Pesquisar este blog

21 julho 2020

APODI-RN: MULHER DE 64 ANOS É A 17ª VÍTIMA FATAL DA COVID-19 NA CIDADE

Na tarde desta terça-feira, 21 de julho de 2020 o município de Apodi registrou a 17ª vítima fatal da Covid-19. 
A vítima foi a senhora Maria Zeni Marinho Moreira, 64 anos, esposa de Bebel, que é empresário e dono do Posto Apodi.
Maria Zeni era do grupo de risco e segundo informações a mesma tinha Leucemia linfoide crônica, se encontrava há alguns dias internada na UTI na cidade de Mossoró, não resistiu a agressividade do novo coronavírus e veio a óbito hoje.
Aos familiares e amigos, deixamos aqui os nossos votos de pesar.

MOSSORÓ-RN: 103º HOMICÍDIO EM 2020 - IDOSO DE 67 ANOS É MORTO A TIROS EM FRENTE DE CASA NO BAIRRO AEROPORTO

A cidade de Mossoró, localizada na região Oeste do Rio Grande do Norte, registra mais um homicídio, provocado por disparos de arma de fogo, o segundo do dia, elevando para 103 o número de assassinatos no ano de 2020.
O crime aconteceu por volta das 17h30min desta terça feira, 21 de julho de 2020, na Rua Artur de Sousa Leite, por trás da Madeireira Beira Rio no Bairro Aeroporto. 

A vítima, identificada como Francisco Simão conhecido como "Chanhô" de 67 anos de idade, foi morto a tiros em frente à sua residência.
De acordo com a Polícia Militar, que foi acionada para o local, Francisco Simão, estava sentado em uma cadeira na calçada de sua casa, quando foi surpreendido pelos atiradores que chegaram e começaram a atirar em sua direção.
A perícia criminal do ITEP comandada pelo perito Bener Lemuel constatou que a vítima foi atingida com pelo menos dois tiros de arma de grosso calibre, possivelmente de escopeta 12. Os disparos atingiram a face e o tórax.


VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA

*Fonte: Fim da Linha

CAMPO GRANDE-RN: IDOSO DE 101 ANOS É A SEGUNDA VÍTIMA FATAL DA COVID-19 E CÂMARA MUNICIPAL EMITE NOTA DE PESAR

Nota de Pesar
É com grande tristeza e consternação que a Câmara Municipal de Campo Grande emite essa nota de pesar, pelo falecimento do Senhor Manoel Crispim Pereira Filho de 101 anos.
Sr. Manoel, era morador da comunidade do Bom Futuro, sendo ele, a segunda vítima fatal do COVID-19 em nosso município.
Lamentamos profundamente a perda de uma pessoa querida, nos solidarizando com a família e amigos em momento tão triste, onde pedimos a tranquilidade necessária para que todos passem por esse momento tão difícil.
Nesse momento de dor, reforçamos a necessidade de intensificar as medidas de isolamento social, protegendo a nós mesmos e a todos aqueles que amamos, pedindo a Deus que o receba na eternidade.

Descanse em paz!

Atenciosamente,
Vagner Souza de Medeiros
Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande/RN
*CG na Mídia

DIOCESE DE NATAL: Arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha testa positivo para coronavírus

O Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, recebeu, na noite dessa segunda-feira(20), a confirmação de que testou positivo para a COVID-19.
O gabinete do Arcebispo tranquiliza os fiéis:
“Graças a Deus, o Senhor Arcebispo encontra-se praticamente assintomático, sereno, disposto, com acompanhamento médico e devidamente medicado. Seu quadro clínico está muito bom, sem sinais que apontem para gravidade alguma. Dom Jaime prosseguirá sendo acompanhado e realizando o tratamento em sua própria residência.
Acompanhemos o nosso Arcebispo com nossas orações e confiemos o seu pleno restabelecimento e de todos os demais enfermos aos cuidados da Virgem Maria, nossa padroeira, Nossa Senhora da Apresentação”.

