelo, litoral de Parnamirim, na Grande Natal.

Os pecadores da comunidade local conseguiram capturar mais de 8 mil tainhas. "Foram 8.040. Para cada mil peixes, eles costumam comemorar com uma pistola (fogos de São João). Tiveram que providenciar oito", disse.

De acordo com ele, cerca de 40 pessoas, entre pescadores e outras pessoas que, como ele, ajudaram a puxar a rede.

O comerciante trabalha justamente com revenda de peixes que compra aos pescadores de praias da região, mas revelou que ainda não tinha visto uma pescaria como a que registrou. Somente ele comprou cerca de 700 kg, aproximadamente 2 mil peixes.

"Já deixei para venda em São José de Mipibu, São Gonçalo do Amarante e Goianinha e vou voltar lá hoje (sábado, 8) à tarde", contou Ledo.


*Do G1 RN

CORONAVÍRUS: Brasil registra 115 óbitos e 49,3 mil casos nas últimas 24h

O Ministério da Saúde divulgou os dados mais recentes sobre o coronavírus no Brasil neste sábado (8).
– O país registrou 115* óbitos nas últimas 24h, totalizando 619.937 mortes;
– Foram 49.303* novos casos de coronavírus registrados, no total 22.499.525;
O maior número de casos em um sábado desde julho de 2020.
*Sem dados do Acre, Mato Grosso e Distrito Federal.
Dessa forma, a média móvel de óbitos ficou em 119 e a média móvel de casos em 29.717.
O ministério da Saúde calcula que mais de 21,5 milhões de pessoas já se recuperaram da Covid.

CAPITÓLIO-MG: [VÍDEOS] DESLIZAMENTO DE PEDRAS; BOMBEIROS DE MG CONFIRMAM 5 MORTOS EM QUEDA DE PAREDÃO EM CAPITÓLIO E BUSCAM 20 DESAPARECIDOS

Um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), a cerca de 300 km de Belo Horizonte, atingiu três embarcações, com pelo menos 34 pessoas, neste sábado (8) e causou cinco mortes. A estimativa dos bombeiros é que cerca de 20 pessoas estejam desaparecidas.

Um vídeo cuja veracidade foi confirmada pelos bombeiros mostra o momento em que um dos cânions atinge as lanchas (veja acima).

Mortes

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou cinco mortes pelo deslizamento. Todas as vítimas fatais foram encontradas no local do acidente. Ninguém foi identificado até agora.

Desaparecidos

Segundo o coronel dos bombeiros Edgard Estevo, a estimativa é de que 20 pessoas estejam desaparecidas. Ele reforçou que as informações são preliminares, as buscas estão acontecendo e devem continuar à noite.

De acordo com o coronel, 40 bombeiros e mergulhadores estão no local do acidente.

Feridos

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, 32 pessoas foram atendidas por causa do acidente, a maioria com ferimentos leves. Dessas, 23 foram atendidas e liberadas da Santa Casa de Capitólio.



*Informações: G1 Centro Oeste de Minas

CORONAVÍRUS: RN registra nenhum óbito por covid-19 nas últimas 24 horas; Novos casos são 522

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (8). São 390.084 casos totalizados. Na sexta-feira (7) eram contabilizados 389.367, ou seja, 717 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 522 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.584 no total. Nenhum óbito foi registrado nas últimas 24 horas. Na sexta-feira (7) eram 7.583 mortes. A Sesap registrou um (01) outro óbito após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.437.

Recuperados são 378.848. Casos suspeitos somam 114.517 e descartados são 828.089. Estimativa de casos em acompanhamento: 3.652

SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN: FOTOS: Acidente envolvendo caminhão-cegonha na BR-101 provoca congestionamento

Um acidente ocorrido na tarde deste sábado (8), provocou um grande congestionamento entre os municípios de São José de Mipibu e Goininha, na BR-101.
A faixa da via no sentido Natal-Goianinha foi totalmente interrompida após um caminhão-cegonha virar. Até por volta das 15h30, no momento desta publicação, a via seguia interditada para a retirada do veículo.
*Do BG

Bombeiros de MG confirmam 5 mortos em queda de paredão em Capitólio e buscam 20 desaparecidos

Um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), a cerca de 300 km de Belo Horizonte, atingiu três embarcações, com 34 pessoas, neste sábado (8) e causou cinco mortes. A estimativa dos bombeiros é que cerca de 20 pessoas estejam desaparecidas.