MOSSORÓ-RN: 102º HOMICÍDIO EM 2020 - HOMEM É MORTO A TIROS NO SANTA DELMIRA

O homicídio de número 102 aconteceu por volta das 14h20min desta terça feira, 21 de julho de 2020 na Rua José Mozart Menescal no Conjunto Santa Delmira em Mossoró no Oeste Potiguar.
Um homem identificado como Jefferson Franklin Pinheiro de Oliveira, o "Cabaré" foi morto com mais de 20 tiros de pistola .40 é revólver. Segundo a perícia criminal a vítima tentou correr, mas foi perseguido e morta no meio da rua.
A Polícia não tem informação sobre o número de atiradores nem tão pouco qual o tipo de veículo utilizado no crime.
Cabaré como era mais conhecido, era morador do Bairro Aeroporto e tinha saído da prisão no dia 06 de junho passado por meio de alvará de soltura expedido pela justiça.


VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA

*Fonte: Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: AGRICULTOR MORRE APÓS SER ATACADO POR ABELHAS NA ZONA RURAL

O agricultor conhecido apenas como "Marcos", (sem documentos) foi encontrado morto no final da manhã desta segunda feira 20 de julho de 2020, em um matagal na Comunidade da Ema na zona rural de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte.
O corpo foi encontrado por moradores da comunidade, no matagal e baixo de uma colmeia. A Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e o Itep foram acionados para o local, mas somente os Bombeiros, que estavam paramentados, puderam trabalhar no resgate do corpo, que estava coberto por abelhas.
Todos que estavam no local tiveram que ficar dentro dos carros e com vidros fechados. Depois de mais de uma hora de trabalho, os Bombeiros usando equipamento de lança chamas conseguiram retirar o corpo de baixo da árvore onde estava a colmeia. Sem condições de perícia no local, devido a presença das abelhas, os próprios Bombeiros, após retirar o corpo, o colocaram no rabecão do Itep.
A família disse para a Polícia Civil, que Marcos havia saído de casa na tarde de sábado (18) para tirar mel e não mais retornou. Os familiares relataram ainda que costumava fazer esse tipo de serviço, para ganhar dinheiro. Retirava mel e vendia para os moradores da comunidade, mas não usava equipamentos adequado para tal.
O corpo de Marcos foi encaminhado ao Instituto Médico Legal, onde foi examinado pela equipe médica de plantão e segundo segundo os registros de óbitos do ITEP, a causa da morte foi por choque anafilático provocado por picadas de abelhas. O corpo deverá ser liberado para a família nesta terça feira (21).

Manchas pretas na roupa dos Bombeiros, são abelhas

VER GALERIA DE FOTOS COMPLETA

*Fonte: Fim da Linha

PAU DOS FERROS-RN: POLÍCIA MILITAR CERCA RESIDÊNCIA E PRENDE GRUPO SUSPEITO DE ARRASTÕES NA ZONA RURAL

Na manhã desta terça-feira (21), equipes do GTO da Polícia Militar de Pau dos Ferros e Alexandria cercaram uma residência localizada no bairro Manoel Deodato e prenderam 04 indivíduos suspeitos de praticarem uma série de assaltos na zona rural e urbana de Pau dos Ferros.
No momento da abordagem foram presos dois menores de idade bastante conhecidos da polícia e dois maiores de idade que não são de Pau dos Ferros. Com eles a polícia apreendeu um revólver cal. 38, cordões e relógios que possivelmente sejam das vítimas dos últimos assaltos.
O quarteto armado nas últimas semanas protagonizou algumas ações criminosas que tinham como modus operadi invadir residências e roubar todos os objetos de valores das vítimas, bem como abordar transeuntes na rua para tomar o aparelho celular. Com essa operação a polícia consegue desarticular esse grupo covarde que se formou recente, e assim trazer mais tranquilidade para a comunidade da zona rural e urbana do município.
Os indivíduos foram identificados pelos apelidos de Tatin, Papudo, Azeitona e Pirata. Os presos e os materiais apreendidos foram apresentados na delegacia de Polícia Civil para serem realizados os procedimentos de autuação dos indivíduos. Se alguém tiver sido vítima e reconhecer algum desses indivíduos, procure a delegacia de Pau dos Ferros.

*GRUPO CIDADÃO 190

MOISÉS MARINHO: NOS 10 DE GALOPE, NA BEIRA DO MAR


MORRE MÚSICO E CANTOR "PINTO DO ACORDEON" AOS 72 ANOS

(Foto: Divulgação/Secom-JP)
Morreu, na madrugada desta terça-feira (21), o cantor e músico paraibano Francisco Ferreira Lima, mais conhecido como Pinto do Acordeon. Ele tinha 72 anos e estava internado desde janeiro no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo, onde tratava um câncer.
Natural de Conceição, no Sertão do estado, Pinto do Acordeon ficou conhecido por participar de apresentações com a trupe de Luiz Gonzaga. A carreira solo começou em 1976. Ele é autor e intérprete de várias canções que marcaram a cultura nordestina, como Neném Mulher, Paixão de Beata, Matuto Teimoso e Engenho Velho.
Além de artista, Pinto do Acordeon foi vereador de João Pessoa, em mandato que durou de 1993 a 1997.
Em julho do ano passado, a obra de Pinto do Acordeon se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado da Paraíba. Ainda em 2019, o artista recebeu o título de Mestre das Artes Canhoto da Paraíba.
O corpo de Pinto do Acordeon será velado em João Pessoa, em um cemitério particular, e enterrado na cidade de Patos, no Sertão. A previsão é de que o corpo do artista chegue à capital paraibana por volta das 16h desta terça-feira.

*Portal Correio

URGENTE: PF cumpre mandados de prisão e buscas em ação que investiga caixa 2 de José Serra em campanha eleitoral

A PF cumpre quatro mandados de prisão temporária em investigação sobre o caixa 2 na campanha de José Serra ao Senado, em 2014.
Os investigadores apuram o pagamento de 5 milhões de reais em doações não contabilizadas.
São cumpridos também 15 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Brasília, Itatiba e Itu.
As apurações se restringem a fatos de 2014, quando o tucano ainda não tinha se elegido senador.

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


NATAL-RN: MAIS UM MÉDICO MORRE POR CAUSA DA COVID-19

Faleceu na Promater o médico Eduardo Campero Garcia, 65 anos, vítima do coronavírus. O médico estava internado há 13 dias. Nascido na Bolívia, morava há mais de 40 anos no Brasil, tinha sua atuação profissional em Ceara-Mirim. 
É lamentável!

NATAL-RN: Família procura por motorista de aplicativo desaparecido em Natal; carro foi encontrado incendiado

Arlley Diego, de 24 anos — Foto: Cedida
O motorista por aplicativo Arlley Diego, de 24 anos, foi visto pela última vez no Guarapes, bairro onde mora na Zona Oeste de Natal. No final da tarde de sábado (18), Arlley saiu para uma corrida e logo deixou de responder a mensagens e ligações de familiares e amigos.
O carro em que Arlley trabalhava foi encontrado ainda em chamas, na praia de Santa Rita, no litoral norte. "Ele tava conversando comigo e outro rapaz, colega da gente, e do nada ele recebeu uma chamada. Essa corrida durou até por volta de 23h, quando a gente recebeu uns vídeos do carro dele incendiado e não tivemos mais notícias dele não", conta Edson Mendes, amigo de Arlley. 

Carro de Arlley foi encontrado ainda em chamas na praia de Santa Rita — Foto: Reprodução
Na tarde de domingo (19), familiares e amigos do motorista de aplicativo se reuniram em uma praça, no bairro de Guarapes, em busca de informações sobre o caso. Pessoas próximas a Arlley acreditam que ele pode ter sido vítima de um assalto.
"É uma pessoa de grande coração, sempre ajudou a comunidade, um exemplo de pessoa e de filho para a mãe dele que nesse momento está muito abalada. Então posso falar como amigo bem próximo dele que nós estamos bastante abalados e preocupados", conta o estudante Cleison Fernandes.
Esse é o segundo caso de desaparecimento de um jovem no bairro Guarapes, na Zona Oeste da Capital. Em junho, Giovanne Gabriel de Souza Gomes, de 18 anos também desapareceu na região e foi encontrado morto dias depois.

Familiares e amigos se reuniram em praça do Guarapes em busca de informações — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
*Do G1 RN