Três pessoas foram socorridas com ferimentos para um hospital de Passos, três vítimas foram levadas para São João da Barra e outras duas para Pium-í. Ao todo, 23 banhistas foram atendidos em Capitólio e liberados.

Mortes

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou cinco mortes pelo deslizamento. Todas as vítimas fatais foram encontradas no local do acidente. Ninguém foi identificado até agora.

Desaparecidos

Segundo o coronel dos bombeiros Edgard Estevo, a estimativa é de que 20 pessoas estejam desaparecidas. Ele reforçou que as buscas continuam e as informações são preliminares.

De acordo com o coronel, 40 bombeiros e mergulhadores estão no local do acidente.

Feridos

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, 32 pessoas foram atendidas por causa do acidente, a maioria com ferimentos leves. Dessas, 23 foram atendidas e liberadas da Santa Casa de Capitólio.

Outras 9 seguem internadas:
  • 2 pessoas com fraturas expostas foram para a Santa Casa de Piumhi, a cerca de 23 km de Capitólio;
  • 3 pessoas ainda não têm estado de saúde confirmado e estão sendo atendidas na Santa Casa de Passos, a 74 km de Capitólio;
  • mais 4 pessoas com ferimentos leves estão na Santa Casa de São José da Barra, a 46 km de Capitólio, com ferimentos leves.
Ninguém foi identificado até agora. Guarnições de Passos e Piumhi foram deslocadas para a região para prestar atendimento às vítimas.

*Do G1/BG

Lula mira redes sociais para atrair evangélicos, e Bolsonaro busca fidelizar igrejas

A pouco menos de dez meses das eleições presidenciais, aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (PL) elegeram os evangélicos como um dos principais focos de disputa.

Cada lado, porém, usará métodos diferentes para tentar ampliar a vantagem nesse eleitorado. Segundo petistas, o partido quer atrair esse segmento pela base, por meio do discurso voltado para a economia.

Já Bolsonaro, de acordo com aliados, mira a cúpula das igrejas em busca de fidelizá-las com o apelo da pauta de costumes.
Segundo dados da pesquisa Datafolha divulgada em 16 de dezembro, 39% dos evangélicos votariam em Lula contra 33% de Bolsonaro no primeiro turno. No segundo turno, há empate técnico: 46% dos religiosos declaram intenção de eleger o petista, enquanto 44% escolheriam Bolsonaro.

Para o atual mandatário, esse eleitorado garante parte da marca conservadora que ele embute em seu governo, como a defesa da família e costumes.

Ainda que seja católico, Bolsonaro conta com a simpatia da cúpula das principais denominações do segmento. A indicação recente do ex-AGU André Mendonça para o STF (Supremo Tribunal Federal) foi uma promessa aos evangélicos.

Bolsonaro não retirou o nome do pastor apesar da resistência no Senado e até dentro do governo. Diante da pressão dos evangélicos, foi alertado do estrago que isso poderia causar com eles.

Para Bolsonaro, é importante fidelizar essa parcela do eleitorado, uma vez que representa aproximadamente um terço da população.

Em outra frente, dirigentes petistas avaliam que o grupo é relevante por representar segmentos que o partido visa atingir. Os evangélicos, segundo pesquisas analisadas pelo PT, são predominantemente pobres, negros e mulheres, em tese, o “público-alvo” do PT, em quem Lula mirou e teria de novo a intenção de beneficiar em programas sociais. Daí a relevância dessa faixa da população para os petistas.

Segundo aliados do ex-presidente, a ideia do PT é focar a base e chegar aos evangélicos na ponta, sem passar por pastores de grandes congregações que os lideram.

Os petistas têm um grupo setorial coordenado pela deputada Benedita da Silva (PT-RJ), que passará a ter espaço na programação da TV PT em 2022.

O objetivo é atingir essa população por meio das redes sociais e o trabalho corpo a corpo nas periferias.

Para isso, o PT planeja criar centenas de comitês populares para fazer brigadas digitais e pequenos comícios.

O discurso também será diferente daquele do atual mandatário. No lugar de focar na pauta de costumes, o PT quer convencer o evangélico a votar em Lula por meio do discurso da economia e da esperança.
A ideia é pedir para que as pessoas relembrem da vida no governo do PT. A briga, dizem dirigentes do partido, é política, não religiosa.
Bolsonaro, por sua vez, tem a estratégia de atingir os evangélicos pelos seus líderes, algo que ele já faz atualmente.

Além disso, intensificou a participação em eventos de grandes denominações com plateia de pastores e fiéis.

No caso do PT, a ideia de avançar sobre evangélicos se mistura com a estratégia de angariar votos nas regiões.

Petistas ouvidos pela reportagem dizem que pesquisas mostram que há grande predominância dos religiosos nas periferias de grandes cidades, sobretudo no Centro-Oeste.

A região é, segundo o Datafolha, onde Lula e Bolsonaro têm a menor diferença de intenção de votos.

O petista tem 41% das intenções no Centro-Oeste e o atual presidente, 32%. A briga promete ser forte no local.

Além disso, as regiões Sul-Sudeste também são palco de disputa acirrada entre ambos os presidenciáveis por concentrarem o maior eleitorado do país. No caso de Lula, são áreas onde ele registra os piores índices eleitorais e poderia avançar.

O petista já começou a concentrar esforços em uma das localidades em que registra o pior desempenho ao lado do Centro-Oeste, segundo pesquisas de opinião: o Sul.

De acordo com o Datafolha, Lula tem 41% de intenções de voto por lá contra 26% de Bolsonaro.
Nos últimos meses, ele deu uma série de entrevistas a rádios e veículos da região.

O desempenho piora em Santa Catarina, afirmam dirigentes petistas, que analisaram pesquisas internas.

No dia 15 de dezembro, Lula deu entrevista à Rádio Blumenau, especificamente no estado onde trava forte batalha com o presidente do turno. Antes, no final de novembro, o ex-presidente falou com a Rádio Gaúcha.

Por outro lado, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse ao jornal Folha de S.Paulo que o PT está mais focado no discurso nacional do que em priorizar uma região ou outra.

“Não estamos trabalhando com lógica de priorização de regiões, mas com o que vamos defender, que tem a centralidade na economia popular. Temos que gerar emprego, ter renda para o povo ter um estado indutor do desenvolvimento. E isso serve para todas as regiões, a centralidade e a prioridade é essa”, afirmou Gleisi.

Aliados do presidente se mostram confiantes com o voto no Centro-Oeste, no Sul e no Sudeste. A expectativa de interlocutores de Bolsonaro é que ele reedite, de certa forma, o que fez em 2018, ganhando nessas regiões para compensar o Nordeste.

Ainda que o governo tenha apresentado Bolsa Família reformulado com valor do tíquete mais alto (R$ 400), sob a alcunha de Auxílio Brasil, a expectativa é de que o programa apenas reduza a vantagem de Lula na região.

Nem auxiliares palacianos nem dirigentes partidários do centrão dizem acreditar que o presidente conseguirá votos no Nordeste com a medida, ainda que seja uma das principais bandeiras de campanha de Bolsonaro.

A estratégia desenhada até o momento tem sido focar esforços especialmente nos maiores colégios eleitorais, Minas Gerais e São Paulo. A leitura é de que é possível se reeleger se ele conseguir empatar nestes dois estados e diminuir a margem no Nordeste.

Bolsonaro quer lançar Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) em São Paulo. Ainda que ele nunca tenha concorrido a um cargo, tem se mostrado competitivo em pesquisas de intenção de voto e aliados acreditam que há potencial para crescer.