Vacina chinesa contra covid-19 começará a ser testada hoje em SP

© Divulgação/Governo de São Paulo
A vacina chinesa contra o novo coronavírus, chamada de CoronaVac, começará a ser testada em voluntários brasileiros a partir de amanhã (20). A vacina será aplicada em 890 voluntários da área da saúde do Hospital das Clínicas, na capital paulista.
A vacina é aplicada em duas doses. A primeira delas começa a ser aplicada amanhã. A outra dose será aplicada após 14 dias. Os pesquisadores do Hospital das Clínicas vão analisar os voluntários em consultas que são agendadas a cada duas semanas. A estimativa é concluir todo o estudo da fase 3 de testes em até 90 dias.
Ao todo, os testes com a CoronaVac serão realizados em nove mil voluntários em centros de pesquisas de seis estados brasileiros: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A pesquisa clínica será coordenada pelo Instituto Butantan e o custo da testagem é de R$ 85 milhões, custeados pelo governo.
Os testes serão acompanhados por uma comissão de pesquisadores internacionais, que terão acesso à plataforma científica para observar o andamento e garantir transparência em todo o processo.
Caso seja comprovado o sucesso da vacina, ela começará a ser produzida pelo Instituto Butantan a partir do início do ano que vem, com mais de 120 milhões de doses, o suficiente para vacinar cerca de 60 milhões de brasileiros.
“A partir do fechamento do estudo, que deve acontecer em setembro, entramos na fase de acompanhamento, que é muito contínua. A qualquer momento, a partir daí, poderemos ter a abertura parcial do estudo que indique a sua eficácia. Se esse estudo for concluído antes do final deste ano – e essa é uma expectativa real – poderemos ter essa vacina disponível para a população brasileira já no início do próximo ano”, disse Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.
Segundo o governador de São Paulo, João Doria, a vacina, caso seja aprovada, será destinada a todos os brasileiros. "Isso será feito através do Sistema Único de Saúde, universal e gratuito a todos os brasileiros. O Instituto Butantan terá todo o domínio da tecnologia. É isto que prevê o acordo com o laboratório Sinovac."
As doses da vacina chegaram nesta madrugada no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Esta vacina contra o coronavírus é desenvolvida pela Sinovac, sediada na China, e tem parceria com o Instituto Butantan. A carga inicial com 20 mil doses da vacina está aguardando liberação pela alfândega. Depois disso, o medicamento será inspecionado na sede do instituto. Em seguida, será distribuída aos 12 centros de pesquisa que serão responsáveis pelo recrutamento, aplicação e acompanhamento dos voluntários.
“Hoje é um momento histórico para a ciência brasileira. Chegaram em São Paulo, nesta madrugada, 20 mil doses da vacina CoronaVac, e agora elas seguem para a sede do Instituto Butantan. E a partir de amanhã, começam a ser testadas”, falou Doria.

CoronaVac
A CoronaVac é uma das vacinas contra o novo coronavírus em fase mais adiantada de testes. Ela já está na terceira etapa, chamada de “etapa clínica”, onde é feita a testagem em humanos. O laboratório chinês já realizou testes do produto em cerca de mil voluntários na China nas fases 1 e 2. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra as proteínas do vírus.
A vacina é inativada, ou seja, contém apenas fragmentos inofensivos do vírus. Com a aplicação da dose, o sistema imunológico passaria a produzir anticorpos contra o agente causador da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. No teste, metade das pessoas receberão a vacina e metade receberá placebo, uma substância inócua e sem efeitos químicos. Os voluntários não saberão o que vão receber. Esse método de testagem é chamado de “testagem cega”, e permite saber se há realmente efeitos físicos e químicos no uso da medicação ou se a melhora acontece simplesmente por ação do organismo.
O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, está bastante otimista com o sucesso da CoronaVac. “Podemos ter aqui no Brasil a primeira vacina a ser usada em massa. E em termos temporais, isso é muito favorável. Estamos no meio de uma epidemia, temos muitos casos e esse é o cenário ideal para testarmos essa vacina”, afirmou.

Aplicação da vacina
Os voluntários para o teste começaram a ser recrutados na semana passada, com o lançamento de uma plataforma pelo governo paulista onde eles puderam se inscrever. Apenas profissionais da saúde que ainda não tiveram a doença e que atuam com pacientes diagnosticados com covid-19 poderão participar. Para atender aos critérios, esses profissionais da saúde não poderão ter outras doenças e nem estar em fase de testes para outras vacinas. As voluntárias também não poderão estar grávidas.
Segundo o governo paulista, mais de 1 milhão de pessoas se inscreveram na plataforma para participar dos testes.

*Edição: Pedro Ivo de Oliveira-
Da Agência Brasi/VNT

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

TODA a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso.
Seja, em sua vida, um instrumento apto a captar as vibrações de paz e serenidade da natureza, e sua saúde encontrará o equilíbrio necessário a prosperar cada vez mais.
Viva de acordo com as leis da natureza, e com o espírito voltado para Deus.