No último Datafolha, Lula aparece liderando nas intenções de voto. Em uma simulação de segundo turno entre osdois, o petista pontua 59% contra 30% de Bolsonaro.

O presidente ironizou o resultado da pesquisa em 17 de dezembro, no cercadinho do Palácio da Alvorada, a apoiadores. “Tem que ter Datapovo aí”, afirmou.

NATAL-RN: Três criminosos são presos tentando roubar corpo dentro de caixão para ‘magia negra’

Três criminosos tentando roubar um caixão com um corpo de uma senhora dentro, no cemitério do Bom Pastor, na Zona Oeste de Natal.
A ação foi flagrada por policiais militares do 9º batalhão na tarde deste sábado (8).
Segundo os policiais, a intenção dos criminosos era levar o corpo para uma cidade no interior para praticar rituais de ‘Magia Negra’.
Eles foram detidos no instante em que retiravam o caixão da cova.
As informações são do repórter Jeferson Nascimento, da TV Futuro, afiliada à TV Cultura no RN.

MOSSORÓ-RN: PM RECUPERA CARRO DE VÍTIMA QUE FOI BALEADA DURANTE ASSALTO NA BOA VISTA

Elementos armados tomaram de assalto um HB20 de cor branca, na noite desta sexta-feira, 07 de janeiro de 2022, na Rua Ana Neris, por trás do Queiroz do bairro Boa Vista, em Mossoró.
Durante o roubo, a vítima, um homem por nome de José Chagas foi baleado na perna. Ele foi levado por uma ambulância do Samu para o Hospital Tarcísio Maia.
Na manhã de hoje (08) uma guarnição do Grupo Tático Operacional (GTO) conseguiu localizar o veículo da vítima.
O carro estava abandonado numa área de mata às margens da BR 405, na Comunidade de Pedra Branca, na Zona Rural de Mossoró.
O veículo foi levado para a Delegacia de Plantão para os procedimentos cabíveis. Até o momento nenhum suspeito foi preso.

*Passando na Hora

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!


“Em fase de conversas”, diz presidente do PDT sobre chapa Ciro-Marina

Em busca de um vice para a chapa presidencial de Ciro Gomes, o PDT mantém conversas com a ex-ministra Marina Silva (Rede). A negociação foi admitida pelo presidente do partido, Carlos Lupi, ao portal iG. Mas, segundo o dirigente, não há definição.

“É uma conversa antiga, mas não teve nenhuma evolução, está tudo em fase de conversa”, disse Lupi.

A possível aliança animou a militância pedetista. Após a informação do jornalista Gustavo Uribe, da CNN, de que Ciro estaria tentando convencer Marina Silva a ingressar na campanha do presidenciável, o assunto chegou aos Trending Topics do Twitter.

O desejo do PDT de ter a ambientalista Marina Silva como vice mostra uma mudança de estratégia em relação a 2018, quando o partido escolheu a pecuarista e ex-presidente da Confederação Nacional da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PDT-TO) para a chapa. As duas defendem interesses antagônicos.

Mudança no tabuleiro político
Para Rodrigo Prando, cientista político e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, uma eventual aliança entre os dois teria um grande valor simbólico, mas pequeno do ponto de vista eleitoral.

“Tem um valor simbólico importante, pois são dois políticos que já disputaram juntos a presidência da República se unindo em uma chapa única, mas pouco impacto eleitoral. O Ciro está com sua candidatura estagnada, e a Marina também não foi bem na última eleição. É um movimento que mostra um diálogo importante, um recado dado inclusive para o PT, mas, em termos de impacto eleitoral e de voto — que é o que interessa para ser eleito — não consegue impulsionar”, avalia.

Ciro aparece em quarto lugar nas últimas pesquisas de intenção de voto, atrás de Lula (PT), que vence em todos os cenários, Bolsonaro (PL) e Sergio Moro (Podemos), que recentemente ultrapassou o pedetista.

Para Rodrigo Prando, uma aliança com Marina seria um a aceno ao centro e à centro-esquerda e, por isso, dificilmente tiraria votos de Sergio Moro, atualmente seu rival direto nas pesquisas. Ele pontua, porém, que Marina como vice tem muito mais pontos em comum com Ciro do que Kátia Abreu, escolhida no pleito passado.

“Não retiraria voto do Moro. O eleitor do Moro é lavajatista, conservador, que tem alguma ligação com as Forças Armadas, com o discurso da segurança pública e da corrupção, diferentemente do que defendem Marina e o Ciro, que têm experiência política e capacidade de gestão, coisa que o Sérgio Moro não tem ou terá de provar. A aliança busca trazer alguém de esquerda que está descontente com o Lula. O PDT busca sinalizar para o público que tem na Marina uma pessoa que atua em prol das questões ambientais, da sustentabilidade, trazer para a candidatura do Ciro alguém que, no campo democrático, estaria mais próximo dele.”

*Jair Sampaio

MOSSORÓ-RN: 4ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - SUSPEITO É BALEADO E MORTO POR POPULAR APÓS ASSALTO NO ALTO DE SÃO MANOEL

De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, dois elementos, em uma motoneta Sky de cor vermelha, assaltaram duas mulheres, na madrugada, deste sábado, 08 de janeiro de 2022, por volta de 01h30min, na Avenida Presidente Dutra no Alto São Manoel em Mossoró.

No assalto foram subtraídos das vítimas, a bolsa, um celular e a chave da casa. Um desconhecido que passava no local, presenciou a ação criminosa, fez um acompanhamento aos elementos, até a Rua Delmiro Rocha, ao lado da Igreja católica e reagiu em defesa das vítimas atirando contra os assaltantes.

Um deles, identificado como, Edvandro Batista de Lima, 23 anos, morador do Pirrichil, foi baleado e ainda chegou a ser socorrido por populares para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto São Manoel, mas não resistiu e foi a óbito na unidade de saúde.

O outro elemento, que segundo a PM também foi ferido conseguiu fugir, e ainda não procurou atendimento nas unidades de saúde da cidade. A Polícia Militar foi ao local, realizou diligências mas não conseguiu localizar o outro suspeito.

O corpo do assaltante será removido do necrotério da UPA do São Manoel, por uma funerária e encaminhado ao IML do ITEP onde passará por exame necroscópico e depois será liberado para a família. Mossoró chega a quarta morte violenta por disparos de arma de fogo em 2022.

*Fim da Linha

Jovem indígena carrega pai por 6 horas para tomar vacina contra Covid-19

Um jovem indígena precisou carregar o próprio pai por mais de seis horas para levá-lo tomar vacina contra Covid-19. Uma foto da viagem, tirada pelo médico Erik Jennings, viralizou nas redes sosicias.

Tamy Zoé andou por quilômetros dentro da mata fechada da floresta amazônica até chegar ao posto de saúde mais próximo. Foram seis horas para ir e mais seis para voltar.

A aldeia da etnia Zoé fica localizada na região norte do Pará, entre os rios Cuminapandema e Erepecuru. Ao publicar o registro, o mécio Jennings relatou o enfrentamento da pandemia nas aldeias indígenas.

“Chega o ano de 2022 e não se registrou nenhum caso de Covid-19 na população Zoé. Tawy carregou o pai por 6 horas dentro de uma floresta com morros, igarapés e obstáculos até a nossa base. Feita a vacina, colocou o pai nas costas novamente e andou por mais 6 horas até sua aldeia”, escreveu.

*Jair Sampaio

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

TENHA bom ânimo e coragem: você vencerá todas as dificuldades!
A vida apresenta-nos problemas às vezes difíceis.
Mas dificuldade superada é problema resolvido.
Jamais desanime: você há de vencer galhardamente todos os problemas que se lhe apresentarem.
Se o problema for complexo, divida-o em partes, e vença cada uma delas separadamente.
Mas não desanime jamais!